ATM: caixinha de surpresas?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

 

Quem acompanhou a enquete do dinheiro sabe que eu sou fã de tirar dinheiro em caixa automático (em gringuês, ATM: automatic teller machine) no exterior. Acho prático, seguro e, na ponta do lápis, vantajoso.

Agora em dezembro, em Miami, no finzinho da minha maratona do Caribe, eu levei um pequeno susto: tive dificuldade de tirar dinheiro na véspera de voltar. Eu ia precisar de dinheiro vivo no outro dia cedinho, pra pegar o táxi pro aeroporto. Várias máquinas diziam que não conseguiam "entrar em contato com o seu banco". Até que, lá pelas tantas, consegui, e fui dormir tranqüilo.

Aquele acontecimento foi tão excepcional (no sentido de exceção, povo...) no meu histórico (e, de todo modo, com final feliz), que eu acabei deletando o episódio do meu HD.

Mas ontem à noite recebi esse email do meu chapa André Galhardo, amigo das antigas e tripulante silencioso do blog. O André comprou uma dessas passagens bacanas pra Europa com escala em Nova York. Quando ele estava pesquisando a parte da Europa, ficou espantado que toda hora que googlava, aparecia direto o Viaje na Viagem. (Parênteses: preciso botar esses Google Ads rapidinho...) Pois olha só o que aconteceu com ele:

Putz, estou passando um belo sufoco aqui em NY... pousei sem um tostão no bolso e, para minha surpresa, ao tentar sacar grana com meu cartão Personnalité, apareceu a mensagem "sorry, we couldn't... contact your financial institution".

Pô, funcionou perfeitamente no ano passado!

E que bacana... depois de segunda tentativa o cartão é automaticamente bloqueado, por "atividade suspeita".

Pra chegar no hotel o jeito foi "comprar" 100 dólares pagando 11 pra Western Union do aeroporto... e depois perder 2 horas no telefone com a central do cartão. (10 minutos confirmando RG, endereço, uma compra do mês anterior, nome do pai...)

Aí consegui sacar no dia seguinte.

Só que hoje... não consegui de novo! Essas chateações tiram a viagem de qualquer viagem.

Googlei pra ver se achava alguma coisa e... caí na sua enquete de cartões de 22/01!

Só dá Viaje na Viagem - obrigado, já fiquei menos p*to... smile

Êxitos googlais à parte... Quando aconteceu comigo, em Miami, com o mesmo cartão, não houve o bloqueio. Se tivessem bloqueado, eu teria passado pelo mesmo sufoco.

Pergunta à tripulação: já aconteceu com vocês? Ou com alguém que vocês conheçam?

Para dependentes de caixa eletrônico, como eu -- gente que faz tudo para não precisar trocar travelers ou andar com notas de 100 dólares que ninguém quer aceitar --, a solução para esses casos emergenciais é saber a senha dos outros cartões, para sacar dinheiro na função crédito. (Não como procedimento comum, claro; só em panes totais como essa do André.)

Atualização:

O André acaba de me contar algo que eu não sabia: se você não tem a senha do seu cartão de crédito, pode ir a um banco que trabalhe com a bandeira (ele foi ao Chase Manhattan, que trabalha com Visa) e sacar, na boca do caixa, com débito no cartão, usando o passaporte como prova de que o cartão é seu.

Bom saber
smile

(now, back to lerê)

65 comentários

Hugo
HugoPermalinkResponder

Que isso, e eu ainda achava que existia vantagem em comprar dólares e euros e levar na viagem.

Tirar o dinheiro lá fora é muito mais cômodo, seguro e custa pouco.

catitausa
catitausaPermalinkResponder

nao acho pratico e seguro tirar dinheiro no ATM... ja clonaram meu cartao... nao faco mais isso. So levo cash mesmo

Célio Cavaca
Célio CavacaPermalinkResponder

Pessoal...
Já que o assunto é grana...gostaría de saber.... Seria muita burrice viajar para a Europa levando grana viva...andando com ela escondida na roupa prá todos os lados...escondendo um pouquinho na mala no hotel...outro pouquinho em outro lugar..etc, etc e etc....
Resumo......é seguro viajar prá Europa garregando money..????

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Celio, eu sempre carrego um pouco, mas se vc tem grana em casa
o mais seguro é pegar as notinhas e ir trocar por dinheiro eletronico
( travel money ) ou TC.
Acho chato ter que ficar com aquela bolsa na cintura o tempo todo,
alem de perigoso e desnecessario.
É bem possivel que troquem para vc sem nenhum custo, e se pagares
contas com o Travel Money vc não paga taxa nenhuma ( só se retirar
dinheiro nos ATMs). TC Amex tb são trocados sem taxas nos escritorios deles.

Freddy
FreddyPermalinkResponder

Também lamento muito ter perdido o Banco de Boston. Ainda estou me acostumando ao nível de "serviço" do Itaú, horário de atendimento por telefone reduzido, acesso via internet: de vez em quando, velocidade: o que é isso? E estou viajando para o exterior, no escuro. Ninguém conseguiu me dizer com certeza se o cartão funcionará ou não.

julio s.souza
julio s.souzaPermalinkResponder

Estamos em 2010

Aconteceu este absurdo com pessoa da minha familia
Cliente ITAU Personmalitte; antes de viajar, contatou a central por precaução contatou a central de atendimento do Itau para informar que viajaria para Miami/EUA. Desta forma esperava não ter o cartão bloqueado em transações de saques no exterior.

Surpresa... em vários ATMs de Miami o saque foi negado .. tentou durante 40 dias e nada... Contatou outras vezes a Central de
Atendimento e também a agência Personalitte e nada... Como as respostas do Itau foram evasivas, já acredito que o Itaú não deve ter convênio fechado com a Mastercad/Rede Cirrus, apesar de estampar isto no cartão... DEIXAR O CLIENTE NA MÃO NO EXTERIOR SE NAÕ ESCLARECER O MOTIVO OU ASSUMIR E INORMAR QUE TEM ALGUMA LIMITAÇÃO É TREMENDA FALTA DE RESPONSABILIDADE... POSTURA DE BANQUINHO... OBS.: o cartão foi utilizado em diversas outras vezes no Brasil com operação OK. Será que o Itaú está queimado no relacionamento com a MasterCard/Cirrus e não divulga?

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá Ricardo,

Parabéns pelo site. MARAVILHOSO! Minha viagem para Europa (Itália, França e Espanha) está marcada para 18/12/2010. Estou muito preocupada com qual tipo de dinheiro levar. Após ler seus artigos e fazer algumas pesquisas estava pensando em levar uns 500,00 Euros pra mim e para o meu marido - inicialmente, chegando lá pensei em fazer uso do cartão de crédito (sempre que possível) e tirar dinheiro da minha conta corrente através da rede Cirrus/Mastercard. Tudo isso em virtude da possibilidade de obter um câmbio mais favorável. Já estive em meu banco (Itaú Personnalité) e fui informada pela gerente que poderei realizar saques atraves de caixas ATM sem nenhum problema.
Contudo, após ler o comentário do Julio fiquei muito apreensiva. Você sabe de outras pessoas que tiveram problemas para tirar dinheiro através da rede Cirrus? O que me sugere?
Muitíssimo obrigada. Seu blog é genial!
Um abraço,
Cristiene

Ricardo Freire

Às vezes dá problema com a rede de um banco, daí você tente num banco de outra rede e dá certo. É tranqüilo, já fiz outros posts depois deste e não têm aparecido problemas, não.

Cris
CrisPermalinkResponder

Ricardo, vi que a preocupação de muitas pessoas é ter que mostrar o dinheiro na imigração, você sabe se a imigração italiana é problemática como a da Espanha?
Outra coisa, me desculpe, mas não entendi sua resposta, assim como rede de um banco e de outro? Os caixas ATM podem ser de diversos bancos europeus?
Na sua opinião, 500,00 Euros é pouco pra mim e para o meu marido?
Mais uma vez, muito obrigada.
Um abraço,
Cris

Ricardo Freire

A imigração espanhola parece ser a mais crítica, mas mesmo lá parece que não estão pedindo dinheiro vivo não.
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/ja-entrou-na-europa-por-madri-como-foi-a-imigracao/

Em alguns lugares os bancos estão ligados a diferentes redes. Aconteceu comigo em um ou dois lugares da Europa em 2008, não me lembro quais. Quando vi que a minha transação não rolava no ATM do banco x, então procurava o ATM do banco y e dava certo.

Cris
CrisPermalinkResponder

Parabéns mesmo pelo blog, você merece tudo de bom! Seu blog me ajudou muito e continua me ajudando! Aluguei um ap muito bom em Paris pela NYHabitat, com um preço ótimo, graças à sua dica! Quando voltar deixarei minha experiência no seu blog. Abraços, Cris

Maria de Lourdes Maia Bastoa Santos

Quero saber se possa tirar dinheiro em maquinas ATM em Kopenhagen na Dinamarca

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria de Lourdes! Pode, sim! Haverá cobrança de taxa para saque, além do IOF. Informe-se com o seu banco sobre isso.

Raphael Gomez
Raphael GomezPermalinkResponder

Para deixar aqui como uma experiência e como exemplo para outros estou aqui para dizer que passei por isso na viagem que eu fiz para o Peru agora em Junho, não conseguir sacar nenhuma vez, mesmo em dias diferentes e várias vezes. Meu cartão era Visa Ouro Card do Banco do Brasil, tentei ligar no banco para solucionar e ninguém resolveu nada. Só não passei mais sufoco por que parentes que moram la me emprestaram dinheiro, senão estaria ferrado.

Patrícia Suares

Quando eu viajei para o Peru perguntei por telefone ao Banco do Brasil e tive que ir na agência assinar uma autorização por escrito para poder sacar dinheiro no Peru, porque eles consideram o risco de fraudes lá alto. Mesmo assim deu problema quando tentei sacar, funcionou só em um caixa específico que não me lembro qual foi. E chegaram a descontar na conta as tentativas que falharam, mas entrei em contato com a agência e eles resolveram para mim.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar