Notícias da Brava?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Algum dos passageiros (ou, nesta nova fase do blog, tripulantes wink ) por acaso foi, ou conhece alguém que tenha ido, passar o Réveillon em Camboriú (ou, como se diz por lá, em "Balneário")?

Estou curioso para saber o que aconteceu com os bares da Praia Brava de Itajaí (a Maresias do pedaço), que tinham sido retirados da areia por ordem judicial.

O mais muvucado deles, o Kiwi Bar, prometeu reencarnar do outro lado da estradinha beira-mar, continuando como lounge de praia.

Em janeiro do ano passado, a Brava de Itajaí era assim:

bravaantes500.jpg

Em abril, ficou assim:

bravadepois500.jpg

E agora? Alguém sabe, alguém viu? (Querendo mandar uma foto, use o nde.anda.o.riq@gmail.com">onde.anda.o.riq@gmail.com)

21 comentários

Rafael Della Nina

Olá Ricardo,

Muito bom o seu site. Como a maioria dos pobres mortais (como eu) não podem viajar com a frequência que gostariam, encontro neste seu site um alento para a minha "alma viajante". Você escreve e descreve os locais e as sensações de uma forma tão despojada que parece que realmente estamos viajando contigo. Muito bom.

PS: você alguma vez esteve nas Montanhas Rochosas Canadenses?

Ricardo Freire

'Tive não, Rafael. Os "great outdoors" (como dá pra traduzir isso?) são o meu calcanhar-de-aquiles -- Canadá, Patagônia, Atacama, Nova Zelândia, Escandinávia, parques nacionais americanos... não fui a nada disso.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Puxa, Ric, eu me amarro em parques nacionais, especialmente os norte-americanos. Ainda não estive nas Rocky Mountains canadenses, mas pretendo ir um dia, assim como a Lake Louise, um dos lugares mais bonitos do planeta.

As Rocky Mountains se extendem por 4.800 quilômetros, desde British Columbia, no Canada, até o Novo México, nos Estados Unidos.

Já estive na parte das ´Rockies´ na parte norte-americana, na altura do Colorado. Sou apaixonado pelos parques americanos e pretendo visitá-los ainda muitas vezes de novo.

Dentre os Parques Nacionais nos USA que já conheci, Yosemite, Sequoias, Rocky Mountain, Capitol Reef, Zion, Escalante, Dixie, Grand Canyon (lados sul e norte), Yellowstone, Elk Refuge, Grand Teton, Arches, Monument Valley, Canyon de Chelly, Mesa Verde, Canyonlands e Mexican Hat, os meus preferidos são Yosemite, Yellowstone, Zion e Grand Teton.

Se um dia você e/ou um de seus passageiros/tripulantes precisarem de roteiros, informações e dicas, será um prazer, porque tenho muita coisa escrita e seria um prazer ajudar a quem estiver a fim de pesquisar o assunto, ok?

Grande abraço

Alberto
AlbertoPermalinkResponder

Estou indo para os Eua, e em Portland vou alugar um carro(Ja ate aluguei) e depois de 10 dias em Vancouver, quero passar 6 nas montanhas rochosas canadenses(Jasper,Banff,Calcary etc
Depois retorno para Ilha Vitoria, Seatlle(5 dias), Portland(5 dias) , depois vou pela Orla ate Mendocino-De Portland para Mendocino , estou planejando fazer em 3 dias para conhecer melhor a regiao
Depois,e Yosemite,Napa Valley,San Diego(8 dias),Los Angeles(6) e San FRancisco 6 dias.
Em San Francisco, devolvo o carro(Um Taurus) e vou de Aviao para Chicago por 5 dias
Alguma Dica?
O Trecho das montanhas rochosas canadenses(6 dias) estou indo so, e se tiver alguem interessado em compartir este trecho, podemos conversar.O carro ja esta pago e fica por minha conta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alberto!

Para dicas e eventuais novas perguntas, leia os posts (incluindo os comentários) que encontrar nestas páginas:

https://www.viajenaviagem.com/category/canada

https://www.viajenaviagem.com/category/california

O sistema deste site mudou e não podemos mais levar adiante conversas off topic nos posts.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Bom, eu já tinha me oferecido pra passar as dicas de Bonito - posso passar as do Atacama também!!! Não deixa de ir, não, é lindo demais...

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Olá, Freire!

Minha família tem casa de praia em Itajaí/SC.

O Réveillon em Balneário Camboriú (não fui mas sei...) estava o de sempre: muito carro na rua com música tocando super alto, congestionamentos de trânsito, muita farofa, estacionamento a 5 reais por hora (e com vagas quase inexistentes), os tradicionais fogos, etc. Ou seja, nada mudou, aliás, acho que o local está até mais detonado.

Interessante é notar que o povaréu que vai a Balneário Camboriú fica encastelado naqueles arranha-céus e não sabe ir a outra praia que não a do centro e Laranjeiras. Mal sabem eles que existem, pertinho dali (via Interpraias), praias lindas, como Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho.

Só uma nota: esqueçam querer ir às praias de Porto Belo e Bombinhas, pois o trânsito de veículos é impeditivo. Vá quem tem saco pra ficar uma hora ou duas andando em primeira marcha...Mas quero sugerir uma praia belíssima – para mim, a mais bonita de toda a região -, a do Estaleiro de Porto Belo. É a primeira praia legal chegando a Porto Belo (não precisa pegar muito trânsito) e recebeu 4 estrelas pelo Guia 4 Roda 2007 (mar calmo, claríssimo, ótimo para mergulhar).

E sugiro também uma olhada no site da Fatma (www.fatma.sc.gov.br), para verificar a balneabilidade nas praias catarinenses. Infelizmente, muitas praias do estado estão impróprias para banho. Vocês vão se surpreender ao ver como estão algumas praias bem famosas (inclusive a Brava de Itajaí...)

Bom, por falar em Praia Brava de Itajaí, estive lá dando uma olhada há poucos dias e te digo que as decisões judiciais foram providenciais. A praia está bem melhor conservada e os freqüentadores não perderam qualidade de serviços. O bar Kiwi foi reconstruído (saiu da areia para o outro lado da ruazinha de terra) bem pertinho de onde já estava e está até mais bonito (me pareceu, por fora, porque não entrei). Andou até fazendo uma super festa de ano novo na areia.

Minha opinião é a de que as alterações não mudaram o perfil da Brava de Itajaí. Não tenho foto comigo. Estou de volta a Porto Alegre, onde moro, mas posso pedir à minha irmã, que mora em Itajaí e vai sempre à Brava, para mandar uma imagenzinha...queres?

Abraço e parabéns pelo teu trabalho!

Schnaider
SchnaiderPermalinkResponder

Oi Ricardo, O kiwi foi parar no outro lado da estradinha, nao tah mais na areia como era antes, mas os pufs, camas e espreguicadeiras continuam na areia! smile abraço, Schnaider Ferreira (Curitiba/PR), atualmente na Ilha da Madeira wink

Ricardo Freire

Obrigadíssimo, Dionísio e Schnaider! Pelo jeito, a solução ficou no meio-termo (sem a bagunça de antes, nem o radicalismo de acabar com um "point" charmoso) -- e melhor do que antes, não? Vou ver se consigo descer ainda no verão. E sim, Dionísio, da última vez que eu passei por Bombinhas no verão (subindo de Garopaba pra São Paulo) eu não consegui entrar... desisti depois de meia hora parado entre a BR 101 e Porto Belo...

Taty
TatyPermalinkResponder

Oi Ricardo !
Acho que como todos eu amo seu blog ! E fico pensando quando vou conseguir experimentar todas as dicas que vc dá.
Mas fiquei espantada quando vi nestes comments que você não conhece o Canadá ???? Como assim ?
Estive em um tour por lá em maio do ano passado. Fiz um mochilão no Canadá hehehe, fiquei em albergues. Aliás são muito bons, os de Montreal são excelentes.
Conheci Vancouver, Whistler, Victoria, Toronto, Niagaras Fall, Montreal. Infelizmente não consegui ir para Quebec, chovia muito e a grana já estava acabando.
Infelizmente tb não consegui ir a Rock Mountains e Lake Louise, mas vi as fotos da minha amiga e realmente é espetacular o lugar. Já prometi volto assim que possível para ir a Rock Mountains, Lake Louise e curtir mais a parte francesa do pais que me deixou encantada.
A que eu menos gostei foi Toronto, uma cidade grande como SP e não achei charmosa.

Mas já estou pensando nas próximas férias...e acho que pelo que tenho visto por aqui vai acabar sendo em Trancoso ou Itacaré ... O que seria melhor para uma solteira e provalvelmente viajante sozinha ?
Procuro descanso e um bom lugar para me hospedar.

Abraços
Taty

Ricardo Freire

Taty, Trancoso é supervazio fora de temporada. Se você quer descansar MESMO, é ótimo. Mas se você quiser aproveitar o descanso pra também conhecer pessoas, então Itacaré ou Arraial d'Ajuda são mais indicados.

Lena
LenaPermalinkResponder

Taty,
Itacaré tem mil programas ecoturísticos para fazer com as agências de receptivo, o que é ótimo para quem está sozinho, mas prefere companhia para passear. Todo mundo adora!!

Ricardo Freire

Bem lembradíssimo, Lena. No Arraial não tem disso não (tem só uns dois passeios "eco", e o resto do cardápio você divide com o povo de Porto Seguro...).

ruy mendes
ruy mendesPermalinkResponder

Ricardo,
pano rápido; a edicao especial da viajem e turismo de Santa Catarina tinha obrigatoriamente que alertar para o transito parado para quem quisesse ir a Bombinhas em Janeiro. Quase fui com criancas pequenas, de carro, e teria problemas, apesar de ter comprado a revista. Tambem faltou o aviso de que as cidades praianas nao tem tratamento de esgoto.
Abraco,
Ruy

Ricardo Freire

Ha ha, calma, Ruy! Os engarrafamentos não são o tempo todo, o dia inteiro. Mas OK, admito, faltou o toque, já que eu menciono o fato em Floripa.

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Freire, vou ter que concordar com o Ruy Mendes.

Embora os congestionamentos não sejam o tempo todo, eles são justamente no período em que as pessoas vão as praias. O ruim é que tu podes ir cedo a uma praia e, na volta, quando já estás cansado, enfrentar quase duas horas de lentidão para andar poucos quilômetros. Está muito ruim.

E tem outra coisa: as praias de santa catarina estão sofrendo muito com o esgoto. São lindas, as águas são transparentes, mas tem muita gente indo a praias bem famosas achando que são limpinhas, mas, na verdade, estão oficialmente impróprias para banho.

Olha, até o feioso litoral gaúcho está com melhor qualidade de água.

Abraço!

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Ah, o Guia 4 Rodas alerta sobre o problema de trânsito em Porto Belo e Bombinhas...

gus
gusPermalinkResponder

o moçada vamo passar no bar kiwi agora muitu mais show du q antes vlw

Felipe
FelipePermalinkResponder

olá! sou morador da praia brava! aposto que vc já deve saber, mais falarei mesmo assim!
sim, o kiwi bar esta com um Lounge na praia! muita gente bonita, astral todo os dias de verão, aliais, sempre que da sol, o ano todo é muito movimentado!
abraço

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Passei o Carnaval em BC e ia para brava todos os dia!!!
uma das melhores praias q ja fui ate hoje...
som bom mta gente bonita...e otimoo serviçoo..
vale a pena conferir..

Bjins
:*

alanmar
alanmarPermalinkResponder

O Kiwi Bar ficou muito bom...esta com um padrão parecido com os da Playa del Carmen, no México...quando fui na re-abertura no verão 2007, ainda estavam construindo o Galera's Bar. Hoje na temporada alta dá muita molecada e turistas...antigamente era frequentada pelos locais, o que tornava o ambiente muito mais interessante.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar