10 dias no Peru, vindo da Bolívia: a receita da Carla Portilho

Palácio Arcebispal, LimaJaneiro viu o desfecho de uma novela latino-americana que estava em suspenso desde meados de 2008. Finalmente a nossa Carla Portilho, do Idas & Vindas, pôs o esperadíssimo ponto final na narração de sua viagem pela Bolívia e Peru. Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu — a Carla terminou o doutorado, o blog ganhou domínio próprio, a estrada de ferro a Machu Picchu ficou interditada (mas deve voltar a funcionar nos próximos meses) e eu comecei a escrever Cusco com s (não me perguntem por quê). Não tem problema: o que importa é que já temos a receita perfeita para fazer Bolívia e Peru na mesma viagem, testada por uma viajante feríssima. Aqui vão todos os links para os posts do Peru; no final há um link para a parte boliviana da viagem. Brava, Carla!

Por Carla Portilho, no Idas & Vindas:


Leia mais:

48 comentários

Oi, estou indo para Lima no dia 08/01 e apos 2 dias, para Cuzco dia 11/01 e so retorno no dia 18/01, gostaria de saber o melhor roteiro a fazer nesse período e se os relatos de chuva nessa época?

Carla, parabéns pelo post e pela menção aqui no VNV (merecida!). Seu blog me ajudou muito a planejar minha viagem à Argentina em julho com os filhos pequenos, seus posts com a viagem com seu sobrinho foram decisivos para que eu resolvesse levar meus guris.
Bolívia e Peru estão na minha “wish list” desde 1988! Isso mesmo, 1988, no milênio passado…
Você acha que Bolívia e Peru dá pra ir com crianças?
Parabéns de um grande fã seu! Continue escrevendo.
Riq, por favor, continue linkando…
Abraços.

    Marcelo, eu acho que dá pra fazer uma viagem bem legal com crianças à Bolívia e ao Peru, sim. Mas eu apostaria em crianças mais velhas, que agüentem ao menos umas caminhadas leves, porque vários dos passeios são assim… E pesquisaria alguns programas específicos pra elas também!

Olá! Um amigo italiano, me perguntou se conheço alguém que já foi ao Pantanal e de lá à Santa Cruz de la Sierra (Bolivia). Como não conheço, estou aqui : ) Ele terá 1 mês de férias entre julho e agosto e a viagem até Santa Cruz ele gostaria de fazer de ônibus porque quer ver a paisagem. Como ele mesmo diz, é um homem que ama montanhas e está preocupado se ficará aborrecido lá no Pantanal.Uma de suas ideias é ir também à Chapada dos Guimarães ou só até a Chapada e depois seguir para a Bolivia. Quantos dias seria o ideal, é seguro viajar de ônibus, alguma indicação de pousadas, albergues (ele é mochileiro), guias, alguém já fez essa viagem? Obrigada (grazie), pessoal!

Ricardo, você sabe quando o trem que liga Cuzco a Machu Picchu voltará a funcionar? No site da companhia não há informações sobre previsões, e não vi nenhuma nova notícia desde a chuva da última semana. Existe alguma rota alternativa que não seja a pé? Obrigada! Tenho viagem programada para abril, mas não sei se devo cancelar…

Ricardo e Carla

Como é bom encontrar pessoas como vocês, que após um comentário meu, que poderia suscitar respostas atravessadas, reagem com a maior elegância. Li, concordo e assino embaixo a posição de vocês. Mas… o que faz toda a diferença é o texto do Riq.
Abraço a todos.

Riq,

Acho que o blog deveria ter apenas os seus textos, os demais deveriam ir para uma seção à parte. Saudades dos tempos antigos, com o blog só seu. O texto e as dicas dos demais são bons, mas não chegam aos pés dos seus.
Abs.

    Ruy, eu escrevo todos os dias, respondo a todos comentários, meu texto continua aqui, estou toda hora viajando e postando, não parei um momento sequer de fazer isso. Mas a grande força do site está na comunidade de blogueiros e viajantes aglutinada em torno dele. Eu aprendo muito e me torno um viajante e um escritor muito melhor com essa interação. Sinto muita falta quando deixo de trazer aqui os posts da turma.

    Ruy, o Riq apenas divulga os nossos blogs aqui porque acredita que podem ser úteis a quem esteja em busca da informação de que dispomos. Ninguém aqui tem a pretensão de “chegar aos pés” dele, porque não vemos a coisa por esse ângulo – ninguém está pensando em competir ou superar. No meu entender, e acredito que várias pessoas aqui compartilhem a minha opinião, quanto mais gente viajando e blogando, melhor, porque assim temos sempre muita informação sobre os mais variados destinos. Claro que, se você prefere ler apenas os textos do Riq, basta que fique apenas aqui no VnV e não vá nos visitar. Mas, se quiser fazer a experiência, saiba que será muito bem-vindo lá no I&V… 😉

😳 😳 😳

O que eu acho o maior barato é que, antes de viajar, eu também me inspirei em muitos outros relatos, em blogs ou caixas de comentários: do JB, do Beto, da Emília, da Majô… Então fico feliz da vida quando vejo que o que eu escrevi inspirou a Lu, a Camila, a Wanessa – e quando li sobre as viagens nos blogs me deu um orgulho danado… 😉

Riq, eu ADORO quando você faz esses posts-índice! Posso copiar esse aqui lá no I&V?

Ah, a Rosa outro dia me perguntou se eu vou fazer aqueles posts- resumo sobre o Peru também, com as dicas concentradas sobre hospedagem, alimentação, transporte e roteiro. Mesmo já tendo passado tanto tempo, e com várias mudanças significativas no modo de planejar a viagem, eu vou postar o resumão, sim – acho que pode ser válido pra ensinar o caminho da pesquisa… 😉

Eu também me inspirei totalmente no roteiro da Carla! Fiz quase tudo igual. hehe Viu só Carla? Você inspirou uma turma enorme a correr pro Peru! 😉

Os posts da Carla são ótimos! Eles me ajudaram MUITO – juntamente com os relatos do Arthur, da Camila, da Karina e outros – a montar a minha viagem ao Peru. Pena que eu não passei pela Bolívia e fiquei pouquinho em Lima!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.