10 razões para viajar slow

Passei as últimas semanas revisando o 100 dicas para viajar melhor, que vai ganhar uma edição atualizada ainda neste semestre. A editora me pediu 10 dicas extras para esta edição. Peguei o mote e resolvi fazer 10 listas de 10 diquinhas; são como se fossem 100 dicas a mais :mrgreen:   Nessas 10 listas, misturo algumas dicas objetivas com pensatas. Esta listinha foi uma das que eu mais gostei.

slow

10 razões para viajar slow

1 É mais barato. O deslocamento é um dos fatores que mais encarecem uma viagem. Quando você vai devagar, o seu escasso tempo e o seu precioso dinheiro são melhor aproveitados.

2  Você não precisa voltar. Uma coisa é voltar a um lugar porque adorou. Outra, bastante diferente, é voltar porque não deu tempo para ver o que precisava.

3 É mais gostoso. Acordar num horário civilizado, não ter hora para dormir, poder esperar o tempo abrir para fazer esse ou aquele passeio – tudo isso é privilégio de quem viaja sem pressa.

4 Você deixa espaço para a surpresa. Todo lugar é muito mais do que os cartões postais. Mas se você vai com horário cronometrado, só tem tempo para o city-tour.

5 Você faz suas próprias descobertas. As melhores lembranças de viagem são  de coisas que você descobre sozinho, depois de algum tempo no lugar. (E quanto mais informado você viaja, melhores são essas descobertas.)

6 Você vira um expert. A principal diferença entre um turista comum e um autor de guias é que o autor de guias fica mais tempo nos lugares do que o turista comum.

7 Você aproveita a estrada. Não dá para aproveitar a paisagem a 130 ou 200 por hora – até porque as auto-estradas e trilhos rápidos não costumam ser panorâmicos. Sempre que possível, pegue a rota mais lenta – e pare ao menor indício de que vai valer a pena.

8 Você tem insights. Se você parar para pensar, vai ver que durante uma viagem é sempre gostoso parar para pensar.

9 Serendipity. Sem equivalente em português, esta expressão designa o acaso sereno que nos abre os caminhos mais interessantes. Só quem tem tempo está sujeito a seus (bem-vindos) caprichos.

10 O tempo é o maior dos luxos. Você nunca teve inveja dos vagabundos, que não têm hora para voltar? Pelo menos nas suas férias, seja senhor do seu tempo, e você vai se sentir rico.

57 comentários

Viajar slow, serendipity….este jeito de viajar me lembra muito o flanar (o flâneur): sair sem destino e descobrir ao acaso preciosidades que somente com a tranquilidade e o espírito livre da ansiedade de cumprir maratonas turísticas são possíveis de ser vislumbradas….e vividas!

Sou totalmente a favor dos movimentos Slow – food e travel. É até uma posição de resistência…
Eu tenho uma pergunta: o cara que, como eu, tem cidadania italiana, encontra facilidades ao visitar a Europa, especialmente Itália?

Viajar devagar, para pouquissimos lugares na mesma viagem, sem obrigação de visitar cartão postal e sem me sentir obrigada a tirar zilhões de fotos para mostrar aos amigos foi a minha opção desde a minha primeira viagem. A partir da internet tudo ficou ainda melhor pois monto a minha viagem e faço as minhas reservas.

Nossa como eu adoro viajar slow… tão bom… me sentir em casa.
Serendipity é (ou era) um café de NY e que aparece no filme de mesmo nome(Escrito nas estrelas). Como seria bom que a história do filme sempre fosse possível. Acontecimentos do acaso!!!
Delicia de vida viu!!!

Me lembrou a minha fase hippie nos 70. Chegava numa cidade, se gostava, ficava. E concordo plenamente contigo.
abração

Adorei todas, mas principalmente o nº5, pois lembrei qdo sem querer em Paris eu e meu marido encontramos o Arco do Triumfo caminhando pelas ruas sem rumo…
Bjão

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito