Cuba pra Carolina

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A Carolina quer ir a Cuba em abril e pediu dicas.

Carolina, eu estive em Cuba em 2002, antes da última endurecida de Fidel (depois que eu fui, houve a proibição da circulação de dólares e os paladares e casas particulares ficaram um pouco mais vigiados).

cuba-catedral450.jpg

Em Havana os hotéis mais charmosos são os controlados pela Habaguanex, a companhia que é "dona" de Habana Vieja, a parte mais antiga (e restaurada nos trinques) do centro histórico. Nenhum hotel é luxuoso, mas alguns são bem caros. Eu tentaria ficar num dos mais simples (como o Valencia ou o Los Frailes). Não sei se alguma operadora inclui esses hotéis em seus pacotes; mas no site da Habaguanex agora eles já oferecem reserva online.

cuba-cocotaxi450.jpg

Se você quer mesmo uma experiência "roots", pode tentar hospedagem em casas de familia -- as chamadas casas particulares. Dá para usar sites como este aqui.

Varadero é um desses lugares não-fui-e-não-gostei.  Realmente não vejo muita chance de curtir, não. Para complementar uma estada em Havana numa praia perfeita, eu seguiria o conselho da Jurema e iria direto a Cayo Largo, que é uma ilhota que poderia estar nas Maldivas. Ali os moradores cubanos não são discriminados na praia, simplesmente porque não há moradores cubanos. Abaixo uma fotinho da praia em Cayo Largo:

cuba-cayolargo450.jpg

Se eu voltasse a Cuba hoje eu gostaria de ir a Trinidad e a Santiago. E também ver as praias de Guardalavaca, que parecem ser lindas (e os resorts são mais novos do que os de Varadero).

Você pode ler o que eu escrevi sobre aquela viagem aqui e aqui.

Quem tiver mais dicas pra Carolina, por favor, manifeste-se. Gracias!

106 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sylvia
SylviaPermalink

Varadero é propaganda local, nada de mais e igual a centenas
de outras, mas certamente muito melhor que Havana, que vc confere
em algumas horas.
Hotel barato em Havana é muito arriscado pois a manutenção é zero!
Não fui a Cayo Largo e sei que perdi o melhor da festa cubana.

Carolina
CarolinaPermalink

Ai que chiqueeeeeeeee!!!
um post pra chamar de meu!!!
que surpresa mais legal! que honra!! vou chorar!!

nossa!! muito, muito obrigada, Ricardo!
agora vc me ganhou de vez! sou sua fã!

Thanks a lot!!!
(vou dar um print screen e guardar! forever!)

Pra vcs tb, viu Jurema e Sylvia? muito obrigada!

eu tava mesmo pensando em Cayo Largo, vcs confirmaram minhas suspeitas!

beijos

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Só pra constar: adorei Havana. E adoraria voltar. Fiquei num hotel (caro) da Habaguanex, o Santa Isabel. Mas visitei os outros e achei todos arrumadíssimos.

Carmen
CarmenPermalink

Fuí a Cuba en el 2002. Alquilé un coche, funcioné como taxista recogiendo gente que hacía autostop, practicamente, todo el viaje.
Pero valió la pena, conocí gente maravillosa.
Fuí al Valle de Viñales -Pinar del Río-, y desde allí a María la Gorda para bucear. De allí a Trinidad, Cienfuegos, maravillosas ciudades.
Para descansar me tomé unos días en el paraíso: Cayo de Santa María, donde las iguanas son tan grandes como perros.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carmen! Uma das matérias mais saborosas sobre viagem que eu já li foi a de um jornalista da Newsweek que fez igualzinho a você: alugou um carro e saiu por Cuba. Quando ele parou pela primeira vez para pedir informação, zupt!: o carro foi invadido por caroneiros. No começo ele se assustou, mas depois achou divertidíssimo carregar cubanos pra cima e pra baixo; conheceu gente interessante e deu muita risada (a mulher dele falava espanhol).

Carmen
CarmenPermalink

Ricardo, he leído que estuvo en el 2002. ¡Qué coincidencia!. Me hubiera encantado conocerle.

Ernesto
ErnestoPermalink

Carolina

Eu fui em 1990. Faz tempo, né? Cayo Largo é imperdivel, Havana é bonita, e quanto ao jurassic park do socialismo, voce vai ter que tirar suas próprias conclusões....

Caio
CaioPermalink

Carolina, eu amo viajar e gosto de lugares exóticos. Mas tive uma péssima impressão de Cuba, não sei se foi só minha, mas fui mal tratado, enganado pela operadora de turismo local que me vendeu pacotes de 1 dia e jantar no hotel nacional e não tinha reserva e nem pagamento. Complicado até mesmo para trocar euros.
Enfim, só lembranças ruins. Mas como diz Fernando Pessoa: Tudo vale a pena se a alta não é pequena...hehehhe
Abraços

monica
monicaPermalink

Riq, estou planejando uma viagem de lua-de-mel em agosto para porto de galinhas e fernando de noronha, com milhas da tam. Gostaria de saber se é uma época propícia para esta viagem e se há alguma matéria sua sobre pousadas e hotéis em noronha… desde já agradeço… parabéns pela casa nova... (sou sua fã desde a “casa velha” do viaje na viagem!) Bjão.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Caio, fiquei uma noite no Hotel Nacional na volta de Cayo Largo e não gostei nadinha. Mas consegui assistir a um show de Cumpay Segundo ao ar livre no jardim...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Oi Monica, é uma excelente época para Noronha e boazinha para Porto de Galinhas (o mar fica mais bonito em outubro, quando pára de ventar; mas pelo menos em Porto ele nunca chega a ficar feio).

Mais pro fim da semana eu vou postar um dossiezinho de pousadas em Noronha, tá bom? Tô devendo essa pro Hugo também.

Cecilia
CeciliaPermalink

Caros leitores: li ontem em matéria no Estado, que está sendo feita uma eleição para escolher as 7 maravilhas do mundo contemporâneo. É uma iniciativa de um cineasta canadense, que passou seis anos trabalhando nesse projeto para obter apoio financeiro. O objetivo, além de atualizar as 7 maravilhas, é destinar parte da renda obtida nesse projeto para restaurar monumentos, entre eles as estátuas dos Budas Gigantes no Afeganistão. Depois de várias etapas, a seleção final inclui 21 lugares do mundo todo e, entre eles, o Cristo Redentor ! Achei bacana e já votei. O site é: www.new7wonders.com

Marília Marconi
Marília MarconiPermalink

Riq,
Por falar em "devendo", e o post que você disse que ia fazer sobre a Rota Ecológica? (to ficando abusada, né? Foi só me darem uma cordinha sobre Portugal e eu já me espalho toda!!! ;P)
É que, depois de ler o freire's, impossível não querer ir pra lá, né? Pois é, eu vou na semana santa, e tava querendo saber se há novidades, e coisa e tal!!!
Desculpe o abuso, viu?

Hugo
HugoPermalink

Riq, minha viagem para Noronha está confirmada (basta trocar as milhas por passagens, mas tenho certeza de que vai dar certo) e estou aguardando suas dicas.

Mônica, na minha Lua de Mel eu passei pela Praia da Pipa, Natal, Porto de Galinhas e São Miguel dos Milagres e, sinceramente, o lugar que menos gostei foi exatamente Porto de Galinhas.

É difícil dar opinião porque cada um tem seu gosto, mas se você puder dá uma olhada na dupla Noronha/Natal ou, quem sabe, considere o trio Noronha/Maceió/São Miguel dos Milagres.

Fica aí minha dica.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Marília, basicamente as novidades são o sócio novo da Coté Sud, que é um chef francês; os novos donos da Pousada do Caju, que são portugueses, e deram um trato na decoração dos quartos e construíram uma ótima piscina; e o gazebo na piscina da Aldeia Beijupirá. Os chalés jardim da Pousada do Toque ganharam ofurô e jardim de inverno, e os chalés praia devem ser reformados para ficarem assim ainda nesse semestre. O Ibama disciplinou a visitação aos peixes-bois. Os jangadeiros agoram fazem um passeio ao longo da costa que é muito mais bacana do que andar de bugue. A comida da Pousada da Amendoeira está sensacional (eu nunca tinha provado), e todo mundo que almoça na Estalagem Caiuia ama. A Costa das Pedras continua uma excelente alternativa pra quem está de carro e quer gastar pouco. Não consegui ir até a Pousada do Alto desta última vez, mas deve continuar linda. Enfim... basicamente tudo continua ótimo smile

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Nunca fui a Cuba, mas sempre tive curiosidade de conhecer. depois daquela reportagem do Riq, a vontade só fez crescer, por causa das fotos e dos textos...

Leandro
LeandroPermalink

Tenho uma revista latina de viagem muito antiga (Viajar, que achei jogada numa poltrona de avião em 2002) e tinha uma série sobre praias de sonho, me pareceu que em cada edição da serie falavam sobre um certo número de praias, na que tenho em mãos falava sobre Anguilla diversas outras praias, entre elas uma praia chamada Pesquero, que seria uma das mais bonitas de Cuba na zona de Holguín, perto de Santiago e Guantánamo, me pareceu ser um bom destino, a reportagem cita alguns resorts na região como um Breezes, mas como a revista é antiga vale a pena conferir se a praia não foi "invadida" por resorts. As outas praias que edição cita são: Bahia dos resorts (aqui mesmo), Fernando de Noronha, La Tortuga (Haiti), Careyes (Mexico), Playa del Arco (Los Cabos, Mexico), Jericoacoara, San Salvador (Bahamas), Cabo Polonio (Uruguai, chamada de "Jericoacoara uruguaia") e Cariló (Argentina).

Marcos
MarcosPermalink

Olá Riq, por favor, há como eu fazer uma reserva em hotel em algum site seguro (tipo Accor) que só deixe o meu cartão como garantia e pago as diárias no check-in em Nova Iorque?
O site da Accor só tem o Novotel e Sofitel.
Obrigado e parabéns pelo blog, aqui no Banco Real que trabalho todos o acessam.

Carla
CarlaPermalink

Tenho muita vontade de conhecer Cuba também... Infelizmente, ainda não deu, mas vou colecionando as informações... wink

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Marcos, a maior parte das redes hoteleiras ou mesmo hotéis independentes, usam o critério de pedir cartão de crédito como garantia, mas que só debitam-no ao final da estada ou, se for o caso, se não desfizer a reserva no tempo determinado (em geral 24 horas antes da data do check-in). Entretanto, essas mesmas redes ou hotéis independentes podem oferecer, concomitantemente, preços mais baizos para débito imediato, isto é, no ato da reserva, alguns com a possibilidade de devolução parcial ou integral no caso de desistência, outros sem nenhuma possibilidade de ressarcimento. Nos sítios da Internet especializados em reservas de hotéis, ou agências virtuais (Venere, Orbitz, expedia, entre outros tantos), todavia, o pagamento é sempre à vista, com ou sem devolução no caso de desistência (mas semrpe muito bem explicado). O que eu recomendo é que você guarde em lugar separado o número de confirmação da reserva, que sempre deve ser copiado ainda no sítio de reservas do hotel, mesmo que eles mandem um e-mail confirmando a reserva e o número de confirmação desta. Assim, com tal número, você poderá efetuar alterações ou mesmo o cancelamento de sua reserva. comigo semrpe funcionou. E eu diria que é sensacional ter a resposta imediata da reserva e não rpecisar de uma agência de viagens.

Danilo
DaniloPermalink

Ricardo, ano passado fui para Havana e Cayo Largo, e este último foi graças a vc e vc nem sabe disso... Eu já estava com o pacote fechado Havana e Varadero quando encontrei com o Rondon que tinha acabado de voltar de lá. Ele me passou a dica que vc passou pra ele e mudei meu pacote, fiz Havana e Cayo Largo e não me arrependo. Cayo Largo é um paraíso!!!

Se quiser dê uma espiada em algumas fotos que fiz por lá e indique para a Carolina para ela ver o que a espera...
http://www.flickr.com/photos/danilosiqueira/sets/72057594136128746/

abs.
Danilo

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Leandro, essa nova região praiana nos arredores de Holguín é justamente Guardalavaca e está virando, sim, ponto de resorts. Mas acredito que ainda esteja longe de virar uma nova Varadero.

Eduardo Amaral
Eduardo AmaralPermalink

Ricardo,
você poderia botar alguns albuns de fotos das suas viagens disponíveis para a galera. Webshots.com é um bom site. Conhece? Com toda certeza você seria o campeão de visitas.

Abraço

Eduardo de Niterói

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Danilo, me metendo na parada de Cuba, fui lá dar uma olhada nas fotos e gostei muito do seu trabalho. Vale a pena outros leitores irem lá ver. Parabéns pelo enquadramento e beleza geral das fotos.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Marcos, eu nunca fucei o suficiente para ver se existe algum atacadista/consolidador/agência online que tenha como procedimento padrão não debitar a estada inteira. De vez em quando eu me surpreendo com hotéis no Expedia ou no Hotels.com que não debitam tudo automaticamente, não.

Repasso a pergunta para a Sylvia e o Rodrigo, que certamente entendem mais disso do que eu.

Mas não se assuste tanto com o débito integral -- antes de fechar negócio, leia os termos e condições. Muitas vezes a reserva é cancelável até 24 ou 72 horas, e você só morre com uma multazinha.

Se você trabalha no marketing do Real, dá um abraço no Fernando Martins por mim, falou?

Daniela Siqueira
Daniela SiqueiraPermalink

Marcos, a maioria indiscutível pede o número do cartão mesmo, para confirmar a reserva. Mas se vc reservar direto no site do hotel, costumam só pedir para garantia, não debitando nada, ou uma taxa mínima. Confira sempre as condições de cancelamento (a maioria, de novo, não cobra nadinha se vc avisar com até tipo 24 ou 72 horas antes). Todos os hotéis estabelecidos (desses que aparecem em guias e no TripAdvisor) costumam fazer assim. Eu até tenho por hábito olhar as tarifas desses consolidadores e verificar no site do hotel diretamente (é só googlar) - os hotéis costumam oferecer a mesma tarifa, só que condições de pagamento ou de cancelamento melhores, normalmente debitando o valor da diária somente quando vc faz check-out, no meio que vc quiser (cash, traveller's checks, cartão, etc). Já fiz reservas VÁRIAS vezes e já cancelei várias vezes, e nunca tive nenhum problema com nenhum site americano (bem, nem com alemães, e espanhóis, mas foge ao ponto).

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Bom saber, Daniela. Obrigado!

Carolina
CarolinaPermalink

Pôxa, gente, muito obrigada!
esse blog é o máximo, mesmo!
Danilo, lindas fotos!

Abraço a todos e prometo que se tudo der certo eu mando notícias da viagem!

Renata Portugal
Renata PortugalPermalink

Oi Carolina,

Tudo bem?
Estou pensando em ir a Cuba em setembro. E gostaria de saber se você pode me passar as suas dicas.
Desde já agradeço.

bjs,

Renata

Rodrigo
RodrigoPermalink

Marcos,

O Arnaldo, Carolina e o Riq disseram tudo.

Atente que boas promoções, nos consolidadores, sempre vem com débito imediato no cartão.

Alguns pequenos hotéis debitam uma diária no seu cartão no ato da confirmação da reserva em seus sites e o restante na hora do check out ( Mas eles sempre avisam isso na hora da reserva).

Aconselho sempre uma lida profunda nas regras de cancelamento ou alteração de qualquer reserva de hotel ou avião pela internet. Observe as datas limites e as multas.

Já reservei na Accor várias vezes e já cancelei algumas e nunca tive problemas. Fiz reservas no Hotelconexions, Expedia, no Sawasdee, em Casinos de Las Vegas e em vários sites de cadeias de hotéis sem problemas.

Sempre há um temor quando se compra algo pela internet. Com o passar do tempo isso diminui, mas não podemos bobear com a segurança.

Nunca envio número do meu cartão por email. Opto por colocá-lo sempre em um ambiente seguro do site ou na pior das hipóteses mando por fax diretamente ao hotel.

Se você quiser cancelar, eles cancelam o débito no cartão e caso já tenha pago eles restornam o valor em dólares no seu cartão.

Sylvia
SylviaPermalink

Pessoal, vou contar como eu faço:
A) Escolher o hotel : é a parte mais demorada ( e gostosa) da historia
lendo, navegando, checando arquivos já salvos, olhando mapas...
-------------------------------------------------------------------------------
B) Reservar hotel :
1-Google conferir tarifas em TODOS os atacadistas conhecidos e no
proprio hotel, fazendo uma planilha no excel com as condições e penalidades de cada um
2- Enviar e mail para hotel barganhando ( uso um endereço de email
diferente do que vou utilizar para fazer a reserva)
---------------------------------------------------------------------------------
C) Pagamento:
1- Pré pago só se o desconto for imperdivel
( ex: pagamos 55 usd com todas as taxas pelo Hilton em Agra , usd 95 com café e taxas no Anantara-Hua Hin Tailandia)
-----------------------------------------------------------------------------------
2- Todos os atacadistas que utilizamos tem a opção de realizar o pagamento
no hotel no check-out; neste caso o numero do cartão é só garantia
------------------------------------------------------------------------------------
3- A estrategia para reservas diretas com o hotel é escrever um
email super simpatico, explicando que é brasileiro ( todos adoram),
o motivo da sua viagem, a sua idade ( eu uso isso a meu favor pois
dá credibilidade) e pedindo a gentileza de permitirem que eu pague
as diárias na chegada.
Sempre funcionou e sempre pagamos na saida.
-----------------------------------------------------------------------------------
FUNDAMENTAL É IMPRIMIR O E MAIL DE CONFIRMAÇÃO DE RESERVA
PARA GARANTIR O PREÇO e as condições ( taxas, café, impostos)
Mais de uma vez o valor impresso no e mail que apresentamos no
check inn era 20% ou 30% inferior ao praticado.
Isto porque fazemos reservas com 4,5,6 meses de antecedencia.
-----------------------------------------------------------------------------------
Na Europa , as cadeias hoteleiras normalmente tem preços melhores
que os atacadistas e a super-vantagem de cancelar até o dia da chegada
sem nenhuma multa.
------------------------------------------------------------------------------------
Faz dez anos que compramos toda a hotelaria diretamente na internet
e nunca tivemos nenhum problema com cobrança indevida, cancelamento
não realizado, ou reserva não disponivel .

Jorge Bernardes
Jorge BernardesPermalink

Sylvia, vc quer ser minha agente de viagens?

Carla
CarlaPermalink

Ô, Sylvia, se você aceitar a proposta do Jorge eu vou querer também... wink Mas, nesse meio tempo, você faria uma listinha pra gente dos atacadistas que você mais costuma usar?

Majô
MajôPermalink

Reservei em Paris pelo site do hotel, só dando o número do cartão, e paguei o total das diárias na saida. Não paguei nada na reserva.

Majô
MajôPermalink

ah e como disse a Sylvia, também barganhei o valor da tarifa trocando e-mails com o/a gerente do hotel, e consegui 2 diárias free.

Sylvia
SylviaPermalink

Logo que eu conseguir um tempo para terminar as viagens da
familia , e mandar fazer uns cartões de visita com o titulo:
A V E N T U R E I R A abaixo do nome, e o endereço for só
um email , reservo todos os hoteis para vcs .
Mas, não tem misterio não , é gostar de procurar, e navegar.
Minha maior satisfação pessoal é procurar o melhor lugar para
ficar dentro do meu orçamento em um lugar do qual não sei absolutamente nada.E ao chegar, ver que deu certo!
Quem quiser saber de um hotel em algum lugar que eu já estive
é só perguntar.

_______________________________________________________
Bom para passar os olhos e conferir os links
travel2.nytimes.com/2006/09/10/travel/10qna.html
_________________________________________________________
Além dos sites de hotéis - cadeia ou não- os atacadistas de quem
já comprei são todos conhecidos de vcs ;
(nenhum deles nas Americas )
www.venere.com
www.dilos.com
www.hotelthailand.com
www.asiahotels.com
Como regra, é sempre mais interessante ir direto ao hotel pois
aumentam as chances de late check-out, ap silencioso , etc..

Junior
JuniorPermalink

Ricardo, eu e mais três amigos queremos ir para Cuba em junho.
Gostaria de saber se é uma bom lugar para três rapazes solteiros irem?
Como é a agitação, a noite, as garotas. Sabe como é, né?

Ernesto
ErnestoPermalink

Sylvia

Voce foi para a India quando? `Poderia dar umas dicas?Quanto se gasta para ficar num hotel limpo ? Dá para ir por conta tendo 15 a 20 dias, ou e mais pratico pegar uma excursão, o que geralmente não gosto. Qual a melhor época? Os extras de viagem são muito caros? Quando voce foi? Se preferir, pode escrever em pvt para ernestoadvogado@yahoo.com.br

Desde já obrigado

Ernesto
ErnestoPermalink

Junior

Cuba tá cheio de Garotas ansiosas por voce ( e por qualquer estrangeiro, até pelo ET.... ) Mas, voce vai ter que pagar pela companhia, em cash ou em presentinhos... Se é isto que voce quer...

Sylvia
SylviaPermalink

Bem , saimos de Cuba, e chegamos na India .
Ernesto, fins de outubro a fevereiro é em geral ,quando para de chover
mas é bom conferir todo os teu roteiro no www.wundergrund.com
A India não é cara , pode ser até bem em conta, dependendo do que
vc vai fazer e como.
Podes ter mais info em
http://www.indiatravelite.com/
www.incredibleindia.org/
www.lonelyplanet.com/worldguide/destinations/asia/india
http://indiahotelsandresorts.com/
A India é complicada , estivemos lá em out/05 como parte de um RTW.
Nos contatos virtuais com a Indian Ailines, um funcionario da empresa
"me adotou" e fez tudo para nós. Alugamos um carro ( o motorsita vem
de brinde) e saimos direto do aeroporto para Agra, depois fomos Jaipur e
avião de Jaipur a Delhi.
Não sei aonde pretendes ir, mas tem boas dicas e sugestões nos links acima.
Quanto aos preços, podes conferir nos sites mas achei que é
o mesmo de qualquer lugar.
O que aconteçe é que a hotelaria, em geral, tem preços globalizados;
o que pode ser mais ou menos em conta são as refeições, transportes e
compras .
Lembra que vc vai levar 2 dias para ir e 2 para voltar ( no minimo) , independentemente de voar para leste ou oeste,mas vc pode reduzir
em muito o tempo sugerido pelas excursões nos sites.
Por exemplo, 1 noite em Agra e 2 em Jaipur são suficientes para conferir
as figurinhas. Como diz o Ric, pode passar direto por Delhi.
Aliás, ele sabe muito muito mais de India do que eu, que estudei muito
e fiquei só 5 dias.
Extras ? Que extras? Comida, telefone, lavanderia, entradas ?
Custam o mesmo que aqui, muito pouco em dólar.
Vc quer fazer um orçamento? Indo em dupla (sem o TKTs) vc pode passar bem e gastar
150 /200 usd por dia para dois com tudo incluido
( nos guias tem gente que faz a India com 100 por dia para dois)

Ernesto
ErnestoPermalink

Sylvia

Muito obrigado pelas dicas!

Ernesto

Ernesto
ErnestoPermalink

Ah, quero algo numa categoria razoável, pois minhas mão de vaquices em viagens ficam reservadas para a Europa e outros paises caros, acho que na India, com preços semelhantes ao Brasil ...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sylvia, posso transformar teu manual de reservas pela internet em post?
Prometo que eu dou autoria smile

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carolina, não sei você ainda está acompanhando esse post que leva o seu nome smile mas preciso dizer que passei o dia hoje lá na Abril e encontrei a Gabriela Erbetta, que acabou de chegar de Cuba e escreveu o capítulo cubano da matéria do Caribe no mês passado. Ela me chamou a atenção para um detalhinho escondido na parte de serviço que tinha me passado despercebido: o hotel Casa Santa Brígida, em Havana Velha, que era um mosteirinho e que acabou de ser restaurado pela Habaguanex. Custa só 35 "convertibles" e ela recomendou vivamente.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Riq, lá no Aquela Passagem, dentro da série planejando e comprando sua viagem pela internet, tem um tutorial sobre reserva de acomodações. http://aquelapassagem.blogspot.com/2007/03/como-planejar-e-comprar-sua-viagem-pela.html

Se a Sylvia permitir vou adicionar essa dica de entrar em contato diretamente com o hotel. Já fiz isso com bons resultados (nos hotéis que não tem serviço de booking on-line), mas parece pode dar bons resultados nos demais.

Carolina
CarolinaPermalink

Ricardo, to aqui!! ótimo! tks to Gabriela! mas.... capítulo, mês passado... não consegui sacar do que exatamente está falando. Do Viaje Aqui, da Viagem e Turismo? outra publicação? quero ler tudo!

Momento coração: Te devo as minhas últimas viagens todas e as futuras!
Por todas as informações, a prestatividade, simpatia e também por reunir aqui tanta gente bacana, viajada, gerenosa e disposta!

Eternamente agradecida!

beijos!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carolina, eu tava falando da edição de fevereiro da revista Viagem & Turismo.

Marina
MarinaPermalink

Carolina, adoro viajar, conhecer locais, gentes, culturas, ambientes etc. e, Cuba é imperdível!
Fui em 2002, de Santiago de Cuba a Havana, percorremos o país todo, de provincia em provincia, locais mágicos como Stª Clara e o monumento a Che, Sancti Spiritus, Trinidad, Camaguey, Pinar del Rio, e tantas outros.
Havana é provavelmente a cidade mais emocionante da América Latina. O coração e a alma de Havana estão na Velha Havana, declarada Patrimônio da Humanidade em 1982 pela UNESCO. Fiquei no Hotel Inglaterra, é o hotel mais antigo, os quartos são mais confortáveis que atrativos.
Aconselho a tentares ficar aí ou então, um pouco mais abaixo tens o Telégrafo.
Ouvir jazz no La Zorra y El Cuervo, almoçar no Vuelta Abaixo na rua dos mercadores, ir À bodeguita del medio, os Mojitos e daiquiris, a salsa e son.
NÃO deves PERDER.
Vai a este site que tens optimas dicas. http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2005/lugar/rf2112200503.shtml

Renata Portugal
Renata PortugalPermalink

Oi Ricardo,

Se você puder mandar dicas de Cuba vou adorar também.
A idéia é ficar 10 dias de lua de mel, alguns em Havana e outros na praia. O que você acha|

Obrigada,

Bjs,

Renata

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Renata, as minhas dicas de Cuba são e-xa-ta-men-te as que estão neste post aqui... é só você ler de novo com calma.

Tem outro aqui da fase ViajeAqui, que também repete basicamente as mesmas coisas: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/pergunta-dia-cuba-pacote-146393_comentarios.shtml?1311328

A única diferença é que a Habaguanex agora tem mais hotéis e está de site novo, com reservas online: http://www.habaguanexhotels.com/

Minha receita básica de lua de mel é Habaguanex em Havana + Cayo Largo.

P.S.: em setembro há riscos de furacões no Caribe. Exceções -- Aruba, Curaçao, Los Roques. Setembro é ótimo para Noronha e Nordeste em geral.

Monah
MonahPermalink

Ricardo,
Li em algum lugar sobre uma conhecida sua ter ficado em um hotel em havana chamado Hostel Casa Convento Santa Brígida. Não consigo o telefone ou outro meio de entrar em contato com este hotel para tentar uma reserva. Nem no site da Habaguanex... por acaso, você consegue?
Agradeço desde já.
Abraço,
Monah

Luisa
LuisaPermalink

Riq, seguindo as suas dicas, estou programando 15 dias rodando de carro alugado por Cuba (de Havana a Santiago de Cuba) com hospedagem em casas particulares.
Mas estou com dificuldade em alugar o carro. As locadoras classicas tipo Hertz ou Avis, pelas minhas pesquisas, nao estao presentes em Cuba e as locadoras regionais (Rex, Cubacar, Micar, Havanautos...) nao me inspiram muita confiança.
Gostaria de saber se alguem jà usou e recomenda (ou nao) alguma dessas locadoras.
Aproveito para deixar, a quem interessar possa, dois sites que, junto com esse precioso material Viaje na Viagem, estao colaborando com a organizacao da minha viagem.
http://cubaisla.blogspot.com
http://www.cubatraveltips.com/
Muito obrigada!