Apigreide

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

estdagua502.jpg

Você já se hospedou na pousada Estrela d'Água, em Trancoso? Ou deu uma passadinha no bar da praia, pelo menos? Pediu uma caipiroska pro Geraldo ou pro Léo? Experimentou o PFino da Neka Menna Barreto?

Pois saiba que a sua experiência acaba de ganhar um upgrade. A partir de agora você já pode dizer que esteve num autêntico relais-château -- a exclusivíssima associação de pequenos hotéis de luxo em que a Estrela d'Água acaba de entrar.

A Estrela d'Água é uma das favoritas de primeira hora do Freire's. Foi lá que, em agosto de 99, eu comecei a fazer o campo do guia. (Chovia horrores, e eu precisei voltar outro dia para fazer as fotos...) Eu estava só no começo do meu périplo, mas já arrisquei um prognóstico na matéria que fiz na época para a Vip sobre as praias ao sul de Porto Seguro: "provavelmente, a mais charmosa pousada de praia do Brasil".

estdagua501.jpg

Agora já são três os hotéis brasileiros admitidos na associação Relais & Châteaux: além da Estrela d'Água, temos a Ponta dos Ganchos, em Santa Catarina (que eu amo) e o decano Rosa dos Ventos, em Teresópolis (que eu não conheço).

Parabéns, Beth! Abraço, Lelo!

15 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rosa Maria
Rosa MariaPermalink

Riq, tem um problema sério, não sei se é restrito à cultura brasileira, ou se acontece no resto do mundo: quando uma empresa recebe um selo de qualidade, seja Veja, Quatro Rodas, Roteiros do Charme e por ai vai, os preços, geralmente, vão para as alturas "apigreide total". E ai só resta aos pobres mortais colocar esses lugares na lista de desejos e ficar sonhando, algum dia quem sabe...

Avassaladora
AvassaladoraPermalink

Riq, nós te acompanhamos porque você é muito bom no quê faz!!!!
Essa pousada deve ser linda, como trancoso é, né!!! Agora, sempre tenho as minhas restrições com a Bahia... um problema isso...
Riq, estou indo pra Baixada Santista, visitar o meu pai, mas queria fazer algo diferente dessa vez, tem alguma sugestão ali perto???
Beijos,

Angela
AngelaPermalink

Concordo com a Rosa, o bolso do hóspede também sentirá a diferença!

Carla Fiocchetti
Carla FiocchettiPermalink

Dear Riq,
Ufa, Te achei ....
é meio atrasado, mas quero te desejar um 2007 "Super", com muito "Apigreide" no Amor, Trabalho e na Saúde !!!
Riq, tô pensando em ir pra Pousada do Toque(Sao Miguel dos Milagres) em março, pergunto : o mar naquelas bandas é bem calminho ?? Tipo Muro Alto, em Porto de Galinhas ??

abraços !

Marcio
MarcioPermalink

Ricardo,
Essa não conheci, mas tem duas pousadas que considero bem charmosas. A Jeribá em Jericoacoara ao lado do club Ventos e a do Bayano em Espelho alí perto ao lado do Med de Trancoso.
Aproveitando incluí seu blog na lista de links do meu recém-iniciado blog.
Se precisar algo aqui de Amsterdam, avise!
Abraço!
Marcio Nel Cimatti
http://ajanelalaranja.blogspot.com/

Ubirajara
UbirajaraPermalink

Bem, eu não sou adepto a viajar uma vez ao ano para gastar diárias de 500 reais. Prefiro arrumar uns feriados e achar pousada a custo baixo e com requintes como a de Pomar de Pipa no litoral do sul do rio grande do norte. O site do Riq para mim é necessário as fotos e lugares onde percorreu, mas diárias acima de 150 sou contra! Principalmente porque moro em manaus e já fui a hotéis de selva onde não chega aos pés de pousadas do nordeste!

Rosa Maria
Rosa MariaPermalink

Ubirajara,
Todos as sugestões de cantinhos legais com baixo custo são muito bem vindas. Já estive em pousadas e hotéis bem legais e não tão caros. São raras as extravagancias, diárias de até 500 reais, mas não passo 7 dias, em Maceió vamos ficar 3 dias no Maceió Mar Hotel com diárias Bancorbrás e 4 dias na Pousada do Toque. Chega um ponto da vida que nos damos o direito de usufruir de certos momentos mastercard (que não tem preço), mas são poucos, infelizmente.

Carla Fiocchetti
Carla FiocchettiPermalink

Riq, já encontrei a resposta para as minhas dúvidas no Freire`s .
Definitivamente São Miguel dos Milagres é meu lugar !
Valeu!

Abraços

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Carla...São Miguel dos Milagres é realmente muito bom.Vc não vai se arrepender, hoje, 9/1, faz exatamente 1 ano que eu colocava os pés naquelas areias brancas da praia do Lage. Boa viagem!

Carla Fiocchetti
Carla FiocchettiPermalink

Olá Rosa Maria,

Concordo com voce sobre a importancia de alguns momentos "mastercard". Como deixei no meu 1º post, também estou planejando ir à Pousada do Toque (em março), se lembrar, comente aqui o que vc achou, Ok ?

Abraços

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Rosa, enquanto você postava o comentário aqui, eu escrevia o post "Estratégias". Ha ha: mal sabia eu que estava ensinando o pai-nosso à vigária!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carla, o mar em toda a Rota Ecológica é calmíssimo -- o pessoal faz passeio de jangada AO LONGO da costa, pra você ter uma idéia, como se fosse bugue (e, cá pra nós, muito melhor!). Nas luas cheia e nova a praia seca muito na maré baixa; nessas horas, o jeito é ir até às piscinas naturais, que ficam a uns 400 metros da orla.

Carla Fiocchetti
Carla FiocchettiPermalink

Thiago e Riq,

Informaçoes preciosas ! Valeu !!!

Abraços. smile

Fabrício Granito
Fabrício GranitoPermalink

Segue nossos hotéis de Luxo.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas?

Clique e leia nosso post mais atualizado sobre este destino:

Guia de Praias: Sul da Bahia