Enquete da semana: café da manhã

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

jaca450.jpg

Qual o seu café da manhã inesquecível (fora de casa, claro)?

O meu: o do Oriental de Bangkok. Foi a primeira vez que eu comi jaca fora do Brasil.

(Pena que era jaca-dura, e não jaca-mole, feito essa que eu comi hoje de manhã. A propósito: caju, longe do patropi, só mesmo a castanha, e olhe lá...)

Ah, sim -- vale também contar sobre roubadas matinais.

(Eu d-e-t-e-s-t-o ter que escolher café da manhã item por item a partir de um menu, como nos Estados Unidos. Sempre peço comida demais e acabo me sentindo assaltado com o tamanho da conta.)

93 comentários

porto77
porto77PermalinkResponder

ola, muito bom. veja tambem um bom site www.topsasckya.wordpress.com. o site e muito bom.

N Breault
N BreaultPermalinkResponder

Ricardo. Pode parecer esquisito mas os "bares de esquina" na Franca possuem um cafe de manha delicioso, geralmente vem o leite com cafe, o croissant, uma baguete com geleia ou manteiga e um suco de laranja... Abracos. Nil

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Não que tenha sido o melhor, mas o café da manhã que mais me surpreendeu foi o da pousada Ald'Mama em Gramado, justamente por ser uma pousada muito simples eu não esperava nada, mas a variedade de bolos que encontrei lá (acho que caseiros) não vi em nenhum outro lugar, tem muito hotel 5 estrelas que não chega perto. No meu dia-a-dia tomo um café super sem graça em casa, normalmente não me preocupo com esta refeição, mas quando estou num hotel aproveito.

Euclides Netto

Mangai........ Tapioca, canjica, queijo de manteiga.... mesmo tendo morado na paraíba por alguns anos, nunca tive a impressão que ir ao Mangai era coisa de turista..... mto bom

Daniela Siqueira

Café-experiência: tem coisa mais gostosa que comprar um pain au chocolat ou um panini (de preferência com vários queijos) quentinhos em qualquer esquina e sair flanando Paris afora?? Tem, tem?? Talvez só em cidades tão bonitas, como Praga ou Estocolmo (mais tem é arenque...)
Ummm, que fome que está me dando!

Marco Antonio
Marco AntonioPermalinkResponder

Este prima pela qualidade em vez da quantidade: café da manhã da pousada Locanda de la Mimosa em Itaipava-RJ.
Tem a champanha que o Ricardo falou (espumante, na verdade), e um mini-pãozinho de sal quentinho, feito na hora e uma manteiga preparada pelos donos que é uma delícia. Aliás, tudo é uma delícia da melhor qualidade...

Alguém sabe me indicar um excelente café da manhã (ou brunch) em Nova Iorque que valha a pena, na relação custo benefício?

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Four Seasons em Buenos Aires...Sinto-me como um rei
The Biltmore Hotel em Coral Gables...Sinto-me como um pricipe
San Marco Hotel em Mykonos...Sinto-me um mendigo(depois da balada louca)
Porem, o melhor cafe da manha do mundo , na casa de Gena, em Aracaju( valeu a puxada de saco, mainha?)

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Meus dois cafés memoráveis:

1) O mais sortido e cheio de opções, do Nannai em Muro Alto, onde passe a lua-de-mel )não custo muito Resorts, mas pra descansar da loucura do casório não tem nada melhor. Lá eles servem uma grande variedade de frutas e sucos da região, que eu adoro, além de ter uma "chapeiro" fazendo deliciosas e levíssimas tapiocas e queijo qualho na hora.

2) Comprar o pain au chocolat mais delicioso de Paris, que pra mim é o da Bolangerie Malineua, na Rue St Paul, quentíssimo, e comê-lo ali mesmo, nos banquinhos as margens do Sena, junto a Ponte Marie. Inesquecível. E olha que, como eu sou completamente louca por essa iguaria, eu experimentei vários pain au chocolat em Paris, mas esse é, sem dúvida, o melhor.

Menção honrosa:
- Pousada Canto de Camburi, em Camburi, SP. A pousada é de duas irmãs que servem um delicioso café da manhã na área externa, com pães integrais, sucos e waffles feitos na própria pousada. Uma delicia!

O PIOR café da manhã:
- Uma kidney pie, que a velhinha, dona do B&B que nos hospedamos em Londres praticamente nos obrigou, muito gentilmente, a experimentar. Eu, não tive como recusar, e sai do café da manhã bastante enjoada!

Jorge Bernardes

Marco Antonio,

Em NY, vá ao Clinton St Baking Co & Restaurant, no número 4 da mesma rua, no início de Lower East Side. Vai com fé que é bacana. Prepare-se pode estar cheio.

Um outro café da manhã memorável também foi na Casa Inglesa em Parnaíba PI. Esta é a casa de Ingrid Clark a dona da Ilha do Caju. Ela recebe alguns hóspedes da ilha (ela só divulga a pousada dela para aqueles que gostaram da ilha) em seu solar português de 200 anos no centro de Parnaíba. Ela tem uns 5 quartos então é quase como se vc se hospedasse na casa dela mesmo. Como vive vazio, a cozinheira faz um café da manhã totalmente exclusivo (eramos os únicos hóspedes), com bijus, tortas e uns 5 tipos de sucos de frutas locais (para um casal) para vc provar e serve num pátio interno da casa, ao estilo português colonial. Comi tanta coisa regional e bem feita que nem conhecia e acho que nem reconheço mais. Foi inesquecível.

Miguel
MiguelPermalinkResponder

Ricardo, cê não viu nada...

Saindo do trekking, comi um pastel de jaca (que ficou similar a um de palmito) lá no começo da estrada que leva do fim da trilha ao centrinho do Vale do Capão.
Então, eu fui por conta mesmo, com mais três amigos, de carro, no reveillón do milênio. Um deles conhecia parte da trilha e a pousada do Zé Carlos (que vou ficar devendo o nome por enquanto). Seguimos para Andaraí e no dia seguinte para o Paty. Lá no vale, conhecemos um pessoal que estava seguindo a travessia (não era nosso plano inicial, já que ninguém conhecia a trilha dali em diante). Fomos de "carona" com uma moça que morava numa comunidade alternativa do Capão. Chegando lá, ligamos para o Zé que foi com o meu golzinho nos pegar no Capão.
Mas hoje as coisas são bem diferentes, a estrutura turística cresceu bastante.

Emília e Flávia:

Acho que há mais de uma agência que faz o trekking (aliás, com algumas variantes, mas o legal de fazer Andaraí-Capão, é que no final do primeiro dia você está no topo do vale, com uma vista maravilhosa do cânion do Paty, pra onde você desce, entrando no vale). Saiu uma matéria na Go Outside ano passado que cita algumas, talvez seja uma boa referência, vou pegar os nomes. Com relação ao tempo de estadia, a Chapada é bem grande, se vocês quiserem ficar 15 dias, garanto que vão ser 15 dias cheios. Vale a pena considerar um carro, a área é grande e o transporte público é bem escasso; caso contrário vocês teriam de ter tudo mais ou menos esquematizado com as agências. Tenham em mente que no final do ano chove bastante e o meio do ano é bem seco, talvez a melhor época seja março-junho.

Abraços.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Riq, me desculpe pela intromissão da Chapada Diamantina no assunto do post...foi a empolgação, sabe?
E sobre o assunto...vejo que muitas são loucas por pain au chocolat, e aqui está mais uma. Eu me lembro uma vez que entrei numa padaria no Quartier Latin, meio da tarde e estava saindo uma fornada...comi três de uma vez...maravilhosos.
E com certeza, os cafés da manhã na França são mais bacanas nos bares ou cafés. Eu me lembro de um em Annecy: desisti do café da manhã no hotel (caro e fraquíssimo) e fui comer um banquete num bar minúsculo: chocolate delicioso e pain au chocolat, suco de laranja fresco e um ótimo croque monsieur...hmmm...

Karine
KarinePermalinkResponder

Adoro café da manhã. Em Sydney eu ia num bar do lado do albergue onde o dono era um francês e ele fazia os pães (delícia) e tinha salada de fruta, suco de laranja espremido na hora, ovo frito, iogurte e os famosos muffins. Em Jericoacoara na Pousada da Renata ela tem um funcionário que assa o bolo de manhã e vc acorda com aquele cheiro maravilhoso, e tudo fresquinho. E eu também já fiquei em casa de família em Nice na França onde a "tia" comprava os melhores croissants que já comi.

Nos EUA eu fiquei na casa de uma prima que tinha uma empregada polonesa e ela ficava horrorizada que eu comia frutas, leite e pão no café. Aí ela ia para o fogão fritar um bife e linguiças e dizia para mim "fruta não alimenta ninguém, para ficar forte tem que comer carne". Depois dessa eu passei o resto do tempo indo comer numa pancake house da vida.

Jorge Bernardes

Emilia e Flávia,

Eu estava esperando o Miguel responder para "dar meu pitaco". Na Chapada, a Venturas comanda tudo atualmente. Eles são os mais experientes e mesmo agências como Ambiental e Freeway contratam eles na Chapada para gerenciar seus grupos. Eles tem parceria local em Lençóis com a Terra Chapada Expedições, então tanto faz entrar com uma ou com outra. Acho a Venturas uma agência sensacional e esse tipo de passeio (ecoturismo) é o único que abro exceção de ir em grupo. É muito mais legal. A Venturas tem um programa de travessia do Vale do Paty no site deles. Eu fui com a Venturas em Julho passado e achei sensacional. (Não fiz a travessia, fiz o volta ao parque.) Melhor época para ir, temperatura gostosa e tempo seco. A Chapada é um lugar abençoado. Voltamos grávidos de lá, mesmo andando 12kms por dia smile Logo que der, levarei nossa nenenha à Chapada e quem sabe faremos a travessia do Paty.

Arnaldo FATOS & FOTOS de Viagens

Pô, café da manhã e comida dão o maior IBOPE! 64 comentários!

sylvia
sylviaPermalinkResponder

Arnaldo, a piramide de necessidades de Maslow define e explica isto
tin tin por tin tin : o primeiro nivel de necessidade do humano são
as fisiologicas, ou básicas, e são as que dão mais ibope.( comer, dormir..)
Falar em necessidades de realização, o nivel mais alto, é o que fazemos
aqui neste blog e em todos os momentos em que estamos planejando
ou realizando nossas aventuras viajantes.
Mais info em :
pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Riq,
Deixo aqui uma sugestão pra uma próxima enquete: "Vcs acreditam nos reviews do tripadvisor, virtualtourist e outros?" Acabei de ler uma crônica de um cara chamado Durant Imboden, do site europeforvisitors.com falando que muito desses reviews são falsos e pagos. Quem quiser ler a matéria:
http://europeforvisitors.com/europe/articles/fake-hotel-reviews.htm

Fiquei meio de queixo caído.

sylvia
sylviaPermalinkResponder

Não creio que a utilidade do tripadvisor , que pode tranquilamente ser
manipulado por quem quer que seja , deva ser diminuida por estes
detalhes. O que seria então da Wikipedia?
A importancia dele está no fato de ajudar a decidir ; vc está em duvida
lê TODOS OS COMENTARIOS, olha o site mil vezes, olha de novo no
mapa, escreve aqui para o blog e decide.
É importante tambem verificar o numero de reviews pois tem lugares
que 5 opinaram e levaram o hotel para o primeiro lugar.
Ric, dá uma olhada em siem reap e vê a tarifa do segundo melhor hotel.
55 USD num lugar que tem até Amann ?
Pois é, eu tb adorei o Bopha e votei nele no tripadvisor.

Ricardo Freire

Paula, acho bacana que se levantem essas lebres, mas concordo com a Sylvia -- tem que ler tudo, mesmo. Acho que com o tempo esses sistemas vão encontrar um jeito de tornar as resenhas mais e mais confiáveis.

O que eu não sabia é que o TripAdvisor era da Expedia. E fico cada vez mais fã do Venere...

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Oi Riq,
Estou indo pra Paris e Barcelona em abril...Jah reservei os hoteis, baseado nas sugestoes deste blog(valeu pessoal), mas o TripAdvisor ajudou muito pra "confirmar" a minha escolha...Soh espero que tenha escolhido certo, porque encontrei 02 hoteis, na primavera na Europa, media de 85 euros por dia...Uma barbada!!!!!!!!!!
Resumindo, creio q qualquer maneira de pesquisa, vale a pena...
PS: Quem tiver dicas pra 05 dias em Paris e 05 dias em Barcelona, agradeco

Lea
LeaPermalinkResponder

Meu café da manhã inesquecível foi no Grand Hotel Europa, em São Petersburgo. Além de ter mil variedades de tuuuudo, inclusive coisas interessantíssimas para experimentar no departamento de frios, grãos e frutas (e caviar e otras cositas nordicas que não ousei provar, ainda mais as 9h da matina), além dos queijos variados e fresquíssimos, dos vários sucos e da apresentação impecável... tinha uma harpista tocando ao fundo de verdade!!! E claro, a aura histórica - o prédio lindíssimo do hotel tem mais de 150 anos e traz reminiscências de várias épocas da incrível história russa!

Se quiserem ver do que se trata, aí vai o link para o restaurante onde o café é servido:
http://www.grandhoteleurope.com/web/stpetersburg/restaurants_europe.jsp

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Uau...esse blog é mesmo do balacobaco...(balacobaco eu tirei do fundo do baú da minha avó...).
Eu fui uma vez para a Chapada, e justamente com a Venturas...E amei - foram só 5 dias, um desses feriadões, mas não tive um "a" para reclamar...Mas não lembrava que eles faziam o Vale do Paty não...
Miguel: essa história é daquelas óóóótimas, onde as coisas vão assim acontecendo e dá tudo certo...
Ricardo, o divertido é que um post fala da Chapada, e outro de pain au chocolat e dá tudo certo...

shirley
shirleyPermalinkResponder

Riq, os pequenos lugares também podem nos surpreender.
Um café da manhã inesquecível foi na Pousada Costa das Pedras em Porto das Pedras. Uma pousada muito bem cuidada pelo André e sua equipe.
Tudo feito no dia e na hora, pães quentinhos, banana com canela, queijo coalho, um bolo muito delicioso, frutas, sucos,... música e jardim.
Mais pra quê!

Pedro
PedroPermalinkResponder

No meu caso, um café da manhã em Londres, com linguiças e um grapefruit horrível foi minha experiência digna de nota. Nota negativa, mas ainda sim uma nota.

Além disso, eu sempre me divirto entrando no site www.airlinemeals.net É um show ver o pessoal comentando a sua própria comida. Além de saber o que o pessoal da primeira classe come....

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Maslow na parada! É isso aí, Sylvia!
Carla, ainda não fui no café da manhã da Beira-Mar não, mas deve ser ótimo tb.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Miguel, concordo com a Flavia, viagem com estórias mirabolantes sempre rendem boas risadas e recordações depois. Flavia, eu já estive na Chapada com a Venturas também há uns 5 anos e eles foram ótimos, por isso queria saber o feedback quanto ao serviço deles no Vale do Paty. Aliás, uma das viagens mais legais que já fiz, aquela terra tem alguma coisa que te deixa muito bem.
Jorge, você foi até à Cachoeira do Buracão? Na época ela ainda não estava 'aberta' à visitação ainda, não fazia parte do circuito. Aliás...parabéns pela pequena! Eu sempre falo que o astral da Chapada é incrível smile
Sylvia: pirâmide de Maslow??? (risos) Voltei ao primeiro ano de faculdade...
Claudio, em Paris um dos lugares não muito turisticos e muito bacana num domingo de sol é o Canal Saint-Martin, cheio de eclusas. Eles fecham as ruas ao redor do canal e todo mundo sai para passear, andar de bicicleta.

Jorge Bernardes

Emilia,

Fomos ao Buracão sim. Quase todos os programas da Venturas estão levando as pessoas no Buracão agora. Nota 10. O Canyon onde a cachoeira cai é lindo, o passeio todo muito relaxante. O passeio que mais gostei foi a travessia da Guiné pelos campos Gerais do Vieira. Foi o dia que caminhamos mais e sentimos menos. Lindão. E também não dá para esquecer do feixe de luz no Poço Encantado. Um espetáculo.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Buracão é um parto para chegar, mas é muito lindo!

Jorge Bernardes

Sério que vc achou Arthur? No nosso grupo foi unanimidade que o Buracão foi o segundo passeio com o melhor esforço x benefício da semana smile 7kms ida e volta e quase tudo plano. Moleza!!! smile O primeiro foi o Poço Encantado: esforço zero, benefício ao infinito.

Gus
GusPermalinkResponder

Se duvida nenhuma o da Pousada do Toque, em São Miguel dos Milagres, Maceio. Além de excelente, o café vai até as 21 hrs!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Jorge, vc pegou o Poço Encantado com o feixe de luz? Não tive esse prazer (fui em dezembro), mas deve ser algo inacreditável.
Um dos lugares que mais amei na Chapada fui o Poço Azul, aquele em que você nada na gruta. Lindo, a luz entrando por uma fenda, iluminando a gruta, vc ali, nadando naquela água transparente...

Riq e Silvia
Riq e SilviaPermalinkResponder

Eu concordo com vocês, que vc tem que procurar em vários lugares antes de fechar um hotel pela internet. Mas também prefiro o Venere.
Bjos

Sibyl
SibylPermalinkResponder

Também já experimentei o café da manhã na pousada Vila Serrano (Emília 12:13), na Chapada Diamantina.
É delicioso e toda manha tem novos sabores de geléias fresquinhas. Até hoje lembro da de banana com laranja.
O Chris, que é o dono, é super atencioso e fez até sopinha pra mim num dia que cheguei completamente exausta e sem pique para ir jantar em Lençóis.

www.vilaserrano.com.br

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Oi, Sybil, realmente o Chris é muito simpático e me lembro que ele tinha um cão lindo e muito amigável (acho que cães sempre dão um charme a mais a qualquer pousada - cão bonzinho, é claro).
Gostei muito do toque personalizado dos dosséis, das telhas colocadas propositalmente com espaços entre elas para entrar a luz de manhã e o banheiro que dá para um jardim. Super gostoso tomar banho meio ao ar livre...

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Vale do paty: achei o link da Venturas:
http://www.venturas.com.br/destinos/diaadia.asp?cod=2210
agora, me contem uma coisa: acabaram aqueles vôos direto para Lençois? Porque na Venturas só tem a viagem indo e voltando por SSA (que não é má idéia, a não ser o fato de vc ficar preciosíssimas horas - em um feriado, por exemplo - chegando na Chapada...)

Jorge Bernardes

Emilia, coloquei no GiraMundo.wordpress.com uma foto que tirei de dentro do Poço Encantado com o feixe de luz. Aliás, vc não sabe, mas acabou dando uma ótima idéia para meu primeiro post smile
Flavia, a Venturas só consegue fretar o vôo na alta temporada. Lençóis vive super isolada atualmente e sem vôo direto fica meio inviável ir por menos de uma semana. Li outro dia no Panrotas que a Passaredo quer voar para Lençóis, mas será um vôo não diário e cheio de paradas. Então, já viu, não vai melhorar. A Venturas fechou quatro vôos no último mês de Julho. Lotou tudo. Fretaram com a OceanAir.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Claudio, aquí tienes algunas "dicas" sobre Barcelona:
-Barcelona es una ciudad cara.
-Hay que ir con cuidado con los "carteristas" y los "tirones". Esto es lo malo, pero todo lo demás es estupendo.

Es interesante ver:
-Los museos MNAC, MACBA, Picasso, Fundación Miró, Fundación Tàpies, Museu Egipci. En la calle Montcada se ubican varios museos el Picasso, el Téxtil (su bar-restaurante es entrañable), y varios palacios, además está el "xampanyet" un clásico en Barcelona para tomar "tapas".

Ver:
El barrio Gótico, el Borne (la mejor zona de copas de la ciudad), el Port Olímpic, Montjuïc, la zona de Passeig de Gràcia, las Ramblas de Catalunya, el Moll de la Fusta etc.

Si vas al barrio de Gràcia, no debes perderte la zona de la plaza de Rius i Taulet, la del Sol, la Virreina y calles de alrededor. Es un barrio tranquilo.

Puedes hacer la ruta de los edificios modernistas, pero a mí, personalmente, la Sagrada Familia de Gaudí no me gusta, pero todo lo demás sí. El parque Güell es precioso y La Pedrera muy sugerente.

Es interesante conocer las playas de la Costa Brava: Tossa de Mar (tiene una fortaleza muy bien conservada y la zona medieval es de lo mejor), Pals, Cadaqués, Begur, etc....

Bien merece una visita los Pirineos, y el Montseny...

Bueno, no creo que puedas hacer mucho más con 5 días.
Más información:
www.catalunyaturismo.com

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Que bacana, Jorge! Acho que até sei o que falei que deu para aproveitar smile Vou dar um pulo lá para ver o post...
Sobre Barcelona, eu gosto muito de um lugar, mas é muito específico: o Museu Nacional de Arte de Catalunya, com uma coleção impressionante de arte românica...eles tiraram as pinturas de várias igrejas do interior da Catalunha que estavam correndo o risco de depredação e construiram no museu partes das igrejas em gesso e montaram essas pinturas na mesma posição em que estavam no original. Apesar da tristeza da situação (fico imaginando essas obras no seu ambiente, como deveria ser maravilhoso...), dá uma alívio saber que estão seguras, pelo menos. Se gosta de arte medieval, o museu é um show.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Emília, a época boa para a foto do Poço Encantado é maio-agosto. Por falar em poços azuis, já na Gruta Azul, em Bonito, é o contrário: a melhor época é em novembro-janeiro.
Jorge, no nosso grupo o Buracão foi considerado o mais difícil, pois fomos de Mucugê (2 h em estrada asfalto + 1h terra) e chegamos 11:30 para a caminhada margeando o Rio Espalhado, embaixo de sol. Aí chegou a parte da mata, só descendo, e por último, nadando no canion para chegar ao entorno da cachoeira (alguns foram pela pinguela, por cima). Mas todo o grupo era composto de sedentários, inclusive eu wink

Jorge Bernardes

Arthur,
Vc não pode ser mais sedentário do que eu smile

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Carmem e Emilia,
Valeu pelas dicas de Barcelona!!!!!
Aguem tem de Paris????

Majô
MajôPermalinkResponder

Claudio,
Museu D´Orsay, um dia inteiro, tem a maior concentração de impressionistas, fora que o Museu em si, uma antiga estação de trem, é belíssimo.
O Museu Marmottan que é pouco conhecido, mas recebeu em 1970 e poucos uma doação enorme, do filho do Claude Monet, uma sala só com Ninpheas que é uma coisa. É o maior acervo de obras do Monet.
Se estiver lá domingo, vá às pontes do Sena, vc vai ver como o francês se diverte, e não deixe de tomar o sorvete Berthillon, o melhor de Paris. Não deixe tb de ir à Missa na Igreja de Notre Dame, às 6 e meia da tarde, é cantada e com um órgão lindíssimo.
Vá também ao Marais, o bairro mais antigo de Paris, e chegue até a Place des Vosges que é linda!
Quando estiver em Saint Germain, passe pelo Jardim de Luxemburgo, tb é muito bonito.
Fora que andar a pé pela cidade pra mim é o melhor programa em Paris.

fernanda
fernandaPermalinkResponder

eu sei q eu to muito atrasada aqui, mas o melhor pra mim é o da Estalagem do Alcino, na Chapada Diamantina, em Lençois.

Ana Luiza
Ana LuizaPermalinkResponder

Nosssssaaaaaaaaa!!!!!!!! Café da manhã inesquecivel para mil foi o da Pousada Natureza de Morro de São Paulo na Bahia. Um diversidade de patos regionais e internacionais, juntamente com uma vista do mar privilegiadissima.... Fiquei certamente mais gorda ao voltar dessas férias.www.hotelnatureza.com Não deixem de visitar quando forem a esse lugar encantador que é morro de são paulo

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar