Zen e a arte de voar no Brasil

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Quem mandou não ler os sites de notícias antes de sair de casa?

Só fiquei sabendo da greve dos controladores na saída do filme que tinha ido ver (o delicado "Maria Bethânia, Pedrinha de Aruanda", do queridíssimo Anducha Waddington).

Quando cheguei em casa, às duas da manhã, a greve já tinha se encerrado. E as últimas notícias dão conta de que a situação está se normalizando (os piores lugares no momento para embarcar parecem ser Brasília e Recife).

Mas se você não tiver nada para fazer nesse sabadão e quiser rir um pouquinho, sugiro ler o Paulo Henrique Amorim, que sustenta que os controladores aéreos estão mancomunados com a mídia conservadora para derrubar Lula.

Quá quá quá.

Sobre as possibilidades de Lula ser derrubado, eu recomendo a leitura desse sensacional texto do não-lulista Guilherme Fiúza, no NoMínimo.

Já sobre o caos aéreo, recomendo as análises do Rodrigo Purisch e da Eliane Catanhêde, da Folha.

E estou louco para ver o relato da pobrezinha da nossa tripulante Deise, que trabalha na Gol com base em Salvador e ontem postou um comentário morrendo de medo do que lhe aguardava no campo de batalha. Deise querida, quando puder, mande notícias do front!

16 comentários

Marcio Ito
Marcio ItoPermalinkResponder

Ih, já vi uma funcionária de cia aérea levando tapa de um passageiro...

Espero que nao seja vc Deise!!!

Marcio Ito
Marcio ItoPermalinkResponder

Ih, mas coisa ruim...

Teve um passageiro que morreu de infarto, em São José dos Pinhais/PR, após passar horas aguardando seu vôo p/ Porto Alegre.

Bruno Vilaça
Bruno VilaçaPermalinkResponder

Ha ha ha. Paulo Henrique Amorim comeu cocô? eek rs.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

eekS
Hoje ainda não é 1o de abril, certo?
O Paulo Henrique deve tá com algum distúrbio emocional, mental, social, e todos os 'al' para escrever e publicar aquilo.
Adorei os textos indicados, Riq.

Izabel
IzabelPermalinkResponder

Será que os funcionários das cias tem seguro de vida?
Tenho pena desses caras que aguentam essa situação.
Já trabalhei em uma empresa que tinha muitos problemas e os clientes vinham reclamar, ameaçar, agredir verbal-psicologicamente. Só não chegou no físico por pouco. Eu entendia a situação deles mas não podia fazer nada porque não dependia de mim.
Esse velho hábito de empurrar o problema com a barriga até que as pessoas desistam, ou se resiguinem, ou se acustumem

Carla
CarlaPermalinkResponder

Gente, o PHA enlouqueceu... Não dá pra levar a sério que ele acha que os controladores estão fazendo chantagem... O cara não parou pra considerar nem por um minuto as condições de trabalho e segurança aqui - no mínimo escreveu o texto no aeroporto mesmo, depois de algumas horas de espera por um vôo...

Não vou nem bater muito na tecla de que os salários dos controladores brasileiros são 4 vezes menores que os dos americanos - até porque imagino que os professores universitários americanos também devem ganhar 4 vezes mais do que eu... wink

Deise
DeisePermalinkResponder

Riqqqqqqqqqq...ufa, estou viva depois de trabalhar por mais de 10 horas. Quando cheguei no aero, 12 vôos entre a madrugada e a manhã haviam sido cancelados.
Relmente dessa vez foi bem diferente do primeiro apagão aéreo em novembro do ano passado, os passageiros em grande parte estavam entendendo e sabendo (o mais importante) de tudo que estava acontecendo no país...montamos um verdadeiro QG e mantivemos nossos paxs a todo momento informados sobre os vôos que iam sair e os que estavam pra cancelar...sempe fazendo o maximo pra minimizar os problemas.
Para os paxs que estavam desistindo de viajar foi oferecido credito ou reembolso integral da passagem; Para os paxs de vôos cancelados remarcamos para as datas solicitadas, e/ou em nossos proximos vôos fornecendo voucher alimentação e/ou Taxi. Para muitos paxs fui sincera e os indiquei remarcar somente para a semana, pois nao sabiamos quando ia ser regularizar a aviação no Brasil. Claro que nem tudo são flores, e sempre tem algum tipo de problema, mas dessa vez ninguem cuspiu em atendente, tentou agredir ou algo parecido, o mais pesado comigo foi uma pax que colocou o dedo no meu rosto, ameaçando de me processar e me xingar todinha por não haver vaga para a sua ida pro Galeão...mas isso passa e já passou.
Nos nao temos nenhum tipo de seguro Izabel e Marcio, nao fui eu nao q levei esse tapa, mas posso garantir que senti como a funcionaria da BRA, é uma falta de respeito com o cidadão e a nos da linha de frente vcs não podem imaginar como é sofrivel tda essa situação. Acabamos muitas vezes por nos envolver com cada caso de passageiro e é lastimável nossa impotência diante de todos esse fatos.
Agradecer imensamente as outras cias aéreas que mais do que nunca nesse momento manteve o espírito de ajuda, sempre fornecendo lugares conforme disponibilidade e agradecer mais ainda a toda minha equipe de trabalho da Gol, hoje tivemos que parabenizar a cada um pelo esforço, garra e comprometimento...uma salva de palmas a tdos os guerreiros aeroportuários.
Só queremos que medidas cabíveis sejam tomadas. Como pode parar o país???? Como pode o governo ter deixado toda essa situação chegar onde chegou??? Como pode um Ministro como Valdir??? É sinceramente, lamentável...

Obrigada a todos vcs pela preocupação, Majô, Marcio...tripulantes VnV..e a vc Comandante Riq, um grande bjo...vou indo descansar pq amanha tem mais um dia, rezar para que hoje td se normalize e a aviação possa ser perfeita no decorrer dos dias. Qnd tiver novidades conto pra vcs.

Goitacá
GoitacáPermalinkResponder

Olha, estamos pagando por anos e anos de desatenção e cortes de custo nos Cindactas. O mais difícil de acreditar é a dificuldade que o governo tem para solucionar essa maldita crise.

Não é só contratar umas centenas de pessoas? Então contrata, pô!!!

Marcio Ito
Marcio ItoPermalinkResponder

Ô Deise, que bom que vc está bem!!! E que apesar de todos os transtornos, vc e sua equipe "sobreviveram".

Agora aquela agressão à funcionária da BRA foi covardia! Gente, ela não tem nenhuma culpa por aquela situação.

E que coisa feia, hein? Um HOMEM agredindo uma mulher na frente de todos? Por que o cara não pega alguem do tamanho dele?

Olha só, se a cia aérea está oferecendo reembolso integral da passagem, e se o crédito for feito dentro de um prazo razoável, eu aceitaria na hora e ia embora do aeroporto direto pra rodoviária.

Se a distância for aceitável, sei lá, por exemplo daqui de SP para Curitiba, Florianopolis ou até Brasilia.

Acredito que de ônibus estas distâncias sejam suportáveis, até porque vc vai perder mais tempo no aeroporto, do que dentro do ônibus.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ufa, Deise, que sufoco vocês estão passando... Nós, pelo menos, ficamos com receio quando vamos viajar, mas encarar essa maratona no dia-a-dia é barra pesadíssima! Estamos na torcida para que tudo se normalize o mais rápido possível!

Majô
MajôPermalinkResponder

Deise,

Em primeiro lugar, que bom que você está bem !!!!!! E que o dia foi superável.
Ontem, tenho certeza que muitas pessoas ao lerem sua aflição, vibraram positivamente pela sua paz, e de todas as pessoas que estão trabalhando nos aeroportos. Eu acredito em energia positiva e creio que muitos também. A comunidade VNV mandou ver, e vai continuar mandando ver !!! Haaaaaaaaa

Um absurdo o ignóbil agredir uma funcionária que cumpre ordens, alguém deveria ter impedido. Concordo com o Márcio Ito, um covardão, porque não foi bater num homem do tamanho dele.

Pelo seu relato, de um modo geral as pessoas estão sendo racionais e as empresas mais ágeis em minimizar os transtornos, o que ajuda.

Que você amanhã vá na paz e tenha um dia mais calmo. Bom sono.

Majô
MajôPermalinkResponder

Só agora li o Paulo Henrique Amorim. Para mim viajou na maionese....

Ontem depois de ir tomando conhecimento sobre o caos instalado nos aeroportos e preocupada com a aflição da Deise, fui direto à fonte que considero segura e li os textos do Rodrigo que estão destacados pelo Riq.
A análise dele é brilhante e esclarecedora. Nota 10. Ele destrincha tudo direitinho em linguagem didática. Percebe-se uma teia frágil e que as otoridadades não estão nem aí para o consumidor.

É sempre bom lembrar que a galinha dos ovos de ouro das Cias. Aéreas somos nós os passageiros.

Claro que me vem a cabeça o movimento FERROVIA JÁ !!

Marcos Salomão

Riq, não acho que PHA seja um ingênuo nem um desses lunáticos que existem aos montes por aí! Se fosse uma simples greve por aumento de salários não iriam deflagra-la quando o presidente esta em viagem oficial aos EUA.

Marcos Salomão

Sem querer ser chato no blog do Alon também tem uma hipótese política para essa crise nu m post de hoje!

www.blogdoalon.com.br

Ricardo Freire

Marcos, os controladores não querem simplesmente aumento de salário. Eles querem a desmilitarização do setor. Acabou de acontecer na Argentina. Eles querem que isso se repita no Brasil. E tudo o que eles fizerem terá repercussão na mídia, conservadora ou sei lá o quê.

Sim, eles estão querendo bagunçar o coreto da Aeronáutica. Mas daí a derrubar o Lula, ou achar que a "mídia conservadora" vai usar isso para derrubar o Lula...

Vamo falar de viagem, tá bom?

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

E, o mais imoral de tudo é que eles querem não so aumento de salário, como se isentar da sua parcela de responsabilidade no trágico acidente da Gol; Ora, nenhum controlador de voo presta serviço militar obirgatório, todos escolheram esta profissão, supostamente para servir a pátria, não é mesmo? Ou será que eu que sou pato não entendi direito?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar