Bem-vindo à baixa temporada

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Minha crônica desta semana na Época.

Todos os anos você viaja no Réveillon e no Carnaval. (E talvez uma semaninha em julho, até a serra mais próxima.) E todos os anos você reclama dos preços e da confusão. Eu sei – é difícil programar viagens fora das férias escolares. Mas é um pecado não aproveitar o longuíssimo período de baixa temporada, quando os preços despencam e o Brasil se revela em toda a sua diversidade. Aqui vai um pequeno roteiro para quem quer fugir da chuva e dos preços altos.

Março. Última chance para viajar às praias do Nordeste – do norte da Bahia ao Rio Grande do Norte – antes da estação chuvosa, que costuma chegar em abril. (Mas atenção: a essa altura já é "inverno" no Ceará.)

toque-450.jpg

Abril. Nesta época, o litoral catarinense está vazio – e com mais dias de sol do que no alto verão. Pára de chover em Minas: até setembro, é a hora de visitar as cidades históricas. No Pantanal, as águas começam a baixar, aumentando a visibilidade da fauna.

Maio. Recém-saídas da temporada de chuvas, as Chapadas Diamantina, na Bahia, e dos Veadeiros, em Goiás, estão com cachoeiras cheias e vegetação exuberante. O momento é igualmente bom para ir a Foz do Iguaçu, com tempo firme, quedas d'água caudalosas e temperatura amena. De maio até setembro também é a época de explorar o Jalapão. No litoral, o outono traz dias secos para o Sudeste: é difícil se arrepender de ir às praias ao longo da Rio-Santos, que costumam estar ensolaradas como em nenhuma outra época do ano. E quem se antecipa às multidões do inverno curte as serras, do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo, com ótimos preços e confusão zero.

Junho. Além de todos os destinos de maio, que continuam valendo, considere divertir-se numa de nossas grandes festas juninas. No Maranhão, as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão cheias, e o bumba-meu-boi toma as ruas de São Luís (com repiques durante o mês de julho). Sergipe tem um São João animadíssimo, que pode ser combinado com um passeio ao cânion do Xingó, no rio São Francisco. E se você se deslumbrou com as alegorias humanas de Paulo Barros na Sapucaí, precisa ver o que fazem, há muitos anos, os bois Garantido e Caprichoso no Festival de Parintins (aproveite e faça um cruzeiro pelo Amazonas).

Julho. Quem quer passar as férias na praia com certeza de tempo bom deve ir ao Ceará, onde o verão começa oficialmente nesse mês. Por sinal, até o início de setembro é a melhor época para fazer o roteiro Jericoacoara – Delta do Parnaíba – Lençóis Maranhenses. Mais perto das capitais do Sudeste, o litoral capixaba e o Sul da Bahia costumam ter dias ensolarados e noites agradáveis.

jeribike450.jpg

Agosto. Ótimo mês para ir a Fernando de Noronha: as chuvas e as férias terminaram, a ilha está razoavelmente vazia, mas os reservatórios ainda estão cheios – não deve faltar água na sua pousada. No mais, fora da região Sul, chove pouco no Brasil inteiro.

Setembro. Acabam os nevoeiros de inverno na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Em Alter-do-Chão, no Pará, o Rio Tapajós já baixou o suficiente para revelar uma linda praia de areia branca; na primeira quinzena do mês acontece o festival folclórico do Sairé.

Outubro. Termina a estiagem no Centro-Oeste e no Sudeste. Em compensação, no litoral nordestino (da Bahia ao Rio Grande do Norte) os ventos e as ressacas sossegam, e a água do mar entra no seu período mais cristalino – que dura até as vésperas da próxima estação das chuvas.

Novembro. Último mês para viajar ao Norte antes do inverno amazônico.

Dezembro. Prometeu levar as crianças para uma semana num resort? Na primeira quinzena do mês você ainda consegue preços de média temporada.

79 comentários

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Ricardo, con esta crónica lo que apetece es: tener vacaciones permanentes...

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Riq,

Muito legal essas dicas. Esse calendário merece um link só para ele na página principal.

Muitas vezes as pessoas gastam horas até achar um local legal para viajar na baixa temporada, que para mim é a minha alta temporada de viagens.

um abraço

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Concordo com o Rodrigo. Eu sempre tenho dúvidas quanto às melhores épocas de cada lugar e muitos também ter. Excelente!

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Riq, isto sim é que é uma previsão de tempo. É realmente um texto pra guardar e que tal voce fazer uma também com as mesmas condições pra outros paises onde a possibilidade de voce errar é tão grande quanto no Brasil ? Por favor, me tire uma dúvida : voce já faz as tuas reservas por Internet ( hotéis, passagens, etc) ou continua utilizando os serviços do teu agente ?

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Tenho impressão que nos últimos anos o inverno foi mais ensolarado que o outono no sudeste, o inverno 2006 foi ótimo, já abril e maio tiveram muitas frentes frias e pouco sol (pelomenos aqui na cidade do Rio, e fez mais calor em julho e agosto que em maio), agora estamos tendo uma reedição do bom tempo de janeiro de 2006 só que na segunda quinzena de fevereiro de 2007, antes tarde do que nunca! Tomara que vá março adentro.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Já faz um bom tempo que eu e minha esposa somente viajamos na baixa temporada e por causa disso temos conseguido ir para lugares com mais tranqulidade e pagando bem menos.

Inclusive, em sintonia com as dicas do Riq, em Junho estamos indo passear pelas Serras Gaúchas. Por causa disso conseguimos passagens mais baratas, hotéis mais baratos e certamente conseguiremos passear pelas vinícolas bem sossegados, sem um monte de turistas ao redor.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Uma última coisa, aquela foto logo abaixo das dicas de Março me lembra São Miguel dos Milagres, mais especificamente a Pousada do Toque. É isso mesmo Riq???

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Alguém assistiu "The Amazing Race" ontem? Viram os gringos tendo que dirigir os fusquinhas em Brotas? Foi demais...só não sei onde conseguiram tantos fuscas! Alguns donos desses ultrapassados, mas não menos charmosos automóveis, devem ter faturado "umas doletinhas" (rss). Esta aí a prova de que um fusca nunca vem sozinho.

Alexandra Segantin

Essa eu vou imprimir...quem sabe até enquadrar!
Obrigada Riq, parece que você adivinha os pensamentos.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Estava bem divertido mesmo, Luciana. Adorei vê-los lutando com os fusquinhas (risos). Torço para o casal de meia-idade, Fran e o Barry. Super simpáticos. Os hippies são ótimos também.

Renata
RenataPermalinkResponder

Excelente dicas.
Uma sugestão: adoraria (e acho que outros leitores tb) ler algo assim considerando destinos no exterior.

Ricardo Freire

EduLuz, eu só "traio" o meu agente na hora de reservas hotéis no exterior, porque os sites de reservas são tão completos, que eu não consigo não reservar nahora. Passagens (nacionais e internacionais) e hotéis brasileiros eu continuo reservando por ele.

Hugo, aquele gazebo na areia é na Pousada do Toque, sim smile

Luciana e Emília, perdi Amazing Race ontem, mas já tinha visto o lance dos fusquinhas no YouTube. Assim que der um tempinho eu vou ver com calma.

Anotada a sugestão geral: qualquer hora eu faço um calendário de viagens ao redor do mundo...

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Emília, eu estou torcendo para os hippies, pois eles são os mais divertidos do "bando". Super "cucas-frescas"!

Gilberto
GilbertoPermalinkResponder

Felizmente depois que meu filho cresceu passamos a poder viajar fora da temporada. Realmente muito melhor. Só faltava essa previsão do tempo...Sem ela estive em Noronha 2 dias debaixo d'água (só 1 foi mergulhando) e peguei os únicos dias de chuva de Jeri...Cheguei a pensar em tirar férias no sertão p/ ver se pelo menos levava a chuva p/ lá!
Falando de Amazing Race, achei muito legal, e vi todos no You Tube, até que o cara que tinha posto no ar tirou tudo...Ver os gringos sofrendo p/ trocar as marchas nos fuscas foi divertido, e o lance do álcool foi legal também.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Pensando no estrangeiro... é melhor ir para a Patagônia (Ushuaia, El Calafate) agora no feriado de Páscoa ou no 7 de Setembro?

Obrigada

Adriana

Rodrigo Venancio

Ricardo, ótimo trabalho! Eu descobri os prazeres de viajar em baixa temporada há dois anos e desde então não me imagino fazendo "a" viagem de férias em alta temporada!

Só um pequenino detalhe: vale lembrar que essa lista pode ser "ramdomizada" e que o resultado final será tão bom o que você apresentou! Por exemplo: estive em Jericoacoara em Novembro último e foram férias maravilhosas!

Um abraço e continue o bom trabalho!

Ricardo Freire

Adriana, nunca estudei a Patagônia o suficiente. A vantagem de 7 de Setembro sobre a Páscoa é que se trata de um feriado só aqui, e não na Argentina. Mas o início de setembro ainda é inverno. Na Páscoa pode ser que você pegue as folhas se tingindo de vermelho e dourado. Esta página aqui diz que "a temporada vai de outubro a abrl":
http://www.enjoy-patagonia.org/patagonia/calafate-cuando-ir.php

Rodrigo Venancio, o limite de início de setembro é para o circuito Jeri-Delta-Lençóis, já que depois poucas lagoas continuam cheias. Mas Jeri, como todo o Ceará, é perfeita durante todo o segundo semestre.

Edras
EdrasPermalinkResponder

Olá Ricardo, qual site vc usa para reservar hotel nos EUA e na Europa? O pagamento vc só faz na chegada ao hotel?
Obrigado

Ricardo Freire

Edras, normalmente eu entro no Trip Advisor http://www.tripadvisor.com , que busca os hotéis disponíveis em várias agências online, como Expedia, Hotels.com e Venere. As tarifas mais em conta costumam implicar em pagamento total antecipado e debitado no cartão de crédito. Na maioria dos casos é possível fazer cancelamento posterior -- você consegue fazer o estorno, mas morre com uma pequena multa. De vez em quando aparecem hotéis que não cobram a estada inteira, só ficam com o número do seu cartão de crédito para cobrar a primeira noite em caso de "no-show".

Já o Hostelword http://www.hostelworld.com pesquisa também "budget hotels" e só exige um depósito de 10% do valor das diárias na reserva.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Riq, se me permite dar pitaco na pergunta do Edras (e já dando!), eu SEMPRE comparo as tarifas do Expedia (Venere, Orbitz, etc) com os do site do hotel escolhido, porque NEM SEMPRE as dos primeiros são necessariamente mais baratas do que as dos hotéis e, algumas vezes, são iguais. O que recomendo é checar o site do hotel sempre concomitantemente. Por exemplo, o hotel onde fiquei em Milão da última vez estava o MESMO preço diretamente no hotel que o apresentado pelo ótimo Expedia, todavia, o do hotel só era pago após a hospedagem. Grande abraço.

Rosa Maria
Rosa MariaPermalinkResponder

Riq, depressão pós viagem sempre foram fáceis de curar, uma semana e tudo volta ao normal, mas depressão pós Toque, está bem mais difícil de curar. Como sinto saudades de tudo aquilo, lá tudo é muito especial.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Eu, particularmente, gosto de utilizar os serviços da minha agente de viagens apenas no momento de comprar as passagens aéreas. Quanto aos hotéis eu prefiro ligar, negociar, pechinchar e, como o interesse é meu, lutar até o último minuto para obter uma diária mais barata.

Um exemplo disso é que na minha lua de mel eu estava fechando as reservas em agosto para viajar em março do ano seguinte. Minha agente falou que os hotéis não tinham definido as diárias e por isso não era possível reservar.

No entanto, eu mesmo liguei, conversei e fechei em todos os hotéis pagando à vista, pelo preço atual (agosto) e ainda consegui alguns descontos. Quando fui em março tinha hotéis que estavam praticando preços até 20% maiores.

Fabio Nitschke Gomes

Olá, Riq... Fugindo do tema (mas não tinha outro jeito de te passar o recado, ou tem?), você viu a matéria do NYT sobre turismo no Vaticano? (Versão traduzida aqui: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2007/02/23/ult574u7282.jhtm)

Minha visita lá, no ano passado, foi -ironicamente- algo bem próximo do inferno! Certamente minha pior experiência em qualquer grande museu, e olha que a fila pra entrar foi dos menores problemas...

Se você quiser abrir um tópico pra gente discutir estas questões abordadas no texto (restrições de acesso, reservas em museus, filas etc)...

Abraço! wink

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Ótimo calendário, Ricardo. Maio para mim é crítico, pois é o mês em que tiro férias. Acho que maio tem sido meio aleatório no Nordeste. Em 2005 fui para Maceió e Fernando de Noronha; foram dias lindos. Choveu apenas no caminho para Piaçabuçu (foz do Rio São Francisco), mas nessa cidade fez sol. E choveu também no vôo para Recife, para pernoitar para o vôo a Fernando de Noronha.
Já em 2006, quando fui à Chapada Diamantina, que narrei no meu blog (http://agoravai.wordpress.com), choveu durante todo o caminho de Salvador a Lençóis, o que assustou a todos. Depois fez sol durante toda a semana e choveu quando estávamos indo embora para Salvador.
Por isso sempre reservo em cima da hora, com uma semana de antecedência, pois dá para ver a previsão no br.weather.com ou outro site de tempo.

SandraM
SandraMPermalinkResponder

Posso mudar de assunto um pouquinho??
Considerando meu stress atual, penso que seria de grande valia um chazinho de camomila, mas se for necessário passar por aquela porta e ficar naquela posição...
fico com meu café com leite numa boa.
hahaha!
Querido, parabéns por ter conseguido bravamente chegar ao fim da gravação.
rs
Bjs,

Ricardo Freire

Sandra, essa eu só vou ver no replay, na terça-feira smile

Julio Kavalkevicz

Arthur.
Tomara que eu tenha amesma sorte que você, estou indo para o nordeste no começo de maio.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Uau, que calendário bom!!! Eu estava mesmo pensando em passar umas 2 semanas entre o Ceará, o Piauí e o Maranhão em julho e cada vez me animo mais... smile

Mira Harari
Mira HarariPermalinkResponder

Oi Ric Qto tempo! continuo FAnZONA e no maior orgulho de ver tantos acessos! assim- vou pra Trancoso como vc sempre recomendou com 5 amigas nos dia 17-22 de Abril -a duvida -queremos uma pousada razoavel -ficar pelo Quadrado pq fica mais facil o buchicho a noite ou na praia e sei la -damos um jeito de chegr la de noite? alguma dica nova de pousada-bjs Mira

Paula
PaulaPermalinkResponder

Ricardo,

Adorei esta reportagem, muito boa, ouvia todos os dias no rádio! Mas agora preciso de uma dica. Infelizmente eu e meu marido não podemos viajar com as crianças na "baixa", então queriamos uma dica de um resort (ou hotel legal) pra ir com os meus dois filhos (3 e 9 anos) em Julho. Vi que vc deu umas dicas de lugares como Ceará, o litoral capixaba e o Sul da Bahia. Mas qual seria o melhor programa/ resort pra irmos durante uma semana com os dois e uma babá (pra que a gente também possa curtir alguma coisa de noite)?

Ricardo Freire

Paula, com babá eu iria pro Arraial d'Ajuda EcoResort. http://www.arraialresort.com.br . Tem um parque aquático óóótimo que pertence ao hotel (e é grátis para hóspedes, nos dias em que abre -- acho que umas quatro vezes por semana, nas férias).

De noite, deixem a babá com as crias e se mandem pro Arraial, que tem uma noite gostosíssima. (O resort tem planos sem jantar incluído, que são ótimos para quem quer curtir Arraial e dar uma chegadinha em Trancoso.)

Minha página sobre o Arraial é esta aqui:
http://www.freires.com.br/destino.asp?destino_id=33

Mas olhe só: o tempo não é garantidamente firme não, viu? (No Sul da Bahia nunca é.) Nessa época, o sul da Bahia é um lugar mais indicado do que o restante da costa leste do Nordeste, mas não tem a garantia de tempo inabalavelmente firme do Ceará. Mas no Ceará não existe a equação resort + vida noturna perto (você pode ficar no Beach Park, mas vai estar a 30 km de Fortaleza, o que nem sempre é bacana à meia-noite depois de jantar e passar num barzinho).

Eu não desdenharia também Búzios, aí pertinho -- o hotel Atlântico Búzios http://www.atlanticobuzios.com.br não é propriamente charmoso, mas tem uma certa estrutura e está em plena Orla Bardot. Vocês vão estar a dez minutos de caminhada da noite.

Ricardo Freire

Paula, um P.S.:
Se você não quiser ficar em resort, dá pra ir pegar um pacote pra Fortaleza e alugar um carro.
Pelo seguinte: a Praia do Futuro tem pelo menos cinco megabarracas superequipadas para receber crianças, com miniparquinhos aquáticos, showzinhos, cybercafé, o escambau.
As melhores são a Atlantidz, a Coco Beach e a Croco Beach http://www.crocobeach.com.br .
E tem o Beach Park perto.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Ricardo,

MUITO OBRIGADA pelas dicas!!! Vou bater um papo com o meu marido pra gente ver, enfim, o que fazer. Valeu mesmo!!!

Paula
PaulaPermalinkResponder

Ricardo,

Entrei no site do Arraial Resort e achei lindo, porém estava lendo os comentários sobre os Resorts em “De Salvador a Sauípe: a Costa dos Resorts” e fiquei um pouco preocupada... Passamos este Carnaval com a mesma "galerinha" no Blue Tree de Angra e, nem eu nem o meu marido gostamos muito... Certo que choveu mais do que fez sol, mas não gostamos da comida e nem um dos dois meninos se enturmou com os "GOs" do lugar... Claro que em Arraial, como você disse, teremos a opção de sair de noite pra Trancoso ou outro lugarzinho legal, mas será mesmo a melhor opção? Ou este Resort é realmente mais "aconchegante" do que o Blue Tree de Angra?

Ricardo Freire

O resort do Arraial é bem menorzinho que o Blue Tree de Angra, sim. A construção é mais antiga e não é originalmente interessante; mas o novo dono deu um certo banho de charme (na medida em que é possível dar um banho de charme a um resort).

O terreno é compacto -- e, ainda assim, conseguiram transformar a pontinha da praia (na esquina do Rio Buranhém com o mar) num jardinzinho gostoso, agora enfeitado com orixás de Tati Moreno (o mesmo dos orixás do Dique do Tororó de Salvador).

Não há móveis de plástico nem na piscina, e as cadeiras e mesas são as mesmas dos bares do Quadrado de Trancoso.

O problema da mesmice da comida é em parte resolvido pelo fato de o resort ter planos só com café da manhã, justamente para os hóspedes aproveitarem a oferta gastronômica do centrinho do Arraial.

Para crianças maiores de 6 anos, o ponto alto é uma sauna-iglu que sai direto na piscina. Para crianças menorzinhas, a sala de brinquedos é envidraçada, com vista para o mar. O parque aquático, que é grátis para os hóspedes, para o meu gosto é mais gostoso que o Beach Park.

A praia em frente não é boa, porque seca muito na maré baixa (é protegida por um quebra-mar, ou um recife, ou ambos, sei lá) e às vezes está turva.

Mas andando para a direita a praia fica ótima -- sobretudo quando muda de nome, de Ponta do Apaga-Fogo para Araçaípe. Quando vocês quiserem pegar praia (e não piscina) eu recomendo que vocês peguem uma kombi até a barraca do Sting, que é muito charmosa.

Aliás, basta sair pelo portão do hotel para ter acesso a transporte ao centrinho do Arraial (5 km) ou ao de Porto Seguro (o hotel tem um barco próprio que faz a travessia do Buranhém).

Mas atenção: não é a noite de Trancoso que fica perto do hotel. É a noite do Arraial. Que é menos metida, mas mais movimentada do que a de Trancoso.

Quanto ao dilema resort ou não resort, ele é insolúvel. Ou você vai para um lugar com estrutura para crianças, e agüenta as crianças dos outros e dá uma chance aos tios da recreação, ou não vai para um lugar com estrutura para crianças e confia no taco da babá.

A alternativa de resort na região é o Club Med Trancoso, que fica no meio do nada a 7 km (R$ 80 de táxi "credenciado") de Trancoso, com 200 degraus entre o alto da falésia e a praia. A recreação é ótima, provavelmente muito melhor tanto que a do Blue Tree quanto a do Arraial Eco Resort, mas a vida noturna que você quer vai estar limitada à boate do hotel -- ou vai envolver uma corrida caríssima de táxi e despesas extras de jantares que já estavam incluídos no seu pacote.

Afora resorts, é difícil encontrar pousadas bacanudas que aceitem crianças menores de 12 anos na região.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Paula, estuve en el resort de Arraial en Agosto del 2006. Estaba en obras, pero para un niño de 9 años es ideal.
Tiene parque acuático, pista de fútbol sala, tenis, billar y una caseta con juguetes en un lado de la piscina.
Las obras habrán acabado y seguro que ahora está mejor que antes.
Tiene una furgoneta que lleva al parque acuático y a Arraial.
Ah! Pide una habitación reformada.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Ricardo e Carmem,

Acho que vamos fechar lá mesmo, depois eu conto como foi!

Muito obrigada.

Helena
HelenaPermalinkResponder

Ricardo
Ouvi no seu programa que Abril é um mes chuvoso para ir ao litoral da Bahia. Quero ir a Costa do Sauipe e queria saber a partir de que mês o tempo fica firme novamente nesta região. Obrigada!

Ricardo Freire

Helena, o norte da Bahia costuma ser bastante chuvoso de abril a junho. Julho, agosto e setembro são melhorzinhos, mas ainda sujeitos a dias consecutivos de chuva. O tempo firma mais de outubro a fevereiro.

Helena
HelenaPermalinkResponder

Obrigada, Ricardo! Quero aproveitar para elogiar suas dicas na Paradiso - curiosidades e informações uteis para quem gosta de viajar!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ricardo, o post está meio fora de lugar, mas foi a única maneira de contato...

Tenho duas estrangeiras vindo em agosto para cá e elas querem visitar o Norte, inlcuindo ecoturismo na Amazônia. É uma boa época ?!?!?

Vc tem algum dica de pousadinha por lá, ou agências de turismo confiáveis ?!?!? Não podemos gastar muito e por enquanto só achei aqueles mega empreendimentos no meio da selva q custam os olhos da cara !!!

Obrigada,
Carla

Ana
AnaPermalinkResponder

Ricardo me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!! tenho uma semana de férias em julho com meu marido e 2 filhos de 3 e 7, pensei no club med itaparica, é bacana ou meio farofa demais??????E a chuva, corro muitos riscos???????Gente, quem puder me ajudqr eu agradeço muiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttttooooooooooo!!!! abraço a todos!

noedir
noedirPermalinkResponder

Ricardo me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!! tenho uma semana de férias em julho com meu marido e 2 filhas de 7 e 9, pensei no club med itaparica, é bacana ou meio farofa demais??????E a chuva, corro muitos riscos???????Gente, quem puder me ajudqr eu agradeço muiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttttooooooooooo!!!! abraço a todos!
O MEU CASO É QUASE IGUAL.
obs: fui para costa do sauipe(renassence hotel) recreação nota zero. aguardo resposta urgente pois juho esta chegando, hoje é dia 02 de junho muuuuuito obrigado Noedir

Ricardo Freire

Noedir,
Essa pergunta tinha me passado despercebida da primeira vez.
É assim: em julho o pior das chuvas já passou em boa parte do Nordeste, mas ainda não dá para dizer que já chegou a estação seca -- sobretudo na região de Salvador, que é normalmente mais chuvosa que o resto do Nordeste.

Fora isso, o Med Itaparica é excelente para ir com crianças (para crianças pequenas, é o melhor que há).

Você pode tentar a sorte com São Pedro no sul da Bahia; eu gosto muito do Arraial d'Ajuda Eco Resort (veja no post http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/05/27/ultima-parada-arraial-dajuda/ )

Querendo um lugar do Brasil onde o sol com certeza já vai estar de volta, vá ao Ceará (ou Piauí, ou Maranhão), onde o verão começa em julho. Que tal o Beach Park em Fortaleza?

Ana
AnaPermalinkResponder

Valeu muito Ricardo!!!!!!Eu já fechei no med Itaparica de 22 a 29 de julho!!!!!!Tenho a impressão que não vou gostar (para mim) porém agora tenho a certeza de que meus filhos pequenos ( 7 e 3 anos) vão curtir....vou começar a rezar para São Pedro e Sta clara.Um abraço.

Denilson
DenilsonPermalinkResponder

Por favor Ricardo.
gostaria de saber o roteiro mais barato para uma viagem ao redor da terra e quais os lugares a serem visitados neste percurso sugerido.
grato
Denilson

Ricardo Freire

Denilson, clique neste post e leia os comentários; você vai aprender bastante sobre viagem volta ao mundo (ou RTW, round-the-world)
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/07/20/hoje-vnv-acaba-em-pizza/

Rafael Albuquerque

Olá Ricardo, desculpe se estiver indo além dos objetivos deste espaço.
Sou taxista em Porto Seguro, atendendendo toda região (Porto Seguro, Arraial d´Ajuda, Trancoso, Caraíva).
Deixo meu telefone aos que forem necessitar de taxi nesta região, e ofereço desconto de 25% aos usuários deste espaço.
Abraços;
Rafael

Rafael Albuquerque

Taxi em Porto Seguro;
73 99917878
73 91343393
Rafael
taxidorafa@terra.com.br

GiraMundo com Jorge Bernardes

Rafael, gostei de ver, vc é um cara de visão. Direto no público alvo. Bela estratégia. Gostei.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar