Inspiração

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Essa semana, na minha coluna da Época (desculpaê, conteúdo exclusivo para assinantes), eu exponho para o, digamos, grande público uma convicção que os leitores do Viaje na Viagem, o livro, já conheciam: a de que a única maneira de curar a depressão pós-viagem é tratar imediatamente de planejar a próxima.

Pois hoje o excelente caderno Paladar do Estadão, editado pelo meu chapa Ilan Kow, traz um banco de idéias para quem quer que sua próxima viagem seja gastronômica.

Tem para todos os gostos: bistrôs em Paris, comer no balcão em Nova York (no novíssimo L'Atelier de Joël Robuchon, no cultuado japa Bar Masa e num templo do hambúrguer, o J. G. Melon), tapas, pintxos e vanguarda na Espanha, endereços quentes em Portugal, embutidos e trufas na Itália.

Se você mora em São Paulo ou numa cidade aonde chegue o Estadão, corra até a banca e compre seu exemplar, porque esse é daqueles de colecionar.

Eles servem uma provinha na rede. Não-assinantes têm acesso à seleção de 10 bistrôs em Paris, à resenha do Alkimia, o restaurante sem freezer do catalão Jordi Villà, e à caça de trufas na Itália.

Servido?

24 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Lena
LenaPermalink

Eu ia mesmo comentar que o Paladar de hoje está a cara do seu blog!!

Carla
CarlaPermalink

Falando em depressão pós-viagem, acho que estou virando um caso grave... Cheguei ao ponto de começar os planos para a próxima viagem antes mesmo de fazer a atual... Alguém vai acabar internando essa doida... wink

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carla: smile

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Lena, esse caderno sempre é muuuito gostoso.

Marcio Ito
Marcio ItoPermalink

É verdade, esse caderno do Estado é muito bom. Já teve matérias falando de alcachofras, pimentas, queijos, ostras, cervejas premium, etc etc... Eu até acho legal esse tour gastronômico internacional, mas ainda não tô podendo pensar em euros...
Já que não tô podendo pensar em euros, será que alguém aí poderia me dar um "tour nacional", mais precisamente, em PIPA-NATAL/RN?

Fabíola Abess
Fabíola AbessPermalink

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Li o post, estav conversando com uns amigos sobre essa Síndrome da depressão pós-viagem. Senti isso quando fui para Letícia, é como acordar de um sonho.
Acompanho o seu trabalho desde quando a minha Professora de Agência de Viagens do curso de Turismo (que também é Agente) lia alguns textos do seu livro Viaje na Viagem - Auto ajuda para Turistas antes das aulas, desde então estou quase para surtar procurando esse livro, não encontro em lugar algum, pensei que fosse pelo fato de morar no Amazonas, mas não é isso...Pedi para um amigo comprar em SP, mas não é mais publicado. Por quê? Onde posso encontrar?
Eu preciso muito do seu livro. É um santo remédio.

Abraços

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fabíola, o Viaje na Viagem saiu de circulação porque estava muiiiito desatualizado, coitado. Um dos capítulos tinha o título "Onde você vai passar o réveillon do ano 2000?". Sem falar que eu dizia que a internet era boa para se informar, mas você não vai conseguir nunca concluir nenhuma operação -- a linha sempre cai no meio do caminho!!!

Fabíola Abess
Fabíola AbessPermalink

Será que algum dia ele voltará atualizado?
Obrigada pela atenção, enquanto isso continuarei assistindo ao Planeta Cidade e visitando o Blog.
Boa tarde
Até a próxima. smile

Carla
CarlaPermalink

Fabíola, eu tenho o hábito de comprar livros usados pela Internet no site Estante Virtual ( http://www.estantevirtual.com.br ). Fui dar uma olhadinha lá agora e descobri que eles têm vários volumes do Viaje na Viagem, pelos preços mais variados... Se você quer mesmo o livro e não se importa que esteja desatualizado, vale conferir!

Emília
EmíliaPermalink

Realmente o livro é muito útil e divertido. Quando comecei a visitar o blog eu retomei alguns pontos do livro para relembrar, já que tinha lido há muito tempo...

Tatiana
TatianaPermalink

Ricardo, li sua coluna na Época desta semana e me identifiquei muito com a proposta de curar a depressão pós-férias planejando a próxima viajem.

Como Paris é meu próximo destino e você diz que esse é o momento para reservar aquele hotelzinho sensacional de menos de 100 euros na cidade em maio, me ocorreu te perguntar se você teria alguma indicação. É exatamente o que eu estou procurando.

Desde já agradeço pela atenção.

Marília
MaríliaPermalink

Carla, não se sinta só!!! Vou para a Rota Ecológica na semana santa, mas já estou planejando a ida a Lisboa em Maio! Também me sinto bastante esquisita, mas aqui no trabalho já me elegeram a "mais louca do mundo"!!! ;p
Por falar nisso, alguém conhece um hotelzinho/albergue barato em Lisboa?

Fabíola, se eu fosse, você não me importaria nem um pouquinho em comprar o livro desatualizado. Comprei em 2005, e adorei. Mesmo os capítulos que o Riq deu uma "esnobada" [wink] são sensacionais!! Ok, vc tem que ler com uma visão histórica, mas o livro é incrível: ajuda à beça quem quer viajar, além de ser muito divertido. Ou seja: você pode ler mesmo que não tenha nenhuma viagem em mente, pelo simples prazer da leitura.

Jurema
JuremaPermalink

Tatiana, da última vez que fomos a Paris ficamos em um hotelzinho relativamente bom e barato com localização excelente, o Hotel Familia, no Quartier Latin próximo (MUITO próximo) à estação Cardinal Limoine, o site é www.hoteis-paris-familia.com/index.html.

Outros hotéis dentro do seu budget (mas não testados por nós):
- Hotel Chopin, que fica dentro de uma Passage Couvert, próximo à Opera Garnier ( www.hotelbretonnerie.com/chopin.htm )
- Tim Hotel des Plantes, próximo ao Jardin des Plantes ( www.timhotel.com/hotels/vf/jardin.html )
- Hotel Prince Albert, próximo ao Louvre ( www.hotelprincealbert.com )

Boa sorte, e bon voyage!

Ernesto
ErnestoPermalink

Tente o Hotel de la Faculte é básico, mas limpo e bem localizado,no quartier Latin, os gerentes falam espanhol, e o preço para Paris, é baixo: 65 Euros na baixa temporada, e 85 na alta. www.hotelfaculte.com

Ernesto
ErnestoPermalink

Vi que o site esta fora do ar. Se quiser tentar 1, Rue de Racie , Paris tel. (prefixo da Frnça) 0143 26 87 13

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Jurema, o seu Hotel Familia é o segundo da lista dos recomendados por um ótimo site especializado em hotéis baratos, o Eurocheapo. A lista completa está na página http://www.eurocheapo.com/paris

Ernesto, dá para reservar o Hotel de la Faculté em vários sites, como este aqui, o My Paris Hotel:
http://www.my-paris-hotel.com/en/hotel-de-la-faculte/reserver-hotel.php?hotel=29

De qualquer modo, para ligar de fora da França, tem que omitir esse primeiro 0. O telefone seria 00-operadora-33-1-43-26-87-01. (Mas para ligar de qualquer lugar de dentro da França, inclusive de Paris, o zero volta: 01-43-26-87-01.)

Tatiana, outro site excelente para descobrir (e reservar) hotéis na Europa é o http://www.venere.com, que traz não só as resenhas dos hóspedes, como também mostra diretinho a localização dos hotéis.

Consultando, ainda sem data, a lista de hotéis de Paris, vejo que o quinto colocado no ranking, o La Manufacture http://www.hotel-la-manufacture.com , que é suuuper-recomendado por guias bacanas, está saindo só 105 euros (no site do hotel, a diária está 125). Para entrar direto na página de Paris do Venere, clique aqui: http://en.venere.com/hotels_paris/?ref=28015

Emília
EmíliaPermalink

Eu sempre uso o Trip Advisor para dar uma olhada nos hotéis. Eles aparecem em ordem de preferência dos viajantes, o problema é que nesse rank sempre estão todos as faixas de preço...e como Paris tem uma infinidade de hotéis, você pode acessar vários em ordem decrescente até achar o mais bem colocado na sua faixa de preço. Mas se você tem tempo, é até divertido smile
Funciona bem para cidades menores. Tem vários comentários sobre cada hotel, além das informações básicas.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Emília, o Venere funciona igualzinho ao TripAdvisor -- com duas vantagens, quando o hotel que você busca é na Europa.

A primeira: traz a localização bonitinha no mapa. Se você quiser, pode fazer a sua busca pela área da cidade onde quer ficar!

A segunda: o público é um pouco menos careta que o do TripAdvisor; hoteizinhos charmosos que só apareceriam lá na quarta página do TripAdvisor no Venere aparecem mais cedo.

Dá uma entradinha pra você ver...

Emília
EmíliaPermalink

Oi, Riq, obrigada pela dica, já tinha até me esquecido deste site...
Eu já tinha entrado no Venere no ano passado, procurando hotéis para minha família, que ia para a Itália, mas não devo ter visto o site como se deve. Mesmo assim, pelo que me lembro ele trouxe boas dicas!
E realmente, o público que faz as resenhas no TA é na maioria de americanos, o que deixa tudo um pouco uniforme. Mas às vezes é interessante ver as opiniões conflitantes sobre um hotel, especialmente um que você já foi e sobre o qual você tem uma opinião formada... smile
Já coloquei nos favoritos para não esquecer.

Jurema
JuremaPermalink

O TripAdvisor é interessante, mas o público que escreve busca um hotel exatamente com os padrões de grandes redes americanas, então todos os hotéis na Europa têm "quartos escuros e pequenos", "camas antigas", "banheiros minúsculos" e "nem todos os funcionários falam inglês perfeitamente". Mas é engraçado, vale a pena gastar um tempinho lendo... e vendo fotos, porque fotos de hóspedes não são maquiadas como fotos dos sites dos hotéis.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Assino embaixo, Jurema. O alcance e o volume do TripAdvisor são inigualáveis. A gente só precisa saber que por trás de muitas críticas estão americanos umbigocêntricos smile

regina
reginaPermalink

preciso de uma dica para hotel em roma.......
adorei ler os blogs, organizei toda minha viagem atraves da experiencia de voces.
antes de começar meu tour pela europa, vou passar 1 semana com minha sobrinha em DUBLIN- mas não tenho a menor ideia do que fazer lá ??

alguma sugestão, fora beber guiness !!!!!!!!!!11111

abraços
regina