Enquete da semana: você e suas fotos digitais

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

antiguafoto450.jpg

Tripulação,

Obrigado pela participação na enquete da semana passada. Ainda não consegui compilar os resultados (acho que só vai dar no carnaval), mas tenho certeza de que em pouquíssimo tempo a gente produziu um belo guia de hospedagem em conta.

Essa semana eu queria que você contasse o que faz com as fotos digitais que tira durante as viagens.

Você guarda no hard-disk, em CDs ou em servidores externos na Internet?

Como você mostra suas fotos? Usando flickr e outros álbuns eletrônicos? Mandando fotos, powerpoints e slide-shows por e-mail?

Você se contenta em ver as fotos na tela ou manda fazer ampliações de papel? (Se manda, onde?)

E uma última perguntinha -- você ainda leva também a sua câmera movida a negativo?

60 comentários

Marcio Ito
Marcio ItoPermalinkResponder

Eu me digitalizei em termos... Tenho uma máquina digital, mas continuo "revelando" as fotos.

Porque eu não tenho a menor paciência pra ficar descarregando as fotos no micro ou em CD's. E admiro quem tem essa paciência, tipo ficar descarregando, configurando, editando etc etc.

Ainda continuo no método tradicional: vou lá, bato as fotos, vejos quais ficaram boas, mando revelar e ponho nos albuns.

Ah, e tiro todas as fotos sempre com a resolução máxima, ou seja, 5.0 Mp. Impressionante como ficam boas quando reveladas! Nem parece que fui eu que tirei!

Bati umas fotos do alto do Araçá Flat, em Ponta Negra, com sol à pino sobre o mar e o calçadão, nossa ficaram muitos boas.

Ao contrário do Riq, aumentei substancialmente meus albuns e porta-retratos, justamente pela facilidade de tirar fotos com a digital.

CAROLINE - Quando fui comprar a minha, estava procurando uma máquina de marca nipônica, achando que elas eram insuperáveis. Tenho amigos e parentes que possuem Sony. Fiz um teste-drive nelas, mas achei elas meio complicadinhas.

Quando já estava prestes a comprar uma da Sony, vi uma da Kodak em promoção na Fotoptica. Olha, na minha opinião, achei bem melhor que a Sony.

Mais fácil pra manusear, o seletor de opções de fotos, fica em cima, e só girar e proto. Putz, na Sony vc tem que entrar no menu, ficar buscando, um por um, maior trabalho!

Eu tenho uma Kodak EasyShare C360 5.0 Mp, que estava bem mais em conta que uma Sony equivalente. Isso sem contar, que o cartão de memória da Sony, só serve pra Sony!

Ricardo Freire

Marcio Ito: sensacional reproduzir o "método tradicional" na plataforma digital. Acho que comigo só funcionaria assim, mesmo -- se eu não mandar ampliar assim que voltar de viagem, as fotos vão ficar digitais para todo o sempre wink

ernesto
ernestoPermalinkResponder

Caroline

Que tal a Sony compacta, a WP? É compacta, tem de 6 a 7,2 mega, e um modelo mais novo com 10 MP. Mas, se voce não fizer posters, 6.0 MP está excelente. Por sinal alguem tem uma sugestão de uma câmara com um bom zoom, mas sem um preço lá nas alturas? Minha sony é excelente, mas falta zoom. Já pensei em comprar uma Cannon para aproveitar as lentes, ou na Sony semi- compacta. Ah, e uma sugestão. Para quem gosta de imprimir e fazer albuns de fotos digitais para mostrar para os amigos, os da xerox (www.xeroxfoto.com.br) são sensacionais, e não são caros, o único porém fica por conta da navegação do site, que é lenta, especialmente a noite.

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Oi Flavia!
Eu também adoro ler livros sobre os lugares que visito. As vezes não dá tempo de ler antes da viagem, mas acabo sempre me interessando e querendo ler depois também. É uma forma de prolongar essa sensação deliciosa que é viajar - vc esteve lá, viu as cores, sentiu o(s) cheiro(s), a temperatura, o astral, etc. e depois todas essas sensações se repetem ao ler um livro. E não falo de guias, mas de romances, biografias, registros históricos. Afinal, ler também é uma viagem!!
Para ler durante a viagem, gosto dos guias da folha, pois tem muita informação prática+história, além do que é tão bom ler em português depois do dia inteiro se virando noutra língua!! eek)

Gilberto
GilbertoPermalinkResponder

Continuo fiel ao filme. Ainda acho esquisito ficar com os "negativos" em um HD que pode dar pau ou num CD que se estraga em alguns anos. Além disso, p/ ver as fotos é só abrir o álbum - não precisa ligar nada, ter bateria, cabo, etc. E as fotos saem de acordo com a sua capacidade de entender a luz, o enquadramento...não tem photoshop. Além disso tem aquele negócio de esperar a revelação p/ ver como saiu, é quase como esperar um filho que vai nascer sem ter feito ultra som e saber o sexo. Voltar da viagem, mandar revelar, pegar aquele "bolo" de fotos, ver fotos que você já tinha até esquecido que tinha batido...Por enquanto continuo sem digital. O equipamento que usamos é simples: uma Cannon toda automática e uma Yashica reflex "das antigas"(uns 30 anos), mas que dá liberdade p/ fazer o que o automático não deixa.

Débora
DéboraPermalinkResponder

Oi Ric, guardo as fotos em alta resolução em HD com back up em DVD, e as baixas em álbuns que crio no Yahoo fotos.
Amplio as melhores para atualizar o mural de fotos do quarto. Sempre levamos apenas as digitais. beijocas e muitas fotos.

Pat Salgado
Pat SalgadoPermalinkResponder

Como quase todo mundo, levei as 2 máquinas nas primeiras vezes em que viajei com a digital. Depois, só a digital, já com upgrade de MP (tive uma Sony de 2.3 MP).
Mas sempre tenho em meu computador e em CDS um arquivo chamado QUERO IMPRIMIR onde vou armazenando as fotos que levo para imprimir de vez em quando, sempre com borda branca e em papel fosco. Acabei de imprimir um montão, e é sempre uma enorme diferença pegar uma foto em papel do que ver no computador ou no DVD. Ainda mais que, além de viagens, tenho sempre MUITAS fotos de filho e sobrinho pequenos, que tem álbuns de papel, e de meus cães, que tyambém tem os seus. Beijos e boa viagem.

Ricardo Freire

PatSal, que boa idéia essa pasta QUERO IMPRIMIR. Vou adotar! Beijos

Helenice Rezende

Adoro fotos, já tirei fotos maravilhosas com minha Voightklander Vitoret,e tem aquela sensação gostosa de esperar para ver o que deu, se voce regulou a maquina certo, etc... e depois o prazer de ver as fotos sairem lindas. Mas acabei me rendendo a foto digital, é super prática e as fotos saem lindas, sem problemas com luz.
Salvo no HD e em CD. Edito as fotos de viagem no Movie Maker mesclando com filmes feitos na própria digital, depois gravo em DVD com trilha sonora, procuro colocar musicas que tenham algo a ver com o lugar visitado.menu, etc.. fica super legal e não é chato de ver, os amigos nem bocejam.

patricia ferreira de arruda

oi meu nome patricia eu tirei fotos minha na camera simples eu queri saber eu faço pra colocar as fotos no computado

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar