O carnaval da tripulação

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O Arthur foi pra Uberlândia e deu uma passeada pelo Grande Hotel de Araxá.

A Carla está entre o Uruguai e a Argentina e todas as manhãs posta o programa do dia.

O Arnaldo está em Portugal e já começou a publicar suas impressões.

E você? Andou fazendo o quê nesse carnaval?

(Eu fiquei em São Paulo, tentando trabalhar.)

54 comentários

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Oi, Ricardo, valeu a citação! Mas se vc ficou em SP, pelo menos pegou a cidade tranqüila, sem filas... wink

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Eu fui para Abaeté, interior de Minas. E tinham um monte de paulistas lá, aliás, lá, em Ouro Preto, Diamantina... Carnaval no interior de Minas, é “melhor que tá tendo”... : )

Miguel Kreiseler

Caro Arnaldo,

se estiver por Lisboa ou se passar em Santarém estou disponivel para mostrar algumas coisas da cidade a vc. Adorei o modo como fui tratado pelo Capitão e sua equipa. mkreiseler arroba gmail. Abraço,

Miguel K

Miguel Kreiseler

E acabei a não responder à questão, passei o meu carnaval a trabalhar e a preparar a minha viagem ao Brasil - Salvador, utilizando as Vossas boas dicas.

Marcio Ito
Marcio ItoPermalinkResponder

Passei o carnaval programando minhas férias de março pra PIPA e NATAL.
Não sei onde me hospedar em PIPA... Quer dizer, vou passar uns dias na Toca da Coruja, o resto dos dias ainda não sei.
Alguém aí conhece o Hotel Ponta do Madeiro? Será que vale a pena? A praia lá em baixo, me pareceu muito convidativa!
Pelo menos parece ser bem menos muvucada que a Praia do Centro, e tenho preferência por praia boa e tranquila.
Me sugeriram ficar no Casablanca Hotel, em Tibau do Sul, mas será que a praia por lá é das boas?

Salete
SaletePermalinkResponder

Como acabei de voltar de uma viagem, fiquei em São Paulo, tranqüila, fui ao cinema (Cartas de Iwo jima) e planejando a próxima...

Fabíola Abess

Não sei se responder a pergunta sobre o que fiz nesse Carnaval com outra pergunta é válido: é possível passar o Carnaval sem dinheiro? Ou viajar sem ter dinheiro, ou pouco? Não fazer nada nesse Carnaval pode ter sido por esse motivo, ou outros como no caso daqueles que tiveram de trabalhar.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Apesar da (eterna) vontade de sair pulando por aí, fiquei no meu sítio no interior, tomando sol, nadando, comendo e assistindo a vários filmes (nem liguei a TV, para não ficar com vontade...)
Aliás, o seu post sobre pular de Carnaval em Carnaval já estava nos meus favoritos faz tempo, quando conheci o site do Freire's smile Se der tudo certo, ano que vem devo ir para Salvador. Fiquei bem animada em ir para Recife também, mas realmente não deve ser fácil organizar a questão logística.

Julio Kavalkevicz

Gosto é gosto né, eu não sou muito chegado em "muvuca",
prefiro o litoral em épocas em que as praias estão mais vazias.
Adoro Curitiba no carnaval, cinemas e shoppings sem filas.
Fiquei por Curitiba mesmo.

Patrícia
PatríciaPermalinkResponder

Para o Marcio:

Estive hospedada por uns quatro dias no Hotel Ponta do Madeiro em 2003. Achei a paisagem deslumbrante, a praia ótima, os jardins bem cuidados e com micos passeando, a comida do restaurante muito boa. O quarto, embora simples, tinha tudo o necessário e também me pareceu muito bom (na verdade, o primeiro quarto em que nos puseram, que tinha dois ambientes, estava com cheiro de mofo - talvez por estar fechado há muito - já o segundo estava muito bem arejado, mas tinha um cômodo só). Eles tinham transfer para o centro de Pipa e agenciavam passeios, de modo que os bugueiros nos pegavam e nos deixavam no hotel. Em suma, gostei muito de me hospedar no Ponta do Madeiro e o recomendo sem dúvidas (só não sei se no comparativo com a Toca da Coruja ele vai sair muito perdendo ... na época, pesando os prós e contras, custo é benefício e especialmente a localização em frente ao mar e uma foto que foi capa da Viagem anos atrás, preferi o Ponta do Madeio, não me arrependi).
Abraço e boa viagem,
Patrícia

Hugo
HugoPermalinkResponder

Eu fiquei em casa, assistindo filmes, comendo e lendo. Foi simplesmente ótimo.

Márcio, já estive na Toca da Coruja e posso dizer que o lugar é maravilhoso. O café da manhã vale por um almoço, a piscina é ótima e o atendimento primoroso. Se puder fique nos chalés luxo, que te proporcionam muito conforto e privacidade.

No entanto, eu já te aviso que ficando na Toca da Coruja você dificilmente vai ter vontade de ir na praia. Eu mesmo fiquei lá e pouco vi o mar, pois preferi aproveitar a pousada e os passeios pelo centro de Pipa.

Em Natal eu curti a praia pois fiquei no Manary. O hotel é muito bom, com quartos modernos e confortáveis e em frente à praia de Ponta Negra. Além disso você só precisa de uma pequena caminhada para ir jantar no Camarões, que é, na minha opinião, o melhor e mais barato restaurante de frutos do mar em que eu já estive.

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

Eu também fiquei com a cidade só pra mim e aproveitei pra ir almoçar no Família Mancini, e fotografar a nova Avanhandava smile

Adriane
AdrianePermalinkResponder

Eu fiquei em casa... mas moro em Salvador há 13 anos, isso é um excelente negócio! Na verdade, todo ano eu digo que no ano seguinte eu vou aproveitar para conhecer outros carnavais... mas quanto mais perto do carnaval eu fico, mas eu tenho certeza que o que eu preciso para que o ano seja maravilhoso é ir atrás do Trio mesmo... Ricardo, eu já conhecia sua matéria sobre os três carnavais (RJ, BA e PE), foi legal ler de novo!

Helo
HeloPermalinkResponder

Passei trabalhando (em Tampa) e surfando na net (principalmente no seu site) pra montar minha viagem de 2 semanas em junho pela rota ecologica e arredores, saindo de carro de Maceio subindo ate Recife...

Por falar nisso:

Ricardo: vc havia comentando que esta pensando em atualizar o roteiro da rota ecologica, tem previsao de quando vai estar na net?
Um abraco,
Helo
(filha da Salete, que alias eh sua fan numero 1)

Erika
ErikaPermalinkResponder

Eu passei meu carnaval aqui no RJ mesmo... Desfilei pela primeira vez, no grupo A, e a escola ainda foi campeã!! Simplesmente maravilhoso. Mas nos outros dias fiquei em casa vendo desfile do grupo especial, acabando de planejar minha viagem para o Ceará que será na proxima segunda e "arrumando a mala"...
Costumo viajar sempre fora de temporada. Afinal, agitaçao já tenho aqui no RJ!!

Regina Almeida

Eu fiquei em Mallorca e graças a TERRA.COM pude ver a transmissao ao vivo do carnaval de Salvador...Claro o babador bem colocado...E estou com Adriane: a melhor forma de encarar um ano é correr atras no trio, com isso as baterias estao recarregadissimas...Salvador: ano que vem nós estaremos lá....

Caio
CaioPermalinkResponder

Me hospedei no andar Sleep Advantage no Crowne Plaza SP. Quando vcs precisarem colocar um amigo lah ou mesmo descansar vale a pena. O isolamente acústico é perfeito, serviço de quarto só depois das 11, nenhuma criança, grupos etc....excelente. O quarto é todo reformado, com musiquinha calma, máscaras, 7 travesseiros de lençol de percal 400 fios e cafá da manhã e bunch ótimos........enfim, ótima opção em SP.
Abraços

Eduardo de Carvalho

Para Marcio Ito: na Toca da Coruja vale a pena pagar o preço e ficar pelo menos uma noite num mega-bungalow!
Carnaval fui para Miami: hotel 5 estrelas a 100 dolares a diaria não se encontra mais no Brasil! Usando milhas para a passagem então, a viagem sai muito barata, sobrando caixa para algumas comprinhas. A cidade está muito bonita, vale a pena. Agora, isso só é possível depois de conhecer o Carnaval de Salvador, para mim o melhor carnaval do mundo. A melhor definição foi a do Riq, depois do bloco parece que o seu time ganhou de 150 a 0, tamanha a alegria!

Anny
AnnyPermalinkResponder

Eu fui para o RJ fazer uma programa off-carnaval e constatei que vc precisa atualizar a sua matéria dos 3 estados.
As praias estavam cheiíssimas de gente e sujeira e os blocos pela cidade são tantos que vc precisa saber a proramação para descobrir como fugir deles!
Bjs,

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Fui pra Fortaleza e certamente peguei os únicos 5 dias chuvosos do ano no Ceará.
Que me desculpem os cearences, mas não deu pra gostar...
não vou ficar aqui detalhando a viagem, mas não encontrei nada, absolutamente nada, que me motivasse a passar mais meia hora da minha vida lá.
Mas ainda quero ir a Jeri.
Mas comi bem, isso sim! ótimos restaurantes e os preços - pra quem mora em são paulo - gratuitos!

Andre
AndrePermalinkResponder

Olá, Ricardo, você chegou a ver isso? É recente?
O jornal inglês The Guardian listou as dez melhores praias do mundo. O porto da Barra está em terceiro lugar.
Sou de Salvador e moro exatamente na Ladeira da Barra, ha 400m do Porto. Se for verdade vou ficar ainda mais orgulhoso da praia do meu bairro, que, com com certeza, é uma das melhores piscinas do mundo... wink

http://travel.guardian.co.uk/article/2007/feb/16/beach.top10#more-article

Dani
DaniPermalinkResponder

Eu fui para Vila Velha no Espírito Santo fazer programinha light-família. A cidade parecia fantasma: ruas vazias, nenhum confete e muito menos uma serpentina... Dei um pulo em Guarapari e lá era Carnaval noite e dia, dia e noite, com direito a desfile de escola de samba, carro alegórico e o scambau a 4!

SandraM
SandraMPermalinkResponder

Carolina!!
Sinto muitíssimo que tenha tido uma experiência tão frustrante.
Fortaleza é a cidade que sou obrigada (por mim e por minha família) a passar pelo menos uma semana ao ano.
Não importa aonde sejam as férias da família, tem que começar ou terminar por lá.
Lá encontramos excelentes restaurantes, uma orla maravilhosa para caminhar, tomar um guaraná ou simplesmente apreciar a linda paisagem.
Encontramos infra-estrutura de cidade grande e a cinco minutos temos uma delícia de praia com o conforto de excelentes "barracas de praia".
Para o finalzinho de tarde reservamos o Dragão do Mar, aonde além de boa comida, temos o planetário, sessão de cinema e volta e meia apresentações da cultura popular, seja através da dança, música ou até mamolengos.
Uma delícia!!!
Por favor, dê uma nova chance para Fortaleza e pelo menos dê uma passadinha pela Aldeota e adjascências.
Pretendemos ir a Europa nas férias "oficiais", mas minha passagem já está comprada para setembro. rsrs
Bjs,

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Imagine uma baiana que não curte a folia, mas que ficou "presa" em Salvador?! Que me perdoem os tripulantes dos outros cantos do mundo, mas ficar refém de uma megamuvuca, sem poder ir aonde bem entender porque dois terços da cidade ficam interditados é o fim! Mas até que me virei bem: a chuva e o DVD ajudaram. Mas ano que vem, Carnaval em Salvador, nem pensar!

Bia
BiaPermalinkResponder

Também fiquei aqui por São Paulo, pela primeira vez na minha vida. Nunca tinha passado o carnaval aqui. É Sempre um feriadão ótimo pra viajar, e mesmo que não seja pra pular carnaval, dá pra aproveitar uma praia boa.....
Mas não arrisquei viajar neste porque estou grávida de 7 meses e:
- Aviões, não se sabia exatamente o que ia dar, o tamanho dos atrasos, cancelamento dos vôos, etc...
- Carro: Aqui por São paulo, pra ir pra Praia, é impossível, a não ser que vc possa fazer horários alternativos que não é meu caso.
Então fiquei sossegada em casa e foi bom que deu pra aproveitar o sol.

Ricardo Freire

Uau! Quanta gente!

Marcio Ito: a combinação Ponta do Madeiro + Toca da Coruja é interessante porque você curte praia num e o hotel no outro. A praia do Casablanca não ruim, mas também não é tão boa quanto a do Madeiro; em compensação, você estaria pertíssimo do Ponta do Pirambu, um clube de praia muuuito bacana (mas que tem consumação mínima).

Helô, acho que a atualização da Rota sai semana que vem. Mas te adianto o que mudou: a Côté Sud está de sócio novo (um chef francês); a Pousada do Caju tem donos novos (portugueses), que fizeram uma piscina ótima; eu finalmente comi na Amendoeira e ameeeeeei a comida; o Toque mexeu nos bangalôs-jardim, que ganharam jardim de inverno e ofurô; a Aldeia Beijupirá inaugurou um gazebo na piscina que ficou demais. Eu passei por lá no Réveillon e tinha "passageiros" em todas as pousadas; todos estavam felizes da vida.

Anny: sem dúvida, o que mais "datou" desse meu texto de 99 foi o carnaval de rua do Rio, que vem ressurgindo e esse ano mostrou que voltou para ficar. Acho que os cariocas também se surpreenderam com a lotação das praias -- tanto que isso foi assunto dos jornais durante todo o Carnaval. Não deve ser efeito só do carnaval de rua, não -- tem também o medo do caos aéreo e a experiência recente do janeiro chuvoso; o pessoal deve ter preferido não arriscar. Mas certamente essa minha bravata de que o Rio é ótimo para fugir do Carnaval não é mais válida, não smile

Carolina, chove no Ceará, sim! E muito! Nos almanaques, o auge da época de chuvas é entre março e maio; mas a partir de janeiro o tempo já não fica tão firme assim, e o cearense diz que chegou o inverno. Quando as chuvas vêm mais cedo, normalmente acabam mais cedo também. Mas pelo sim, pelo não, eu sempre digo que o Ceará é pro segundo semestre: de julho a dezembro não tem erro.

André, eu também sou fã do Porto da Barra:
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT1083409-2845,00.html

Lília
LíliaPermalinkResponder

Carolina,
Tô com a Sandra e não abro: Fortaleza é bom demais!!
Começar o dia numa de suas praias deliciosas, tomar uma água de côco, se deixar ficar nas piscininhas da maré baixa, comer um peixe frito com baião de dois na beira da praia, fazer passeio de escuna visualizando toooda a Beira-Mar, aproveitar o pôr do sol vendo a cidade se acender aos poucos, passear no calçadão...
Vou a Fortaleza pelo menos uma vez ao ano e amo aquela cidade, que está mais linda a cada dia!!
Quanto à enquete, passei o carnaval na Praia da Enseada, em Joinville, fazendo programa-família....
Absss..
Lília

Dé
PermalinkResponder

Ola Ricardo! Como estou aqui em Paris, e aqui nao rola nada de Carnaval, fui para Colonia, na Alemanha. Pois é, pra quem nao sabe os alemães também "pulam" carnaval. Ta certo que o quesito "samba no pé" é nota zero, mas até que eles se divertem bastante.

O mais legal é que todo mundo se fantasia: desde os bebês de colo até os velhinhos. Entao se vc não coloca a sua fantasia, vc que é o estranho. Também tem desfile de blocos, confete, e claro, muita, mas muita cerveja! smile

Abraços!

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Eu fui para Bélgica!! Bruxelas. O lugar bom para tomar boas cervejas e comer muito chocolate!!!

Abrs!!

Marcio

Marcio Ito
Marcio ItoPermalinkResponder

Também digo, "Uau! Quanta gente!"

Obrigado, Patricia, Hugo, Eduardo e Riq pelas dicas de PIPA/NATAL!!

Muito obrigado, mesmoooo!

Lafa
LafaPermalinkResponder

Fui pro sítio. Verde e chuva. Filmes e cachorros. Rios e Rio. Tranquilidade e ludo. Violão e dormir, dormir, dormir e dormir.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Catro Riq (Comandante) e Tripulação: estou em Lisboa, acabei de chegar de Óbidos (e Alcobaça, Batalha e Fátima), um dia de passeio de carro desde Lisboa. Até aqui tudo correu ótimamente. Os portugueses são MUITO educados, prestativos e gentis, estou definitivamente encantado nesta minha terceira visita ao país. Já estivemos em Sintra e exploramos razoavelmente bem Lisboa. O tempo não tem ajudado, anda chovendo, mas tivemos sorte de a chuva não nos atrapalhar ao ponto de impedir nossos passeios. Acompanhamos nosso Carnaval brasileiro (especialmente o carioca) pela TV portuguesa. Não pude postar com a frequência pretendida e almejada porque tive problemas com a conexão (meu notebook só está conectando sem fio, a cabo a placa de rede acusa impossibilidade de conexão e no apto.do hotel a conexão é apenas a cabo, sendo a sem fio no saguão do hotel). Mas prometo mostrar muitas fotos e escrever bastante sobre o que vi, percebi e absorvi. Caro Miguel Kreiseler, agradeço muitíssimo seu convite mas, infelizmente, só o li hoje, tardiamente: temos apenas mais um dia em Portugal, que pretendo destinar a Évora. De todo modo, irem me corresponder com você e visitar seu blog. abraços a TODOS. Obrigado, Comandante, pela citação. Continue acompanhando, pois tem post novo.

Jorge Bernardes

Assim como a Bia, eu também estou grávido: no 8º mês e proibido de viajar pelo médico. Sim, se não fosse por isso, teríamos ido para algum lugar sim. Desta forma, eu e minha mulher passamos o feriado em São Paulo mesmo pela primeira vez em muitos, muitos anos. No geral fizemos:

Um tour gastronômico que consumiu parte significativa do orçamento da viagem que não fizemos neste Carnaval e incluiu o Allez Allez, Bela Sintra, Al Mirte e a pizzaria da Familia Mancini na nova Avanhandava. (Não sei como não encontramos a Marcia Kawabe lá smile )

Organizamos mais de 5000 fotos digitais que estavam em micros diferentes e bem desorganizadas. Selecionamos algumas das últimas viagens que não havíamos mandado imprimir, etc. Montamos um quadro de fotos também. Essa organização foi o meu primeiro passo para planejar meu blog. Sim eu também quero ter o meu.

Ah, pensamos em alguns destinos para onde pretendemos levar nossa pequena durante a licença maternidade smile Tem que ser algo light, mas odeio resorts, hotéis fazenda e as pousadas "roteiro de charme" não aceitam nenês, então vou planejar algo que não tenha correria, que não inclua muitos destinos, mas vai ter que ser na Europa. Quem tiver experiência com nenês em viagem assim, tô aceitando feedback.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Neste carnaval eu... não coloquei os pés fora de casa, literalmente mesmo, não pisei fora dos limites do meu apartamento em nenhum momento entre domingo e terça, aliás acho que a melhor forma de passar o carnaval no Rio de Janeiro é não saindo de casa nem para dar uma volta no bairro "morto", nem o tempo bonito (tempo bonito, estamos mesmo falando do verão carioca?) me persuadiu a sair de casa. Ah, concordo com o Hugo, o Camarões, mais especificamente o Camarões Potiguar, foi um dos pontos altos da minha viagem a Natal no começo de fevereiro do ano passado.

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Tripulante acabando de chegar do Carnaval carioca se apresentando!!! A-do-rei!!! Sem querer, caiu no meu colo uma fantasia, desfilei, inclusive com direito a ida de metrô, fui passear em um monte de blocos, sol a pino no estilo Rio 40 graus...mas a praia estava insuportavelmente cheia. Fugi para a Barra durante o dia na praia, e dava pra levar. Mas eu sou uma puta arroz de festa que acha tudo sempre o máximo sempre então...
Ricardo, os blocos estavam uma delícia, (Lapa, Sta Tereza, Copabana, Leblon...me diverti) e adorei aquela coisa de ver um monte de gente fantasiada na rua "brincando o carnaval". Mas deu uma saudade de SSA sim...
beijos

Malu
MaluPermalinkResponder

Fiquei em São Paulo e foi ótimo. Cinema, churrasco na casa de amigos, fitness, conhecer a nova Avanhandava que ficou linda e nos dá uma sensação boa de que é possível melhorar nossa cidade.

Deise
DeisePermalinkResponder

Riq....passei carnaval no melhor lugar do mundo (onde moro): Salvador, minha terra amada, rsrsrs. Foi expetacular, pular os 6 dias, maravilhosoooooooooooooooooooooo. So quem passa carnaval aq sabe qual a sensação de ir atras do Trio Eletrico

Majô
MajôPermalinkResponder

Piscina, sol, yoga na grama, muito verde, sítio e família no interior de São Paulo, bate papo, churrasco e sossego. Usei as passagens do Natal que não pude usar pq preferi ir de carro pra ter controle sobre o meu tempo, e fugir do stress dos aeroportos. Por sinal, a TAM funcionou certinha nos horários, na ida e na volta. Congonhas e Santos Dumont normais.

O Rio sempre foi ótimo nos dias de Carnaval se vc quiser sossego, todo mundo viaja, os cinemas são vazios, sem engarrafamentos, estacionamento tranqüilo. Atipicamente, este ano as praias ficaram lotadas, talvez janeiro inteiro chovendo no sudeste e o povo com medo do apagão aéreo que os jornais anunciavam.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Eu fiquei aqui na Bélgica mesmo babando com as fotos e videos do carnaval de Salvador, e morta de saudades de uma praia... [sad]

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Acabei de chegar de BsAs!! Foi minha segunda vez por la, a cidade continua linda, parece que esta cada vez melhor!!!
Os preços estão incríveis, tudo muito barato!!! Vale muito a pena!!!

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Eu fiquei no RIO e dei uma esticadinha no sitio em Terê... foi super família, mas é que eu e meu marido não gostamos das muvucas de litoral nesta época... então, acabamos ficando por aqui e curtindo a praia e a família.
Jorge, eu fui para a Europa com a minha bebê... mas ela já era maiorzinha do que na licença maternidade. Ela foi com 1 ano e 9 meses e não deu problema algum !! Pelo contrário, rodamos mais de 2.000km com ela de carro e foi uma beleza. A cadeirinha do carro é um belo sonífero ! MAs mesmo nas cidades, ela topava tudo, de metrô à Torre Eifel, não deixamos de fazer nada por causa dela... E vai por mim, durante a licença maternidade vai ser mais fácil ainda para vc, já que não terá que se preocupar com as comidinhas.... aproveite !

sandra
sandraPermalinkResponder

Eu brinquei como nunca aqui no recife e em olinda e na semana anterios também, quando estava de férias, e curti as prévias.
O carnaval tava lindo demais, o bloco 'Eu acho é pouco' completou 30 anos com 3 saídas memoráveis, 2 em olinda - sábado e terça -, e uma no recife antigo, no domingo. Ainda teve o 'i love cafuçu', com a "bagaceira" de sempre, os "invencíveis" do sport, na 'sala da justiça', e muito mais ladeira abaixo...
Ano que vem tem mais!

M.Gribel
M.GribelPermalinkResponder

Eu fui para Santiago.
Bonita cidade, moderna, limpíssima, arredores super lindos, mas acho que o Chile tem outros lugares mais deslumbrantes.
Buenos Aires para quem viaja sozinha ainda é insubstituível!

Gilmara
GilmaraPermalinkResponder

Eu fui para a Amazonia. Imperdível. Imagina um hotel 5 estrelas passeando pelo meio da selva? Pois é assim. Escolhi o Iberostar Grand Amazon - circuito Rio Negro. DESLUMBRANTE. Em Manaus fiquei no hotel Tropical e tive a oportunidade de visitar as belíssimas cachoeiras em Presidente Figueiredo (100km de distancia).

Para Marcio:
Não perca em Natal (onde moro atualmente) o restaurante Mangai. Garanto que você vai gostar. smile
abss

Ricardo Freire

Gilmara, eu quero MUITO fazer esse cruzeiro do Iberostar...

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Eu consegui ficar dois dias e meio na praia (Riviera de São Lourenço) e, ou estou ficando velho ( o que é a mais absoluta verdade) ou a conjunção praia-calor-multidão-serviços de quinta categoria está cada vez mais insuportável. E já que citaram o Chile, Santiago é muito bom mas ir pro Atacama e pra Patagônia ( ô friozinho bom) é muito melhor !

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Fui para Angra dos Reis. O tempo estava ótimo, muito sol. Só sentimos falta de comer bem. Eu e minha amiga paulista podemos até ter um padrão muito alto (SP é imbatível em gastronomia), mas até minhas amigas cariocas reclamaram. Talvez só existam bons restaurantes com acesso por barco, pois por terra foi uma decepção. Na terça descobrimos por acaso um que valeu a pena, Anannás, fica no Shopping dentro de Angra. O shopping tem um píer (a tripulação dos endinheirados pára os barcos lá para fazer supermercado...) e o restaurante é todo aberto, com vista para os barcos. Muito aconchegante e atendimento excelente. Mas as outras experiências foram de comida ruim e pior, cara!

M.Gribel
M.GribelPermalinkResponder

Então, Eduardo. É sim, eu já sabia que o Deserto e a Patagônia eram a melhor opção, mas como eu tinha apenas 5 dias e já estava tudo lotado, acabei em Santiago, Viña, Valparaiso, Valle NUBLADO...
Valeu a pena. Tirei fotos lindas! eek)
O melhor ficará para a próxima viagem.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Comandante, obrigada pelo link! Vou começar a postar mais sobre a viagem essa semana, mas já vi que não vou resistir a alternar com as leituras aqui, no Arnaldo, no Arthur... wink

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Bem-vinda, Carla.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar