Do nosso colunista de aviação

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O Rodrigo Purisch está com mais dois posts imperdíveis no Aquela Passagem.

Num deles, o cara faz um comparativo minuciosíssimo entre os programas de milhagem Fidelidade (TAM), AAdvantage (American Airlines), Flying Blue (Air France/KLM) e Smiles ("enquanto existe", nas palavras do Rodrigo).

No outro, ele comenta sobre as últimas especulações sobre o futuro da Varig e recomenda:

Milhas Smiles boas são milhas Smiles gastas.

24 comentários

Arnaldo FATOS & FOTOS de Viagens

Tá bom mesmo, Riq. O Rodrigo, com esta e as análises e comparativos anteriores (que trabalhão, caramba!) fez um serviço de utilidade pública ao viajante. Pra você ter uma idéia da extensão da coisa, um amigo meu estava querendo aderir a um programa de fidelidade de cia aérea européia mas tinha grandes dúvidas entre Air France, Lufthansa e Alitalia, tendo se decidido após ler a reportagem do Rodrigo publicada no "Aquela Passagem" . Não sei exatamente qual foi, mas creio ter sido a Luftahansa a eleita pelo meu amigo, porque entre outros motivos conhecidos através do trabalho do Rodrigo, é um excelente hub para entrar na Europa e explorá-la, bem como a outros destinos além do continente (como faço com a Alitalia).

Arnaldo FATOS & FOTOS de Viagens

Por falar em milhas Varig, como tenho verdadeira aversão à cia. (já se falou muito sobre esse assunto aqui em reportagens anteriores e o Rodrigo comenta objetivamente o que está acontecendo com a Varig em decorrência dessa aversão), eu não tenho a menor vantagem de voar por aquela cia. e não sei o que fazer com as parcas milhas (categoria prata) que tenho no Smiles (cerca de 26.000). Acho que vou perdê-las.

Arnaldo FATOS & FOTOS de Viagens

onde se lê "vantagem", leia-se "vontade"...

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Realmente...o comparativo do Rodrigo está excelente, assim como o dossiê de planejamento de viagens pela internet. Objetivo, organizado e gostoso de ler!

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Riq,

Colunista do VNV?! Menos, menos... se não acabo me empolgando!

Emilia e Arnaldo, obrigado pelos elogios.

Arnaldo, 26000 milhas Smiles rima com Fernado de Noronha.......Rodrigo na campanha contra o desperdício de milhas Smiles e a favor do viajante....

Ricardo Freire

Boa, Rodrigo... e outra, Arnaldo: se você se recusar terminantemente a voar de Varig, sempre pode dar a passagem de presente para alguém de quem você gosta...

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Bem, colunista Rodrigo, o "atendende de bordo" aqui gostaria de informar que, considerando que 26 mil milhas valem uma ida e colta a Fernando de Noronha, fiquei tentado a voltar a voar Varig...

Riq, eu acho que não é possível presentear milhas, é? mas tira o olho que Fernando de Noronha vc. já conhece e eu não!

Ricardo Freire

Ha ha, é possível presentear, sim! Acho até que em qualquer programa!

Ricardo Freire

Corrigindo: na maioria dos programas você não pode presentear milhas quebradas (em alguns, até isso dá), mas a passagem inteira sempre dá. Tô falando besteira, Rodrigo?

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Tem regras de todo tipo e por isso a escolha de um programa de milhagem não é uma tarefa fácil.

Tem programa que permite transferência de milhas entre associados pagando uma taxa, outros não.

Alguns permitem que as passagens prêmio sejam emitidas em nome de qualquer pessoa desde que solicitada pelo dono das milhas (Smiles), outros só em nome de parentes ou de alguém voando junto com o titular.

A única unanimidade é a proibição de venda das milhas ou do direito de emitir uma passagem prêmio. Descoberto, a conta pode ser encerrada e a passagem cancelada.

Então teremos fotos do Arnaldo em Noronha no futuro. Minha grande frustração é não conseguir capiturar aquele azul/verde vibrante com minha humilde Canon PowerShot S50, velha companheira de viagem. Acho que acabo comprando uma S3 ou G1 (não tenho recursos nem técnica para comprar uma profissional) para tentar tirar algo que lembre, mesmo que vagamente as fotos do Riq e do Arnaldo.

Arnaldo pegou pesado com o humilde "Atendente de Bordo", tá mais para Chefe de Operações e Logística!

Ricardo Freire

Obrigado, colunista de aviação!

Eu sabia que pelo menos nos brazucas dava para emitir passagens para não-parentes, porque já emiti tanto no Smiles quanto no Fidelidade...

smile

Jorge Bernardes

Eu li a análise comparativa dos planos de milhagem e fiquei com uma pergunta que faço a vcs. Vcs consideram o preço dos bilhetes da cia que vcs escolheram para acumular milhas? Eu sempre achei tão difícil comparar as regras de cada programa, então acabei optando por aquele que oferece o melhor serviço e custo médio ponderado com a concorrência. Deu SkyTeam na minha avaliação. Continental para a América do Norte e KLM para a Europa têm a melhor relação custoxserviçoxbenefício. Eu achava o plano da Lufthansa bacana, mas os bilhetes são sempre caros. O que vcs acham?

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Rodrigo, eu não seria hipócrita em afirmar que quanto melhor uma câmera maiores as chances de você fazer boas fotos mas, lembre-se, a TÉCNICA e o domínio da câmera, além do GOSTO pela fotografia, é que garantem boas fotos. Na verdade, se vc. levar em conta algumas regras básicas e bem simples, esteja certo, conseguirá melhorar suas fotos. Mas é preciso gostar, antes de tudo. Veja o caso do Riq, que confessadamente se considera "amador principiante", que não tem pleno domínio da câmera, de suas funções e das lentes, mas faz fotos maravilhosas. Isso se dá não apenas pelo que eu considero como fundamental para ser um bom fotógrafo - sensibilidade e talento, associado ao que chamo de "olhar fotográfico" quando vê as coisas - mas pelo domínio básico da técnica: enquadramento, noções de profundidade de campo, conhecimento de incidência de luz, técnica de fill in flash, etc...é só vc. ver as fotos dele que mesmo as mais simples demonstram isso. Vc., pelo que demonstra ter em termos de sensibilidade para paisagens, creio que poderia fazer boas fotos, independentemente da cãmera que use. Grande abraço. Se precisar de dicas básicas, uma espécie de curinhoi elementar de fotografia amadora, mando pra vc. por e-mail.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Arnaldo, aproveitei as minhas últimas milhas Smiles em 2005 para ir à Fernando de Noronha e...realmente valeu a pena cada milhazinha gasta. Se você tiver ainda algum Smiles, na minha opinião...vá em frente!
Sobre a emissão de passagens, eu já fui presenteada com Smiles e o procedimento é muito tranquilo. Devo presentear com Fidelidade e me disseram que é igualmente fácil.

Ricardo Freire

Emília, pela minha experiência no Fidelidade é AINDA MAIS fácil smile

Arnaldo FATOS & FOTOS de Viagens

Emília, obrigado pelas dicas. Sobre " presentear " minhas milhas, quase ia fazendo isso (dois disputavam, o Rodrigo e o Riq) mas, considerando a dica do primeiro e o incentivo do segundo, decidi ficar com minhas poucas milhas para garantir ao menos um bilhete para Noronha e pagar o da minha mulher. Fiquei de novo encantado com a possibilidade de ir a Noronha, onde jamais estive, mas pretendo ir, sem dúvidas. Pode ficar tranquila, eu " vou em frente " !

Ricardo Freire

Arnaldo:
smile

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Riq,

Finalizei o último tópico, testamento, sobre milhas. Acho que nem eu estou aguentando mais o tema. Mas estava na hora de fechar o mesmo e o carnaval etá chegando....

Todo mundo fica pensando no que o hábito de acumular milhas pode fazer por ele e, quase nunca, no impacto que esse hábito tem sobre ele e suas decisões ....

O título é: Acumular ou Não Acumular Milhas: Eis a Questão!

Quando tiver tempo dá uma lida.

Um abraço
Rodrigo

Hugo
HugoPermalinkResponder

Uma pequena pergunta aos "mestres Jedi" da aviação.

Pretendo utilizar minhas milhas TAM para ir em Fernando de Noronha em Dezembro. Será que terei dificuldades na troca?? Fico na dúvida pois só posso efetuar a troca com 90 dias de antecedência e por isso fico com medo de o avião já estar lotado.

Inclusive pensei em fazer o seguinte, 90 dias antes pego a passagem de ida e depois, também 90 dias antes, pego a passagem de volta. Será que estou me preocupando demais??

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Hugo,

Pessoalmente tenho pouca experiência na emissão de passagens prêmio com a TAM.

Esse negócio de validade de apenas 3 meses dos bilhetes emitidos para vôos prêmio nacionais complica um pouco a programação.

Por outro lado, a TAM não limita o número de assentos em cada vôo para a emissão de passagem prêmio. Portanto, se ainda tiver lugar na aeronave na data em que você quiser voar (dentro dos 90 dias), eles emitem a passagem.

Acho que depende da época, se for Natal ou Ano Novo vai ter de armar uma operação de guerrilha com chance de não funcionar, já que os vôos para Noronha são limitados e é época de alta demanda.

O Riq tem melhores informações sobre a TAM do que eu.

Um abraço

PS: Não sou mestre Jedi não! Mas que a força esteja contigo Hugo.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Rodrigo, muito obrigado pelo auxílio.

Eu estou querendo pegar a passagem de ida no sábado, 1º de dezembro, e a volta para a quinta feira, dia 6 de dezembro.

De qualquer forma já agendei no celular para despertar no dia 2 de setembro para eu poder reserva a ida, e despertar no dia 8 de setembro para obter a volta.

O que me deixou preocupado é o fato de se você olhar hoje o site da TAM, irá encontra poucas passagens disponíveis para Fernando de Noronha nos próximos 90 dias. Depois disso tem a vontade.

Obrigado novamente e um forte abraço.

PS: Rodrigo, depois que li o seu site e encontrei uma dica excelente de um site sobre os melhores assentos nos aviões (http://www.seatguru.com), sem dúvida você superou facilmente até o Yoda.

Ricardo Freire

Hugo, eu sempre peguei passagens com milhas na TAM com a maior facilidade. Mas eu sou do tempo em que dava para emitir passagem de milhas na véspera...

Se você tiver um agente de viagem que te reconheça como bom cliente (ou conhecer alguém que tenha), o cara pode te ajudar fazendo a reserva e usando todos os macetes que só os agentes de viagem têm para ir adiando a emissão... (e aqui estou chutando, porque sei que as regras de emissão têm se tornado mais rígidas ultimamente).

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Hugo,

Não falei que o Riq conhece a TAM muito melhor do que eu! Meu negócio era com o Smiles....

Agora não espere achar aquelas tarifas superpromocionais para Noronha no site, pois a conexão é feita em aeronave da Trip, se não me engano. Como tem uma segunda cia na jogada, aquelas tarifas mais baixas não se aplicam.

De qualquer forma um agente com acesso ao GDS pode monitorar o número de assentos disponíveis para venda. Lembre-se que o avião que faz Natal ou Recife até Noronha é um avião menor, que o jato que te leva da sua cidade até Recife ou Natal

Tem um outro site com assentos o http://www.seatexpert.com/
Um abraço

Hugo
HugoPermalinkResponder

Rodrigo e Riq, muito obrigado pela ajuda. Uns 100 dias antes eu já vou colocar a minha agente de prontidão para que essa passagem não me escape.

Abs.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar