Litoral norte paulista pros pais da Sylvia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Os pais da Sylvia, que já têm oitenta anos mas continuam sacudidos (ou faceiros, como a gente diz lá no Rio Grande), querem descer de carro para o litoral paulista na segunda-feira passando a Páscoa.

A Sylvia pede dicas de hospedagem bacanas -- e dá como parâmetro o Pestana Angra. Ela ouviu falar da Villa Bebek e não quer que seus pais sofram com os mosquitos-borrachudos em Ilhabela.

Vamolá.

Sylvia, infelizmente o Litoral Norte de São Paulo não é assim nenhum Sul da Bahia em termos de hospedagem com estilo. As praias são lindas, os restaurantes não ficam nada a dever aos da capital, mas praticamente não existem hotéis ou pousadas na categoria é-um-destino-em-si, vale-a-viagem-e-nem-precisa-sair ou você-vai-gostar-mesmo-se-chover.

O hotel que mais se aproxima dessa categoria fica justamente em... Ilhabela. É a Maison Joly, que se estivesse na Costa Amalfitana continuaria um hotel elegantérrimo.

          joly400.jpg 

É para lá que o concierge do Fasano manda os gringos que querem ver praia em São Paulo. De segunda a quinta as tarifas são menos exorbitantes (o site só informa as tarifas de janeiro). Pergunta: teus pais se dão bem com Off? smile Mas o problema maior talvez sejam as escadas (que eu me lembre, o hotel não tem elevador).

Sem escadas, existe outra pousada bem elegante, a Canto da Praia, que está à beira d'água. O dono tem cachorros enormes e um piano de cauda na sala. Eu também vou bastante com a cara do Barulho d'Água, que para o meu gosto é a mais charmosa da ilha. Mas os chalés podem parecer rústicos demais pelo que cobram, e existe um córrego que passa dentro da propriedade -- o que potencializa a ação dos borrachudos. Da última vez que fui à ilha fiquei numa pousada simpaticíssima, com cara de pousada de serra, a Refúgio das Pedras; não fica na beira da praia, mas está próxima das melhores praias do sul da ilha.

refugiodaspedras450.jpg

Na costa sul de São Sebastião, Camburi e Camburizinho se firmaram há algum tempo como um pólo gastronômico, graças sobretudo ao sucesso do restaurante Manacá, do chef Edinho Engel, provavelmente o melhor restaurante praiano do Brasil. (O Edinho continua dono, mas desde o ano passado só pode ser encontrado no seu restaurante em Salvador, o Amado.) Pertinho do Manacá fica a Villa Bebek, o hotel mais comentado do litoral desde que inaugurou, há três verões.

             bebek300.jpg

Posso ser chato? Acho um bom hotel, mas não é essa Estrela d'Água toda, não. Fica um pouco longe da praia -- o que em Camburi é um problema, já que as ruas estão constantemente enlameadas, devido àquela mentalidade praia-do-rosa de que ruas enlameadas são ecologicamente corretas. (Uma pousada menos pretensiosa, de que eu gosto muito, é a Canto do Camburi.)

Eu não recomendaria Maresias para quem não surfa ou não quer azarar na areia e varar a noite dançando no Sirena. A praia é linda, mas a urbanização é caótica e não condiz com a fama do lugar. Ali fica um dos raros hoteizões pé-na-areia de São Sebastião, o Maresias Beach; a localização é boa, o gramado é lindo, mas o hotel não tem charme nenhum, coitado. Em Maresias eu gosto de uma pousada pequena, a Verano.

Para mim, o ponto mais bonito da costa de São Sebastião é a Barra do Saí. A praia é pequenininha e cercada de verde, sem construções devassadas para a areia. Para chegar à praia, é preciso caminhar por uma ruelinha (que também pode enlamear, mas é muito mais bonitinha do que qualquer caminho de Camburi). As pousadas são simpáticas, mas nenhuma é cinco estrelas.

         tiesahy300.jpg

A mais charmosinha é a Tiê Sahy, da foto aí de cima (onde eu não gosto do fato da piscina ser devassada para o restaurante). Já a Pousada da Foca tem um astral gostoso, e dá de fundos para a mata. Preciso revisitar a pousada mais antiga do pedaço, a Aldeia de Sahy, da qual eu não guardo boas impressões mas que, pelo que vejo no site, ganhou uma boa guaribada desde a vez em que eu me hospedei (praticamente na encarnação passada, devo confessar).

Das praias de São Sebastião, a que tem evoluído melhor nos últimos anos é Juqueí. Extensa e sem recorte, não é a mais bonita do litoral. Mas é a única dessas praias "públicas" (ou seja, que não são viraram loteamentos/condomínios) que cresce com organização e, sobretudo, calçamento. (Daqui a uns anos, vai ser uma praia bacaninha como qualquer uma das nossas lá no Rio Grande, só que com mar azul, morros recobertos de verde nos cantos e restaurantes padrão São Paulo.) Ainda não visitei o novo Beach Hotel, que tem uma localização excepcional, no canto da praia, e é dos mesmos donos do Beach de Maresias. Outra pousada relativamente recente e muito bem-estruturada é a Pousada Alcatrazes; recomendo (foto abaixo).

       alcatrazes300.jpg

Em Ubatuba o departamento hospedagem-com-estilo é ainda mais complicado. À diferença do Hugo, eu acho o Recanto das Toninhas muito fraquinho -- grande demais e insosso demais para fazer parte dos Roteiros de Charme. Existem pousadas simpáticas, mas elas têm estrutura mais simples, como a Ana Doce, no Lázaro, e a Casa Milá, na Almada. Existe uma pousada em Picinguaba -- já quase na fronteira com o Estado do Rio -- que me parece muito charmosa, mas que ainda não visitei, a Santa Martha das Pedras.

Finalmente, em Paraty (que em termos práticos está mais no litoral norte paulista do que no litoral fluminense...), o que eu tenho visto é a incrível acomodação das pousadas do centro histórico, que não renovam seus equipamentos -- sobretudo colchões.  Das pousadas de lá, a que mais me agrada é a pequena Urquijo (foto abaixo).

       urquijo300.jpg

Mas da próxima vez que for, quero testar as novas camas da Pousada do Sandi. Fora do centro histórico, o hotel mais confortável é o Santa Clara, 10 km ao norte da cidade, que recentemente (e, cá pra nós, estranhamente) foi incorporado à rede Mercure.

Para ir de São Paulo à região de São Sebastião há três caminhos possíveis. Chegando por Congonhas, pega-se a nova Imigrantes, que vai dar na Rio-Santos. Chegando por Cumbica, o caminho mais curto é sair da Ayrton Senna em Mogi das Cruzes e pegar a Mogi-Bertioga (mas a sinalização do anel viário de Mogi não é lá muito boa). O caminho mais longo, e mais fácil, é sair da Ayrton Senna na Rodovia dos Tamoios, que vai dar em Caraguatatuba, 30 km ao norte do centro de São Sebastião.

83 comentários

José Neto
José NetoPermalinkResponder

Antes de mais nada gostaria de agradecer a todas pela atenção(Paula, Nati, Simone e Érica). Vou conferir as dicas dos hotéis. Até o momento gostei muito do Singuitta; apesar do "defeito" de ficar longe da praia.
Sou de BH e farei 3 anos de casamento em outubro. Será uma viagem de férias e comemoração da data com minha esposa.
A data ainda não está definida(provável 2a. semana de outubro), mas sairei em uma sexta e voltarei no sábado da semana seguinte. Tenho cerca de 8 dias. Minha vontade inicial é sair de carro de BH rumo a alguma cidade na Mantiqueira(inicialmente pensei em Campos do Jordão por não conhecer....aceito sugestões) passando cerca de 3 dias. Posteriormente mais três dias no litoral norte de SP(aí a dúvida se Ilhabela ou alguma praia em São Sebastião). O restante pensei em ir rumo a BH parando no caminho possivelmente em Araras ou Itaipava.

Ricardo Freire

Pra comemorar aniversário de casamento eu cacifaria Ilhabela sim smile

José Neto
José NetoPermalinkResponder

A parte da praia está definida...Ilhabela. Possivelmente no Singuitta.
Falta a parte da montanha. Tem dicas de Visconde de Mauá? Pareceu-me interessante em todos os sentidos.

Gerson
GersonPermalinkResponder

Jose Neto
Tres anos heim, plena lua de mel. Eu tb comemoro no feriado de outubro,só que cinquentinha. Jovem ainda, não?
Acho que o Ric tem razão. Ilha bela, principalmente pq vç está de carro.
Eu gosto da praia do curral. Agora não se esqueça de levar bastante anti-borrachudo. É dura a luta contra o bichinho. Aproveite uai.

José Neto
José NetoPermalinkResponder

Caro Gerson,

Parabéns pelos 50!!! Espero conseguir chegar lá tão bem e feliz quanto estamos hoje. Abraços.

José Neto
José NetoPermalinkResponder

Habitualmente chove muito em Ilhabela na segunda quinzena de outubro?

Viaje na Viagem

A primavera no Sudeste é bem chuvosa. A época mais seca é o outono/inverno.

Fabiola Mazotti

Em Ilhabela, na praia do Curral, não deixem de conhecer o DPNY.
É um "pé na areia" incrível!

Fabiola Mazotti

Coloquei o post anterior sem ler os outros.
Tenho q discordar do Hugo.
Já me hospedei c meu marido 5 vezes no DPNY, nas mais diversas ocasiões: Natal, Pascoa, feriados, dias normais..
Sempre fomos muito bem tratados, comida excelente, acomodações ótimas, nada a reclamar, muito pelo contrario..

Sula
SulaPermalinkResponder

Fico com medo dos insetos... dizem que la tem demais

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Riq, a Azul agora opera para São José dos Campos. Com tarifas super convidativas, apartir de R$39,00 desde Curitiba e BH.
De São José para o Litoral Norte é um pulinho. São apenas 100km que separam a "capital" do Vale do Paraíba para o Litoral Norte paulista.

José Neto
José NetoPermalinkResponder

Sula,

Pode ficar com medo mesmo dos famosos borrachudos de Ilhabela. São terríveis ! Chegam a atrapalhar a viagem! Em um lugar tão lindo, os bichinhos não querem abrir mão de seu espaço.

PS:Ricardo, peguei muitas dicas no site e acabei fazendo uma viagem passando por Visconde de Mauá, ILhabela e Gonçalves comemorando 3 anos de casado. Gostaria de contar minha experiência. Onde post isso? Posso colocar fotos?
Abraços,

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Em Paraty já me hospedei no Solar das Margaridas e recomendo. Charmosa e com funcionários atenciosos. O único porém é que não está tão próxima do centro.

Paul Robert D'Agustini

Olá! Gostaria de uma opinião sobre pousadas em Ilhabela um pouco mais atualizada. Sempre sigo o site e me baseio nele para escolhar um lugar para me hospedar. Acredito que independente do lugar escolhido para as suas férias, a hospedagem é fundamental para viagem bem sucedida. Entrei em contato com a Pousada Refúgio das Pedras e me pareceu ótima, a melhor, mas distante da praia. Outra opção que entrei em contato foi a Pousada Canto da Praia, que me pareceu cara demais para uma pousada que fica no norte da ilha, onde tem muito vento para quem quer aproveitar a praia, já que pelo que dizem as praias mais movimentadas ficam ao sul. Por último o Barulho D'Água é a mais acessível, mais perto da praia, mas me preocupou o fato de ser meio a mata (o que acontece também com o Refúgio das Pedras), o que potencializa a questão dos mosquitos e insetos. A suíte que me foi oferecida pareceu simples demais, mas pelo preço que estão cobrando, uma verdadeira barganha para ficar em Ilhabela. Aguardo um retorno ou opinião. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paul Robert! Recomendamos ver as opiniões de ex-hóspedes no Booking!

andrea
andreaPermalinkResponder

Gente, estou indo a Ilhabela com meu marido, minha filha de 01 ano e meio e a babá. Alguem sabe de algum hotel com um puco mais de estrutura mais proximo do centro? OS mais bem avaliados no booking ficam entre 3km e 6km do centro
Andrea-Aracaju

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Pedimos encarecidamente que não saia repetindo perguntas em todos os posts que encontrar sobre um destino.

Já respondemos no outro que vcoê perguntou:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/mari-campos-disseca-do-chique-dpny-em-ilhabela/comment-page-1/#comment-320915

Em Ilhabela você precisará de carro ou táxi para se locomover.

andrea
andreaPermalinkResponder

Desculpa bóia, é que achei que tivesse feito a pergunta no post errado, porque era a respeito especifico do DPNY.

Adriana Fernandes

Ficamos na Pousada da Foca com nossa filha de 2 anos e realmente é uma ótima sugestão, que obtivemos aqui mesmo nesse post. Lugar acolhedor, com menu para crianças, serviço de praia, tudo excelente!!!

solange g
solange gPermalinkResponder

Gostaria dr saber sobre a pousada bech camp maresias?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! Veja as resenhas de ex-hóspedes da Pousada Beach Camp no Booking.

Mariângela Ítala

Olá,
Meu marido e eu gostaríamos de passar um final de semana num Hotel SPA elegante, confortável e romântico no litoral norte. Você tem uma dica bacana para nós, por favor? Muito Obrigada e um Abraço, Mariângela.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariângela! Pense no DPNY em Ilhabela.

Rejane
RejanePermalinkResponder

Amo o litoral Norte de SP, as praias são maravilhosas! Pena que só fui lá com viagens planejadas de última hora e não pude reservar esses hoteis a beira mar. Vale a visita e o planejamento antecipado!

Filipe Morato Gomes

Olá Riq,
Para quem gosta do conceito roots, que lugares você recomendaria como bases para explorar o sul do Rio / norte de SP? Para além da mais óbvia Paraty, mais recentemente "descobri" Trindade, Pincinguaba e Ilha Grande, mas parece que há tantos vilarejos que a escolha não é fácil smile
Tem alguma sugestão? (viagem na segunda metade de dezembro)
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Filipe! Os nomezinhos mágicos são esses mesmos smile

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Filipe, todos esse lugares no RJ são tops!!! Amo Ilha Grande, praia de Lopes Mendes... E São Paulo... litoral... vc tem dicas??? Vou sair de BH final de novembro...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar