Déjeuner à la plage

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O lado francês de St.-Martin tem duas cidadezinhas interessantes. Uma é Marigot, a capital, que tem uma beira-mar que poderia estar num ponto não muito badalado da Riviera Francesa. E a outra é Grand-Case, um vilarejo de pescadores que se tornou a capital gastronômica da ilha.

grandcase1.jpg grandcase2.jpg

A ruazinha principal tem um restaurante ao lado do outro -- quase todos funcionando em casas de madeira com varandas que avançam sobre palafitas na areia. Alguns desses restaurantes são caros e gastronomiques; outros são baratinhos e se especiliazaram em grelhados com molhos créoles -- são os chamados lolos.

No dia em que fui almoçar em Grand-Case, porém, acabei descobrindo por acaso um meio-termo: um restaurante com pretensões gastronômicas mas que não custou muito mais caro que um lolô.

case-a-rhums-entrada.jpg case-a-rhums-sobres.jpg

O nome do lugar é La Case aux Rhums; comi um peito de frango cajun (com crosta de pimenta-do-reino e um molho branco levíssimo) que estava superbe.

case-a-rhums450.jpg

Pedi uma taça de rosé, para fingir que estava em St.-Barth smile e não refuguei na hora da sobremesa -- pedi o flan de coco (em francês é horrível, vira flan de cocô!!!), que veio com amêndoas não-anunciadas mas que fizeram toda a diferença.

flancoco450.jpg

Na saída, o café veio com um mimo comum no Caribe: um calicezinho de rum curtido. Aqui, com maracujá (que em francês é lindo: passion).

case-a-rhums1.jpg case-a-rhums2.jpg

Felizmente o trânsito de St.-Martin no fim da tarde é tão ruim quanto a volta da praia em Floripa no Réveillon; assim, deu pra ir beeem devagarzinho até o hotel.

Hic!

cachorrograndcase450.jpg

19 comentários

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ai, que post gostoso... Deu água na boca!!!

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Olha, vou te contar ! Essa tua vida é muito dura smile

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Ricardo, sou fã absoluta do viaje na viagem! Será que está muito tarde para pedir uma dica de lugar para um carnaval tranqüilo fora de Salvador? Quero fugir da folia, mas continuar no Estado.

Renata
RenataPermalinkResponder

Que delícia!!! Pena que não dá pra mergulhar nas fotos.

Dani
DaniPermalinkResponder

Xará, Dani G, falou tudo!!!

Lena
LenaPermalinkResponder

Riq, tenho uma perguntinha fora de lugar: o cartão smiles gold que vc recebeu, veio com o logo da Star Alliance? Em caso positivo, vc pode pedir o status gold em qquer uma das outras empresas do grupo.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Caroline: Nem sei se vc está em SSA ou não, mas Boipeba é uma opção boa (eu adorei Boipeba e quero voltar) - mas tem o inconveniente de ter que ir pra SSA, e as passagens devem estar custando tudo e mais um pouco...

Se vc não fizer questão de praia, tem a Chapada Diamantina que é maravilhosa; se o negócio for praia, tem as praias da Linha Verde todas, que não são muvucadas no Carnaval (à exceção talvez da Praia do Forte...) - mas de novo, as passagens vão estar caras...

Eu não iria para Itacaré no Carnaval, aquilo deve ficar uma quizumba danada...Tb já passei Carnaval em Trancoso e foi sossegado, e em Caraíva tb. Os lugares ficam cheios, mas sem agito.
Mas tenho certeza que o Ricardo vai tirar alguma coisa da cartola, com certeza...

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Chapada Diamantina, com certeza!
Que lugar é aquele???

Ricardo Freire

Caroline(R), a Flavia já respondeu (obrigado, Flavia). Boipeba é tranqüila o ano inteiro, e as praias do Sul da Bahia não chegam a lotar.

O problema do Sul da Bahia é conseguir passagem -- os vôos são poucos, e é por essa razão que sempre dá para achar lugar em pousadas até na última hora. Cumuruxatiba, Corumbau, Caraíva e Santo André são os lugares mais tranqüilos. O Espelho vai ter um certo movimento das 11 às 4 (porque Porto Seguro vai estar cheio), e em Trancoso você corre um pequeno risco de ser incomodada por alguma festa trance que continue durante o dia. Já no Arraial d'Ajuda e em Porto Seguro o carnaval só decola depois que acaba o de Salvador (esse ano vai ter Fat Boy Slim em Porto Seguro).

Daniela Siqueira

Fiquei muito condoída com o seu sofrimento, Ricardo!
Mudando de assunto, eu também recebi um e-mail da Varig prorrogando a validade de meu cartãozinho Smiles prata (e eu nem viajei Varig no ano passado, e a última vez foi de milhas). Acho que eles estão partindo para o marketing agressivo - e se isso significar melhorias, melhor ainda.

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Flávia e Ricardo, obrigadíssima! Estou em Salvador, sim. Adorei as opções. Só mais uma coisinha: Quais destes lugares são viáveis de carro? Em tempo: viável= viagem de menos de 5 horas. Avião, nem pensar! Até mais!

Ricardo Freire

Boipeba, Caroline, é suuuuperviável de carro. Você pega o ferry-boat, roda 160 km pela BA 001, entra como se fosse para Cairu e pára num estacionamento em Torrinha, onde você vai pegar uma lancha. (Se você ficar em Moreré, vai ter que pegar a jardineira que atravessa a ilha, dá mais uns 45 minutos.)

Boipeba no Freire's: http://www.freires.com.br/destino.asp?destino_id=13

Site oficial da ilha (muito bom): http://www.ilhaboipeba.org.br

Você vai adoraaaar....

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Dá pra tb deixar o carro em SSA e ir de lancha até Morro (2:30 hs) + Toyota - é programa de índio 5 tacapes, mas o passeio de Toyota é lindo...
Pros que estão em SPaulo e curtem Boipeba: deu no Estado hoje que a moça do Mar e Côco (barraca nota 1000 de Morerê) vai estar no restaurante Obá amanhã, dia de Yemanjá...

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Ricardo, sem querer incomodar, mas já incomodando, você pode me indicar uma pousadinha honesta e pé-na-areia em Boipeba? Gostei muito do lugar...

Ricardo Freire

Caroline, todas as pousadas da Boca da Barra ou estão pé-na-areia (na minha ordem de preferência: Vila Sereia, Marina de Boipeba, Pouso da Maré, Pérola do Atlântico, Tassimirim e Luar das Marés) ou pertíssimo (adoro a Santa Clara, e recomendaria também a Horizonte Azul).

No alto do morro entre a Boca da Barra e Tassimirim fica a pousada mais luxuosa da ilha, a Mangabeiras.

Em Moreré, a mais charmosa é a Pousada dos Ventos, mas a vista dos chalés da Colibri é imbatível. As outras são muuuuuito simplinhas.

Link para as pousadas da Boca da Barra: http://www.ilhaboipeba.org.br/pousadas.html

Link para as pousadas de Moreré:
http://www.ilhaboipeba.org.br/pousadas%20morere.htm

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Muuuuiiiiiiiito Obrigaaaaaaada, Ric!

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Ricardo, essas pousadas de Moreré dão pra ficar na boa? eu não me importo de ficar em lugar simples, mas não curto aquela coisa cheiro de mofo e móveis tamkavy de mogno brilhante...mas confesso que tenho vontade de dormir uma noite em Moreré...

Ricardo Freire

Flavia, eu nunca dormi lá, não. Mas não espere de Boipeba a média alta da Rota Ecológica, não. Mas essas duas de Moreré que eu destaquei são extremamente ficáveis, sim.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá Ricardo. Espero que você não tenha abandonado totalmente esse blog... Estou indo pra Boipeba e não consigo resolver em qual pousada ficar. Estou na dúvida entre Chalés Casa do Sol, Luar das Àguas e Horizonte azul. O que vc me recomenda?
Ajude-me!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar