1 USD = 1 CD

one453.jpg

Não, não é que eu achei um lugar pra comprar disco pirata a 2 reais.

É que ontem, pela primeira vez desde 1976, o dólar canadense (na verdade CAD, não CD — desculpaê) equiparou-se ao dólar americano (USD). Apelidado de “loonie“, por ter a figura de um pato canadense chamado loon na moeda de 1, o dólar canadense passou décadas valendo bem menos que o americano. Em 2003, um loonie valia apenas 65 cents de greenback (o dólar ianque).

A paridade dos dois dólares é mais um sinal da contínua desvalorização do dólar nos últimos tempos. Ontem o euro atingiu a cotação de 1,40 dólar. Há três meses, um euro comprava 1,34 dólar.

Para felicidade dos turistas americanos (e nossa, também), o dólar não tem se desvalorizado frente ao peso mexicano: continua cotado a pouco menos de 11 pesos.

Mas, vejam só, tem-se valorizado um pouco contra o peso argentino: há três meses um dólar comprava 3,07 peso, e hoje compra 3,13.

Já contra a libra, o dólar tem se mantido estável: uma libra valia 1,99 dólar há 3 meses, e hoje vale exatos 2 dólares.

Aproveitei que estava no Oanda.com e conferi o comportamento do real frente a várias moedas. Devem ser taxas interbancárias, mas pelo menos dão a tendência:

Real x Peso argentino: 1 real = 1,68 peso (há três meses: 1,61)

Real x Dólar canadense: 1 CAD = 1,84 real (há três meses: 1,78)

Real x Peso mexicano: 1 real = 5,91 pesos (há três meses: 5,64)

Real x Baht tailandês: 1 real = 17,31 bahts (há três meses: 17,07)

Real x Rúpia indiana: 1 real = 21,45 rúpias (há três meses: 21,45)

Real x Euro: 1 euro = 2,60 reais (há três meses: 2,55)

Real x Libra: 1 libra = 3,72 (há três meses: 3,79)

Real x Dólar: 1 USD = 1,86 real (há três meses: 1,90)

Ou seja: o real tem se valorizado frente ao dólar, ao peso argentino, ao peso mexicano e até (um pouquinho de nada) frente à libra; acompanhou a desvalorização do dólar frente ao euro e ao dólar canadense; tem ficado na mesma contra a rúpia e o baht.

41 comentários

Eu espero que não, Sylvia… Por enquanto estou acessando nos meus intervalos na universidade e na casa da minha mãe. Houve um problema no provedor que atende o prédio onde eu fui morar e estão com dificuldade para instalar um novo ponto de acesso – já viu, né? 🙄

Quando estive no Canadá fiquei em um albergue que custava por volta de CAD 12, menos de 10 dolares americanos na epóca, eu me deixei levar pelas comprinhas lá, tudo parecia bem barato 😉

É verdade, Ernesto, a Bolívia me impressionou de verdade com os seus custos lá embaixo, não apenas em hospedagem, mas também em transporte e alimentação… E não estou falando de serviços precários, não! 😉

Gente, ando sentindo muita falta de estar aqui com mais freqüência, mas minha vida está a cada dia mais virada do avesso. E continuo sem Internet em casa, um suplício sem precedentes… 😛

Pois e…hoje de manha o CAD$ passou o US$…mas vamos ver a quanto fecha o dia! Pra gente aqui e otimo ir pros USA agora fazer compras ( os precos de eletronicos, roupas e carros la sao pelo menos 30% menores do que aqui – deu na capa do Toronto Star hoje que uma jaqueta North Face aqui sai CAD$ 399 e la US$ 269 ). Eu mesma to indo hoje pra Seattle e vou ver se aproveito! Pra quem exporta produtos daqui pros USA como eu…BAD NEWS… mas fazer o que, foi-se o tempo que eu ganhava 40% na conversao!

Hoje em dia, para nós os melhores paises em termos de custo beneficio são os da America Latina, EUA, e India. Nos demais, que são muito influenciados pelo Euro, tudo ainda está caro.

Mas, para quem acha a Argentina barata, vejam os relatos da Carla sobre a Bolivia… Lá é tudo ainda mais em conta…

Se eu tivesse comparando duas categorias diferentes de hotéis, ok, não faria mesmo sentido a conversão.

Bora gastar as verdinhas da gaveta ..
Gira, o Riq me dá bronca quando converto nossas diárias para euros 🙂

Agora fez sentido para mim o que um casal de amigos que estão agora de férias no Canadá andam me dizendo…. eles escreveram no email que os preços não andam lá aquelas maravilhas no Canadá…. só a paisagem continua a mesma!

Depois de concluir que a pousada Canto da Praia em Ilhabela está cobrando na baixa temporada pelas suas suítes mais bacanas o mesmo valor que paguei em Roma num hotel bem bacana, fica difícil defender o turismo nacional… e com TAM e GOL? Olha, nem pensar….

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.