Enquete da semana: malas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O corpo humano do turista se divide em: cabeça, tronco e malas.

Não existe objeto mais consciente da sua própria importância do que uma mala. Malas são idiossincráticas. Malas são abusadas. Mas empacam. Malas não fecham. Malas querem ser carregadas. Malas se perdem mais do que criança em praia lotada.

Não há dúvida: malas têm vida autônoma e independente e foram postas neste mundo apenas para atazanar nossas viagens.

Assim eu escrevi, há quase 10 anos, no Viaje na Viagem derivado de árvores, antes de mergulhar num tratado sobre arrumação e organização de malas.

A pergunta da semana é: você já resolveu esse detalhe da sua existência turística, ou você e sua mala estão sempre discutindo a relação?

Conte pra gente os seus macetes para escolher e arrumar as malas. E também suas dificuldades invencíveis nos dois quesitos.

Eu prometo contar causos e dar pitacos no meio do chat.

170 comentários

Beto
BetoPermalinkResponder

wink

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Bom, lado feminino morando do lado ca sugere: casacos de inverno compra aqui. Os do Brasil geralmente so serve pra um friozinho, e como disse o Alê, aqui a qualidade é definitivamente maior. Ha casacos para todos os bolsos, e se for em loja mais em conta (C&A, H&M, etc) vc acaba encontrando por preços bons. Além disso vc salva espaço na sua mala.

Se vc for ficar so um ano, eu diria pra trazer so UMA mala. Primeiro pq aqui o jeito de se vestir é outro. As roupas brasileiras, mesmo as de inverno, sao feitas pro clima brasileiro. Traga poucas, e espere as liquidações que começam na semana apos o Natal na Alemanha e vai até o fim de janeiro. E é absurdamente barato comprar nessa época, mesmo convertendo pra real ! E nao pense que deixar pra comprar nessa época vai ser tarde demais, pq o inverno brabo so começa mesmo em janeiro, e dura até abril...

Se vc vai ficar com familiares, veja a necessidade de trazer roupas de cama e toalha. E tb verificar que a padronagem de tamanho de camas e colchões na Alemanha é diferente do Brasil... Não sei onde vc vai morar, mas certamente tera uma loja da IKEA perto, e la vc pode comprar jogos de lençois otimos por meros dez euros...

Não traga muita coisa, pois inevitavelmente vc fara compras... mesmo nao sendo consumista... e em um ano acumula-se muito, e no finalvc nao vai querer deixar pra tras roupas e objtos estimados.

E por ultimo, jamais despache laptop ou câmera... principalmente se passar pelos aeroportos espanhois. Na empresa do meu marido ja aconteceram cinco casos de pessoas que perderam laptop despachado em Madri... as malas chegaram sem eles dentro ! Cuidado !

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Muito bom, Dani! Tinha esquecido das roupas de cama alemas... Aqui é tudo diferente, viu, André? A cama de solteiro tem 1 m. X 2 m. E vc terá um edredom, nao importa aonde vc irá morar! wink Mas como vc vai morar com família, isso nao deve ser problema...

André Jacob
André JacobPermalinkResponder

Estou impressionado com vcs! Pensei que um ou outro fosse responder... até pensei que all-guém ia me zoar e tal... Não esperava tanta ajuda... Tomei algumas decisões, baseado nos posts:

* Não precisarei comprar mala de mão. Vou colocar os eletrônicos, documentos, creme dental, escova de dentes, gel de cabelo e uma camisa dentro da mochila do laptop. Ela é pequena, mas tem bastante espaço interno. Levarei duas malas, mas não cheias.
* Em relação à roupa de cama, vou deixar p comprar lá por causa padronagem.
* Levarei 2 ou 3 jogos de toalhas.
* Vou embalar a bagagem.
* Levarei algumas roupas e acessórios (? Bom, tenho poucos. Sou meio básico), mas poucos agasalhos. Moro no Rio e não tenho muitos e os que tenho aquecem pouco. Tenho muitos jeans. Acho que 4 tá de bom tamanho.
* Tb seguirei a dica da tira de algodão com zíper na cintura e das tiras coloridas nas malas.
* Quanto às malas propriamente, procurei na LePostiche e Bagagio, mas nenhuma me interessou. As bonitas eram pesadas demais, fora algumas cores berrantes (penso que ajuda na esteira, mas não curto). Entrei no site da Di Metallo. Vi algumas legais. Mas ainda estou pesquisando.

Tenho mais algumas dúvidas:
* Devo levar vários pares de calçados? Lá eles são baratos tb?
* Acho que preciso levar um terno. Talvez precise usar... Levo ou compro lá? Será que vai caber tanta coisa?

Quero agradecer a todos, especificamente aos colegas: Sylvia, Mari, Ricardo, Arnaldo, MariCampos, Beto, Majô, Alessandro e Dani. Obrigado Mesmo!

Majô
MajôPermalinkResponder

André,

Essa bolsinha para colocar na cintura tem na Bagaggio.
O gel de cabelo acho que não deixam passar na bagagem de mão. Eles estão muito chatos.
Quanto à mala, devo ir nos próximos dias no Wall Mart, dou uma olhada nas malas. wink

Rosane
RosanePermalinkResponder

Alguém foi recentemente à Rússia e tem alguma dica pra dar?

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Leva um terno Andre e duas gravatas.
Leva um sapato de cada tipo : social, chinelo de dedo, de andar em casa,
sapatenis, tenis para caminhar e uma botina se tiveres senão compra lá.
Compra duas malas para caber uma dentro da outra ( bem justinha)
é assim que eu faço SEMPRE.
Podes levar gel e liquidos num total de um litro no maximo
divididos em ate 10 frascos de 100 ml num saco zip lock na mão
O que fores levar de liquidos na bagaggem fecha beeem e coloca num saco zip pois tudo vaza nas alturas smile
leva tb uma farmacinha basica e ,fundamental : antibiotico de amplo espectro ( tudo na mala despachada)

Beto
BetoPermalinkResponder

Não deixe de levar um estoque de paçoquinhas e goiabinhas. Eu falo sério. sad

Majô
MajôPermalinkResponder

Farmacinha bem lembrada, Sylvia ! Lá você não compra antibióticos em farmácia sem receita médica, tive esse problema uma vez, dali pra frente levo sempre. Também Nebacetin, uma pomada que serve para inflamações de um modo geral.

Beto
BetoPermalinkResponder

Remédios eu levo todos...

Beto
BetoPermalinkResponder

Basicamente: anti-inflamatórios, analgésicos (dipirona, aas, tilenol), pomada anti-sética (nebacetin), um cicatrizante, água oxigenada, tarjinha preta básica (ansiolítico pra emergências), colírio, antiácido, antigripal, sorine e outros específicos para a sua necessidade (se tem pressão alta, diabetes, sei lá...).

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Tô com a Sílvia em tudo: um terno e duas gravatas, um sapato de cada e os líquidos bonitinhos no ziplock. Também não abro mão da minha farmacinha, seja pra passar 3 dias, seja pra passar um ano fora. Legal levar os medicamentos que vc está acostumado a tomar, pra evitar sustos. E vi 3 modelos diferentes da bolsinha (money belt) na Le Postiche semana passada, com preços de 6 a 25 reais.

Majô
MajôPermalinkResponder

Levo também o Fluimicil que é tiro e queda pra gripe, 2 pacotinhos por dia.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Beto smile eu tb levo uns estoques das minhas comidinhas favoritas
( ao menos para os primeiros dias ) pois é dificil encontrar beliscotes,
e definitivamente nós somos o país dos beliscotes ( desde quando
tapas substituem as nossas delicias ?? )

Majô
MajôPermalinkResponder

Corrigindo Fluimucil.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

PS- Tapas são os tira-gosto/beliscostes espanhóis que tem outros nomes
dependendo da região ( tapas, tacos, pinchos )

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Beto, só não vale a goiabinha da Gol, que ninguem suporta mais nem
a cor da embalagem sad

Beto
BetoPermalinkResponder

Não, goiabinha de avião não, jamais. Tô falando daquelas artesanais, um rolinho de massa ligeiramente amanteigada, com o recheio de goiabada. Daquelas pequenininhas, que só tem em padaria. Mas fundamental mesmo só a paçoquinha.

Beto
BetoPermalinkResponder

Só tem um negócio em Portugal que supera essas guloseimas. Chamam-se areias, uma perdição. A melhor que conheço é feita numa pastelaria em Parede, perto do Estoril. Vocês não sabem o que é aquilo.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Eu sou uma pessoa muito sem noção quanto a remédios...eu nunca levo, por puro esquecimento mesmo. A minha sorte é que o meu querido se encarrega disso agora. Quantas vezes viajei para fazer trilha sem nem band-aid na mala? :roll: Dizem que Deus protege os loucos...
Quanto às goiabinhas (as de verdade, não industrializadas, da Gol), estas são uma preferência geral: enviei alguns doces típicos brasileiros para uma amiga americana e qual ela preferiu? 'The guava sweet is incredible...' smile

Majô
MajôPermalinkResponder

Beto,

Areias é um biscoitinho ?

Beto
BetoPermalinkResponder

É Emília, goiabinhas são preferência mundial.
E, Majô, areias são uns amanteigados de trigo, acho, geralmente redondos, com 1 ou 2 cm de espessura, com uma textura um pouco áspera, como areia. Acho que leva raspas de limão. Só de descrever corro o risco de dar um banho no teclado.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Abaixo link do AREIAS com foto e receita,
pena que não tem gosto nem cheiro ( ainda )

http://sol.sapo.pt/blogs/meiadeleite/archive/2006/12/24/Areias-de-Cascais.aspx

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

André,

Remédios é uma boa trazer mesmo, principalmente se for algum com receita médica. Mas coisas como analgésico uso os daqui, que vou dizer, funcionam melhor que os brasileiros ! Sofro de uma enxaqueca danada, e aqui um paracetamol passa... no Brasil eu tinha que tomar bombas !!!

Comidas ? Bom, com a globalização vc encontra lojas de produtos brasileiros em tudo que é buraco da Europa, aqui em Bruxelas tem tantas que fazem até promoçao pra atrair clientes. Existe até site delivery pra qualquer pais da UE... inclusive de polpas de frutas (Alê vc conhece um dai da Alemanha chamado Açai ?). eu compro até picanha. Tou com um pacote de paçoquinha desde fevereiro que me deram, e eu não gosto ! Tenho que doar. smile

André traga seus sapatinhos mesmo, aqui nao gosto dos sapatos... so os italianos, mas ai pra quem é estudante é carissimo wink

Traga seu terno tb. Isso sai caro aqui !

Alguns aeroportos europeus eles não estao deixando ter na mala de mão nenhum produto de higiene (creme de barbear, pasta de dente, etc). Nem no ziplock. Eh um saco, pq as vezes a gente vai viajar pra um fim de semana, e acaba tendo que despachar a malinha.

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

André:
* Sapato alemao é caro! Só vale a pena comprar aqui, caso vc queira alguma coisa especial...Mas nada que vc nao encontre no Brasil.
* Terno aqui tbem nao é barato... Nao pense em comprar essas coisas aqui, se vc quiser economizar...
E a tira de algodao para a cintura vc nao precisa se for ficar só aqui na Alemanha, nao!!! Aqui nao acontece nada!!! wink

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Pior que é né Alê, as vezes da tédio d eter uma "emoçãozinha". wink

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Alessandro, ai não acontece nada, mas até chegar ai acontece tuuudo
lol lol lol
Dani, quer emoção "daquelas" ? é só descer aqui mesmo no aeroporto smile

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Sylvia pra vc ter noçao, as vezes eu saio e deixo a porta a aberta caso esteja esperando alguém... dai vou ali no supermercado e ainda deixo bilhete na porta "pode entrar, a porta esta aberta".

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Que delicia hem Dani ?
Como é que está o barrigão ?

Beto
BetoPermalinkResponder

Subject: Areias
To: Sylvia
Você é L-O-U-C-A... wink

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Haha, Dani...eu sempre falo para minha mae, que o maior perigo aqui é que EU assalte as pessoas... wink

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

LOUCA de fome , as 5 da tarde com esse friozão quero
biscoitinhos saidos do forno com chocolate quente e merengue smile

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Sylvia, ta imenso, ja estou aqui tendo as contraçoes finais ! qualquer dia desses o VnV ganha outro correspondente europeu !

Mas que coisa louca, ai maior frio e eu aqui As dez da noite (ainda com sol), morta de calor... e esse papo de chocolate e areais me deu foi fome.

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Dani: agora que eu li, nao conheco esse Acai nao!!! Vou dar uma olhada...
E vc tem toda razao quanto aos remédios: os daqui sao muito melhor!!! Aliás, vc conhece ibuprofen?! Para dor de cabeca é a melhor coisa!!! 400mg!!! wink

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Alê, aqui é vendido como Nurofen. Mas na gravidez non posso tomar. Mas mesmo o paracetamolzinho passa rapidinho, impressionante. Eu queria entender pq no Brasil vc precisa tomar dez comprimidos pra passar a dor de cabeça... é pra vender mais ? So pode.

Olha o site:
http://www.acai.eu/

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Vcs sabem qual é a maior causa de dor de cabeça ?
Falta de água , desidratação.
Vai lá Dani , um gole de agua a cada meia hora e não vais ter mais
dor de cabeça ( não adianta tomar dois copos de uma vez smile)
Que bom que estás bem ! Estamos torcendo para que não demore
muito mais para sermos titios de novo lol

Lena
LenaPermalinkResponder

Andre,
eu passei 6 meses na França fazendo um estágio. Uma coisa que eu levei nesta viagem e que hoje me acompanha em quase todas, é um saquinho de pano furadinho para colocar roupas delicadas dentro e enfiar na máquina de lavar. Você encontra nos supermercados grandes. Mas tem de vários tamanhos. Tem que ser o grande, para caber malhas de lã. Se você colocar uma malha solta na máquina, ela fica toda esgarçada. Mesmo você ficando em casa de família, eles serão úteis quando você estiver viajando , em albergues, por exemplo, e precisar usar as lavanderias automáticas.

Se quiser economizar espaço na mala, leva só um jogo de lençol e de toalhas e lava toda a semana. Foi o que eu fiz. Se ao longo da estadia você achar que é pouco, compra mais um jogo lá.

Levei só 3 malhas de lã e váááárias camisetas para usar por baixo, com manga curta e comprida. As camisetas você troca todos os dias e as malhas podem ser usadas mais de uma vez (a menos que voce seja fumante wink ).

Ah, tenho amigos que compraram roupas bacanérrimas em outlets da Alemanha e bem mais baratas do aqui (tipo, casacos de couro LINDOS!) . Não conheço e não sei se você estará interessado em comprar algo. Nesta minha estadia não comprei absolutamente nada! Qualquer dinheirinho extra era exclusivo para paseios e viagens. Valeu muuuito a pena!

Boa viagem smile

André Jacob
André JacobPermalinkResponder

KKK! Goiabinha e paçocas? Vcs são muito legais. Nunca pensaria nisso! Sou devorador de paçocas. Levarei bastante p compensar a carne de porco (Tenho nojo. Pode ser preconceito pelos quadrúpedes suínos. Mas, sinceramente, não vou com a cara deles).

A dica da farmácia é muito boa. Mas será que eles não vão encrencar? Já tenho o sobrenome Jacob... Já pensaram, os policiais alemães gritando cheios de errrrres (Õ idioma difícil), me acusando de tráfico de drogas? Tipo: Seu traficante judeu! Muitas pessoas associam esse sobrenome a esta religião. Sou viciado em Coristina D! O menor sinal de dor de cabeça e já tô pronto p me "deliciar" com uma. Sei lá, acho as cores legais!?!? Será que posso levar em quantidade? Depois, se houver necessecidade, peço para minha mãe enviar mais. E por falar em enviar, é difícil alugar uma Caixa Postal por lá? É que tenho dois primos. O caçula é um chato, curioso e xereta. Da última vez que ficou aqui, em casa, revirou meu quarto inteiro. Até os arquivos do meu computador do quarto ele xeretou. Gosto de um pouquinho de privacidade e se na minha casa ele agiu assim, imaginem na casa dele?

Gostei muito deste espaço. Estou guardando tudas as dicas. Mais uma vez, obrigado a todos!

André Jacob
André JacobPermalinkResponder

Valeu Lena! Tb quero viajar bastante. Por isso a decisão de ser o mais econômico possível.

André Jacob
André JacobPermalinkResponder

Ah! Mais uma dúvida: Tenho dois cartões internacionais. Como nunca fiz viagens internacionais, uso só no Brasil mesmo. Quero cancelar um deles e concentrar as poucas compras que fizer em um só. Qual o melhor para utilizar na Alemanha? Visa ou Marter? Vou administrá-los por internet banking.

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Tanto faz, André, tanto o Visa como o Master sao bem (ou mal...) aceitos. Aqui costuma-se usar muito mais o EC-Karte, que é o cartao de débito dos bancos alemaes.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Sylvia, não estou acreditando que você encontrou a receita dos tais biscoitinhos do Beto... lol Eu tinha ficado desesperada com a descrição dele hoje de tarde e agora chego aqui e tenho essa surpresa maravilhosa!!!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Manda pelo Sedex pra mim Carla,
mas não esqueçe do isopor pra chegar aqui morninho lol

Carla
CarlaPermalinkResponder

Combinado!!! Mas vamos ter que esperar um pouquinho, porque do jeito que a coisa vai, só vou ter tempo de testar a receita no feriado... grin

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Obrigada Carla , vou aguardar.
Ah! Não esqueçe de mandar uns pra Lea ( a Sofia adooora carboidratos)smile

Carla
CarlaPermalinkResponder

grin Pode deixar comigo! Não vamos deixar a Sofia passar vontade...

Majô
MajôPermalinkResponder

Beto,

Eu tenho a receita desse biscoito, exatamente com esse nome, areia.
Acho que vem da minha avó, ou bisavó, minha mãe fazia. Exatamente redondinho como você falou, ligeiramente amanteigado, e você coloca 2 com recheio de goiabada derretida. Posso passar pra você a receita por e-mail. O maior problema é que você não consegue parar de comer, de tão deliciosos e.....engorda pra xuxu. :roll:

Beto
BetoPermalinkResponder

Tsc-tsc-tsc, Carla e Sylvia, já vi que vocês não manjam nada. Areias se comem frias, mais pra durinhas, pra terem mesmo consistência de um torrão de areia.
Majô, pó mandá... só que areias não levam goiabada, aí é goiabinha, que também é uma delícia.`O e-mail é bpaschoalini arroba hotmail ponto com.
Num acredito que eu tô aqui trocando receita. Não sei quem disse, mas endosso: blog do demônio!!!

Carla2
Carla2PermalinkResponder

André,

acho que todas as dicas já foram dadas, mas vi que vc pretende levar 3 jogos de toalhas - é muito. Eu passei 1 ano e meio na Europa (1 ano em Londres, 3 meses na Itália e o resto borboleteando). Levei 1 jogo de toalhas e comprei um lá. O que eu levei descartei antes de voltar ao Brasil. O que eu comprei em Londres tá com cara de novo até hoje. E sobre as roupas, concordo com a Dani - os costumes são diferentes, possivelmente vc vai querer comprar alguma coisa por lá. 4 jeans também acho muito, mas é uma opinião pessoal: no inverno não esquenta nada e no verão esquenta demais. Talvez substituir 2 jeans por uma calça de veludo ou lã e uma mais esportiva (depende do seu estilo). Uma coisa boa de comprar na europa são as roupas térmicas (não sei se chamam assim), mas é roupa para usar embaixo da roupa, e são bem quentinhas. Sinceramente não sei se tem modelos masculinos, mas eu tenho várias. Bom, se eu lembrar de mais alguma coisa, volto aqui depois! wink
Ah, André, e aproveite muito!!! Morar fora do país é das melhores experiências que alguém pode ter na vida! smile

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

André,

pra não ter problemas com remédios peça ao seu médico uma prescrição, com carimbo dele direitinho. Dificilmente devem abrir as suas malas, e se caso aconteça vc tem a prescrição do médico pra te afiançar. Mas nao traga muitos analgésicos não ! Aqui vc vai "viciar" emoutros muito melhores pra sua dor de cabeça (rs).

A dica da Lena dos saquinhos é uma boa. Eu tenho varios desses de furinho comprados do Brasil. Aqui vc acha tb, mas eles nao tem furinhos. E dica importantissima: JAMAIS coloque seus suéteres de lã, linha ou coisa mais sensivel na secadora. Vc pode acabar tendo que usar babylook smile

Vc vai pra que cidade ??? (ja curiosa pensando numa possivel conVnVçao européia, ainda este ano!)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar