A propósito: pulando de carnaval em carnaval

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

carnsp450.jpg

Notinha da Folha de S. Paulo de hoje:

POLÍTICOS PROPÕEM PACOTE DE CARNAVAL

O trio de governadores Sérgio Cabral (RJ), Eduardo Campos (PE) e Jaques Wagner (BA) estava junto no Rio e acertou com o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, a elaboração de um projeto que vai oferecer a agências de turismo pacotes de viagem que incluam os três Estados no Carnaval.

Hmmm.... difícil.

A começar pelo enunciado -- governos não "oferecem" pacote nenhum a agências de turismo. Mas pode ter sido um erro de redação da notinha. Os governadores podem ter pedido ao ministro que proponha às operadoras a oferta de pacotes integrando os três pólos carnavalescos. Ainda assim...

O problema aqui é de logística de hospedagem. Não há hoteleiro no Brasil que se disponha a vender uma ou duas noites avulsas no período do Carnaval. Ou você compra todos os dias, ou nada feito.

(Para tornar viável o meu périplo de 99, eu gramei até achar um hotel -- o antigo Sheraton -- que me vendesse as duas noites iniciais no Recife; então dormi uma noite no apartamento de um amigo no Rio, e precisei pagar as cinco noites do pacote em Salvador, no Sofitel, para dormir apenas três.)

Não dá nem para fazer um rodízio de passageiros entre as três cidades, porque todos iam querer estar no Rio nas duas noites do desfile, domingo e segunda. (E nenhum ia querer ficar nos dias em que não acontecem desfiles, sábado e terça.)

Só vejo duas maneiras de materializar um pacote assim.

Uma: montar com uma companhia aérea uma Ponte Aérea da Folia, com vôos entre Recife, Salvador e Rio que possibilitem aos foliões ficar hospedados numa cidade mas passar um dia ou uma noite (sem hospedagem) nas outras duas cidades do circuito, voltando para dormir na sua cidade-base.

A segunda: montar um pacote conjugado Recife-Salvador ou Salvador-Recife (duas noites numa cidade, três noites na outra, com rodízio perfeito de passageiros) e incluir no pacote um vôo charter bate-volta dessas duas cidades ao Rio para ver o desfile no domingo ou na segunda.

No papel (ou melhor, na tela do laptop) faz sentido. Mas eu desconfio que, se a CVC ainda não pensou nisso, é porque comercialmente não deve ser uma boa idéia, não smile

8 comentários

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Fora que com esse caos aéreo, os pobres passageiros iriam é passar o carnaval nos aeroportos, né? wink

Regina Almeida

Brigadinho Riq...e olha que Calá foi o primeiro que me veio a mente, e justamente te escrevi pensando na tua ajuda no quesito: onde o azul do mar é azul lindinho nessa epoca do ano no Brasil e o fez. Eu também adoro Jeri e acho que a Rota ecologica será a outra opçao.quando eu tiver preparado o "roteiro" com preços e indicaçoes "roubadas" das tuas dicas te mando para que seja assinado em baixo, temos um orçamento que acho nao tá nada mal 3000 eurinhos. O que voce acha?Podemos fazer algo trilegal por aí, certo?Sem voos.E te digo: estou em Mallorca morrendo de saudades do Brasil e vendo um pouquinho do carnaval pela TERRA...DEUS SEJA LOUVADA A INTERNET...e por poder te ler todos os dias. Brigadinho de novo e beijocas k-riñosas

Sandra Mello
Sandra MelloPermalinkResponder

Achei!!!

Ricardo Freire

SANDRA MELLO! ONDE VOCÊ ANDAVA, CRIATURA?!?!?! Saudade, viu?

Sandra Mello
Sandra MelloPermalinkResponder

Querido!!!
Problemas não faltaram.
Eventualmente, passava no antigo blog e sempre me cobrava enviar um e-mail para q fosse avisada do próximo endereço.
Continuo acompanhando o Planeta Cidade (até to achando o Celso mais simpático, rsrsrs, não fala para ele, tá? E cada dia mais apaixonada pela Mara)
Não tem um dia só que não lembre das "nossas viagens" e dos tripulantes desta excursão maravilhosa.
Nesta segundona de carnaval tô querendo mais que os problemas é q fiquem pensando em mim...rsrs
Tomei coragem e enviei um e-mail para o Rubens da Aviotur(ainda trabalha com ele??)
Tenho certeza que voltando meus pensamentos para cá, ainda q seja só um pouquinho, vou ficar melhor.
Bjs, meu querido

Sandra Mello
Sandra MelloPermalinkResponder

ALÊ!!!

Minha sobrinha passou no vestibular!!!!
Vai ser nossa caloura!!!
Bjs,

P.S.- Riq, Licença, tá?

Ricardo Freire

A casa é sua! Bem-vinda e vê se não some mais! Bom carnaval!

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Que beleza, Sandra!!!! PARABÉNS!!!! wink

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar