Sou mais o Bourdain

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Você já ouviu falar do Gordon Ramsay?

Já faz um tempo que ele é tido como o melhor chef da Inglaterra -- e recentemente virou uma figura pop, ao comandar, com seu jeito cavalão, os reality shows Hell's Kitchen (que já passou aqui) e The F Word (que estréia este mês no GNT).

No fim do ano passado, Ramsay abriu seu primeiro restaurante nos Estados Unidos. Foi em Nova York, no novo hotel The London. O nome do lugar é totalmente autoexplicativo: Gordon Ramsey at the London.

Pois no dia 31 de janeiro finalmente o New York Times publicou a primeira resenha do restaurante.

O crítico Frank Bruni até que achou tudo bem-feitinho -- só que sem-graça, sem criatividade, sem a vibração que ele esperaria de um chef que só falta estapear os candidatos que passam pelos seus programas.

Ele ainda notou que, em todas as vezes em que foi ao restaurante (os críticos do Times comem cinco ou seis vezes nos grandes restaurantes antes de publicarem seus veredictos), a maioria dos clientes era de ingleses. Ao que comentou:

É reconfortante saber que os americanos não são os únicos turistas que viajam para longe apenas para se hospedar e comer em lugares que conheçam de casa.

A cotação do crítico, duas estrelas, significa "muito bom". Mas para o mais estrelado chef inglês, significa "muito ruim" -- já que está bem longe da cotação máxima, de quatro estrelas ('extraordinário"). 

Mas o pior do barraco saiu no Gawker, o mais divertido dos blogs sobre Nova York. Diz que, no dia em que saiu a resenha, todos os exemplares do New York Times que entraram no hotel ou no restaurante tiveram a página de culinária simplesmente arrancada antes que chegassem às mãos dos hóspedes e clientes.

Hell's Kitchen? The F Word? Pfff. Essa história só me deu mais vontade de assistir a algum dos programas do Anthony Bourdain, o Sem Reservas, que só passa na TVA (eu tenho Net). Alguém sabe se o Bourdain já saiu em DVD?

17 comentários

Sem nome só nesse post

Ricardo:
Essas coisas não se falam assinando em baixo (mas acho que dá pra saber quem é que tá escrevendo...), nem sei se pode falar isso aqui mas...
Dei uma xeretada no bitcomet e no isohunt http://isohunt.com tem um zambilhão de programas dele em torrent pra baixar (não sei se vc é familiarizado com o assunto, mas baixar arquivo em torrent é muito mais fácil).
Qualquer outra informação, vc me fala em off.
Beijos!!!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Esse Gordon Ramsay é uma figura detestável... Assisti a meio episódio do Hell's Kitchen uma vez, que serviu para tomar a decisão de nunca pisar em um restaurante do cara... Em compensação, virei fã do Top Chef, que passa na Sony, um reality show de dar água na boca - e desespero nos cozinheiros amadores (eu!) que nunca passariam naquelas provas complicadíssimas... wink

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

Também sou super fan do Anthony Bourdain! Mas o chato é que eles reprisam muitos os episódios sad

Eu sei que ele já publicou vários livros, mas não sei se já tem programas dele em DVD não ...

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Mi primer contacto con la gastronomía brasileira, me dejó en una situación un poco incómoda.

Estaba comiendo una deliciosa pasta con berenjena y el camarero, amablemente, se acercó a preguntarme si me gustaba. Yo, contesté que estaba "exquisita" y él hizo un gesto extraño.

En Espanha la palabra "exquisita" se suele aplicar a la gastronomía y significa el "summum" del placer, lo mejor...

En numerosas críticas gastronómicas la palabre exquisita aparece relacionada con la comida de Arzak, F. Adrià, Carmen Ruscalleda, Martín Berasategui, entre otros...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Carmen, que ótima história! Uma grande amiga da minha mãe é uma senhora argentina que, quando veio morar no Brasil, usou a mesma frase para elogiar o jantar na casa do chefe do marido dela... A anfitriã não entendeu nada e ela quase morreu de vergonha, porque não sabia que aqui a palavra tem o significado oposto! É um daqueles tropeços do portunhol... grin

Ricardo Freire

Ha ha, até mesmo em Portugal "esquisito" também pode ter conotação positiva (apesar de eles também entenderem como nós, "estranho").

Uma vez uma leitora me mandou um email pedindo uma sugestão de pousada de luxo em Angra, recomendando muita atenção, porque seu marido era "esquisito" e eles já tinham se hospedado em vários Amanresorts!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Bourdain é 10, estou lendo também o Cozinha Confidencial...e tenho TVA wink DVD dele só na Amazon ou no shopdiscovery, do Discovery Channel, mas será região 1 (USA). Ricardo, ou vc muda para TVA ou desbloqueia seu DVD.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Ahí van unos cuantos hoteles-restaurantes. Aquí algunas personas suelen hacer la ruta gastronómica:

www.canfabes.com
www.laparra.net
www.buenamor.net
www.sanromasndeescalante.com
www.torredelvisco.com (situado en un lugar perdido entre montañas)
www.palaciodecutre.com
www.mastorrent.com
www.hotelsanroque.com
www.sonbrull.com
www.elmontiboli.com

Otro día más...

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Oi, Carmem, já foi a algum destes 'templos' gastronômicos, como o Can Fabes, o El Bulli, ou algum dos bascos? Se sim, conte para nós smile

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Perdón, en www.sanromandeescalante.com, se me coló una "s" ahora está correcto.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Ahora se me coló ",". Estoy desesperada!!! LO SIENTO!!!
www.sanromandeescalante.com

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Emília, aquí tienes unos cuantos hoteles-restaurantes de diferentes precios los hay muy rústicos y otros que no lo son:

www.fuentenueva.com
www.casadesanmartin.com
www.caseriodemozaga.com (para conocer un sertão volcánico)
www.casadecarmona.com
www.casadelatorre.com (rústico para hacer la ruta del Quijote o recordar a Almodovar)
www.hotelfincadelaflorida.com
www.elcresol.net (para conocer Buñuel y Aragón)

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Puxa, Carmen...já nem estou mais em São Paulo, meu espírito parou em algum lugar na Espanha smile
Adorei especialmente a Casa San Martin (que região linda!), a El Cresol (muito elegante) e a Caserio de Mozaga. Adoraria visitar as Canárias, meu marido já foi e adorou, mas já faz muitos anos então já é hora de voltar... Estou anotando as dicas!
Já visitei várias regiões da Espanha e, sempre que vou à Europa dou um jeito de fazer uma parada. Pode parecer suspeito, mas a verdade é que é um lugar ao qual eu sempre vou querer voltar...

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Emília, te puedo asegurar que mi espíritu está en Brasil. Desde que pisé Brasil vuelvo allí una vez al año y son las vacaciones más largas del año, casi 25 días en Brasil!!!.
La familia y los amigos siempre me dicen: "Brasil, otra vez". No pueden entender la dimensión enorme del territorio.

El hotel Cresol se ubica en una zona rural llamada la Comarca del Matarraña en Teruel, linda con Tarragona.
El paisaje es áspero, de olivos, almendros y viñas.
Caluroso en verano y frío en invierno.
Cerca de Calaceite se encuentra la cordillera montañosa llamada "Els Ports". Es muy bonita. Pero allí todo es absolutamente rural: cabras, ovejas, moscas, abejas etc...

Lanzarote es muy especial. Pero conozco personas a las que el color tan oscuro de la tierra y la falta de árboles no les gusta, lo encuentran árido.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Pois a mim interessam muito estas paisagens diferentes e grandiosas. Ouvi falar que as ilhas também são excelentes para trekking.
Em que cidade você mora?

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Emília, vivo en Barcelona.
Ya sabes, Barcelona: turistas japoneses (los adoro, son muy respetuosos) fotografiando Gaudí y los mercados de la Boquería y Santa Caterina... Y que dure son unos turistas perfectos!!!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Ai, ai...Barcelona. Estive uma semana aí, em 1999...quero ainda voltar para mostrar para o meu querido (tem família na França, sempre vai para lá, mas nunca foi até Barcelona, dá para acreditar???)
Bom final de semana!
PS: Riq, me desculpe por alugar o blog...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar