Ubatuba

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O Eduardo Amaral é de Niterói e me pergunta se é roubada ir de carro passar o Carnaval em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo (pelas minhas contas, a uns 350 km da Ponte Rio-Niterói).

De uma roubada, Eduardo, acho que você escapa, que é o trânsito. Descer de São Paulo para o litoral norte é um inferno no Carnaval; cada uma das rodovias de acesso à Rio-Santos vira um funil. Mas como você não precisa descer a serra, deve sofrer menos.

Da outra roubada, a chuva, é mais difícil de escapar. Chove muito nessa época -- e não só em "Ubachuva", mas na Rio-Santos inteira. Mas, a se acreditar no técnico do Inmet que eu citei aqui outro dia, o excesso de chuvas em janeiro pode levar a um fevereiro mais seco e ensolarado -- vamos torcer.

Dito isso, acredito que você vai se surpreender com a beleza das praias de Ubatuba -- sobretudo as do norte. Aliás, existem duas Ubatubas: ao norte da cidade, existem muitas praias selvagens, e as que foram ocupadas não foram destruídas. Ao sul da cidade, o cimento e o trânsito pesado imperam -- mas mesmo por ali existem prainhas lindas escondidas em pequenas penínsulas que não ficam à vista de quem passa pela estrada.

Das 70 praias de Ubatuba, as minhas preferidas são:

prumirim500.jpg 

No norte: Prumirim (foto de cima), ocupada por um condomínio discreto (existe uma guarita, mas a passagem é livre); Félix, que é relativamente pequena, é cercada por vegetação e tem ambiente surf; Puruba, selvagem, onde para chegar você precisa atravessar um riozinho que uma vez eu encontrei verdinho; e Itamambuca (foto de baixo), que é a praia da muvuca jovem.

itamambuca501.jpg

No centro e no sul: Vermelha do Centro (surf) e Cedro (calminha), numa península que começa ao sul da orla central; Bonete (acesso somente a pé, pela Lagoinha) e dos Arquitetos (ou Vermelha do Sul, uma prainha pequenininha rodeada por casas lindas).

Aproveite um dia nublado para passear em Paraty (a uma hora do centro), e não perca o pôr-do-sol na pitoresca vilinha de pescadores de Picinguaba (foto abaixo).

picin500.jpg

Quando você quiser gastar um pouquinho mais para comer bem, recomendo o Terra Papagalli, na praia do Cruzeiro.

Se você tem mais dicas de Ubatuba pra dar pro Eduardo, pode entrar, que a caixa de comentários é sua.

61 comentários

Carla
CarlaPermalinkResponder

olá! Marquei para inicio de setembro uma sessão de fotos nas praias de Ubatuba, para fazer meu trash the dress. Gostaria de saber qual praia vcs sugerem para esta sessão. Gostaria de uma praia bem linda para essa ocasião. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Pense na Praia dos Arquitetos (Vermelha do Sul). Ou na Praia do Félix. Ou na praia do Bonete.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Faz tempinha já que fui, mas adorei conhecer o Projeto Tamar! http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Ubatuba

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar