Perdeu a aliança?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

É oficial: a partir de hoje, a nova Varig não pertence mais à Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do mundo em termos de número de associadas.

É difícil que outra companhia aérea brasileira tome o seu lugar. A Gol não tem programa de milhagem -- pré-requisito para entrar numa aliança dessas. E a TAM tem acordos com duas sócias-fundadoras das duas alianças que concorrem com a Star: a American, da oneworld, e a Air France, da SkyTeam.

Como o Rodrigo, o João Paulo, o Marco Antonio e a Lena já tinham avisado nos comentários, a Star Alliance está oferecendo aos clientes Smiles Ouro e Prata um cartão equivalente no programa de milhagem de qualquer uma das companhias associadas.

Não é que você leve para outro programa as milhas do Smiles -- nananina. Mas, pelo menos durante um ano, pode continuar a usufruir das mordomias (salas vip, prioridade de embarque) e dos benefícios (milhas a mais a cada vôo) que as companhias reservam à Zelite.

Se você ainda não sabe se casa com a Lufthansa, foge com a TAP, experimenta a Swiss, se entrega à Air Canada, dá uma chance à United ou fica com a South African, não deixe de ler o tratado que o Rodrigo escreveu sobre o assunto e publicou lá no Aquela Passagem, primeiro neste post e depois neste post.

(Em tempo: seu cartão e suas milhas Smiles continuam valendo. A diferença é que agora os únicos vôos que somam milhas são os da Varig da Varig e da Pluna, e você só pode usar suas milhas na malha da Varig da Varig e da Pluna -- obrigado pela correção, Rodrigo.)

9 comentários

Carla
CarlaPermalinkResponder

E, para minha tristeza, se você tem milhas das outras companhias da Star Alliance (eu!), não pode mais usá-las para voar Varig, o que dificulta um bocado a vida de quem mora no Brasil... sad

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Riq,

Smiles, acumula milhas em vôos Varig e Pluna (existem certas limitações). Por sinal a Pluna, antes gerenciada pela Varig, está em pleno processo de reformulação e está prometendo uma grande expansão tendo o Brasil como uma das suas bases de lançamento

Um abraço

Paula
PaulaPermalinkResponder

A migração significa que o cartão atual smiles continua existindo e, além dele, a gente ganha outro do programa escolhido da companhia star alliance na categoria do smiles (ouro ou prata)?

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Paula,

Isso mesmo. Sua conta Smiles continua ativa e mantendo as milhas e o status atual. Associando ao novo programa de fidelidade você reberá o status equivalente ao atingido no Smiles e uma conta sem nehuma milha.

Portanto não seria uma migração no sentido completo e apenas uma oferta especial dessas cias, com data para acabar

Jorge Bernardes

Segundo a fofoca do Panrotas, a Nova Varig está de conversê com a LAN e a LAN faz parte do Oneworld. Então, já que é para especular, quem sabe o Smiles não entra no Oneworld... smile

Tania Pereira
Tania PereiraPermalinkResponder

Ainda não entendi como transferir o meu cartão Smiles para uma outra Cia da Star Alliance, alguem poderia me dar o passo a passo? Obrigada

Ricardo Freire

Tania, você precisa se inscrever num dos planos de milhagem das companhias associadas à Star Alliance, e então pedir a equivalência do "status" ouro ou prata do Smiles.

Esta página do site da Star Alliance traz as instruções em português razoavelmente inteligível, e os links para os sites dos programas de milhagens associados:

http://www.staralliance.com/pt/travellers/promotions/index.html

Daniela Siqueira

A propósito, a Pluna está com uma excelente tarifa para Montevideo: 570 REAIS ida e volta a partir de Guarulhos (salvo engano, são 210 dólares).

Paula
PaulaPermalinkResponder

Rodrigo, obrigada pela resposta!
Paula.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar