Bem-vindos à primeira escala dessa nova viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

 

peixeboi

Senhores passageiros, desculpem a falta de notícias. Mas devo confessar que estou sendo vítima de uma conspiração tecnológica de grande escala. Praticamente todos os meus eletrodomésticos se uniram para me aprontar alguma. O meu laptop mais novo resolveu queimar a tela (tive que levar o velho, que não é wi-fi, para a viagem do Caribe). Agora foi a câmera que teve a brilhante idéia de pifar bem no dia 30 de dezembro.

(Uma das últimas fotos foi essa, da Tuca, uma peixe-boi-fêmea -- já que não existe, creio, peixe-vaca -- do rio Tatuamunha.)

Claro que as assistências técnicas estão em férias coletivas e só voltam dia 8 de janeiro.

Enquanto isso, se não bastasse o rolo com o blog no Uol, o Freire's resolveu sair do ar. O pessoal da Locaweb diz que o banco de dados está corrompido. Eu precisaria baixar o banco de dados e consertar usando o programa Microsoft Access. E quem diz que eu sei fazer isso? E quem diz que eu tenho Access? E quem diz que eu consigo achar algum Access pra baixar da rede? Estou quase desistindo. Deve ser um sinal de que o site tem que sair do ar mesmo.

Enquanto isso, montei esse blog provisório só para poder escrever alguma coisa (e pedir um help!), já que tenho medo de travar de novo o blog do Uol se escrever algum post maiorzinho. Mas não, esse não vai ser o endereço definitivo do blog, não. Tenho outros planos -- por enquanto só não tenho mesmo tempo de colocar em prática, porque preciso estudar muita coisa e, antes disso, preciso acabar a matéria do Caribe.

Mas vocês me entendem, né? (Digam que sim, pliiis...) E se alguém manjar desse negócio de baixar banco de dados e restaurar no Access (!) e quiser me dar uma mão, fala que eu dou o username a senha lá do Freire's.

Obrigadíssimo, e até mais. (Prometo escrever alguma besteirinha aqui todo dia.)

Encontre a casa de câmbio com a melhor cotação de sua cidade

31 comentários

Dani
DaniPermalinkResponder

Uhuhuh, casa nova heim? Primeirona! Bom, pena não poder ajudar mas desejo boa sorte com os consertos todos... Um fooooorte abraço!

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Riq,

Temos certeza que com um pouco maos de tempo as coisas entram nos eixos. Já peguei o RSS para ficar acompanhando a casa provisória. Voc~e não merece mais um blog e sim um portal!
Um abraço
Rodrigo

Marcos Salomão

Beleza o blog está de novo no ar! E que essas urucubacas acabem logo para você mandar ver nesses seus projetos! Boa sorte!

Jorge Menezes
Jorge MenezesPermalinkResponder

Va para aonde quizer, nos iremos atras. rsrsrsrsrssr

Bia
BiaPermalinkResponder

Riq!
Que bom receber notícias!
Estarei por aqui! Pena que também não manjo nada desse negócio de Access pra poder te ajudar...

Malu
MaluPermalinkResponder

Riq, grandes mudanças..... o legal é continuar sonhando e realizar o sonho. Bjs.

Flávia Perazzini

Oi Ricardo, sou nova por aqui mas estou adorando suas matérias...te indico uma super amiga que entendi muito muito de web site ela tem feito ótimos trabalhos para as meninas do volleiboll brasileiro o e-mail e msn é andressa_caetano@hotmail.com dê uma olhada no em um dos site q ela desenvolveu www.melhordovolei.com.br ela entende muito disso, que não entendemos quase nada..uma abraço e espero que aproveite a dica

Liciana
LicianaPermalinkResponder

Riq, que bom ter notícias suas! Esse negócio do seu blog vira um vício. Há sempre uma expectativa no ar para saber sobre o que vc vai escrever, em que momento temos uma postagem nova. Delícia!!!
Boa sorte nas arrumações necessárias. Aliás, se alguém entende mesmo do negócio pode nos dizer se há como salvar/gravar tudo que está no seu blog antigo?
Aguardamos, como sempre!
Grande beijo,
Liciana

Carla
CarlaPermalinkResponder

Oba, casa nova é casa nova, mesmo que provisória!!! Bom, vamos às urucubacas... Não sei o que fazer em relação ao Access, mas sei que esse programa é parte do Microsoft Office - usuários de Windows normalmente têm o programa meio esquecido em algum canto do HD... Dou força à sugestão do Rodrigo - que tal um portal em vez de um blog? Seria demais!!!

viajenaviagem
viajenaviagemPermalinkResponder

Companheiros, obrigado pela força! Carla e Rodrigo: a minha idéia é buscar a ferramenta de blog mais completa para que, com um pouquinho de mufa aplicada (!), eu consiga emular (!!!) um site de verdade sem precisar investir num. E, Carla -- não consigo achar o Access aqui no meu HD não. Não sei se eu joguei fora ou se ele não veio (quem manda comprar Office para estudantes??? -- ei, não espalha).

Cris
CrisPermalinkResponder

Sou totalmente viciada em você!!! Desde o livro Viaje na Viagem e depois veio o Blog, a partir dos posts e especiais como o Guia Praias, Os SuperBangalôs, pq eu AMOOOO pousadas, adoro ver a criatividade, as caracteristicas locais que muita gente de bom gosto consegue aplicar na decoração!!! Adoro tudo!

Beijão Ricardo e apesar de clichêzaço eu queria ser você! Muito Muito Muito! Mas já que não é possível toma que a gente se esbarre um dia desses de preferência de FÉRIAS em algum lugar delicioso desses que vc nos dá as dicas aqui no Blog!

Cris*

Bruno Vilaça
Bruno VilaçaPermalinkResponder

Riq, welcome back to our lifes! wink Pena que não tenho talento para Access e afins. Boa sorte. Abração, Bruno

Noredy
NoredyPermalinkResponder

Ricardão,
não se preocupe com nada, mudar é sinal de crescimento.
mas, por falar em preocupação, eu preciso saber o que vai acontecer com todo seu, digo, NOSSO historico, que eu sempre preciso consultar ?
tem muita coisa super importante, e eu não quero perder nada.
aguardo BOAS notícias.
E.T. (ou p.s.)
FELIZ ANO NOVO .
noredy

viajenaviagem
viajenaviagemPermalinkResponder

Noredy, o histórico continua por lá, nada vai ser apagado. No futuro eu quero ver se transformo alguns posts em matérias mais consultáveis, com informações úteis e links...

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Oi, Ricardo! Que ótima maneira de começar um blog novo (mesmo que provisório): uma foto desse focinho lindo smile
Boa sorte em reverter a urucubaca geral, pena que não posso te ajudar, Access não é a minha praia.
Aliás, queria te agradecer, pois aproveitei muito as tuas dicas no blog e no Freire's para Jeri...teve até uma tarde, em que estava aproveitando o pôr-do-sol da hidro no alto da pousada, com a vista de toda a vila e da duna e pensei: 'O blog do Ricardo sempre me fez viajar (sem sair da minha cadeira) e agora...estou dentro dele!' (risos)
Um ótimo começo de ano para você.
Emília
PS: É fácil de ver essa fofa no Tatuamunha?

cris
crisPermalinkResponder

olá, ricardo. que ótimo descobrir você na net depois de ter lido e relido teu livro. já mandei um email para aquele endereço que você indicou e espero ser avisada da casa nova. mas aqui vai uma pergunta: por que você não fica aqui mesmo pelo wordpress? ou então vai pro blogspot que é fácil de lidar e pede a alguém que faça um template personalizado pra você? um beijo e boa sorte!

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Ricardo, eu acho que posso te ajudar com o blog no UOL, me adicione no skype (arwen_bcs), ou me mande um email.

Abraços, Bruna

viajenaviagem
viajenaviagemPermalinkResponder

Emília, é superfácil de ver os peixes-bois no Tatuamunha -- eles têm umas bóias amarradas na cauda que funcionam como sinalizadores. Os jangadeiros foram treinados pelo Ibama e não deixam mais os turistas mergulharem, mas os bichinhos costumam seguir as jangadas e fazer piruetas dentro d'água. Eu dei azar porque peguei a Tuca (que é a mais dócil dos três que estão no rio) na hora do almoço; ela só queria saber de pastar a graminha lá no fundo do rio e só voltava mesmo à superfície para respirar. Durante esse ano vão trazer mais sete peixes-bois de Itamaracá para colocar nos rios Tatuamunha e Manguaba. Porto de Pedras (que é o município da Rota Ecológica alagoana em que estão os dois rios) já adotou o peixe-boi como logotipo...

viajenaviagem
viajenaviagemPermalinkResponder

Cris, o meu plano é ficar aqui pela wordpress mesmo, mas quero entrar no serviço pago, que oferece ferramentas melhores. (Minha primeira idéia era ir pro blogspot, sim, mas tem um espírito de porto que fez um viajenaviagem.blogspot.com no início do ano passado, tacou dois posts e sumiu, o filhadamãe.) Mas para isso eu preciso hospedar o site em um outro "host"; eu tenho um bom plano na Locaweb, e um domínio próprio também (www.viajenaviagem.com). Só preciso ter tempo para ver se o software da Wordpress é compatível com a Locaweb (senão eu preciso sair da Locaweb e tirar o domínio de lá). Quando eu ia começar a ver isso, estourou o rolo do Freire's...

Rosa Maria
Rosa MariaPermalinkResponder

Riq,
Feliz 2007!
Estarei realizando um grande sonho: vou conhecer a Pousada do Toque (final de janeiro).
Dica do meu Guru - é assim que o meu marido se refere a você, com uma pontinha de ciumes - já que não viajo sem consultar suas informações. A visita ao seu blog é um prazer diário. Felicidades...

Arnaldo FATOS & FOTOS de Viagens

Ric, você sabe que fã acompanha o ídolo onde quer que ele vá, onde quer que esteja. Aqui estou (amos) eu (nós)! CLARO que todos acham que você tem que partir pra algo MUITO maior do que blog e que isso aqui tá provisório. Mas, creio que todos concordam, é MUITO melhor do que o Viaje Aqui, que, na minha opinião, é ruim em tudo e por tudo. Você tem material, conteúdo, histórias, personalidade, talento e bagagem pra lá de suficiente para ter um portal-blog (sei que isso não existe, mas está lançada a idéia para o seu próximo contato com um webmaster). e aina que vc. tenha experimentado um atentado de seus eletrônicos, na verdade nós é que estamos nos sentindo órfãos de Ric e seus posts. O ´mal´ está maior pra nós do que pra você, esteja certo. E com esssa notícia de que há luz no fim do túnel, eu - e acredito que todos os seus leitores-fãs-seguidores - devem ter ficado satisfeitos. Coincidentemente ontem estava relendo umas revistas antigas de viagens (costumo guardá-las para consultas futuras) procurando coisas sobre Lisboa e encontrei uma Viagem e Turismo de março de 2000 na qual a reportagem de capa era rpecisamente " Lisboa, By Ricardo Freire". Em fevereiro darei uma "escapadela" a Lisboa e cidades vizinhas (Óbidos, Sintra, Queluz, Estoril, Cascais, Leiria, Fátima, Batalha e Alcobaça em fevereiro (no Carnaval) e peguei algumas dicas suas. Legal, né? Bem, você sabe que eu desejo sucesso crescente às suas atividades e seu retorno em breve e em grande estilo. Na verdade, tudo de ruim que está acontecendo é um sinal de que é hora de você mudar, e mudar pra melhor e maior! Grande abraço a você a aos seus leitores (que, afinal, aqui funcionam como a platéia de um teatro, sem a qual a coisa ´murcha´) e....HA HA HA!!, PEIXE-VACA é duca!

Claudio Lara
Claudio LaraPermalinkResponder

Conspiração tecnológica ´pra derrubar mesmo. Me lembrei de uma coluna sua na Revista WEB quando você escreveu que ganhou um leitor de código de barras ou algo assim que não funcionava no MAC.
smile

viajenaviagem
viajenaviagemPermalinkResponder

Rosa, não deixe de se identificar lá no Toque como passageira do blog wink Arnaldo, eu também sofri muito com as férias do blog!!! E a coisa que eu mais gostei (tá bom, talvez a única...) desse layout provisório aqui do Wordpress é o destaque para os comentaristas, lá no alto, à direita -- VOCÊS MERECEM! Claudio... Revista da Web! Nem eu me lembrava de que tinha escrito nela wink Abração!

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Riq, feliz ano novo e continuo te seguindo onde voce estiver escrevendo ( e olha que não é fácil pois o turista profissional está cada vez mais ativo). E já estava na hora ( apesar da ¨ajuda¨ alheia) de voce dar um upgrade na tua apresentação . Tomara que o teu novo site, blog, etc seja uma ferramenta ainda melhor para que as nossas viagens sejam inesquecíveis.

Alexandra Segantin

Oi Riq...que felicidade!! Ler sua mensagem, foi a melhor notícia do dia. Não estamos mais nos sentindo abandonados...rs (brincadeirinha). Bom final de semana a vc e a todos os passageiros.

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Desde os idos do ginásio aprendi que é peixe-mulher o feminino de peixe-boi.

Monica
MonicaPermalinkResponder

Oi oi!
Eu não recebi o aviso que você disse que enviaria, lembra? rs
Mas não tem problema, a gente que gosta do que escreve, acaba te encontrando.
Eu queria aproveitar e perguntar se você já escreveu sobre Santiago - Chile.
Eu vasculhei tudo, mas não encontrei. E como as suas dicas de Buenos Aires foram importantíssimas, queria saber se há alguma sobre lá.
Obrigada!

Ricardo Freire

Ôps, desculpe! Preciso voltar lá na caixa postal do onde.anda.o.riq pra mandar mais uma batelada de avisos... Não, Mônica, infelizmente não tenho nada sobre Santiago...

Monica
MonicaPermalinkResponder

Ah, que peninha...
Mas tudo bem, ainda assim gostaria de agradecer as dicas postadas sobre BsAs.
Mesmo sendo Reveillon, mesmo tendo perdido tempo nos passeios-roubada-pega-turista-bobo-que-nem-eu, aproveitei as suas dicas.
Acabou que lembrei mais de vc que de qualquer outra pessoa! rs
Obrigada!
PS: achei uma graça a foto sobre o parque na Austrália que manda abraçar árvores, cheirar rosas, fazer picnic (xi, é assim mesmo que escreve?).
PS2: vou por teu link no meu blog mixuruco, mas limpinho...

Graciete Carvalho

Olá Ricardo, eu e meu marido somos fãs do seu site e o consultamos sempre nos preparativos das nossas viagens! Vamos tirar 10 dias de férias em março de 2015 e estamos querendo conhecer a Estrada Imperial. Você teria um roteirinho ou sugestão das cidades de Minas Gerais e Rio do tipo "não dá pra deixar de conhecer" ? Pensamos em alugar um carro começar em MG e terminar na região serrana do RJ, o que acha? Por favor, nos dê as suas tão preciosas dicas, ok! Abs!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Graciete! Quem responde é A Bóia.

A "Estrada Real" é uma abstração; uma colagem de trechos que viraram rodovia, outros que são percorridos a pé, outros que necessitam de carro 4x4.

A recomendação do Ricardo Freire é esse roteiro:
https://www.viajenaviagem.com/2014/11/bh-inhotim-ouro-preto-tiradentes-roteiro

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar