Para quem mora em São Paulo, essa é fácil.
Essa bisteca (no Rio Grande a gente chamaria de chuleta) é considerada por gourmets e glutões um dos grandes pratos de carne servidos em restaurantes paulistanos.
(Está no meu top 3, junto com o polpettone do Jardim de Napoli e a cotoletta alla milanese do Fasano.)
Para não deixar a coisa assim tão fácil para os carnívoros da Paulicéia, acerta a charada quem der os três nomes desse restaurante:
1) o nome atual, que assume um apelido do qual nenhum restaurante se orgulharia;
2) o nome pomposo que o restaurante tentou usar, mas não emplacou;
3) o apelido original (e ligeiramente... impublicável) pelo qual era conhecido há uns 20 anos.
São 9h06, horário de Brasília
Atualização:
Acertou, como quase sempre o Alessandro, que depois de um certo ziguezague no Google respondeu:
1) Sujinho
2) Bisteca d'Ouro
3) Bar das Putas
E então eu postei a explicação:
O Sujinho funcionou décadas sem nome na porta. Era freqüentado na madrugada por jornalistas, que apelidaram o lugar de Bar das Putas, não me perguntem por quê Quando cheguei em SP, há 21 anos, esse era o apelido principal; “Sujinho” era o nome usado por quem não queria falar palavrão.
Lá pelas tantas o bar foi vendido e os novos donos mantiveram a grelha e o cardápio, mas tentaram moralizar o nome. Batizaram o lugar de “Bisteca d’Ouro”. Claro que não pegou.
Foi então que, inteligentemente, eles decidiram assumir o apelido publicável (até porque o impublicável foi caindo em desuso).
Os negócios vão de vento em popa — hoje o Sujinho se espalha por mais dois endereços vizinhos (a casa ao lado e outra na esquina oposta da Consolação). Mas o sujinho de verdade é o original. Que graça tem ir comer uma chuleta e não sair completamente defumado?
(Não, eu não tenho cachorro em casa.)
O site oficial nem fala mais em Bisteca d’Ouro. Mas alguns guias continuam usando os dois nomes.
Atualização da atualização:
O Ernesto aventou a hipótese do apelido chulo se dever à proximidade de um famoso bordel das antigas, que ficava na mesma calçada, no fim da quadra, e que o Eduardo D. lembrou ser a Olga. Se não for verdade, é bem achado
34 comentários