Cuba pra Carolina

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A Carolina quer ir a Cuba em abril e pediu dicas.

Carolina, eu estive em Cuba em 2002, antes da última endurecida de Fidel (depois que eu fui, houve a proibição da circulação de dólares e os paladares e casas particulares ficaram um pouco mais vigiados).

cuba-catedral450.jpg

Em Havana os hotéis mais charmosos são os controlados pela Habaguanex, a companhia que é "dona" de Habana Vieja, a parte mais antiga (e restaurada nos trinques) do centro histórico. Nenhum hotel é luxuoso, mas alguns são bem caros. Eu tentaria ficar num dos mais simples (como o Valencia ou o Los Frailes). Não sei se alguma operadora inclui esses hotéis em seus pacotes; mas no site da Habaguanex agora eles já oferecem reserva online.

cuba-cocotaxi450.jpg

Se você quer mesmo uma experiência "roots", pode tentar hospedagem em casas de familia -- as chamadas casas particulares. Dá para usar sites como este aqui.

Varadero é um desses lugares não-fui-e-não-gostei.  Realmente não vejo muita chance de curtir, não. Para complementar uma estada em Havana numa praia perfeita, eu seguiria o conselho da Jurema e iria direto a Cayo Largo, que é uma ilhota que poderia estar nas Maldivas. Ali os moradores cubanos não são discriminados na praia, simplesmente porque não há moradores cubanos. Abaixo uma fotinho da praia em Cayo Largo:

cuba-cayolargo450.jpg

Se eu voltasse a Cuba hoje eu gostaria de ir a Trinidad e a Santiago. E também ver as praias de Guardalavaca, que parecem ser lindas (e os resorts são mais novos do que os de Varadero).

Você pode ler o que eu escrevi sobre aquela viagem aqui e aqui.

Quem tiver mais dicas pra Carolina, por favor, manifeste-se. Gracias!

106 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Mateus Maranhão
Mateus MaranhãoPermalink

Acabei de chegar de uma viagem a Cuba e adorei! Fui a Havana, Varadero e Cayo Largo. A grande surpresa pra mim foi Cayo Largo. Que praia maravilhosa, ainda não tem a badalação nem a estrutura de Varadero mas vale muito a pena. A agua é um caso a parte, mais azul e transparente que muitas piscinas que tem por ai. Já em Varadero fiquei hospedado no Paradisus Princesa Del Mar, no famoso esquema ALL. Para valer a pena vc deve ir com o pensamento de comer e beber o dia todo. Vários restaurantes e bares pelo hotel. Serviço muito bom e a qualidade dos produtos excelente. Fora o Buffet os outros restaurantes necessitam de reserva.O que mais gostei foi o japonês- onde tem uma chapa em cada mesa para preparar o teppan. o Buffet também é muito bom com chapas para o preparo de frutos do mar e carnes vermelhas.Na praia o hotel ofereçe o serviço de esporte nauticos não motorizados, bem legal.É um hotel que eu voltaria.

marcia
marciaPermalink

OI, Mateus, estou pretendendo ir a Varadero em março. O que vc fez de interessante,ficou apenas cinco dias, quanto tempo até Cayo Largo, como se chega...., preço. Se puder dar dicas, agradeço.Abs.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Cayo Largo fica a meia hora de teco-teco.

Rovana Steffens e Mauricio Franzoi

fomos a cuba em 2008, foi maravilhoso, realmente cayo largo vale a pena, é totalmente diferente de varadero, pode-se pegar diárias em cayo largo (que foi o nosso caso- 4 noites) ou, para quem esta hospedado em varadero, existem passeios de um dia em cayo largo, ja visitando as praias virgens ( sirena e paraíso), ainda fazendo mergulho no banco de corais e conhecendo a ilha das iguanas, também muito legal, passa um onibus em todos hoteis de varadero e sai o aviao direto do aeroporto de varadero para cayo largo, retornando no final do dia.
Os hoteis em cayo largo não tem a mesma estrutura que os de varadero, mas vale muito a pena pois a ilha é totalmente diferente e as praias sao maravilhosas.
Em varadero vale a dica : se for ficar no sol meliá, pague um pouco a mais e faça um upgrade para o meliá varadero, da mesma rede,localizado logo do lado, porém com a praia na frente muito melhor e muito melhor estrutura que o mais simples, em um pacote aumenta apenas um pouco o valor ( cerca de 150 dollares a mais por pessoa para 6 noites) .

aproveitem

ana carolina
ana carolinaPermalink

A rede Meliá tem 8 hotéis em Varadero (segundo o site solmelia).

Sua comparação ao Meliá Varadero deve ser em relação ao Sol Palmeras, mas há outro ao lado, o Meliá Las Américas, que também custa bem pouco a mais e tem estrutura teoricamente ainda melhor (fiquei nele em 2008 e comparei os 3), na mesma praia. O Las Américas tem até uma pista de golfe (inútil para mim, mas que confere um ar bacana ao hotel).
Ao Sol Palmeras eu associei o povo que voou comigo desde Cayo Largo (tinham ido passar o dia) e que foi junto num passeio a Cayo Blanco - todos muito bêbados (all inclusive tem disso) e torrados pelo sol. Não lembravam nem de longe os canadenses educados em maioria no Las Americas. Pagar um pouco a mais em um resort all inclusive pode evitar companhias do tipo: "hoje eu vou tomar um porre" durante a semana toda.

Mas para quem quer quebrar a banca mesmo, devem valer os Paradisus, que estão em outra categoria. Passei em frente e fiquei babando! Só não é pro meu bico...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Cada marca do Meliá tem uma faixa de conforto; Sol é a mais básica, Meliá já é um pouco melhor, Paradisus é a top.

Flavia
FlaviaPermalink

Acabei de chegar de Cuba e em Varadeiro fiquei hospedada no Melía Las Antilhas e gostei muito. Apesar de ser um 4 estrelas, a comida é boa e os funcionarios simpaticos e atenciosos.É nos detalhes como colchão, roupa de cama e toalhas, que vc sabe a diferença,mas o custo beneficio compensa.
A noite em Varadero está fervendo!
A proxima vez pretendo ir a Trinidad.

Mari
MariPermalink

qual a melhor época para visitar cuba?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Março a maio é o filé. Dezembro a junho é seguro. Julho a novembro pode ter furacão.

Mariana
MarianaPermalink

Estou planejando ir desempacotada para Cuba e St. Martin no meio do ano. Comecei a ver voos e fiquei com um problemão: pela internet só achei transporte Cuba (por Havana) - St. Martin pela Copa, com conexão no Panamá! Nisso perco um dia. Existe algum outro transporte mais inteligente e eficiente? Pensei talvez em um barco/cruzeiro, mas não quero ficar pingando de ilha em ilha mas tb não quero gastar muito.
O que quero existe?
Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O Caribe não é uma federação de ilhas interconectadas por vôos e navios. Só há vôos regionais entre ilhas que formem um mesmo pólo. St Maarten está conectado a várias ilhotas próximas que usam sua capital como centro comercial.

Juntar Cuba e St Maarten numa mesma viagem é como juntar Porto Seguro e Florianópolis numa mesma viagem. Ninguém faz. Por isso você vai ter que voltar ao Panamá.

Não gaste seu tempo e seu dinheiro à toa. Planeje uma viagem lógica. Você pode juntar Cuba e Riviera Maia, por exemplo, que estão a 1h de vôo. Ou juntar St Maarten com St Barth e Anguilla, que são ilhas-satélite.

https://www.viajenaviagem.com/category/st-maartenst-martin

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

Aline
AlinePermalink

Estou começando a planejar minha viagem a Cuba. Apesar do risco de furacao, acho que vou em Outubro para o aniversário do meu afilhado, que mora lá. Tenho dois filhotes pequeninos (1 e 3 anos) e estou super na dúvida do que fazer. A princípio nao tenho muita vontade de ir a Varadero, mas ficar num hotel com estrutura para criança, de frente pra praia, sem ter que me preocupar com nada me atrai. Será que vale a pena enfrentar teco-teco com dois bebês para chegar a Cayo Largo? Algum hotel lá para recomendar? Ou devo fazer Havana e alguma outra praia, como a Riviera Maia, que o Riq indicou acima? Obrigada. Beijos, Aline.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Só mamães podem decidir o que seus filhotes suportam ou não. É uma questão de bom senso e experiência própria. Não podemos nos meter.

Quando o Ricardo Freire fez esta viagem havia vôos diretos do Brasil para Cancún, por isso ele usou Cancún como escala para Havana. Hoje para fazer o mesmo roteiro você teria que fazer Brasil-Panamá-Cancún-Havana-Panamá-Brasil.

Leila Fonseca
Leila FonsecaPermalink

Estou planejando uma viagem para Cuba em Janeiro ( eu e meu marido).
Andei pesquisando alguns lugares para visitar e locais para ficar.
Quantos dias mais ou menos são necessários para fazer fazer Havana, Santiago , Varadeiro e Cayo Lago? Alguém tem sugestão de roteiro e de casas de famílias para hospedagem?
Agradeço a ajuda:
Leila

Diogo
DiogoPermalink

Olá vou a Cuba em Setembro (daqui a 1 mês) e vou ficar 3 noites em Havana e 4 noites em Cayo Largo. Alguém sabe o equivalente a um "Bourbon Street" aqui em Sao Paulo, ou seja, "O" lugar para ir ver um mambo/salsa cubanos realmente de qualidade (buena vista/cachao lopez/tito puente ou o que for mais próximo deste universo), evitando os locais turísticos/enganações... A mesma coisa em relação a restaurantes, casas de charutos, serigrafias... Dicas? Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diogo! Os cubanos chamam a música local de “son”, quem chama de salsa são os americanos. Não há mambo em Cuba.

Em Habana Vieja os músicos são muito bons, haverá por toda parte. Você dificilmente escapará de lugares turísticos, a não ser que se hospede em casas particulares.

Jorge
JorgePermalink

Bóia...Tudo Bem ?

Gostaria de visitar Cuba e também conhecer outras ilhas próximas, poderia me indicar outras ilhas próximas que valem a pena ?
Não sei quanto tempo é suficiente porém terei 10-15 dias de férias!!!

Muito Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jorge! Por que não Cayo Largo? wink Veja no post acima a indicação do Comandante.

Patricia
PatriciaPermalink

Boa tarde!
Estou pensando em ir para Cuba em Maio de 2012 em Lua de Mel. Devo passar 7 dias por lá. Pensei em ficar em Varadero e conhecer Havana e Cayo Largo nos passeios...Será que consigo fazer isso quando chegar ou ja tenho que deixar programado comprando passagens ou bilhetes? Como funciona isso?
Muito Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Dá pra agendar passeios ao chegar sim! O Comandante recomenda Cayo Largo em vez de Varadero (nesse caso, com pelo menos dois dias inteiros em Havana).

paulo freitas
paulo freitasPermalink

ola,

Ir a cuba vale a pena? para quem quer concilar curtiçao, cultura e belas praias ? quantos dias são recomendavel para vistar a ilha ?

abçs

paulo freitas

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Se a gente não achasse Cuba um lugar bacana, não abriria post sobre o assunto aqui grin

Ir a qualquer lugar do CAribe para ficar menos de uma semana não é negócio.

Gabriela
GabrielaPermalink

Estou planejando uma viagem para Cuba e achei esse site completissimo:

http://oguiadecuba.blogspot.com/2011/09/ideias-para-estadia-em-la-habana.html?spref=fb

A autora dessa maravilha se chama Maria, tem familia em Havana e é uma fofa.

No momento estou em dúvida entre 4 dias em Havana + 4 dias Cayo Largo. Será que está bom assim? Será que devo incluir Varadero também (já que é no caminho)? Ou mais uns dias em Havana? A maioria dos pacotes tem 2 ou 3 noite em Havana..parece tão pouco.

Sugestões?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! Varadero é uma mini-cancunzinha cubana. Cayo Largo, como o Ricardo Freire diz, é um genérico das Maldivas. A combinação Havana + Cayo Largo é perfeita.

Gabriela
GabrielaPermalink

Olá,

Eu não entendo muito bem o "problema" de Varadero. É muito cheio de gente? Muito "comercial"? Eu entendi que Cayo Largo é o paraíso, mas gostaria de entender como é Varadero para saber se vou fazer a combinação Havana + Cayo Largo ou Havana + Varadero + Cayo Largo.

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela!

Varadero é um balneário comum como qualquer outro; talvez um pouco pobrezinho em comparação a lugares mais glamurosos no Caribe. Cayo Largo é mais intocado e todo mundo que vai fica triste de não ficar mais tempo do que ficou.

Mas se você sonha com Varadero, vá pra Varadero ué grin

Gabriela
GabrielaPermalink

Agora entendi!

Não sonho com Varadero não..eu só queria entender direito pra poder fazer uma combinação legal.

Obrigadinha!

Thiago
ThiagoPermalink

Olá!!

Estou indo à Cuba com minha namorada dia 17/02 com volta marcada para 26/02.

Estamos pensando em fazer Havana, Cayo Largo (ou Varadero) e Camaguey. ´Vi que existe a possibilidade de ir de trem para Camaguey. Alguém já foi a essa cidade? Recomenda?
Se não, qual outra cidade é interessante para fugir do circuito meramente turistico e conhecer melhor o país?

Abraços
Thiago

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago!

Leia sobre trem em Cuba no Seat 61:
http://www.seat61.com/Cuba.htm

Leia a viagem off-lugares turísticos da Luisa por Cuba:
http://arquivodeviagens.wordpress.com/category/cuba/

marina
marinaPermalink

Olá! Alguém sabe indicações dos hoteis:
- Kohly ou El Bosque em Havana
e
- Sunbeach em Varadero

Obrigada!

milene
milenePermalink

olá a todos interessados em Cuba!

fechei um pacote com 3 noites em havana, 3 em cayo largo e 4 em varadero para julho pela bagatela de R$ 4.900,00.

no início pensei apenas em havana e varadero, porém uma amiga já foi para Cayo Largo e me aconselhou a não ir para cuba sem passar por lá.

ao invés de comprar um passeio resolvi incluí-lo em meu pacote.

na volta conto como foi!

abraços

Lilian
LilianPermalink

Olá, Ricardo e Bóia! Por que Varadero não é aconselhável?
Outra dúvida: gostaria de conciliar Cuba e Miami. Compensa, mesmo com a falta de vôos diretos? Ou é melhor deixar para outra oportunidade?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lilian! Não é que Varadero não seja recomendável. Mas se você já foi até Cuba, invista um pouco mais e vá a Cayo Largo, que é espetacular.

Conciliar Cuba com Miami, só via Cancún ou Panamá.

Alexandre Valle
Alexandre VallePermalink

Olá,
Pretendo ir a Cuba no final de outubro. Queria uma dica de hotéis em Havana.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Estude os hotéis Habaguanex, conforme o Ricardo Freire recomenda no texto.

http://www.habaguanexhotels.com/

bruna
brunaPermalink

Bom dia,
Estou indo para Cuba no próximo mês e gostaria de saber qual moeda é melhor eu levar: dólar, Euro ou alguma outra?
grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruna! Leva-se euro a Cuba. O dólar tem uma cotação mais baixa porque é taxado.

Carla
CarlaPermalink

Boa tarde!!!!

Pretendo ir a Cuba em maio de 2013 e gostaria de algumas dicas, de como comprar passagem mais em conta, moro em Salvador- Bahia e não tem voo direto.... Agradeço desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Vá com a Copa, saindo do Recife.

Carolina
CarolinaPermalink

Estou indo para Varadero em março e estou em dúvida entre dois hoteis: o MELIA VARADERO e o SOL PALMERAS MELIA. Alguém pode me ajudar? Qual é melhor e qual dos dois tem a praia mais bonita?? Obrigada, Carolina

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Não conhecemos nenhum site que classifique os trechos de praia em Varadero do jeito que a gente classifica aqui os de Punta Cana.

Hotéis da bandeira Meliá são normalmente mais confortáveis que os Sol. Veja pelo preço; em all inclusive, num mesmo destino, o mais caro sempre oferece mais conforto e melhor alimentação.

Sara
SaraPermalink

Olá!

Gostaria de saber se ir a Cuba em Agosto é uma boa opção.

Obrigada!
Sara

Marina
MarinaPermalink

Boa tarde!

Estou pensando em passar 6 noites em Varadero em novembro desse ano.
Existem passeios de Varadero para Cayo Largo?

Qual hotel é melhor o Melia Varadero ou o Melia Penísula Varadero?

Quanto tempo de Havana até Varadero?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! De Havana a Varadero são 2 horas. Não sabemos quais dos dois Meliás é o melhor -- mas a diferença de preço certamente indicará qual deles é o top.

Já soubemos de bate-volta de teco-teco de Varadero a Cayo Largo; não sabemos se continuam sendo oferecidos.

Ederson
EdersonPermalink

Ola boia. Vou passar o reveillon em cuba. 2 noites em havana, 4 em cayo largo e 3 em varadero.
Vale a pena ir nessa epoca? Meu medo é q vá estar frio e não poderemos aproveitar a praia. Reveillon passado fiquei em Miami e estava muito frio. Praticamente não fomos a praia. Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ederson! Você estará 350 km ao sul de Miami, já fará diferença. Pode pegar alguma frente fria, mas o mais seguro é que pegue dias secos e quentes, e noites fresquinhas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/vou-para-o-caribe-e-me-dei-conta-que-e-inverno-e-agora/

Ju
JuPermalink

Olá,
vou para Cuba agora no início de setembro e ficarei por 10 dias, na verdade 8 porque um dia para ir e outro para voltar. Ficaremos, eu e meu marido, em casas particulares, Havana e Varadero, já em Cayo Largo do Sul não sei onde ficar, tinha escolhido o Sol Pelicano da rede Meliah, mas não tem disponibilidade na data que preciso, não sei mais qual escolher, já pesquisei no trip e as pessoas não falam muito bem. Onde se hospedar em Cayo Largo do Sul? Todos dizem que a praia em frente aos hotéis não é legal para o banho, mar agitado, não existem hotéias nas praias Sirena e Paraíso? Existem outras ilhas, como Cayo Coco e Cayo Guillermo, onde se hospedar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ju! Exatamente, as praias perfeitas estão a uma jardineira de distância dos hotéis, e uma das coisas que influem na sua perfeição é o fato de estarem preservadas, sem construções. Não ligue para as críticas, os hotéis em Cuba, mesmos os das melhores redes, pecam pelos problemas estruturais, logísticos e de abastecimento da ilha; não espere o padrão de outros lugares do Caribe (ou mesmo de Varadero). Para você será lucro, você encontrará mais fartura do que nas casas particulares.

Aline
AlinePermalink

Oi "bóia" e Ricardo!
Vou para Cuba em dezembro/janeiro e ficarei 15 dias (já descontados os dias de ida e volta). Nossa idéia é explorar o máximo de Havana e depois descansar nas praias e conhecer mais alguma cidade.
Minhas dúvidas:
Onde passar o ano novo? Varadero ou Cayo Largo? (certamente irei para Cayo Largo, mas receio estar lá na virada do ano e não ter nenhuma comemoração, devido a pouca estrutura da ilha.
Qual cidade mais conhecer? Cienfuegos, Trinidad, Santiago (essa me parece pouco longe para o curto tempo).
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Quinze dias dá para fazer um belo giro pela ilha.

Aline
AlinePermalink

Quais são as cidades imperdíveis? E qual o melhor lugar para passar a virada do ano?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Não temos conteúdo próprio sobre Cuba. O Ricardo Freire já foi a Havana e Cayo Largo. Adoraria fazer a volta à ilha.

Leia no Arquivo de Viagem, da Luisa, sobre mais cidades na ilha:
http://www.arquivodeviagens.com/category/cuba/

Não espere réveillon à brasileira no exterior.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2014