Bem-vindo à baixa temporada

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Minha crônica desta semana na Época.

Todos os anos você viaja no Réveillon e no Carnaval. (E talvez uma semaninha em julho, até a serra mais próxima.) E todos os anos você reclama dos preços e da confusão. Eu sei – é difícil programar viagens fora das férias escolares. Mas é um pecado não aproveitar o longuíssimo período de baixa temporada, quando os preços despencam e o Brasil se revela em toda a sua diversidade. Aqui vai um pequeno roteiro para quem quer fugir da chuva e dos preços altos.

Março. Última chance para viajar às praias do Nordeste – do norte da Bahia ao Rio Grande do Norte – antes da estação chuvosa, que costuma chegar em abril. (Mas atenção: a essa altura já é "inverno" no Ceará.)

toque-450.jpg

Abril. Nesta época, o litoral catarinense está vazio – e com mais dias de sol do que no alto verão. Pára de chover em Minas: até setembro, é a hora de visitar as cidades históricas. No Pantanal, as águas começam a baixar, aumentando a visibilidade da fauna.

Maio. Recém-saídas da temporada de chuvas, as Chapadas Diamantina, na Bahia, e dos Veadeiros, em Goiás, estão com cachoeiras cheias e vegetação exuberante. O momento é igualmente bom para ir a Foz do Iguaçu, com tempo firme, quedas d'água caudalosas e temperatura amena. De maio até setembro também é a época de explorar o Jalapão. No litoral, o outono traz dias secos para o Sudeste: é difícil se arrepender de ir às praias ao longo da Rio-Santos, que costumam estar ensolaradas como em nenhuma outra época do ano. E quem se antecipa às multidões do inverno curte as serras, do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo, com ótimos preços e confusão zero.

Junho. Além de todos os destinos de maio, que continuam valendo, considere divertir-se numa de nossas grandes festas juninas. No Maranhão, as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão cheias, e o bumba-meu-boi toma as ruas de São Luís (com repiques durante o mês de julho). Sergipe tem um São João animadíssimo, que pode ser combinado com um passeio ao cânion do Xingó, no rio São Francisco. E se você se deslumbrou com as alegorias humanas de Paulo Barros na Sapucaí, precisa ver o que fazem, há muitos anos, os bois Garantido e Caprichoso no Festival de Parintins (aproveite e faça um cruzeiro pelo Amazonas).

Julho. Quem quer passar as férias na praia com certeza de tempo bom deve ir ao Ceará, onde o verão começa oficialmente nesse mês. Por sinal, até o início de setembro é a melhor época para fazer o roteiro Jericoacoara – Delta do Parnaíba – Lençóis Maranhenses. Mais perto das capitais do Sudeste, o litoral capixaba e o Sul da Bahia costumam ter dias ensolarados e noites agradáveis.

jeribike450.jpg

Agosto. Ótimo mês para ir a Fernando de Noronha: as chuvas e as férias terminaram, a ilha está razoavelmente vazia, mas os reservatórios ainda estão cheios – não deve faltar água na sua pousada. No mais, fora da região Sul, chove pouco no Brasil inteiro.

Setembro. Acabam os nevoeiros de inverno na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Em Alter-do-Chão, no Pará, o Rio Tapajós já baixou o suficiente para revelar uma linda praia de areia branca; na primeira quinzena do mês acontece o festival folclórico do Sairé.

Outubro. Termina a estiagem no Centro-Oeste e no Sudeste. Em compensação, no litoral nordestino (da Bahia ao Rio Grande do Norte) os ventos e as ressacas sossegam, e a água do mar entra no seu período mais cristalino – que dura até as vésperas da próxima estação das chuvas.

Novembro. Último mês para viajar ao Norte antes do inverno amazônico.

Dezembro. Prometeu levar as crianças para uma semana num resort? Na primeira quinzena do mês você ainda consegue preços de média temporada.

79 comentários

marina
marinaPermalinkResponder

E fora do Brasil, o que recomendas para o mês de fevereiro (carnaval) que seja na baixa temporada?

Ricardo Freire

Argentina, África do Sul, México, Caribe (ainda é alta), Índia, Tailândia, Vietnã, Austrália, Marrocos, Egito, Andaluzia.

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, Perú e Bolívia também são muito legais nesta época.

Ricardo Freire

São não, Majô! É chuva! Pra lá tem que ir entre abril e outubro...

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, eu fui nessa época de Carnaval, peguei chuva não, sol direto. E os índios fazem uma festa nessa época que é linda.

Ricardo Weitz
Ricardo WeitzPermalinkResponder

Ricardo,
Quais lugares no exterior são considerados baixa temporada em novembro? Ainda é temporada de furacões no caribe em novembro?

Ricardo Freire

Majô, você deu sorte.
Essa é a época de chuvas no Peru e não dá pra recomendar pra ir, não.

Veja o que diz o Frommer's:

Generally, May through October is the dry season; November through April is the rainy season, and the wettest months are January through April. In mountain areas, roads and trek paths can become impassable.

Esse ano quem foi no Carnaval pegou chuva sem parar. Eu sei porque um colega meu na TV foi pra Machu Picchu. Eu avisei que ia chover e ele foi mesmo assim. Choveu pra caramba.

Ricardo Freire

Ricardo Weitz, novembro é o finzinho da temporada de furacões.

É bom lembrar que a temporada de furacões não significa meses a fio de furacões; significa o espaço de tempo em que os furacões podem aparecer. A probabilidade maior sempre é que não haja furacões. Por outro lado, a temporada de furacões também é a temporada de chuvas -- que tampouco significa chuva o tempo todo, e sim a maior freqüência de pés-d'água, muitas vezes circunscritos a um momento do dia.

Existe uma região do Caribe que está imune a furacões.São as ilhas mais ao sul -- Aruba, Curaçao, Margarita, Los Roques. Outubro-novembro-dezembro-janeiro, no entanto, é considerada a estação chuvosa nesses lugares. Eu estive em Aruba e Curaçao em dezembro e peguei um pouco de tempo nublado e chuva. Mas nada que tenha atrapalhado muito minha viagem.

Não recomendo Margarita, que por tudo o que leio não tem praias realmente caribenhas.

Ricardo Weitz
Ricardo WeitzPermalinkResponder

Valeu pelas excelentes dicas, Riq. Estava pensando em ir para o Caribe em novembro, mas vou deixar para ir em outra época.

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, eu não sabia. Esta viagem acho que foi em 72. Éramos um grupo, pensamos em ir para Cabo Frio no Carnaval, e um amigo que era louco por viagens, fez o roteiro, orçou e nos deu a dica dessa viagem que saia beeem mais barata. Então foi uma grande sorte nossa o tempo bom. wink Só que estava muuito frio. Tivemos que comprar poncho etc.

Gis
GisPermalinkResponder

mande pra mim o telefone das pousadas e hotéis que tem por perto da chapada dos guimarães por favor.

moema
moemaPermalinkResponder

Riq, por favor me informa se dá para ir ao Caribe em setembro. Quais os lugares onde não há perigo de furacões?
Obrigada
Moema
Adorei o teu site, as dicas são ótimas.

Denis Marques
Denis MarquesPermalinkResponder

Riq muito bom dia! Gostaria de saber qual período corresponde a baixa temporada em Manaus. Pretendo viajar nas férias de 2011 que poderá ser entre mai a out. O foco da minha viagem será exploração de rios, banhos e comunidades ribeirinhas, portanto; nao me importarei com conforto em nada absolutamente, tudo muito simples e natural. Poderia me ajudar por favor? Obrigado irmão!

Icléa Alves Simões

Excelente site de viagens, com consultas, depoimenos, dicas mil...AB

Denis
DenisPermalinkResponder

Ricardo, bom dia! Gostaria de saber qual período compreende a baixa temporada pra que eu passe minhas férias no Amazonas? Antecipadamente, muito obrigado!

Ricardo Freire

Eu evitaria meses de férias locais e de gringos -- julho, agosto, janeiro. Tome temperatura de preços no site da http://www.viverde.com.br .

Denis Marques
Denis MarquesPermalinkResponder

Valeu Ricardo Freire! Muito obrigado amigo. Pelo site que me enviou e logo confirmado pela Icléa, pude ter muitas informações que foram complementadas através do site dos mochileiros. Valeu mesmo em!!!PARABÉNS!!!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Riq, Bóia ou trips
tem algum post de calendário assim para o exterior tb? este é o máximo para o Brasil, mas não tenho/tenho muitas ideias do que planejar para junho (que me foi oferecido, posso declinar) e este post está fantástico, mas não queria descartar possibilidades no exterior.
Peru fica inviável como o sul da patagônia? Espanha é cheio? rsrsrs... desconsiderem a pergunta se for abusiva

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Acredito que o mais prático nesse caso seja você listar todas as possibilidades que vislumbra para junho e pedir para os trips opinarem qual delas é a mais interessante!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

tá certo, vou fazer a lição de casa primeiro e já volto!
wink

Sônia
SôniaPermalinkResponder

Bom dia Ricardo!
Queremos muito conhecer a selva amazônica e o pantanal de Mato Grosso, cada um em momentos diferentes é claro.
Início de novembro é uma época boa?
Qual a melhor época para região norte?
Peço a gentileza de nos indicar um roteiro e hotéis com bom serviço de infraestrutura ou mesmo uma agência especializada para esta região.
Já fizemos, meu marido e eu, algumas viagem ao exterior mas agora pretendemos conhecer mais o Brasil.
Somos do Rio Grande do Sul.
Se a região norte não é uma boa neste período onde no Brasil é interessante no início de novembro?
Obs.: Dia 06 de novembro é nosso aniversário de casamento e nos presenteamos com uma viagem inédita.
Muito obrigada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sônia!
Novembro já é época de chuvas em ambas as regiões. As duas regiões são visitáveis na época de chuvas. Há coisas que se vêem durante a chuva, outras que se vêem durante a estiagem.
A melhor agência para a Amazônia é a http://www.viverde.com.br .
Bons hotéis na Amazônia: Anavilhanas Lodge, Uakari Lodge, Cristalino Lodge.
Melhor hotel do Pantanal: Caiman.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá, Ricardo!

Nao sei se a pergunta é pertinente, mas gostaria de algumas dicas de sites confiáveis que vendam pacotes com preços mais baixos.

Estamos planejando uma viagem para Punta Cana pós Carnaval para ver se conseguimos preços mais baixos, mas está difícil, principalmente pela pouca oferta de hotéis.

No aguardo,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Quem responde é A Bóia.

É alta temporada no Caribe até a Páscoa. A baixa temporada no Caribe vai da Páscoa a 15 de dezembro.

As melhores tarifas para hotéis começam a aparecer 3 meses antes da data. De última hora também se consegue o que sobrou a bons preços. Nosso parceiro é o Booking.

Junior
JuniorPermalinkResponder

Olá Ricardo , Gostaria de Saber uma baixa temporada para o Rio de Janeiro com passagens , de aviao , em preços baixos .
Grato !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Junior! O Rio de Janeiro fica mais barato fora dos meses de verão e de férias. O outono é uma época gostosa de aproveitar a cidade.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar