Fiestas Patrias no Chile, 18 e 19/9: como aproveitar o feriado

O Mercado abre

Eu já escrevi que turista brasileiro não tem medo de furacão, não tem medo de vulcão, não tem medo de terremoto: turista brasileiro tem medo mesmo é de feriado.

Já começam a pipocar comentários apavorados de quem está de viagem marcada para Santiago e de repente descobre que dias 18 e 19 de setembro o Chile pára para comemorar as Festas Pátrias.

(Dia 18 é o dia da Independência do Chile; dia 19, o dia da Glória do Exército.)

Não há o que temer, meu povo. As Fiestas Patrias são o equivalente chileno ao nosso São João. Por todo o país se armam feirinhas chamadas fondas com barraquinhas com todo tipo de gostosura chilena para experimentar. Também há apresentação de música e dança. (Quer saber onde? Tem um guia completo aqui.) E as noites são fervidíssimas — se você vai avulso, aproveite para cair na balada.

As lojas não abrem? Não, o comércio não abre nesses dois dias. Mas tem certeza de que você precisa fazer compras todos os dias, 24 horas por dia, durante toda a sua permanência no Chile? Por favor…

Museus e vinícolas também não abrem (mandei agora um email para a Undurraga, a única que abre em feriados, para ver se eles funcionam até nas fiestas patrias. Coloco aqui a resposta quando receber).

No departamento turistagem, estarão abertos o Mercado Central, o Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lucía.

Passear em Valparaíso e Viña del Mar também é um bom programa (compre a passagem de volta com antecipação para não ficar esperando na rodoviária). Lá também você vai encontrar fondas.

Subir à montanha, porém, é programa de índio: meia Santiago estará lá, e você não vai aproveitar. Deixe para ir na quinta dia 20 ou na sexta 21.

Em compensação, programar um passeio a Cajón de Maipo pode ser uma boa.

Os restaurantes costumam abrir normalmente, mas não custa ligar antes para perguntar.

Mas o melhor de tudo é aproveitar as fondas de Santiago mesmo. As duas mais bacanas são as do Parque Padre Hurtado, na divisa de Las Condes com La Reina (a maior), e a do Parque Inés de Suárez, em Providencia.

Quem já estiver em Santiago no fim de semana anterior também pode aproveitar as feirinhas.

Leia também:

35 comentários

Acabei de voltar de Santiago!
A cidade está linda! Enquanto Buenos Aires míngua, Santiago cresce, embeleza e fica lotada de brasileiros!
O passeio para a vinícola Concha e Toro é razoável, bem turístico.
Depois fomos, no sábado, para as vinícolas Casa Silva e Lapostolle. Adoramos! O almoço na Casa Silva foi premiado com um jogo de pólo.
Foram 4 dias perfeitos! Inclusive porque ficamos no W, muito bem situado e muito bonito. Recomendo.

Ola Ricardo,
Undurraga abre sim, eu confirmei com eles hoje.
Tenho uma dúvida: O feriado é somente dias 18 e 19 correto? Será que dia 17 funciona o comércio?
Este seu post foi providencial.
Obrigada.
Danielle

Riq, voce é demais! Eu tava aqui toda jururu porque estarei lá entre 15 e 24/09 e advinha…pensei que ia “perder” esses dois dias. Agora vem voce e mostra tudo de bom! Valeu mesmo. Na volta conto tudo pra seus leitores.

Está aí uma boa sugestão de post: feriados pelo mundo, como isso afeta suas viagens, se você já enfrentou alguma dificuldade conte aqui rsrs. Desde que comecei a namorar meu marido, viajamos entre Outubro e Novembro, já passei o feriado do início de Novembro em algumas cidades européias, mas Veneza ano passado foi a maior furada que vivemos – cheio de turistas europeus e gente indo visitar os cemitérios. Agora no planejamento, tomamos cuidado com isso. Esse feriado de novo só em grandes cidades!

Olá! Esse post foi providencial! Chego em Santiago domingo a noite e volto sábado de manhã! Portanto tenho que me organizar! tinha programado de ir pra Vinã del Mar e Valparaíso na quarta feira, mas como é feriado a La Sebastiana estará fechada… Também gostaria de ir para o Valle Nevado e para uma Vinícola e reservar um dia para compras ! Alguma sugestão para organizar melhor os dias? Obrigada, sua dicas são sempre úteis!
Abraços
Renata

Há alguns anos cheguei em Santiago vindo do sul do Chile (viagem excelente, por sinal) justamente num 18/09! Queria ir ao Mercado Municipal, alguma vinícula, nada, tudo fechado! Por sorte tinha conhecido uma senhora gaúcha muito simpática em Puerto Varas, que viajava sozinha e tinha indicação do telefone de um brasileiro que era taxista em Santiago há muitos anos. Ligamos para ele, para tentar combinar alguma coisa, já que ele era local. Combinamos um valor pelo dia dele nos acompanhar, e foi assim que conheci as “fondas”, com direito a explicação do significado das comemorações, e tudo mais. Ele até conseguiu um mercadinho aberto no feriado, e nos deu ótimas indicações de vinho, não tão conhecidos fora do Chile, mas de ótima qualidade.

Foi um achado, mas se não fosse isto, ficaríamos sem ter o que fazer. Por isto, vale a pena, sim, pesquisar sobre feriados antes de programar a viagem, o que passei a fazer depois desta viagem.

E vc tem razão, mais fácil enfrentar medo de furacão (estava na Flórida mês passado, quando o “Isaac” circulou lá perto) do que feriado sem programação!

Peguei um feriado no inicio de julho em Santiago e muitos restaurantes estavam fechados, assim como os museus. Vale a pena consultar antes.

Ainda nao parei para pesquisar os feriados qdo viajo, acabo sabendo so’ qdo chego no destino, que resulta na alteracao do roteiro. Esse ano peguei feriado no dia que cheguei em Milao, uma semana depois qdo cheguei em Munique tb era feriado, e uma semana depois qdo cheguei em Paris tb era feriado, vou comecar a pesquisar antes para ir planejada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito