Amazing Race em São Paulo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O reality show Amazing Race estreou nova temporada sexta-feira passada, no canal AXN (canal 34 na grade da Net paulistana). Para nós, viajandões, trata-se do reality mais interessante que existe: é uma gincana em que 12 duplas de participantes precisam viajar ao redor do mundo para realizar tarefas. O caminho não é exatamente igual para todos: em cada destino há bifurcações e desvios a considerar. O último a realizar a sua tarefa em cada etapa é eliminado.

A primeira escala desta nona temporada é numa das mais exóticas megalópoles do planeta -- Sáááo Páulôu. Se você perdeu no horário oficial (sexta, 20h) ou na primeira reprise (sábado, 18h), ainda pode assistir ao primeiro episódio nos horários superalternativos (segunda, 10h e 15h).

Mas se você só vai conseguir ver o segundo episódio, na próxima sexta (20h), eu conto como foi o primeiro.

As dozes duplas (que podem ser amigos, marido e mulher, namorados, ex-marido e mulher, companheiros) saíram de Denver. Lá tiveram que achar lugar numa entre três companhias aéreas que voavam a São Paulo: American (que chegaria primeiro, via Dallas), Continental (que chegaria em segundo, via Houston) e United (que chegaria por último, via Washington). Só que as conexões atrasaram e quem saiu por último chegou primeiro, e vice-versa.

A primeira escala em São Paulo era no topo do Hotel Unique, onde estaria a primeira pista. (Todos, sem exceção, soltaram um "uau" tanto ao ver a melancia do Ruy Ohtake do chão, quanto ao chegar ao terraço.)

unique450.jpg 

Ao abrir o envelope, cada dupla descobria que precisava pegar um táxi para ir até o viaduto Sáánta... Efirrênia, Efiguênia, Ifidjínia, Ifigna. Lá chegando, precisavam achar o lugar onde estava a segunda pista (o casal de aposentados passou vinte vezes até achar), que apresentava duas possibilidades: ou pegar um helicóptero para um entre cinco edíficios na Paulista e na Berrini (onde teriam que vasculhar o prédio para achar a nova pista), ou ir a uma oficina de motos na região da Duque de Caxias e montar uma moto usando peças usadas.

O programa acabou no seguinte pé: três ou quatro duplas já estavam a caminho dos helipontos na Paulista e na Berrini; uma dupla (a das menininhas bonitinhas que se vestem de rosa) foi para a oficina pedir a ajuda dos rapazes para montar a moto; as últimas duplas já estavam a caminho do viaduto Santa Efi... Ifi... não importa; e apenas uma dupla (a do casal gay) estava completamente perdida, já que o motorista de táxi errou o caminho e entrou num engarrafamento totalmente parado na região da 25 de Março. Eles então resolvem saltar do táxi e pedir informação, mas quem é que fala inglês no Centrão de São Paulo?

Já tenho programa para as sextas à noite.

Atualização:

O Leandro Pinto do Sampaist achou no YouTube todos os blocos do primeiro episódio paulistano do programa e pôs o link no blog. Vai lá!

32 comentários

ruy mendes
ruy mendesPermalinkResponder

Ricardo,
Grande dica, para quem mora em Sao Paulo vai ser muito legal ver os gringos terem de se virar com nossa populacao monoglota, pelo centrao e adjacencias.
Aproveitando - entrei em um blog , The Daily Dish, la o autor coloca na pagina de abertura uma relacao dos sites e blogs que ele visita diariamente. Acho que ficaria legal e interesante em sua pagina.
Abraco

Ricardo Freire

Tá nos planos, Ruy. Eu quero dar uma bela organizada nesse menu da direita.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

eu adorava ver Amazing Race, mas aqui nem passa sad

Riq, que tal nos fazermos charadas pra vc responder ? Mandamos a foto e vc descobre onde é. A-ham. Topas ?

Ricardo Freire

Boa idéia, Dani!

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Eu acompanhei todas as edições anteriores e qual não foi minha surpresa quando vi que a primeira etapa da 9a. temporada seria a nossa São Paulo. Só é lamentável que os americanos, a maioria, ainda imagina que aqui é tudo selva, que comemos cérebro de macaco, etc. Ainda bem que eles não pegaram os problemas nos aeroportos...

Fabio Nitschke Gomes

Ah, Riq, então você TAMBÉM é fã do Amazing Race? smile Eu e minha esposa acompanhamos várias edições - e já estava em tempo de começar outra...

Coisas curiosas: sempre nos perguntávamos se viriam ao Brasil em algum momento (na temporada anterior foram à Argentina com conexão em SP). Daí ela me liga no trabalho na 6a-feira (sim, fiquei preso até tarde): "adivinha pra onde o Amazing Race foi desta vez?" Ela tinha pego o finalzinho do programa, com o pessoal se dando mal pelo centro...

Comentamos o que seria o bacana pro programa mostrar a cidade e eu pensei: "a primeira pista podia ser no Unique, pra começar bem legal!". Bem, na reprise de sábado vimos que o pensamento estava alinhado...

Vamos acompanhar! wink

Fabio Nitschke Gomes

PS: Pena que o dia estava nublado na chegada deles ao terraço do Unique... (Já pensou o impacto com sol?)

Ricardo Freire

Fabio, eu já tinha ouvido muito falar do Amazing Race (olha que coincidência: o Rui Branquinho foi o primeiro a me falar dele), mas nunca tinha visto.

Mesmo com tempo nublado, por enquanto São Paulo tá muuuuito interessante no programa. O Unique é impressionante, tanto olhando do chão quanto lá no terraço, e o viaduto Santa Ifigênia é lindinho também (sabia que o projeto é do Gustave Eiffel?). Mesmo a bagunça lá do Centrão tá fotogênica.

Estou curioso para ver como a cidade vai "imprimir" no programa de sexta. E já sei que vou ficar completamente viciado na série...

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

Eu vi um pedacinho ontem por um acaso. Só me chamou a atenção porque eu ouvi um Santa Ifig Efig Infig não importa na tv e quis saber que outro lugar do mundo tinha o mesmo nome da nossa famosa concentração de eletrônicos, hahaha. Se eu lembrar vou ver a segunda parte na sexta-feira.

ruy mendes
ruy mendesPermalinkResponder

Riq,
nao da para voce colocar videos no blog, via you tube, como outros fazem?
Ja pensou se voce postasse um video dos avioes descendo em St. Maarteen, e nao apenas a foto?
Isto sem contar os inumeros outros videos interessantes que voce poderia filmar e postar.

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

qual é a temporada que tá começando? a 9a? Eu não vi, e quero ver se acho na internet...senão vou ficar boiando na conversa...buáááá...

N Breault
N BreaultPermalinkResponder

Ola Ricardo, eu assisti a esse programa duas ou tres vezes e o unico problema e' que eles passam muito rapidamente pelas atracoes turisticas. O foco nao e' fazer turismo mas correr o tempo todo...

brui
bruiPermalinkResponder

mtu bom amazing racing... vo v c consigo assisti esse episódiu no brasil deve t sido mtu comedia.. huahauha...

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Estive viajando duas semanas e corri pra dar uma olhadinha nas novidades do blog e ... estou por aqui até agora.
E eu que pensei que entendia de viagens. Não sei NADA. Nas enquetes.... não dá nem pra chutar. Vou ter que aprender muito antes de dar algum palpite mas, quero participar! Afinal tenho em comum com todos a paixão por viajar.
Ah Riq aproveitei algumas das suas dicas (Mango'sTropical Cafe) e da Carla (Van Dike Cafe) em Miami mas o tempo foi muuuiito curto. Pena que não deu pra conhecer Miss Yip. Esse é um bom motivo pra dar mais uma paradinha, quem sabe a caminho do Caribe.
Carla, já dei uma passadinha rápida pelo seu blog e achei bem legal. Vou virar freguesa.

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Assisti todas as temporadas!!!!! Este programa é absolutamente viciante...Têm momentos emocionantes, impactantes e felizes...Já tentei me inscrever aqui nos EUA , por 03 vezes...Meu sonho é participar deste reality show...Quem sabe, um dia, consigo????
Um abraço smile

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

"off topic"- Acabei de ficar sabendo que o nosso chef preferido, Anthony Bourdain gravou um episódio para o Programa Sem Reservas aqui em SP e parece que o programa vai ao ar em julho desse ano.

Uauuu, mal posso esperar smile

Ricardo Freire

Ruy, uma das minhas metas esse ano é começar a mexer com vídeo.

Flavia, essa é a 9a. temporada, sim. No começo pensei que fosse a 10a., mas a Luciana nos comentários falou em 9a., então fui checar e já corrigi.

Nil, no caso específico de São Paulo, acho que a rapidez da edição favorece muito a cidade smile

Marcia, quando fiz aquele post sobre o Gordon Ramsay que falava sobre o Bourdain, eu também não sabia que ele estava por aqui NAQUELE MOMENTO. Mas no dia seguinte já tava nos jornais...

Sampaist
SampaistPermalinkResponder

Amazing Race em São Paulo

O jornalista Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem, informa que a nova temporada do reality show The Amazing Race estreou na última sexta-feira no canal AXN. E adivinha qual é o primeiro destino dos viajantes? São Paulo, é claro! Para quem não c...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Gente, eu nunca tinha ouvido falar nesse programa... grin Ainda bem que estou de férias, e hoje às 15 h posso grudar na TV!!!

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Vou procurar o 9.01 para ver e ficar "atualizada" com vcs...

Gente é o seguinte: sou veterana pós graduada em Carnaval em Salvador (tanto aquela coisa mais clichê quanto o lado mais "raiz"...), mas sou caloura de marré marré de Rio de Janeiro, e resolvi ir de última hora. Nem tô pilhada para sair em escola de samba, quero ir nesses blocos de rua que todo mundo fala, mas estou mais perdida que fdp em dia dos pais (pode falar palavrão aqui?). Alguém please me diz o que fazer?
Beijos

Arnaldo FATOS & FOTOS de Viagens

Flavia, dê uma olhada no endereço a seguir, uma Relação dos Blocos Carnavalescos da Cidade do Rio de Janeiro:

http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/guia/?Canal=159

Xará
XaráPermalinkResponder

Xará, esqueceu de dizer da vergonha que foi a mãe (da dupla mãe-filha) falando espanhol com todo mundo e achando que espanhol era a língua universal (ela disse isso!!!).

Ponto para os "hippies", que usaram o vôo para aprender um pouco de português!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Que bacana, Leandro! Já estava triste que não ia poder ver as reprises...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Vi o programa hoje à tarde e é mesmo o maior barato!!! Semana que vem vou perder o episódio, vou estar viajando... Tomara que dê pra ver depois no You Tube!

Jussara, apareça por lá, sim! Você gostou do Van Dyke?

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Arnaldo: Obrigada!!! Hoje no fim do dia entrando no site que vc recomendou, comecei a pensar que eu ia ter muita coisa pra ver e...lembrei da crônica do Ricardo do paulista estressado...mais um pouco colocava numa planilha do excel os blocos e os horários que quero ir...calma gente, eu estou brincando...mas não muito...hehehe
Beijos

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Para quem quiser se adiantar e ver os outros episódios no YouTube, basta procurar por The Amazing Race 9 epX ptY.

X = número do episódio

Y = parte do episódio (geralmente cada episódio tem 4 ou 5 partes de 10 minutos)

Já tem toda a temporada 9 online... smile

Carla
CarlaPermalinkResponder

Valeu pela dica, Leandro!

Renata Runge
Renata RungePermalinkResponder

Eu simplesmente AMO este programa! Assisti todas as temporadas , inclusive esta- que ja acabou por aqui ( Canada) - calma, nao vou dizer quem ganha pra nao estragar a surpresa! - Os hippies eram os meus favoritos, sempre interessados em aprender algo sobre o pais que visitavam.
Eu tambem ja tentei me inscrever no programa ( sera que meu casamento sobreviveria uma Amazing Race?), so que eles so aceitam americanos ( canadenses estao out!)
O interessante e que aqui anunciavam a 9 temporada como sendo a que levaria os participantes aos lugares mais exoticos do mundo...hehehe
A Globo podeia comprar os direitos do programa e produzir um amazing race brasileiro...

Raíssa
RaíssaPermalinkResponder

Olá...eu e meu marido não perdemos nenhum episódio do programa..até a minha filha entrou na dança!!!...somos alpinistas e estamos dispostos a viajar para participar do programa, não importa o país...gostaria muito de saber mais sobre as regras, se nós brasileiros podemos participar do programa mesmo que seja e outro país..enfim praticamente tudo o que for preciso nós faremos...por isso eu peço, por gentileza, me mande mais informações...estamos anciosos e aguardando a sua resposta

Ricardo Freire

Oi Raíssa, até onde eu sei só residentes nos Estados Unidos podem participar, sorry sad

CARLOS
CARLOSPermalinkResponder

Muito bom o Amazing Race com passagem por São Paulo a cidade é fantastica para esse tipo de programa e desvenda-la é simplismente fascinante ainda mais para quem nunca esteve aqui. É impressinante a vista de Sampa de cima do hotel Unique. E quem disse que São Paulo não é bela é porque não conhece a cidade.

Lívia
LíviaPermalinkResponder

Comecei a assistir o programa e fiquei simplesmente viciada... assisti a temporada 10 e agora estou assistindo a 9 no AXN de seg a sex às 6 da matina. Como pude ver nos comentários acima já sei q não dá pra participar, mas gostaria de saber alguma informação sobre a versão brasileira da REDETV, The Amazing Race - A corrida milionária.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar