75 dias depois: deu no New York Times

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

antiguafoto451.jpg

Tripulação,

Momento Tommy. (Tommy é o primo da Tássia. Tássia Achando.)

A matéria mais enviada por e-mail esta semana no caderno de viagem do New York Times é sobre o Easycruise do Caribe.

Que eu transmiti para vocês ao vivo, em dezembro, na filial deste blog no portal Viaje Aqui. E sobre o qual os leitores da versão derivada de árvores da Viagem & Turismo puderam ler na edição de fevereiro (que começa a ser recolhida das bancas).

Olha só -- eu tô acostumado a repassar conteúdo do NY Times. Mas a primeira vez que a gente fura o NYT a gente nunca esquece!

O mais engraçado é que, lendo a matéria, eu descobri que o repórter do New York Times -- o Matt Gross de que eu tanto falo aqui -- estava na MINHA viagem, tão undercover quanto eu. Ele é esse cara aí tirando foto do English Harbour em Antigua. Mundo pequeno é apelido!

Agora eu não tenho tempo para contar a história toda e fornecer provas. De noitinha eu volto com detalhes e outras fotos...

51 comentários

Arnaldo FATOS & FOTOS de Viagens

Esse tal de caderno de viagem do New York Times sempre atrasado! Mais uma vez os estados Unidos se curvam diante do... Riq.

Bia
BiaPermalinkResponder

Caramba, isso é que é coincidência....Vc tirar foto do cara foi demais!

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Hahaha, "versao derivada de arvores"... só vc mesmo, Riq!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Eu até estava esperando ele citar 'a brazilian guy' no texto smile

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Parabéns pelo furo. Riq, eu se fosse vc mandava a foto pra ele e o link do blog... Demorô! Mas pô Riq, vc perdeu a chance de trocar figurinhas com o tal Matt in loco. Sem dúvida, vcs dois sairiam ganhando - e por tabela nós tb. De repente ele se tornava leitor/colaborador do site - se é que já não o é (tb undercover)... É o turismo globalizado à la Babel!

Daniela Siqueira

Cool! wink

Carla
CarlaPermalinkResponder

Que "momento Tommy" que nada!!! Nessas horas a modéstia deve ser chutada pro espaço... smile Só foi uma pena mesmo perder um bate-papo com o cara, como disse o Fernando...

sylvia
sylviaPermalinkResponder

"O CAPTAIN! my Captain! our fearful trip is done;
The ship has weather’d every rack, the prize we sought is won;
The port is near, the bells I hear, the people all exulting, ..."
(Walt Whitman (1819–1892))

Arnaldo FATOS & FOTOS de Viagens

Riq, você - ou algum dos meus colegas comentaristas - já foi às Ilhas Maurício? Se foi(ram), têm dicas? Obrigado.

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Desculpa aí, mas o Tico e o Teco estão de folga... "Versão derivada de árvores"??????? Viajei na intepretação! Alguém pode esclarecer?

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Caroline: "versao derivada de arvores" = versao de papel! wink

Marcos Salomão

Grande Ricardo esta é para acabar de vez com o complexo de vira-latas do brasileiro!!

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Dãããã! Claro! Valeu, Alessandro!

Hugo
HugoPermalinkResponder

Riq, fala com esses americanos para começarem a acompanhar esse blog, pois assim não vão comer tanta mosca.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Então o mote agora vai ser: "Deu no Viaje na Viagem".. wink

Miguel
MiguelPermalinkResponder

Parabéns Ricardo, isso é somente resultado de um trabalho bem feito, realizado com paixão e grande consideração a nós leitores.

Valeu !

Lisandro
LisandroPermalinkResponder

Oi Riq! Estou a procura de hotel em Londres para abril. Vi o easyhotel na faixa de 60 euros quarto sem janela e sem nenhum serviço mas com uma localização boa. Alguém tem referência deste hotel ou de algum outro nesta faixa de preço. Obrigado e PARABÉNS!!!

Renata
RenataPermalinkResponder

Para o Arnaldo...
Fui para Maurício faz um tempinho..2003, na época tinha pouquissímas informações, fui com aquela idéia de ilha paradisíaca. Realmente é um paraíso e por mais que me doa dizer isso o mar mais lindo que eu já vi...é que eu sou muito fã de Noronha, mas nesse quesito vai ter que ficar em segundo lugar...mas o que mais me chamou a atenção lá foi a mistura de culturas. Pela colonização holandesa, daí o nome homenagem a Maurício de Nassau, francesa e inglesa, a mão de obra escrava indiana, chinesa, malaia e árabe tem de tudo lá...você vai a praia e ao lado de uma turma de moças de burca, tem uma europeía de topless, na lojinha de lembranças tem uma vendedora loira, usando sari vendendo imagens de Shiva e de São Jorge também.
Como a ilha principal, Maurício, não é muito grande, em qualquer lugar que estiver não vai estar a mais de 1.30 de carro do extremo oposto.
A parte mais turística é Grand Baie, onde tudo é feito para o turista, cheio de resorts, restaurantes, etc..., tudo artificialmente arrumado.
O aeroporto fica do outro lado, próximo a Mahébourg, a parte mais antiga, que tem um waterfront interessante contando a história do país.
O centro é cheio de plantações de cana de açúcar, cidadezinhas sem muito atrativo.
Para ir de um lugar ao outro eu usava o ônibus comum, só prestava atenção para pegar o expresso, sem paradas...porque o outro passava em TODAS as ruelas, TODOS os mercados, era bem barato e não corria o risco de me perder.
Para comer tbm era tranquilo, os menus pareciam livros já a maioria dos restaurantes serve pratos da culinária francesa, inglesa, creole, chinesa, malaia, hindu...legal ir em um com apresentaçao de dança sega.
Os locais chegam em você falando francês mas a maioria fala inglês tbm ou se você preferir urdu...
Hospedagem tem desde hoteizinhos simples a super resorts, se vc não está em algum resort com praia privativa só pode ir as praias públicas, Grand Baie ao norte e Blue Bay ao sul são as mais populares. Como a ilha eh toda cercada por corais, as praias parecem piscinas, se não me engano só em Tamarin a praia recebe ondulação direta.
Fui em junho, fora de temporada, praias vazias, bons preços, tempo perfeito..sol mas sem derreter, água nem muito quente, nem muito fria.
Me empolguei, ne? Mas eu realmente gostei muito de lá. Tem um provedor local com muita informação direto na fonte www.servihoo.com e uma rádio que eu adoro www.topfmradio.com, onde mais depois de uma sequencia dos sucessos de Bollywood toca Kaoma?
Se eu puder ajudar em mais alguma coisa a disposição.
Para o Riq...
Adorei a sua "versão derivada de arvores"

Lea
LeaPermalinkResponder

Show!!! Entao a materia do NY Times é tipo assim derivada da VT que é derivada do blog!

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

uau...quem pode pode dear...parabéns!!!!!

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Eu estava para fazer a mesma pergunta sobre as ilhas Maurício, boas dicas, quem sabe um dia eu consigo ir para lá...

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Renata, MUITÍSSIMO obrigado não apenas pelas dicas maravilhosas, mas pelo trabalhão de escrever, se dar a esse trabalho de ajudar e informar. realmente já havia lido algo a respeito de Mauritius e que de fato confirmam o que vc descreveu. Gostei da SUA visão. Vou ficar na área da "Grand Baie, onde tudo é feito para o turista, cheio de resorts, restaurantes, etc…, tudo artificialmente arrumad" e pretendo pegar o tal transporte pra ir à Capital conhecer os mercados e a parte menos turística, autêntica, aquela diversidade cultural e racial sensacional. Justamente essa diversidade , além do mar do Oceano Índico é que me deram muita vontade de conhecer Muritius em detrimento de Sychelles e Mldivas, além da proximidade muito maior do Brasil (bem do ladinho da África do Sul, com facilidade de vôo quase direto. Agradeço sinceramente sua gentileza e simpatia e se alguma dúvida persistir a contatarei. Abraços e orbigado.

Marco Antonio
Marco AntonioPermalinkResponder

Ricardo, parabéns pelo furo.
Se eu fosse você, fazia que nem o Fernando falou acima, manda a foto do cara pra ele, com endereço do blog...

luizao
luizaoPermalinkResponder

Estive aqui xeretando. Valeu! Sempre vivo dizendo: estes caras não estão com nada no balaio. Não mesmo!

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Vim aqui comentar o furo do Riq e sai ganhando o post a Renata ! Que maravilha !

Riq, na realidade se quiser saber de boas viagens tem que vim primeiro aqui, essa coisa de NYT esta muito fora de moda smile

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Riq, o Viaje vai acabar sendo Voyage, Trip, etc. É a globalização. E parabens também a Renata por nos proporcionar um relato legal sobre Mauricio ( também pretendo ir pra lá no meu aniversário de casamento). Quem sabe ela não está abrindo uma nova seção onde os passageiros informarão o que sabem sobre destinos que voce indicaria semanalmente .

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá Riq, parabéns pelo Blog, eu e minha mulher adoramos.
Me ajude, por favor. Gosto de resorts e quero fazer uma viagem em família (minha mulher e 2 crianças). Conheço o Summerville e gosto (a praia acho ruim). Queria uma sugestão de resort com com praia boa? Será possível? Que tal o Transamérica Comandatuba é bom? E o Txai?
Obrigado

Eduardo D.
Eduardo D.PermalinkResponder

Caro xará, metendo o bedelho...
Conheço o Summerville e o Transamérica/Comandatuba; gostei do primeiro, mas para o meu gosto o Transamérica é muito melhor com um senão, se vc. não gostou da praia do Summerville, xi... A de Comandatuba é pior e não têm as tais piscinas naturais. Tirando isso, eu diria que é 10 a 0. Não, vai... 10 a 2.
PS: Também somos um casal e 2 crianças, de 8 e 11 anos.
Um abraço
wink

Julio Kavalkevicz

Eduardo.

Já que o assunto é meter o bedelho, por que você não tenta o Ventaclub Serrambi, eu nunca estive lá mas fui bem recomendado, estou indo pra região agora mas não sou muito fã de resorts, o sistema é tudo incluso e a praia é linda, palavras do Riq respondendo a um post meu sobre a região de Porto de Galinhas:
" O melhor custo-benefício da região "

Só não sei se o resort é tão bonito quanto o Summerville ou o Transaméria, afinal o preço é bem mais barato no ventaclub, não deve ter aquele luxo todo.

Abraço

Marcio Ito
Marcio ItoPermalinkResponder

P/ EDUARDO,

Também vou me intrometer... Resort com PRAIA BOA?

Hummm, que eu me lembre só conheço 2...

Um é o VENTACLUB SERRAMBI, proximo a Porto de Galinhas. Praia boa, s/ ondas, tipo piscina

Outro é o PRAIA DO FORTE ECORESORT, só que teve uns dias que eu peguei a praia com um monte de algas, mas ela é boa e s/ ondas tambem.

Além disso, os 2 tinham ótimas refeições incluídas. Não sei se continuam assim.

Espero ter ajudado.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Obrigado pessoal.

Mas a praia do Comandatuba é praia forte? Como é a água? É escura?

Portal 180°
Portal 180°PermalinkResponder

Ei Ricardo!
Muito bacana seu blog, espero que continue assim! Aproveito para convidá-lo para para um passeio pelo Portal 180° (www.portal180.com.br) e conferir nossas dicas de viagem, reportagens especiais, nossa webradio e, ainda, enviar suas melhores fotos para concorrer a prêmios na seção Olho Mágico! Abraço!

Eduardo D.
Eduardo D.PermalinkResponder

A praia é tranqüila, mas tem uma faixa de água mais escura, não é azulzinha... Só mais pro fundo.
Como é uma ilha no lado oposto do resort há um canal onde praticam-se esportes náuticos, pescaria, jet-ski etc. É todo beirado por manguezais.

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Oi Ricardo, super parabens pelo auto elogio. É mais que merecido.
Estou começando a planejar uma viagem pra Turquia em Maio e queria saber se vc ou alguem aí tem dicas de lá. Estamos pensando em Istambul, Ancara e Capadocia. Qto tempo seria ideal em cada lugar?
Guardei uma materia do José Ruy Gandra sobre um hotel em Istambul. Vc conhece outro colunista que já esteve por la? Ah, e que tenha dicas do estilo das suas, descoladas e interessantes.
Outra dúvida: vale a pena emendar com um cruzeiro pelas ilhas gregas ou é muita informaçao junta? ( Sempre lembro do capitulo de um livro seu antigo que diz pra nunca juntarmos muiiita informacao numa viagem só).
Obrigada,

Maryanne

Renata
RenataPermalinkResponder

Leandro, Arnaldo, Dani G, Eduardo Luz obrigada pelas palavras e paciência de vcs por ler aquele post "piquininho". Bjos

Luca
LucaPermalinkResponder

Oi Maryanne,

Estou escrevendo uma matéria para ser publicada numa revista sobre minha viagem à Turquia. Estive lá em maio do ano passado. Não fui à Ancara, mas conheci Istambul, Cappadocia, Olympus, Ephesus etc. Um site que pode te ajudar é http://www.feztravel.com/.
Recomendo três dias na Cappadócia com vôo de balão, é uma experiência fantástica. Há tours pela região e diversas formas de explorar a paisagem: trekking, bicicleta, cavalo (que foi a minha escolhida). E não deixe de ficar num hotel caverna.
Istambul merece uns 5 dias. Santa Sofia é uma das construções mais impressionantes que eu vi na vida, realmente lindíssima e a coleção de jóias do Topkapi Palace é suntuosíssima. Todas as grandes atrações turísticas são bem perto umas das outras, fácil de ir andando. Vale a pena pegar um ferry para conhecer a parte oriental e sentir o clima de como é a vida fora da parte turística. O bairro de Taksim é superocidental, com várias opções de hospedagem, comércio, vida noturna etc.
E não se preocupe, você se vira fácil com inglês lá.

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Oi Luca, super obrigada pelas dicas. Nao esperava encontrar um expert assim tao rapido. Vou olhar o site e começar o planejamento. Eu imagino que vc nao possa dizer o nome da revista e qdo o artigo vai sair; mas vc pode mandar uma notinha por aqui pra eu ter certeza que nao vou perder o seu artigo?

Luca
LucaPermalinkResponder

Maryanne,

Vai ser pra uma revista universitária, então acho difícil vc achar se não morar no Rio de janeiro. nõ sei se vai ter versão on line. De qualquer forma, depois que a matéria sair (em abril) posso te mandar o arquivo do texto por e-mail. Eu fui sozinha, num esquema mochilão, pode não ser a sua, mas sempre vale a pena ouvir dicas de quem já foi, né?

Ricardo Freire

Renata, sensacional seu guia de Maurício. Eu nunca estudei direito o assunto, e sua descrição me abriu o apetite...

Eduardo, a dobradinha resortão + praia azul e calma para crianças é a coisa mais difícil de encontrar por aí. No primeiríssimo time, só tem um: o EcoResort da Praia do Forte http://www.ecoresort.com.br . Nesse verão abriu um resort all-inclusive numa praia maravilhosa ao norte de Maragogi, o Miramar http://www.miramarmaragogiresort.com.br -- eu não conheci, mas ele já foi bem comentado por uma leitora (e pelo diretor de redação do Guia 4 Rodas). Se você dispensar muita infra, pode considerar o Patachocas EcoResort http://www.patachocas.com.br em Morro de São Paulo -- fica na 4a. Praia, que é calmíssima (mas evite ir numa semana em que a maré baixa predomine durante o dia inteiro; na maré baixa a praia praticamente desaparece). Mas o campeão no quesito praia calma e cristalina é o VentaClub Serrambi, http://www.ventaclub.com.br/serrambi , um all-inclusive sob administração italiana que tem instalações básicas.

Renata
RenataPermalinkResponder

Riq, com o seu post vou viver o meu momento Tássia..hehe.. wink

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Pessoal, vocês que conhecem o Ventaclub Serrambi me tirem uma duvida: eu estava querendo ir pra la, mas me disseram que la so tem comida italiana nas refeições, nao tem frutos do mar...
tambem queria saber se la tem mesmo um esquema de passar so o dia... Estou tao na duvida...

Ricardo Freire

Alessandra, que eu me lembre a única coisa que não está incluída é lagosta. Eu não esperaria camarões graúdos nem polvo todos os dias, mas não me lembro de ter sentido falta de frutos do mar, não. O jantar, para mim, é inclusive o ponto alto do VentaClub (já o café da manhã é o ponto baixo; pelo menos quando me hospedei, os frios não eram lá grande coisa).

Mas não entendi o porquê do day-use. A estrutura do hotel é pequena, a piscina não está à beira do mar, e a praia tem acesso público... Você pode passar o dia lá e depois almoçar em Maracaípe ou em Porto.

Ricardo Freire

Ops... consultei agora o site do hotel, e realmente camarão se juntou à lagosta no departamento dos não-incluídos. O que significa que existe, você pode pedir, mas paga à parte. sad

Aos camaranófilos e lagostófilos -- na minha querida Pousada do Toque dá pra pedir camarão ou lagostim todos os dias na meia-pensão...

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

que pena.... o all inclusive então não é tão bom assim...
agora gostaria de saber onde fica essa pousada do Toque? e Maceio que lugar vc indicaria pra ficar?

Ricardo Freire

Onde fica a Pousada do Toque:
http://www.freires.com.br/destino.asp?destino_id=21

Suas dúvidas de Maceió:
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/01/23/de-salvador-a-sauipe-a-costa-dos-resorts/#comment-2933

Tomei a liberdade de corrigir o seu enunciado porque neste blog o uso do a-o-til não é opcional. Volte sempre e boas viagens!

marcelo
marceloPermalinkResponder

gostaria de saber a respeito do cardapio do resort summervilage, pois vou ficar uma semana por lá e não sei exatamente quanto devo levar de dinheiro. Alguem pode me informar a respeito dos custos com refeições

Luana Matos
Luana MatosPermalinkResponder

Freire, vou viajar com meu marido e filha de tres anos para Porto de Galinhas pela primeira vez. Qual a melhor opçao de resort? O Summerville ou o Beach Class. Ou Algum outro? Se algum leitor já foi e puder dar uma opiniao será muito bem-vinda. Obrigada, Luana

cristiano valim

Gostaria de saber se no mês de agosto seria um bom mês para fazer todas as atrações em Fernando de Noronha? alguma dica de compra de pacote de viagem ( cvc ou alguma outra ), Obrigado

cristiano valim

freire, vc sabe se confiável comprar pacote por site de venda coletiva ex: VIAJANET principalmente pacote internacional vc recomendaria?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiano! Por favor não repita perguntas em todos os posts.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar