A Carolina quer ir a Cuba em abril e pediu dicas.
Carolina, eu estive em Cuba em 2002, antes da última endurecida de Fidel (depois que eu fui, houve a proibição da circulação de dólares e os paladares e casas particulares ficaram um pouco mais vigiados).
Em Havana os hotéis mais charmosos são os controlados pela Habaguanex, a companhia que é "dona" de Habana Vieja, a parte mais antiga (e restaurada nos trinques) do centro histórico. Nenhum hotel é luxuoso, mas alguns são bem caros. Eu tentaria ficar num dos mais simples (como o Valencia ou o Los Frailes). Não sei se alguma operadora inclui esses hotéis em seus pacotes; mas no site da Habaguanex agora eles já oferecem reserva online.
Se você quer mesmo uma experiência "roots", pode tentar hospedagem em casas de familia -- as chamadas casas particulares. Dá para usar sites como este aqui.
Varadero é um desses lugares não-fui-e-não-gostei. Realmente não vejo muita chance de curtir, não. Para complementar uma estada em Havana numa praia perfeita, eu seguiria o conselho da Jurema e iria direto a Cayo Largo, que é uma ilhota que poderia estar nas Maldivas. Ali os moradores cubanos não são discriminados na praia, simplesmente porque não há moradores cubanos. Abaixo uma fotinho da praia em Cayo Largo:
Se eu voltasse a Cuba hoje eu gostaria de ir a Trinidad e a Santiago. E também ver as praias de Guardalavaca, que parecem ser lindas (e os resorts são mais novos do que os de Varadero).
Você pode ler o que eu escrevi sobre aquela viagem aqui e aqui.
Quem tiver mais dicas pra Carolina, por favor, manifeste-se. Gracias!
106 comentários