Durma com um djizaine desses

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

wmald450.jpg

A revista Trevolenlíjãr, digo, a revista Travel and Leisure acaba de divulgar os resultados do seu Prêmio Design 2007.

O prêmio tem muuuitas categorias, de brinquedinho de viagem a meio de transporte -- mas o que me importa, como sempre, são os hotéis.

Na categoria "hotel de grande porte", o vencedor do ano é o The G Hotel, em Galway, na Irlanda, que do lado de cá da tela eu irresponsavelmente percebo como um genérico de filipistarque, perdão, um genérico de Philippe Starck. Por isso, nessa categoria, eu sou mais a menção honrosa -- que foi para o renovado Gramercy Park Hotel, justamente o primeiro empreendimento de Ian Schrager depois de separar-se profissionalmente de Starck.

Na catchiguria, desculpe, na categoria "hotel de pequeno porte", a T+L escolheu um hotel em Rimini, o Guarujá da Itália: trata-se do Duomo Hotel, que não faria feio como locação de um filme dos Jetsons. Foram também honrados mencionalmente o Hotel Marqués de Riscal, em La Rioja, desenhado por Frank Gehry no mesmo estilo do seu Museu Gugenheim de Bilbao, e um certo 21c Museum Hotel, em Louisville, Kentucky (no qual estou até agora tentando achar alguma graça, sem sucesso).

Finalmente, no quesito "resort", o campeão do ano é o W Maldivas, que talvez seja o mais charmoso hotel sobre palafitas do planeta. A menção honrosa foi para o despalafitado, mas nem por isso menos bacana, Amanyara, o primeiro Amanresort do Caribe, que fica num cantinho quase inacessível de Providenciales, a ilha principal de Târquizenqueicos, digo,  Turks & Caicos.

Enfim, o fato é que a cada noite que eu não durmo no W das Maldivas ou no Amanyara eu deixo de ficar 1.500 dólares mais pobre. Não é reconfortante saber disso?

Foto: W Maldivas, surrupiada do site do hotel.

44 comentários

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Pois é, e cada vez que eu não me hospedo no Burj-Al-Arab em Dubai, também fico menos pobre.... wink

Carlota
CarlotaPermalinkResponder

Dear Riq,

Vou fugir um pouco do assunto....
Queria saber sua opiniao sobre o Iberostar Praia do Forte (que está com um preço legal - all inclusive), pois li no antigo blog que a a praia era selvagem mas nao era pareo para o "Praia do Forte". Vale ou nao a pena? pois além do preço está tudo "novinho em folha" ....

Brigadão !!
Beijos smile

Regina Almeida

Riq...Deu pane de novo no "FREIRES"..tava buscando info sobre Morro e so posso ver a introduçao, todo o resto tipo: onde ficar, onde comer,etc,etc...ERRO; ERRO;ERRO...e agora mesmo tentei de novo e nao posso ver...Será meu o problema?? Beijuus.....

Ricardo Freire

Ih, Regina, é mesmo... Não sei se é temporário ou se deu aquele problema de novo...

Tente assim: vá no Google, escreva Freire's Morro de São Paulo onde ficar; então clique no "cache".

Mas de todo modo o Freire's não traz a minha indicação mais quente de MSP, a Villa dos Corais: http://www.villadoscorais.com.br/

E o "onde comer" tá bem velhinho também, coitado... um monte de coisa fechou... o restaurnte mais bacana agora é o Mediterrâneo, na ruazinha principal.

Mario Guimaraes

Caro SuperViajante!!!

Vc teria alguma dica para um colega Viajante Jr. que vai para Las Vegas?!

Muchos Thanks

Dunka

Ricardo Freire

Eu não tenho, Mario, mas o Arnaldo tem tudo e mais um pouco sobre Las Vegas em 14 posts completérrimos. Clique em http://interata.squarespace.com e procure no menu da esquerda. Começa com "Dê uma chance a Las Vegas".

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Riq,

Esses tons de verde e azul das fotos do site do W Maldivas são reais (lembrei de um post antigo do VNV)? Se são assim mesmo e tivesse 1500 USD, eu pagaria...

Caio
CaioPermalinkResponder

Riq me permita dar algumas sugestões ao Mário.

Mário, estive em las Vegas várias vezes, na última em novembro, adoro lah. É a cidade do exagero, da diversão adulta (leia-se jogo, shows, boates e compras). Sempre compro o pacote de Vegas com hotel, aéreo e transfer pelo site hotels.com, é muito barato. Costumo ir à Los Angeles e comprar o pacote com saída de lah. 3 noites com aéreo (partindo de Los Angesles) ida e volta com hotel, café e transfer sae por uns 300 dólares. Sempre fico no Sahara, é grandão, bom, fica na ponta da Strip com o metrozinho saindo de dentro dele. É um dos mais antigos cassinos da cidade, mas vale a pena. Outras opções melhores são MGM grand, Caesar Park, Bellagio (para mim o mais bonito), Venece, Wynn (maior concentração de celebridades).
É cidade de shows, tem 5 opções do circo du soleil e outras tantas apresentações do tipo Blue Men, Fantasma da Ópera (deve estrear em Julho) etc. Preço é em torno de 60 dólares, lugar melhor uns 100 dólares.
Coma nos brunchs dos hotéis. São ENORMESSSSSSSS e custam em torno de 30 dólares. O que mais gostei foi do MGM Grand. Outra opção fora dos bufes é Renoir do hotel The Mirage. Há uma opção de camarão com molho de champagnhe ótima.
Qq coisa te mando algumas fotos: caio01@terra.com.br
Abraços

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Mario,

O site do Arnaldo é show de "bola" e de fotos!

Uma dica: visite os sites próprios dos hotéis, lá existem superpromoções para os dias de semana. Se puder fuja dos finais de semana, a cidade lota e os preços das diárias aumentam muito. Cheque se não há nenhuma convenção nos dias de sua ida.

http://www.cheapovegas.com/index.php : esse site tem umas dicas para economizar, mas não sei se é seu estilo.

Batatinha
BatatinhaPermalinkResponder

Riq, alguma sugestão para quem mora em Brasília, quer fugir no Carnaval e vai viajar de carro? Vc sabe, né, passagens, no more!

Socorrooo... consegui folga e preciso viajar. Interior de Minas? interior de Sampa? Dicas de hoteis-que-realmente-valem-a-pena, por favor. Chapada dos Veadeiros não vale! grin Quero descanso com o marido, Natureza e algo mais... smile Impossível? O que vc acha?

Um grande abraço e parabéns pelo trabalho. Adoro ler vc.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Esqueci deste link http://www.a2zlasvegas.com/ tem informações sobre shows, convenções, etc.

sylvia
sylviaPermalinkResponder

Este mar "loco de lindo" está no topo da minha lista de
urgencias urgentissimas!!!!!!!!!
È longe prá burro, complicado de chegar, careréssimo
e ainda por cima chove muito .
Arriscadíssimo, a não ser que dê para encarar ja altissima
estação em jan e fev.
Estou recebendo os cumprimentos antecipados por mais
um ano no planeta terra, já que no domingo de carnaval
será impossivel encontrar alguem no cyber espaço que
cante Parabéns a vc....

Caio
CaioPermalinkResponder

Riq vou intrometer em mais uma.

BATATINHA, porque não vai à ARAXA, é "pertinho" de Brasília.
O hotel lah é ótimo, ainda mais agora que está sendo administrado pela rede Ouro Minas. É silencioso (não pegue apto virado para piscina), faça a reserva nos aptos virados para o bosque (olhando para o hotel, os aptos da esquerda) tem comida boa, natureza e tratamentos termais. Procure Sra Mabel para indicar os banhos e não deixe de ouvir os mantras lah pelas 17hs com a cantora Patrícia na mandala central da termas.
Vale a pena. www.ourominas.com.br

Salete
SaletePermalinkResponder

Carlota,

Eu estive no Iberostar no primeiro mês de vida dele. Eu gostei bastante, voltaria lá outras vezes, sem pestanejar. Mas você quer praia??? Ah! Isso eu não sei. O mar é bravo, uns estrangeiros quase se afogaram quando estive lá. Não sou de entrar no mar, mas de andar na praia e dá para caminhar legal até o Praia do Forte, passar pelas piscininhas naturais.
Ruim lá é a bebida que eles oferecem (pra falar a verdade é péssima).
O jantar no restaurante japonês é muito bom (sem custo), o astral do pessoal é bem legal. Ah! Ele é simpático, tem bom atendimento, sem ser metido.
Adorei o hall de entrada, a arquitetura do lugar, os sofás, mesinhas, ser aberto, sem portas, sem ar condicionado (claro que nos quartos tem).
A piscina é enorme, tem espreguiçadeira pra todo mundo. Nossa! Começo a lembrar e me dá vontade de voltar pra lá.
Mas claro, isso é pessoal... E eu paguei uma ninharia, a relação custo/benefício da época foi altíssima. O campo de golfe estava em obras, agora não sei.
Bom, Carlota é isso, espero ter ajudado.

Ricardo Freire

Perfeito, Salete. Assino embaixo smile

Caio, pode "se meter" sempre, claro! Obrigado!

Feliz aniversário e muitas viagens, Sylvia!

Ricardo Freire

Batatinha, eu sou de uma inutilidade ímpar em "interiores". No Brasil só manjo mesmo de litoral.

Acredito que deva haver lugar em boas pousadas nas serras da Mantiqueira e da Bocaina, mas não sei se vale a pena a viagem de Brasília até aqui de carro.

No seu lugar, eu pegava o Guia 4 Rodas e ia ligando pras pousadas de Tiradentes até achar uma que tivesse vaga...

sylvia
sylviaPermalinkResponder

RIC fico m u i t o a g r a d e c i d a ! pelas felicitações
pelo carinho , pela generosidade , pela atenção com que
nos acolhe diáriamente.
Faz muito tempo que desejo um triapadvisor das
" nossas coisas" e ele existe aqui:
*viaje na viagem onde vc sonha planeja e realiza seus desejos"

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Também vou dar meu "pitaco" ;o)

Batatinha, se vc é avessa à carnaval, tem uma cidade em Minas onde o carnaval é comemorado 1 semana antes (pelo menos foi o que me disseram). O fato é que estive em Carrancas em um carnaval e era muito sossegado. A diversão lá é caminhada e cachoeiras (muitas), mas fuja da cachoeira mais famosa, mais próxima da cidade (não lembro nome, mas é onde o pessoal faz muito rapel), pois é muito cheia e segundo informações, poluída. Na época havia uma ou 2 pousadas só, mas muita gente que alugava a própria casa, eu fiquei nesse esquema. Desculpe não mandar nenhum link nem outros contatos, mas faz muito tempo que estive por lá. Mas acho que se colocar Carrancas no google deve dar alguma coisa.
PS: Só não sei se é muito longe para ir de Brasília...

pautadodia
pautadodiaPermalinkResponder

realmente é show de bola o seu blog..
parabéns ae!!

acaso
acasoPermalinkResponder

Hehehehe
Hoteis de turistas sao sem graca...
Bom é ficar em pousada meia-boca e por 50 reais dormir em um colchao duro e comer a melhor porcaria da sua vida!

Muito bom esse blog!

catitausa
catitausaPermalinkResponder

um dia eu me hospedo la... risos

Marcio Ito
Marcio ItoPermalinkResponder

DESATUALIZADO - Ih Riq, o Freire's tá assim meio desatualizado? É que estou indo pra PIPA/RN, e estou me orientando por ele.

Quero passar uma semana por lá e pretendo ficar uns dias na Toca da Coruja, só que p/ isso, preciso dividir as estadias entre "UM BARATO" e "FAVORITA".

No "UM BARATO" vc cita as Pousadas Marajoara e Magia da Terra. Na Marajoara não tem mais vaga, sobra então a Magia da Terra.

PERGUNTA: Ainda estão valendo as dicas p/ essas 2 pousadas? Outra coisa, e o Hotel Ponta do Madeiro, vale a pena? A praia lá embaixo me pareceu bastante atrativa.

Ricardo Freire

Todas essas continuam valendo, Marcio Ito.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

He he Ricardo, só pensando nos dolares mesmo para não vender tudo e correr pro W Maldivas que cor de mar, sensacional!!!!

Abs!

Marcio

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

Assino embaixo da sugestão do Caio para a Batatinha: o Termas de Araxá foi totalmente restaurado e passamos uma semana ótima lá! A construção é da década de 50, se não me engano, e remete às grandes estações de águas da Alemanha, não só no conceito mas na arquitetura também. Eles mantiveram os majestosos salões de baile, as termas e piscinas de água mineral e , quando fomos, o chef era francês o que nos garantiu um ótimo cardápio. A cidade de Araxá não tem muitas atrações, a não ser um pequeno museu e a casa onde morou Dona Beja, que valem uma visita. Como a área do hotel é imensa e as opções de esportes e do spa ( massagens, duchas, banhos, etc.) são grandes, vale muito a pena ir e ficar por lá mesmo. Boa viagem!

Ricardo Freire

O Grande Hotel de Araxá está na minha lista há aaaanos, mas nunca achei um tempinho pra ir.

A propósito: detesto o novo nome oficial do hotel, "Ouro Minas Grande Hotel e Termas de Araxá". É presunçoso (a marca "Ouro Minas" jamais será mais importante que "Grande Hotel de Araxá") e irrepetível.

Na minha opinião, só perde para o Blue Tree Park Mogi das Cruzes Paradise Golf & Lake Resort.

(Sim, esse lugar existe.)

Carlota
CarlotaPermalinkResponder

Valeu Salete !!
Muiiiiito obrigada pelas informaçoes. O lance da praia é que tenho filhos pequenos e se o mar é agitado (deve ser tipo Sauipe?) fica complicado.
Vou analisar mais um pouco....

Um beijo grande smile

Julio Kavalkevicz

Sobre o W Maldivas, 1500 dólares por dia é um valor astronômico pra um funcionário público de 24 anos como eu.
Tive a curiosidade de entrar no site do W Maldivas, o que acbou com o meu dia... sai do site e voltei pra realidade de que estou indo pra Maragogi.
As fotos de Maldivas fazem Maragogi parecer tão pobrezinho!!!
De qualquer forma obrigado pela dica Ric, vou pro miramar, aquele resort que você me indicou em um post mais antigo.

Abraço

Julio Kavalkevicz

Ah, eu ia me esquecendo.... como vou estar em maragogi e estou pensando em alugar um bugge e fazer um tour pela rota ecológica ... já que não me hospedarei nas pousadas da rota, que praias vc me indica? é possivel ir dirigindo pela praia?

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Julio, estive no Miramar em Janeiro, assim que ele abriu e não me arrependo nem um pouco... óbvio que o W MAldivas é um pecado para nós mortais, mas vai por mim, vc vai aproveitar de montão o Miramar.

Na maré baixa pode ser que vc consiga seguir o caminho pela areia, mas fique atento a tábua de marés para voltar com segurança. Nós estávamos de carro alugado e até fizemos um passeio pela areia, mas como estávamos no fim da maré baixa, nem chegamos a Maragogi...

Fizemos toda a rota ecológica até São Miguel dos Milagres. Paramos nesta praia, na do Toque, e na Japaratinga. As paisagens são lindas !!! Sério ! Tirei várias fotos e qdo mostro para os amigos, alguns não acreditam que aquilo seja no Brasil. Torça para o seu dia de passeio pela rota ecológica esteja bastante ensolarado como estava o meu. OPA, mas de buggy o sol vai castigar... protetor solar e aproveite !

Hugo
HugoPermalinkResponder

Nossa, adoro não me hospedar no Ponta dos Ganchos ou no W Maldivas. A cada dia que isso acontece, é são muitos dias, sei que estou deixando de gastar meu rico dinheirinho.

Mas verdade seja dita, se pudesse eu me esbaldaria em qualquer desses, e em muitos outros hotéis, a qualquer momento. Viajar ainda é o melhor investimento que conheço.

Julio Kavalkevicz

Obrigado pela dica Danielle, é sempre bom ter referência de pessoas que não são ligadas a agências de turismo não é?
Estarei em Maragogi no final de abril quando tiro férias.

Hugo, concordo com você, conheço pessoas que economizaram a vida toda e têm uma vida confortável hoje.
O problema é que não viveram até então. Eu trabalho o ano inteiro, se eu não puder me dar de presente uma semana no nordeste uma vêz por ano quando tiro férias de que valeu o ano todo trabalhando!?
É o melhor investimento com certeza, pode não te dar retorno finaceiro, mas te proporciona uma vida de qualidade.

Ricardo Freire

Julio, eu não aconselho a andar de bugue pela areia. Além de não ser permitido, você estraga a praia dos que estão parados. É melhor alugar um carro 1.0 e se abster de andar na areia. Em Porto de Pedras há um caminho dentro do coqueiral que passa por toda a praia do Parracho e vai até o começo da praia da Lage. É mais bonito do que andar na areia e pode ser feito de carro comum.

Depois, volte pela estrada e continue até o vilarejo de Porto da Rua, onde você entra e estaciona junto à praia. Lá você aproveita o jangadeiro que você vai contratar para fazer o passeio do rio Tatuamunha e já negocia um tour pela costa, pelo menos até a praia do Riacho, ou talvez até a do Marceneiro. Andar de jangada naquele mar calminho é um jeito muito mais bonito, natural e pitoresco de apreciar a costa; além do quê, a jangada enfeita a paisagem, ao contrário dos bugues, que só estragam...

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Reforço a sugestão para a Batatinha do Grande Hotel Araxá. Também vou para Uberlândia, onde moram meus sogros, e pretendo dar um pulo de carro de um dia até Araxá. Só não sei se a essa altura ainda tem vaga no hotel pra hospedagem, e se tiver, é por pacote fixo de dias - no site dizia Pacote de 4 dias a partir de R$ 1.454,00 por pessoa em Apto Standard Duplo, com café da manhã e jantar (Carnaval é fogo)

Caio
CaioPermalinkResponder

Riq eu ainda prefiro o Grande Hotel Araxá ao Blue Tree Mogi. Fui lah em 2001 quando ainda era administrado pela rede tropical e me apaixonei tanto pelo lugar que vou sempre duas vezes ao ano para descansar por 4/5 dias.
Creio que vá gostar, pois o lugar tem uma energia ímpar. Quando for me avise que passo as pessoas certas a quem procurar lá.
Abraços

Rosa
RosaPermalinkResponder

Julio, se você alugar um carro, 1.0 vai bem por aquelas bandas, siga de Maragogi para porto de Pedras, por dentro, margeando as praias, passando por Japaratinga, tem um pedaço de estrada de chão, mas muito bom, almoce na Estalagem Caiuia, recomendo, bom, bonito e barato. Você poderá até pousar por lá, se assim desejar, o lugar é lindo, eu estava na Pousada do Toque, mas pretendo ficar na Caiuia qualquer tempo desses. Depois você segue mais um pouco e faz a travessia de balsa Japaratinga/Porto de Pedras, imperdível. Concordo com você, viajar é o melhor investimento.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Há, Batatinha, moro em Brasília e já estive em Araxá. É bom porque a gente sai pela manha e almoça lá. Tente ficar no Gande Hotel Araxá que é o que tem de melhor na cidade, é um ambiente bem tranqüilo e acolhedor.
Outras opções, não tão próximas, mas também não tão distantes, seriam algumas cidades mineiras, Diamantina, por exemplo. Brasília tem disso, a gente anda 500Km e não chega a lugar algum, enquanto nas cidades do Nordeste, Sul e Sudeste, 100Km é uma viagem, e muda tudo.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Gente, quem vai para Araxá tem que ficar no Grande Hotel, porque ele é a melhor coisa que tem na cidade.

Não que a cidade seja ruim, mas o hotel é muito bom. Quando fui lá ainda estava tendo um encontro de grandes empresários e, por isso, foi realizado um leilão de obras de arte. Eu e minha esposa fomos para beber champanhe de graça e aproveitei que os ricos são muiiiito pão duros e arrematei um quadro muito bonito por R$200,00 em um lance livre.

Agora, quem vai para Alagoas TEM que ir na Pousada do Toque. Durante a minha Lua de Mel, totalmente formulada by dicas do Freire, estive em Pipa, Natal e Porto de Galinhas, mas a Pousada do Toque foi o ponto alto.

Júlio, eu também não consigo aceitar a idéia de não viajar. Só para você ter uma idéia, 15 dias atrás eu estava cansado, sem paciência, esgotado, etc, mas fiz uma viagem de 1 semana por Ilhabela, Campos do Jordão e Penedo. Depois disso renovei as energias e ganhei ânimo para trabalhar mais um pouco até Junho, quando ficarei 11 dias passeando pelo Rio Grande do Sul.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Julio, eu concordo com o Riq qto ao buggy...na verdade meu marido é que quiz colocar o 1.zerozinho alugado na areia, porque com a maré baixa, tinha um banco de areia que dava uma foto linda com o carro "parecendo" dentro do mar... eu fiz exatamente o passeio que a Rosa recomendou e não me arrependi... aluguei um carro com ar e era aquela delícia... o sol maravilhoso lá fora, e o fresquinho dentro do carro. E além disso, eu estava com as duas crianças... sem ar e com elas, não dá ! Aliás, as fotos mais bonitas que eu tenho da viagem a Alagoas desse ano, são desse passeio !
A sensação no Miramar é exatamente a que vc descreveu... para que trabalhar tanto se não for para viajar e curtir um pouco de mordomia. Vai por mim, vc vai adorar !

Julio Kavalkevicz

Ric, Rosa, Danielle, obrigado pelas dicas, serão aproveitadas com certeza.
Longe de mim estragar a praia dos outros, quando pensei no bug na areia não pensei nesse lado.
Não vejo a hora de conhecer essa tal rota ecológica, quem lê as referências do Ricardo Freires sabe que é MUITO raro um destino que o Ric recomende sem destacar um monte de poréns.
Acho que foi isso que me chamou a atenção....
Será que Freire não achou nem uma cadeira de plástico por aquelas bandas?!!??! rs rs rs

Hugo, espero logo poder viajar com mais frequência como você.
Aproveite bastante.

Abraço.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Decifrando a charada: A praia eh Pirambu-SE.

Marcos de Barros/Bellagio/USA

DICA PARA OS VIAJANTES: Melhor lugar do mundo pra conhecer é a Capital Mineira: BELO HORIZONTE/MG/BRAZIL.
Ah!!! Que saudade!!!
Pela 11ª vez estarei retornando àquela cidade....
Abraço a todos os viajantes....
Barros, Marcos

fvbgo
fvbgoPermalinkResponder

Good site!!!

thais cunha
thais cunhaPermalinkResponder

pow que lugar fantastico

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar