Charada da sexta: buraco

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

charada501.jpg

Meu Deus, onde esta mulher está se enfiando?

charada502.jpg

Resposta:

ih, vou ter que bolar perguntas mais difíceis nas próximas wink

sancho502.jpg

sancho503.jpg

sancho504.jpg

43 comentários

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Se isso for acesso a praia (pela roupa da colega aí), então ganhou da escada que dá acesso as prainhas em Arraial do Cabo....Isso é que é praia para poucos...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu andei me espremendo entre umas pedras parecidas lá na Ilha do Mel, mas não tinha escadinha, não... Então, nem arrisco um palpite!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha!

Bruno Vilaça
Bruno VilaçaPermalinkResponder

Queria descer essa escadinha (dinha?) pro Sancho agora denovo! Não sem antes passar no mirante da Baía dos Porcos e dar um bom dia pra "Fafá de Belém"... wink

Rosa Maria
Rosa MariaPermalinkResponder

Com meus 1,55m e 50 kg foi fácil vencer a fenda, mas tem gente que sofre um bocado, estive em Noronha em 2002, minha lacuna é voltar à Noronha e ficar na possada Maravilha, 1.000 reais tá longe de se tornar realidade. Alguém já se hospedou? Algum comentário?

Tomas
TomasPermalinkResponder

Descida pro Sancho. Fui em junho e estava deserta. Só eu e minha mulher na praia mais linda do Brasil. Depois fomos a pé até o Boldró, passando pelas outras 4 praias mais lindas do Brasil. I-nes-que-cí-vel!

Gian
GianPermalinkResponder

Na primeira vez, em 2003, chovendo, desci com minha filha de 2 anos no colo em meio a uma cachoeira que descia pela fenda e corria pelos degraus da escada, a inda assim a vista da Baia do Sancho compensava qualquer esforço.
Da segunda, há um ano atrás , no inicio de 2006, Sol e um mergulho ouvindo os golfinhos dentro d'agua, nadando a poucos metros de nós.
Sancho e Baia dos Porcos - Não Tem Preço !

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Baia do Sancho, com certeza! A descida mais que vale a pena...
Rosa, eu não me hospedei na Maravilha, mas almocei lá e aparentemente é um nível de hospedagem que não existe na ilha. A comida é ótima, como seria de se esperar. Mas o melhor mesmo é a vista da Baía do Sueste, que eu também tinha de camarote do meu bangalô na Solar dos Ventos. Ela fica literalmente do lado da Maravilha (só uma cerquinha as separam) e a diária é bem mais acessível.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

PS: O duro é descer com as nadadeiras na mão ou enganchadas na mochila smile
E Gian, concordo com você, mergulhar ouvindo os golfinhos perto...não tem preço!

Ricardo Freire

Rosa, a Maravilha é o máximo, mas acho que para curtir de verdade é preciso estar totalmente desapegado da grana que se está torrando... porque qualquer conta que você fizer (o tempo que você passa fora da pousada, a diária do Solar dos Ventos ali do lado) pode prejudicar a sua experiência. Eu deixaria para gastar essa grana num hotel que fosse um destino em si mesmo, de onde você não precisasse sair durante a sua estada. Mas pra quem não precisa olhar para a coluna da direita, dou o maiorrapoio...

Rosa Maria
Rosa MariaPermalinkResponder

Falou a voz da experiência, e da sabedoria também. Como mais importante que o lugar é a companhia, e eu estou plenamente satisfeita nesse quesito, é bom pensar em torrar a grana com mais racionalidade e aproveitar mais e melhor... Riq, valeu por mais essa dica.

Rosa Maria
Rosa MariaPermalinkResponder

Eu acho mesmo que Noronha não combina muito com a pousadas estilo Maravilha, lá é um lugar tão privilegiado, que em qualquer cantinho, limpo e com pessoas agradáveis, que tem sempre na ilha, a gente se sente feliz.

Lena
LenaPermalinkResponder

Praia do Sancho é TUDO DE BOM!!!

Renata
RenataPermalinkResponder

Minha escada favorita!!! Eu prefiro jogar o chinelo lá pra baixo e descer descalça...A Pousada Maravilha eh um lugar bacana pra tomar um drink no fim de tarde se o tempo estiver nublado...ja que de la nao da pra ver o por do sol mesmo....o deque da piscina eh uma graça.

Marília
MaríliaPermalinkResponder

Se não me engano, ela está prestes a conhecer uma das praias mais bonitas (se não na opinião das revistas especializadas, pelo menos na minha!!!!), no lugar mais paradisíaco do mundo: Praia do Sancho, em Fernando de Noronha!!!
(Devo admitir que tive uma pequena crise de claustrofobia ao subir a escada - desconfio, na verdade, que foi uma crise de "meu-deus,-por-que-estou-indo-embora-daqui????"... wink

Fernando Sevá

Grande Riq !!

Sabe que o blog ficou até mais agradável de "ver" gostei!! Espero que esteja tudo bem wink Um mega 2007 !

Abraços

Fernando Sevá

Carla
CarlaPermalinkResponder

Uau... Bem que eu disse que Noronha era uma lacuna muito séria no meu currículo...[wink]

Marcelo Pradal

Praia do Sancho- Fernando de Noronha

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Freire, tu não vais mais atualizar o www.freires.com.br? Ou ele tem sido atualizado pouco a pouco e eu não notei?

Sempre q

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Lena,

Se sua viagem ao Caribe for em final de Janeiro Fevereiro ou Março, dá uma olhada na promoção da Spirit (relâmpago), tem passagem até por centavos. Quem sabe vale ir a Flórida de Caracas e de lá pro Caribe.

http://www.spiritair.com/welcome.aspx?pg=salesinformation&number=249&utm_source=MW&utm_medium=link&utm_campaign=PPLL

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Freire, tu não vais mais atualizar o www.freires.com.br? Ou ele tem sido atualizado pouco a pouco e eu não notei?

Sempre que viajo ao nordeste, me guio pelas tuas dicas. Mas quero colborar com algumas atualizações:

1 - Recife: o Hotel Holiday Inn realmente é uma barganha, mas já estava dando sinais claros de cansaço em 2005...Um hotel também barato mas em melhor estado e com melhor astral é o Best Western Manibu.

2 - Maceió: o Hotel Porto Grande, classificado por ti como "um barato", com diárias de R$ 120,00 na alta temporada, inflacionou muito: está por R$ 180,00 o casal no final de fevereiro. Em janeiro e até o fim do carnaval deve estar ainda mais caro. Será que a tua dica causou essa proeza?

3 - Em compensação, consegui o Maceió Mar na alta por um preço menor do que indicaste...vou ficar lá com minha esposa. A propósito, tens alguma coisa a contar sobre ele e sobre o novíssimo Brisa Tower?

4 - E um agradecimento: fico te devendo muito por teres indicado Carneiros. Valeu muito passar pelo horror que é Tamandaré para, com muita tenacidade, chegar ao paraíso. Muito obrigado mesmo! Carneiros, este sim um lugar pra ver antes de 2007 morrer!

Ricardo Freire

Dionísio, o Freire's, coitado, foi atualizado pela última vez em janeiro de 2004. Depois eu ainda atualizei os preços para o verão de 2005, e subi umas poucas matérias (tipo a dos superbangalôs, que também já está desatualizada). Um dos meus planos para este primeiro semestre é atualizar o site usando uma ferramenta de blog (cada categoria vira um destino).

Fiquei no Holiday Inn Recife ano passado e achei que estava O.K.zinho como sempre (mas o café de manhã bem inferior à média). Pra ser sincero não conheço o Manibu. Mas pros meus interesses praieiros (Acaiaca) o Holiday Inn é mais bem localizado...

O Brisas Tower é uma ótima alternativa ao andar design do Ritz Lagoa da Anta. Visitei como passante, mas acabei sem saber os preços porque o especial Alagoas não rolou. (Quanto ao POrto Grande, acho que não estou com toda essa bola não. É a inflação, mesmo... está cada vez mais difícil achar qualquer coisa por menos de 200 reais na temporada. Na baixa tenho ficado no Holiday Inn Express por 110 -- pra quem está de carro, é muito bom.)

Bia
BiaPermalinkResponder

Olha minha Gente, também achei o Sancho uma praia maravilhosa, sensacional e tudo mais, mas não tive pique pra enfrentar essas escadinhas não....Fui de barco mesmo e depois nadando até a praia....

Ricardo Freire

Rosa, mesmo sendo caras demais (aliás, como tudo, em Noronha) as pousadas vips, encabeçadas pela Maravilha, deram uma injeção de charme na ilha. Hoje você já começa a ver bom-gosto também em negócios mais simples.

Fernando, bem-vindo de volta!

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Ai que saudade ! Minha primeira lua-de-mel !! Maravilhoso !! E é impressionante como com uma só foto, o trailer de toda a viagem recheada de cartões-postais grátis passa na cabeça da gente ! Noronha, Noronha, sempre !!!!

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Riq, preciso dar uma dica aqui no site... já tinha comentado antes que estaria me aventurando em Maragogi, me hospedando em 03/01, num hotel que tinha inauguração prevista para 20/12... pois é, qual não foi minha surpresa com o Miramar Maragogi Rsort. (não consegui criar o hyperlink, mas o site é isso aí tudo junto e .com só no final). O hotel é TUDO DE BOM !!! Para ir com crianças, então... maravilhoso ! O Salinas vai ter que pedalar muito, senão vai perder todas !!! Ainda pegamos uma promoção de inauguração com um preço super bom para All Inclused, que foi o máximo ! Só para vcs terem noção, a programação era 4 dias lá e 5 no Baia Branca em Carneiros (ôpa... Carneiros não, Tamandaré - Argh ! - isso sim a decepção da viagem, não com a praia de Carneiros que é maravilhosa, mas com o hotel que além de não ser em Carneiros ainda se acha no direito de colocar "resort" no seu título... Aqui em Buzios, conheço pousadinhas bem melhores... mas o assunto é o Miramar...) e no final trocamos os 5 dias do Baia Branca, por dois e mais 3 de volta no Miramar... as crianças adoraram ! Choraram por ter que vir embora. Vale muito a pena ! Não sei se qdo as tarifas de inauguração acabarem, se vai ser assim tão vantajoso, mas quem puder aproveitar agora, não hesite !

Ricardo Freire

Uau! Também acho um exagero o Baía Branca se denominar resort. Mas peraí, você sabia que ele ficava em Tamandaré, não? Que bom que o Miramar foi essa surpresa toda. (Juro que eu não esperava tanto; eu adoro a localização mas estava meio cético quanto ao hotel.) O apartamento de vocês ficava num predinho ou num dos bangalôs em torno da piscina? As crianças curtiram a estrutura/praia ou foi a recreação? As bebidas eram de qualidade? Conte tudo!!!

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Vamos por partes... qto ao Baia Branca, como eu conhecia o caminho até Carneiros, eu achei que ele até podia não ser exatamente lá, como é o Pontal dos Carneiros, mas que fosse algo que a gente conseguisse ir pela areia... o que efetivamente não é ! Enfim... bom para aprender e desconfiar de hotéis sem mapa de localização no site... Qto ao Miramar, eu enfatiso que ele é isso tudo para um resort... está longe de ser um roteiro de charme que nem a 1 Milhão de Estrelas e a do Toque (sim, lógico que eu dei uma chegadinha nelas para espiar... depois de ouvir vc falar tanto por aqui e estando tão perto, não podia deixar escapar...). Começando pela localização do Miramar... achamos ótimo. Ele fica naquela praia que chamam de Ponta do Mangue o que deixa a gente longe da muvuca de Maragogi, mas ao mesmo tempo, com galés tão bonitas qto bem em frente ao hotel. Pela mixaria de R$15,00 por pessoa fizemos o passeio e a apnéia nessas piscinas naturais... show ! Qto ao apartamento, esse sim foi uma grande sorte... os blocos de apartamentinhos ainda não estão prontos... e eu só precisava de um desses... então, a solução deles é que vc paga pelo apartamentinho e fica nos bangalôs que já estão a todo vapor ! Bom isso, não ?! Eles estão praticando dois preços, o STD em que o bangalô é só 1 suite, e o LUX onde o bangalô tem 1 quarto e 1 ante-sala e é maior.... Mas todos são deliciosamente em volta da piscina (de todas as profundidades que vc imagina - desde o deck molhado 0,28 m até a mais funda, mas confortável, 1,30 m - com vários estágios intermediários). As crianças curtiram as duas coisas... a estrutura/praia era show para eles em função da piscina e da piscina natural q era o mar em frente e a recreação tava no ponto certo, já que como tá iniciando, não estava lotado de crianças disputando os "tios". Mas no quesito bebidas, vc me pegou... não somos muito chegados... tudo o que quisemos, estava disponivel - caipirinhas e -roskas variadas, drinks com frutas. Nos vinhos, confesso que ficamos no nacional - Miolo - que estava incluído na nossa diária ALL INCLUS, mas nem perguntei sobre a carta de vinhos que eles ofereciam...fiquei te devendo essa. Tá dito !

Ricardo Freire

Obrigadíssimo, Danielle! Eu pensei que tinha deixado claro que o Baía Branca/Dorisol não ficava exatamente em Carneiros, mas a uns 45/60 minutos pela areia (o que inviabiliza caminhadas com criança). Mas acho que você foi vítima do downgrade: se tivesse começado pelo hotel mais simples e terminado no mais completo, teria gostado dos dois... Eu faço propaganda de Ponta de Mangue desde o primeiro Freire's; acho a praia perfeita mais desconhecida do Brasil (Burgalhau, ali pertinho, também é linda). Quando eu passei pela obra do Miramar, em outubro de 2005, botei um post dizendo que precisava mesmo um português achar uma praia boa no Brasil pra construir resort! A pergunta da qualidade da bebida não era nem com relação ao vinho (normalmente o vinho dos all-inclusive é Miolo mesmo, e do Vale do São Francisco), mas em relação às vodkas e whiskies -- tem muita gente que não curtiria passar uma semana num lugar em que as caipiroskas são feitas com vodkas vagabundas. No mais, você confirma a minha tese de que, no universo dos resorts, e sobretudo para quem viaja com filhos, os all-inclusive chegaram para ficar.

Dayanna
DayannaPermalinkResponder

Noronha....
Estou indo no final do mês para Noronha pela primeira vez. E assim que vi essa escadinha me lembrei dos milhares de sites que já entrei sobre dicas de noronha que falam dessa escada para o Sancho.
Bom, vou me hospedar na pousada do Vale. Alguem conhece? Primeiro ia para a Ze Maria mas a pousada do Vale nos ofereceu um preço muito melhor por estarmos indo 3 casais. entao gostaria de saber que vale a pena a troca.
Outra dúvida, gostaria muito de fazer o tal batismo, mas me disseram que pode ser muito perigoso pra quem nunca fez mergulho e acabar com a viagem com uma bela dor de ouvido. é verdade?
Será que apenas com o Snorkel consigo ver as tartarugas e os peixes lindos que aparecem nas reportagens?
Me ajudem! rsrsrs

Ricardo Freire

Dayanna, a Pousada do Vale é mais simples que a Zé Maria, mas é muito confortável (só não tem piscina). A localização é perfeita -- você vai a pé ao forró do Cachorro e, se gostar de caminhar, à praia da Conceição. Quanto ao batismo, deixo para a tripulação responder. Eu morro de aflição e nunca mergulhei.

Dayanna
DayannaPermalinkResponder

Valeu Ric.
Não me importo da piscina não... Quem quer saber de piscina em Noronha??????? só maluco! hehehe
Fico mais tranquila então.
Espero anciosa respostas quanto ao mergulho. sinceramente tb estou aflita! smile

Lena
LenaPermalinkResponder

Dayanna, visitei a Pousada da Vale quando estava na fase final de construção e achei linda! Além da localização ser ótima. Pelo que sei, no Zé Maria, a menos que você fique nos melhores quartos e mais caros, corre-se o risco de optar um quarto standart e ganhar uma vista para os fundos da cozinha!
Quando ao mergulho, eu tinha feito o curso aqui em São Paulo e fui fazer o check out, que é a prova final, em Noronha. Na embarcação havia muita gente fazendo o batismo e todos adoraram (eu também, lógico). Escolhi a empresa Atlantis, que tem a melhor infra-estrutura de barcos. No batismo, cada pessoa desce com um dive master só pra si. Eles são muito profissionais e vale muito a pena. Se você quiser fazer só snorkel, vai ficar limitada às praias, onde até dá para ver peixes e tartarugas (no caso do Suez e da baía dos Porcos). Mas não vi em Noronha uma estrutura como em Cancun, por exemplo, onde há passeios de barco até os corais só para fazer snorkel. Além das saídas de barco para mergulho, o outro passeio de barco que tem pela ilha só pára no Sancho, onde você pode ficar "snorkeando por ali". Uma opção seria o aquasub, que foi inventado lá (acho), onde você segura uma pranchinha que é puxada pelo barco, usando máscara e snorkel. Dependendo da forma que vc movimenta a pranchinha, ela te puxa pra baixo e pra cima. Em geral, estes passeios passam pelo porto, onde tem um navio naufragado, então a experiência é bem bacana também, mas vc não pode ter aflição de apnéia.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Dayanna, eu sugiro fazer o curso aqui antes de ir (se você tiver tempo). Você perde menos tempo em Noronha com o curso e mais tempo aproveitando (citando o livro Viaje na Viagem, o tempo em viagem é muito caro!). Mas é claro, se não der, faça lá mesmo. Quanto à dor de ouvido, isso depende muito de como você compensa (você vai ouvir sobre isso no curso, equalização da pressão do seu corpo), mas eu nunca tive problemas com isso, nem amigos meus que também mergulham.
Quanto às tartarugas, aproveite a Baia do Sueste, que dá para ver muitas! É um delírio! (para quem gosta...) Mas se certifique de ver a tábua de marés e entrar no mar na cheia. Tinha hora que eu via umas cinco tortugas ao meu redor...
Aproveite!

Lena
LenaPermalinkResponder

Ui!! Escrevi Suez em vez de Sueste!!! Afff!!!!

Lena
LenaPermalinkResponder

Outra coisa. Pra fazer o batismo, não precisa fazer o curso. Eles dão umas informações básicas e descem de mãos dadas com você. Não é perigoso , nem há perda de tempo. As instruções são dadas dentro do barco, no caminho para o ponto de mergulho. No meu caso, fiz o curso aqui e o check out lá, que tb foi ótimo, pois o tempo gasto com os exercícios da prova é pouco comparado com o tempo que a gente fica passeando lá embaixo.

Arnaldo FATOS & FOTOS de Viagens

Lena, eu escrevi " faser" em vez de fazer! MUITO pior!

Dayanna
DayannaPermalinkResponder

Lena, adorei as dicas . O medo passou um pouquinho.
Acho que vou fazer o batismo sim. Afinal essa é uma viagem que não se faz todos os anos..tenho que aproveitar ao máximo!
valeu!

Lena
LenaPermalinkResponder

Arnaldo, Suez e faser! Além de rimar, acho que estamos quites (é assim que se escreve?)!! smile)

Tati
TatiPermalinkResponder

Essa escadinha traiçoeira é em Noronha!
Já fui \o/

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Dayanna, mergulhar em Noronha é uma das coisas mais emocionantes que existem (revistas estrangeiras vivem fazendo matérias do tipo "and God created Noronha). Alguém aí em cima recomendou que vc fizesse o curso e o check out antes para não perder tempo com as aulas, e concordo em gênero, número e grau. Faça o curso antes e lá faça somente os mergulhos. Quando fui a Noronha na própria praia do Sancho vc via raias pertinho da areia, mas a sensação de mergulhar é totalmente diferente...
Beijos

Dayanna
DayannaPermalinkResponder

Oi Flávia!
Acontece que não vou ter tempo de fazer o curso!!
falta poucos dias pra minha viagem e trabalho o dia todo! difícil...
por isso pensei no batismo. Mas vc acha que o batismo tem perigo sem um curso antes?

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Dayanna: Não tem o menor perigo, pode ir tranquila, vc vai adorar. É que tem tanto mergulho legal em Noronha que se vc tivesse o curso talvez aproveitasse mais, mas se não dá tempo...aproveita, vc vai adorar!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar