Enquete da semana: malas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O corpo humano do turista se divide em: cabeça, tronco e malas.

Não existe objeto mais consciente da sua própria importância do que uma mala. Malas são idiossincráticas. Malas são abusadas. Mas empacam. Malas não fecham. Malas querem ser carregadas. Malas se perdem mais do que criança em praia lotada.

Não há dúvida: malas têm vida autônoma e independente e foram postas neste mundo apenas para atazanar nossas viagens.

Assim eu escrevi, há quase 10 anos, no Viaje na Viagem derivado de árvores, antes de mergulhar num tratado sobre arrumação e organização de malas.

A pergunta da semana é: você já resolveu esse detalhe da sua existência turística, ou você e sua mala estão sempre discutindo a relação?

Conte pra gente os seus macetes para escolher e arrumar as malas. E também suas dificuldades invencíveis nos dois quesitos.

Eu prometo contar causos e dar pitacos no meio do chat.

170 comentários

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Carla2,

são roupas térmicas mesmo. Eu comprei umas pra pode andar de bicicleta no inverno e não morrer de frio. Acho que todo mundo que viaja no inverno deveria ter uma dessas, evita aquele horroroso "efeito cebola". Dai vc tira uma foto e parece que pesa vinte quilos a mais ! smile

As minhas foram "carissimas", a calça foi de cinco euros e a blusinha de três. So é procurar os "discounts shops", ou loja pra lisos, como e (rs).

Alias, fora do circuito turistico, a Europa não é tão cara de viver não. Tirando Paris, que é facada certa, vc sempre acaba encontrando coisas otimas a preços acessiveis nos centros comerciais afastados das atrações turisticas !

Majô
MajôPermalinkResponder

Beto,

A receita é tão facinha que vou passar aqui e você pode fazer hoje mesmo. wink
Ingredientes: 2 chícaras de farinha de trigo, 200g de manteiga, 1 colher de sopa rasa de açucar. Essa quantidade pode ser dobrada, triplicada....
Amassa-se os ingredientes até que fiquem em consistência uniforme. Abre-se a massa com rolo( se não tiver pode ser usada uma garrafa de vinho)
Corta-se em rodelas com o bocal de um cálice de viho.
O que sobrar da massa toda cortada, amassa-se de novo, abre e corta.
Untar tabuleiro com manteiga. Levar ao forno, e assim que estiverem dourando, retira-se.
Cola-se 2 a 2 com geléia e passa-se no açucar.
C'est fini.

Majô
MajôPermalinkResponder

Dani G, Alessandro,

Sempre tive enxaquecas fortíssimas.
Depois que comecei a praticar yoga, há 2 anos, hatha yoga, raríssimamente tenho. Recomendadíssima !!!!
Faço 2x por semana com professores treinados pelo Prof. Hermogenes, nada de modismo. Há uma página dele www.profhermogenes.com.br onde há bonequinhos que ilustram as posturas. A respiração é fundamental (limpa os canais de energia), tbém as posições invertidas, isto é, com a cabeça para baixo e as torções que destencionam vértebras e articulações.
Enfim, toda a sua saúde melhora com 1 hora de yoga 2x por semana ! smile

Beto
BetoPermalinkResponder

Majô, obrigado pela dica. Vou botar o meu avental...

Majô
MajôPermalinkResponder

haha Beto, depois me conta. wink
Corrigindo, corta-se a massa com bocal de cálice de licor, o de vinho é muito grande.

André Jacob
André JacobPermalinkResponder

Carla2,

Vou fazer as substituições que vc indicou. Liguei para meu primo e falei sobre essa roupa. Ele disse que existe essa "malha" para homens tb e que custa barato. Tb falou que ela conserva aproximadamente 10 graus da temperatura do corpo. Valeu pelas dicas!

André Jacob
André JacobPermalinkResponder

Carla2,

Ele tb falou que eu não preciso levar roupas de cama e banho. Mas ainda assim, prefiro levar, mesmo que poucas. Tb disse que eu poderia usar algumas roupas suas caso precisasse. Bem, na pior das hipóteses, posso usar suas roupas, que ficarão como sacos em mim, pois ele é muito grande. Os dois primos são.

Ao menos, estou super aliviado com todas as dicas que recebi dessa galera tão maneira.

Carla2
Carla2PermalinkResponder

André, muito boa sorte!! E depois será você que estará aqui dando um milhão de dicas!

André Jacob
André JacobPermalinkResponder

Dani G.,

Minha mãe tem esses saquinhos aqui. Mas só cabem 2 pares de meia. Ela disse que comprou no mercado. Vou procurar por tamanhos maiores. Mesmo assim, em relação às roupas, minha tia vai me ensinar a usar essas máquinas.

Ficarei na cidade de Böblingen - Baden-Württemberg. Fica 2 horas de distância da capital, Stuttgard. Não é muito perto dos grandes centros. Mas é uma cidade muito linda e é lá que meu tio trabalha. Tb tenho alguns cursos que farei nesta cidade.

Vai ser uma experiência diferente de todas as que eu já tive. Sempre viajo para litorais brasileiros, faço trilhas, etc. O máximo de frio que já enfrentei foi em Teresópolis e em Itatiaia e Penedo, onde tb tenho parentes. Acho que já deu p sentir que não costumo pagar hotéis, né? Sempre viajo para casa de parentes ou amigos. Pensando bem, é vantajoso ter contatos em muitos lugares. E agora, vou ampliar esses contatos. Nem dá p imaginar... um cara que nunca foi ao Paraguai, vai atravessar o continente.

P vcs que viajam sempre isso pode ser corriqueiro, mas p mim, é muito legal. Tô me sentindo o último bom-bom da caixa. Hehe. Galera, tá sendo muito legal. Antes de ter a ajuda de vcs, estava ansioso e com medo. Agora, só estou ansioso.

Dani, valeu pela ajuda!

André Jacob
André JacobPermalinkResponder

Carla2, valeu!

Carla2
Carla2PermalinkResponder

André, acredite, vc É o ultimo bom-bom da caixa!! smile

Aproveite cada segundo desses momentos que são muito legais - eu também quando fiz minhas malas p/ir viver na europa, nunca tinha saído do triângulo Brasil/Paraguai/Argentina hehehe!!!, e agora estou relembrando esses momentos com a sua história.

Será que é ansiedade ou excitação?

O único probleminha dessa história toda André, é que isso vicia!!! lol

Eugenia
EugeniaPermalinkResponder

Melhor mala :

Uma só (não tenho trocentos braços nem olhos),

grande (mulher...sabe como é...abro exceção para os trens apenas),

semi-rígida (duras são visadas pq preferidas por terroristas),

leve (halterofilismo não),

com rodinhas (melhor invenção)

e vc preenche os espaços excedentes (mala vazia estraga com o peso das outras no avião e as coisas não saem do lugar) com PLASTICO-BOLHA que se compra em pacotes de 2/3 metros. Dá volume, não pesa, e tem mil e uma utilidades: conforme as comprinhas aumentam, vão sendo jogados fora ou servem para embalar as mais frágeis que não podem vir na bagagem de mão.

Renata
RenataPermalinkResponder

André, tb estou indo estudar por um ano na Europa, mas vou pra Dublin. Se me permitir, vou palpitar um pouco: Só leva terno essas coisas se vc já tiver certeza absoluta q vai usar.. se não se vira por lá, até mesmo com seus primos, mesmo q fique estranho não compensa o "extra". No meu caso, não vou comprar roupa aqui, vou levar as minhas já usadas, e apenas algumas novas, vou continuar usando as velhas lá, e qdo eu for fazer o mochilão q pretendo por 40 dias no final vou jogar tudo fora e usar só as novas. Concordo com a Sylvia, 4 calças é muito, leve duas jeans e uma de moleton ou tactel. Eu vou levar apenas um casaco e variar com as bludas de lã mais finas por baixo dele. Qdo fui estudar no Canadá, levei muitos casacos, me arrependi muuuito. Deixa pra comprar o casaco lá, q são melhores para o frio. Já q vc vai ficar com parentes, compra só uma toalha aquela de viagem com secagem rápida... Ah eu vou só com uma mochila de 60 litros, e uma mochila para o dia na mão. Espero ajudar.

MGrivot
MGrivotPermalinkResponder

MALA DURA x MALA MOLE
Colegas viajantes, acho que este post está meio morto. Mas, vou dar a minha opinião sobre mala dura x mala mole. Se você for viajar só de avião, trem e ônibus, as malas duras com rodinhas são o ideal. A roupa fica mais "ajeitada" e estraga menos com a manipulação dos carregadores. Se você for viajar num carro com bagageiro grande, ou for viajar sozinho ou em dupla, as duras até que servem. Porém, após várias viagens bem longas de carro, posso dizer: as malas "moles" são as ideais para esse tipo de viagem. Aqui em casa somos 4 pessoas e as malas moles cabem em qualquer cantinho. No verão passado fomos passar 20 dias viajando pelo Nordeste. O trajeto até Recife foi de avião, e fomos até Fortaleza de carro, entrando em todas as prainhas pelo caminho. Se as mals fossem duras, simplesmente não caberiam no porta-malas do carro da locadora. Só tem um detalhe, uma vez viajando pela Argentina de avião, as nossas malas de couro ficaram encharcadas. Pois, estava chovendo na hora do desembarque. Portanto, não uso mais malas de couro. Por outro lado, as malas com rodinhas pequenas são ótimas para um saguão de aeroporto, mas se você tiver que andar com ela pela rua, prefira as de rodinhas grandes. Já vi modelos que têm 8 rodas (6 pequenas e que giram para todo o lado, e duas grandes para o trabalho pesado do trajeto de rua).

nabila
nabilaPermalinkResponder

tenho sempre dificuldades de arrumar minha mala poi moro aqui em minas e vou muito para sitios e fazendas , e getalmente isso atrapalha pois de dia faz calor e de noite muito frio .Acabo levando muita roupa de frio e muita roupa de calor e isso me deixa muito irritada porque nao consigo reduzir o tamanho da minha mala e acabo levando para um fim de semana aquela malona de viagem aérea!smile

patymori
patymoriPermalinkResponder

SEMPRE QUE VOU VIAJAR, DIGO Q VOU LEVAR POUCA COISA, MAS NUNCA CONSIGO.
A PROXIMA VIAGEM, VOU FICAR QUASE UM MES. PRECISO DE DICAS, PORQUE E PARA EUROPA MAIS OU MENOS UMA SEMANA E VAI ESTAR MUITO FRIO. DEPOIS PEGO O NAVIO EM VENEZA PARA O BRASIL. TENHO QUE LEVAR ROUPAS DE GINASTICA, FRIO E CALOR.
NUNCA VIAJEI TANTO TEMPO.
SÓ DE ACHAR ESSE SITE JÁ ESTOU ME SENTINDO ALIVIADA.
POR FAVOR ME AJUDE !!! VOU PARA PARIS PELA TAP, NAO SEI NEM O PESO PERMITIDO.

Laura
LauraPermalinkResponder

estou com uma grande dúvida...
Vou viajar ao redor dos Estados Unidos e não sei se levo uma mala média ou grande.
Ficarei em albergues e também andarei de trem e avião por lá.
Poderiam me dar uma sugestão asap?
Many thanks!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar