Berlim pra Mira

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A Mira vai fazer uma viagem rapidinha agora em maio, ficando três dias em Berlim e três dias em Amsterdã. Estive em Berlim no ano passado, então está tudo fresquinho ainda na memória do laptop. A Amsterdã, porém, eu não vou há séculos, então abri um post à parte imediatamente abaixo desse. Eu espero contribuições nos dois, mas no de Amsterdã estou mais necessitado smile

Mira, como três dias em Berlim é um tempo exíguo, eu tentaria me hospedar direto no ber-dom150.jpglado oriental, que é onde as coisas estão acontecendo. É na antiga parte comunista que estão os melhores museus, os monumentos restaurados, as novas construções e a vida noturna. A cidade é espalhada, e você vai andar bastante de metrô; hospedar-se no lado oriental faz você economizar algumas baldeações. O lugar ideal para você ficar é a Mitte, o enorme bairro "central" da cidade reunificada.

Se eu voltasse hoje a Berlim, eu tentaria me hospedar no Lux-Eleven, que fica na parte mais descolada da Mitte, mas estava um pouquinho fora do meu orçamento quando viajei pela V&T. Para ficar na rua mais movimentada do bairro, a Oranienburger Strasse, fique no Arcotel Velvet. Querendo um ambiente romântico, sem minimalices, o Honigmond Garden entrega. Na fronteira da Mitte com Prenzlauer Berg, o Prinzalbert é djizainezinho, econômico e recomendado tanto pela Traveler quanto pelo Lonely Planet.

[Colchetes: desta última vez eu fiquei no Ku'Damm 101, que é ótimo -- barato (consegui por 80 euros), bem-freqüentado, com um café da manhã sensacional (cobrado à parte),  cheio de coisinhas orgânicas e gostosas e diferentes servidas em copinhos e pratinhos. Mas a estação mais próxima não era conveniente, então eu tinha que pegar um ônibus, rodar meia Ku'Damm (a antiga avenida chique do lado ocidental) e então pegar o metrô na estação Zoo. Fecham colchetes.]

O passeio fundamental pela nova Berlim começa quando você emerge da estação Potsdamer Platz e dá de cara com o Sony Center – uma praça futurista delimitada por prédios disformes e coberta por um teto de vidro.

     ber-sonycenter181.jpg  ber-sonycenter180.jpg

Há 17 anos ali só havia a desolação do entorno do Muro de Berlim – cuja história você pode conhecer numa exposição montada em frente à praça, usando fragmentos do Muro como suporte.

Continue o passeio pela Eberstrasse. Em poucos minutos você vai avistar, à sua direita, um campo de lápides sem identificação, construídas num labirinto de vielas que afundam no terreno e parecem engolir seus visitantes: é o tocante Memorial das Vítimas do Holocausto.

ber-memorialholocausto450.jpg

Mais um pouco e você chega ao Portão de Brandemburgo. Ali fica a atração mais procurada da nova Berlim: a cúpula de vidro do Reichstag, o Parlamento Alemão, desenhada pelo inglês Norman Foster.

ber-parlamento450.jpg 

Lá em cima é lindo, mas eu não consegui subir. Como a subida é grátis, a fila sempre é enorme. Por mais bacana que seja, não recomendo ficar duas horas na fila de nada no primeiro dia de uma cidade. Deixe para o último -- ou para a próxima. (Sempre é bom ter uma desculpa para voltar. Eu preciso voltar a Berlim, não subi no Reichstag!!!)

De um lado do Portão você tem o parque Tiergarten e, no meio dele, a Siegessäule (diga: ziguessóile), a coluna da vitória onde se encontravam os anjos de Wim Wenders em Asas do Desejo. Mas não agora: a pé fica longe, e de metrô tem baldeação, então deixe para passar lá quando você for ao lado ocidental.

Do outro lado do Portão começa a majestosa avenida Unten den Linden, com sua coleção de palacetes. Pegue um velotáxi (um divertido táxi-bicicleta, que faz tours a 7,50 euros por pessoa) e percorra a avenida até a Museuminseln – ou Ilha dos Museus.

    ber-velotaxi400.jpg 

Visite ao menos o Museu Pergamon, um dos mais importantes museus de arqueologia do mundo. A novidade da ilha é o Bode Museum, que reabriu no ano passado. Os dois foram muito bem descritos pela Jurema aqui.

Depois você pode caminhar até a Alexanderplatz, para subir na Torre de TV, ou, querendo dar o fecho mais charmoso ao passeio, ir até o Gendarmenmarkt (foto abaixo), a mais bonita das praças de Berlim, para sentar num dos cafés da calçada ou traçar um schnitzel chique no Lutter und Wegner.

ber-gendarmenmarkt450.jpg 

(Na mesma praça também fica um bar decorado com painéis gigantes de fotos semipornôs de Helmut Newton, o Newton Bar.) Trouxe a carteira? Você estará nas imediações das ruas mais comerciais da Mitte, Französischer Strasse e Friedrichstrasse.

Mas a muvuca noturna fica do outro lado da Mitte. A rua da noite institucionalizada, com restaurantes e bares já absorvidos pelo circuito convencional, é a Oranienburger Strasse -- um endereço histórico na reocupação de Berlim Oriental, já que foi ali que artistas plásticos ocuparam ilegalmente um prédio caindo aos pedaços, o Tacheles, que continua até hoje meio decrépito, contrastando com o mauricismo da noite em redor.

A noite vai ficando menos óbvia, e mais interessante, na região da Rosa-Luxemburg-Platz, já na direção de Prenzlauer Berg. A Alte Schönhauser Strasse tem restaurantes bacaninhas, como o bem-freqüentadíssimo (e relativamente barato) vietnamita Monsieur Vuong (foto abaixo). Na mesma rua também tem um italiano interessante, o Cantamaggio. Caminhando por ali você vai descobrir outros lugares maneiríssimos.

    ber-vietnamita400.jpg

Um bairro que merece ser visitado de dia antes de você voltar à noite é Prenzlauer Berg, o primeiro a nordeste da Mitte. O bairro foi construído no início do século 19, com predinhos de cinco ou seis andares. À época da reunificação, os edifícios estavam em estado de penúria, e foram aos poucos restaurados e reocupados por casais jovens que queriam criar seus filhos num bairro tranqüilo e verde. Hoje Prenzlauer Berg é um lugar gostosíssimo de passear, com lojas, cafés e restaurantes transadinhos.

    ber-prenzlauer400.jpg 

Desça na estação Eberswalder Strasse. Se o tempo estiver bom, o biergarten da cervejaria Prater, no comecinho da Kastanienalee, estará aberto. A região mais bonitinha é o entorno da praça Kollwitzplatz. Dois bons restaurantes por ali: o tailandês Mao Thai e o italiano Paparazzi. Mas se quiser autêntica comida alemã, a currywurst (salsicha levemente temperada com curry) mais famosa da cidade é vendida no Konnopke's Imbiss que fica embaixo do trilho do trem na estação Eberswalder Strasse.

[Novos colchetes: um bom programa para antes desse passeio prenzlauer-berguiano é dar uma passada no austero Memorial do Muro (desça na estação Bernauer Strasse), onde um trecho dos dois muros (eram dois, com um espaço baldio no meio para praticar tiro-ao-alvo em fugitivos) foi preservado, com direito à instalação de um muro perpendicular de titânio (você vê tudo isso ao rés-do-chão e depois sobe a um mirante).

ber-memorialmuro450.jpg 

De lá são menos de 15 minutos a pé, pela Bernauer Strasse, que vira a já famosa Eberswalder Strasse. Fecham novos colchetes.]

Um outro roteiro bacana, que pode ser feito também a partir da região comercial da Mitte: desça na estação Kochstrasse para visitar o ótimo museu privado do Checkpoint Charlie.

    checkpointcharlie400.jpg 

De lá você pode ir a pé (ou tomar o metrô de novo até a próxima estação, Hallesches Tor) até o Museu Judaico, que tem uma ala que descreve a história, a cultura e os costumes dos judeus na Alemanha, e outra sobre o Holocausto e a diáspora judaica pós-guerra. Essa ala consegue ser extremamente emocionante, mesmo sem fazer uso de nenhuma imagem ou documentos da época dos campos de concentração.

    ber-museujudaico120.jpg ber-museujudaico270.jpg

Desça três estações depois, em Kottbusser Tor, e você estará no coração turco de Kreuzberg. Aproveite que a elegante matriz da rede Hasir abre 24 horas e experimente o mais autêntico döner kebap (o churrasquinho grego dos turcos) que pode existir -- porque o dono do restaurante, Mehmet Aygun, afirma ser o inventor do prato. Será?

E pensar que houve um tempo em que a maior atração de Berlim era a Igreja Memorial de Guilherme I, mantida de propósito no estado em que ficou depois dos bombardeios da 2a. Guerra. Hoje há tanta coisa para ver do lado oriental que você pode esquecer dela... Dá para encaixar a visita no mesmo passeio à Coluna da Vitória. Desça na estação Bellevue para a Siegessäule e na estação Zoo para a igreja; aproveite para seguir o conselho da Jurema e subir ao 6o. andar da KaDeWe (Kaufhaus Des Westens, ou Loja do Ocidente), o decano dos andares gastronômicos das grandes lojas de departamento do mundo, onde o comércio se confundia com a propaganda da fartura do capitalismo.

ber-ampelmannverm801.jpgber-ampelmannverde801.jpgNessa minha última viagem, não tive tempo de fuçar a cena chique de Charlottenburg, no antigo lado ocidental, nem o circuito alternativo-vanguardeiro de Friedrichshain (tido como o novo Prenzlauer Berg). Se você puder, fica aí a dica.

(Curiosidade: querendo ler o meu postal por escrito berlinense de 1998, clique aqui.)

Tem dicas de Berlim pra Mira? Deixe aí na caixa de comentários, bitte!

188 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se preocupe com isso não, Taysa grin Berlim é suuuperespalhada; tem coisa pra ver em todas as direções, e isso toma tempo. Quando você der tudo por visto (e não quiser repetir nada), ainda dá para ir a Potsdam. Tendo tempo, dá pra ir com calma aos museus Pergamon e Bode, em dias diferentes. Num dia bonito dá para alugar uma bicicleta. Encomenda um Time Out Berlin e não faltarão programas procê...

Taysa
TaysaPermalink

Ricardo , mais uma vez obrigado.Vou resolver ,mas acho que vou direto para Berlim . Depois eu volto para pedir uma nova opiniao - sobre qual hotel tem a melhor localizacao - estou basicamente entre quatro . Ate breve !

Cristina
CristinaPermalink

Ricardo,
a tecnologia ajuda a nos colocar em contato, mas o trabalho nos afasta. Tenho viajado muito para Salvador, São Paulo, Curitiba, mas só trabalho... Férias de novo em Novembro - já tô espiando Noronha por aqui...

Entrei hoje para copiar o link para um amigo que queria saber onde ficar bem em Berlin e vi que vc respondeu meu post e só te respondo hoje...mas ainda em tempo pq vc disse que vai para lá em Outubro.

Achei legal ir com a New Berlin pq não falo alemão - no site diz que o tour para o concentration camp sai todos os dias exceto segunda.

http://www.newberlintours.com/nbt/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=27&lang=en (fiz o tour em inglês, pq o de Espanhol tinha muita gente smile

Boa viagem (me leva na mala rsrs)!!!

bjs
Cristina

Taysa
TaysaPermalink

Ricardo , mais uma vez preciso de ajuda . Achei o hotel ParKplaza Prenzlauer Berg Berlin numa tarifa de 390 euros ( 5 noites com cafe ) . Antes de fechar queria saber se a localizacao e boa . Vc pode ajudar ?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Taysa, está um problema carregar coisas do Google; não consigo carregar Google maps.

Pelo site, dá para ver que o hotel é ótimo. Mas eu acredito que ele esteja forçando a barra para se chamar "Prenzlauer Berg", que é o nome de um bairro bacana e animado.

Na página de localização encontrei uma frase suspeitíssima --
Park Plaza Prenzlauer Berg Berlin is located in Berlin's 'Neue Mitte', on the main road between the city centre and the Berliner Ring shopping mall.

As palavras "Neue" (nova), "main road", "Berliner ring" (ring quer dizer anel viário; pode ser central, mas pode ser meio fora do centro) e "shopping mall" indicam que deve ser um projeto imobiliário recente, provavelmente ligado a algum complexo de escritórios.

Precisaria ver como é o transporte, se a linha que passa lá é interessante. Está com cara de ser bem longinho. Dificilmente você vai encontrar um hotel tão novinho e confortável por 80 euros na Berlim central. Mas eu tenho medo de isso ser muito fora de mão.

Sylvia
SylviaPermalink

Taysa , não se te interessa mas o Ibis Potsdam é super bem localizado
( minha filha saiu de lá agorinha ) mas é um Ibis ... baratinho e
igual a todos , mas segundo ela maior e mais limpo quer os de Paris smile

Dani Velloso
Dani VellosoPermalink

Riq, o que vale mais a pena, estando em Berlim:

Visitar o Schloss Charlottenburg ou o Sanssouci em Postdam????????

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Taysa, consegui carregar o Google Maps.

Olha só: a estação mais próxima é uma S-Bahn, ou trem de superfície. São quatro estações até Prenzlauer Berg de verdade. 8 estações (com uma baldeação no meio) a Alexanderplatz. 9 estações (com uma baldeação no meio) a Oranienburger Strasse (noite da Mitte).

Parece que tem uma linha de bonde melhor que o trem.

As resenhas do TripAdvisor falam bem do hotel, só criticam a vista (feia, para blocos de apartamentos cinzentos da era comunista). Tem gente que elogia a proximidade do aeroporto...

Eu não iria não.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não fui a nenhum dos dois, Dani... Mas tendo tempo eu iria a Potsdam.

Dani Velloso
Dani VellosoPermalink

smile
Brigadim.....

Taysa
TaysaPermalink

Ricardo , desculpe a demora em agradecer ... estava trabalhando muuuuito !!! Ja saquei que a localizacao e pessima !! Sylvia , obrigado , vou checar o Ibis e outros hoteis. Ate mais .

Taysa
TaysaPermalink

Ricardo,Sylvia e quem mais puder ajudar !! Estou me decidindo entre alguns hoteis --- preco/qualidade e localizacao ! Acho que a localizacao e mais importante ...
Sylvia o Ibis Potsdam nao tem vaga .
Estou entre : Motel One Alexander Platz/Motel One Mitte (metro Moritzplatz)/ Winter`s hotel Mitte(metro KochstraBe) e Abacus Hotel (metro Tierpark). Todos os hoteis estao na faixa de 400 euros /5 noites . Alguem ajuda ???
Obrigado !!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Uau! Motel One Alexanderplatz, já!
(Calma, vou ver os outros. Não conhecia essa rede. Adorei! Esse acabou de abrir.)

Sylvia
SylviaPermalink

Olhei o Abacus e me pareceu ótimo, mas meio complicado de chegar
já que muitas das estações tem escadas e longos corredores .
A localização do Winter's é óotima! Alem de ser novinho. Tudo de bom!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Taysa, parabéns! Beeeela pesquisa!

Olha só: elimina o Abacus, que é o único que tá longe. Esse "Tierpark" engana (a gente pensa que é "Tiergarten", que é um parque central), mas é super fora de mão.

Entre os dois Motel One (não conhecia essa rede, obrigado por me apresentar!), o Alexanderplatz é mais bem localizado. Está próximo à noite mais bacana de Berlim, perto da Rosa Luxenburg Platz e de lá um pulinho a Prenzlauer Berg. Além do quê, está novinho. As duas resenhas no TripAdvisor são poucas mas encorajadoras. Vá em frente!

O Motel One Mitte não está mal localizado, mas comparado ao outro, sai perdendo.

E o Winters está numa região interessante para turistar -- Checkpoint Charlie (uma das antigas fronteiras leste-oeste) perto do Museu Judaico e de partes interessantes tanto do leste quando do oeste. Se você achar o Motel ONe moderninho demais, é uma boa opção. As resenhas do TripAdvisor são consistentemente boas.
(Mas eu iria no Motel One Alexanderplatz)

https://www.motel-one.de/2006/hotels.php?chid=2&lang=uk&sid=a50034666b72814c1c33da3ae4fe1ad2&m=4&hoid=18&shid=1

https://www.motel-one.de/2006/hotels.php?chid=2&lang=uk&sid=a50034666b72814c1c33da3ae4fe1ad2&m=4&hoid=2&shid=1

http://www.winters.de/eng/hotel-berlin-mitte/index.php

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Taysa, também adorei saber dessa rede! Que legal! Já fucei meio site agora, e tô adorando. Parece muuuito bacana, e com preços bem interessantes, de estilo moderninho e tudo. Eu, particularmente, ficaria no da Alexanderplatz; além de estar novinho, fica na melhor região pra vida noturna e de dia dá pra ir de lá facinho para qq lugar.

Taysa
TaysaPermalink

Nossa !!! Quanta rapidez !!! Valeu!!! Vou reservar agora o Motel One Alexanderplatz . Meu marido tb preferiu este ...

Liciana
LicianaPermalink

Riq, e Sylvia, olá!
Se ainda estiveram por aqui aproveito para perguntar o que acham - me pareceu boa - a localização do Park Inn Berlin Alexanderplatz.
Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É praticamente a mesma desse Motel One, Liciana.

O Park Inn é um prédio gigaaaaaaaaantesco. Já era hotel no tempo dos comunas. Me lembro que muitos jornalistas ficaram lá na Copa.

Entrei agora no site e me surpreendi. Não sabia que tinha sido tão bem redecorado. Parece bacana. As resenhas no TripAdvisor são boas. O preço não é mau não, né?

http://www.parkinn-berlin.com/

Taysa
TaysaPermalink

Acabei de reservar o Motel One Alexanderplatz - 5 noites por 435 euros com cafe . Viajo dia 09/10 para Praga e de la pego o trem para Berlim .Depos dou noticias !

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sobre o Motel One: fucei por aí e descobri que era a marca budget da rede Astron, que foi comprada há alguns anos pelos espanhóis da NH (adoro essa rede).

A maioria dos hotéis fica em arredores de cidades grandes, mesmo. Mas eles estão começando agora a ter hotéis centrais, também. Esses de Berlim são os primeiros.

Obrigado, Taysa!

Taysa
TaysaPermalink

Ricardo ,vc que e suuuper legal e me ajudou muito . Todas as vezes que pedi ajuda vc rapidamente se manisfestou . Acho que esta rede MOtel One tem tudo para dar certo !

Rogerio
RogerioPermalink

Ricardo,
a Folha de hoje traz uma pequena reportagem sobre hotéis baratos em Berlim que menciona a Rede Motel One.
Um abraço.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Olha que coincidência, Rogerio! Fui ver, é um despacho da Associated Press. Só que a matéria ("Berlim tem as menores diárias entre as grandes cidades") meio que mistura alhos (albergues que também oferecem quartos privativos, como o Ostel e o Baxpax) com bugalhos (hotéis-hotéis, como o Motel One e o Arte Luise). O Arte Luise é lindo maravilhoso, mas os quartos "budget" (80 a 110 euros) não têm banheiro no quarto; os quartos duplos com banheiro ficam entre 120 e 150 euros, o que já sai da faixa supereconômica. Mas o conceito ("uma galeria onde você se hospeda") é muito bacana.

http://www.luise-berlin.com/en/index.htm

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx0410200716.htm (para assinantes Uol ou Folha)

Jurema
JuremaPermalink

Ichi, perdi um pouco exssa discussão, mas se a Dani Veloso ainda quiser opinião, Potsdam na cabeça. Potsdam fica nos arredores de Berlim, tem um complexo de palácio lindo e enorme, dá para passar o dia inteiro (ou um período, se você não estiver a fim de andar). É um passeio que vale a pena, em especial para quem curte palácios, claro. O Charlottenburg vale se você tem muito pouco tempo para conseguir ir a Potsdam, pois fica pertinho.

Agora, minha dica eterna em Berlim: NÃO DEIXE DE VISITAR O PERGAMON, na minha opinião um dos museus mais legais da Europa. toa a Ilha dos Museus vale a pena, mas esse em especial é imperdível.

Rogerio
RogerioPermalink

Já que o assunto é esse, o que vocês acham desse hotel "City Guesthouse Pension Berlin"? Pareceu-me uma boa opção e com preços bem razoáveis. Olhei no tripadvisor e está bem cotado.
Obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Rogerio, o hotel parece óóóótimo. Não é tão central quanto as opções que a gente tinha comentado um pouco mais acima, mas é superbom para curtir Prenzlauer Berg.

A estação Schönhauser Alee está na linha U2, que é ótima -- vai sem baldeações até Potsdamer Platz e Zoo, e antes disso cruza com outras linhas superúteis em Alexanderplatz.

Mas note que os preços dos quartos duplos estão marcados por pessoa, viu?

http://www.pension-guesthouse-berlin.de/

Sylvia
SylviaPermalink

Em setembro algumas estações de metro em Berlim estavam interrompidas o que obrigava os pax que vinham dos aeroportos a
fazerem alguns trechos de onibus.
Não sei se as conexões já foram restabelecidas , mas quem for para lá
nos proximos dias deve se informar a respeito e procurar outras alternativas .

andrea
andreaPermalink

Gente
Pra quem curte um hotel barato, so mesmo pra dormir. O Etap de Berlim, na Postamer Platz é excelente. Perto do Sony center, dos Bunkers, do metrô, enfim, ótimo. E o melhor de tudo 58 euros o apto duplo.
Valeu a pena.

Rogerio
RogerioPermalink

Ricardo,
valeu pela ajuda!
Um abraço

Taysa
TaysaPermalink

Pessoal , escrevo diretamente de Berlin ! Estou no lounge do Motel One , onde a internet e free . O hotel e um Ibis moderninho . Depois escrevo mais . Ricardo , suas dicas estao sendo fantasticas . Ontem fomos ao Hasir e foi otimo !!! ( a noite o local e meio perigoso ...) , mas tudo bem ...

FAbiana
FAbianaPermalink

Ola Ricardo !
Viajo muito com meu namorado de carro pela Europa, e hj estamos na nossa quarta viajem!! No monmento estamos em Berlim e gostariamos muito de saber se vc tem alguma dica de campos de concentracao aqui por perto. Se vc tambem tiver alguma dica imperdivel, adorariamos saber!! Ainda vamos a Praga e Austria. Pela primeira vez estamos usando o GPS !! Meu Deus !!! O que 'e isso??? Uma maravilha !!! Acabaram-se aqueles sufocos com mapas e dicas indecifraveis.....amei !! A chamamos de Creusa, impressionante a precisao de tempo, transito, desvios....muito bom!

Um bj!
Adoramos seu programa na PAradiso !!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fabiana, se vocês já viajavam de carro antes, é lógico que com GPS ficou bem mais fácil lol Mesmo guiado, porém, acho uma complicação entrar e sair das cidades grandes; o trem continua poupando tempo e dor de cabeça.

O campo de concentração mais próximo de Berlim é Sachenhausen, em Oranienburg (35 km da cidade).
http://www.inyourpocket.com/germany/berlin/sightseeing/category/56014-sachsenhausen.html
http://www.frommers.com/destinations/berlin/A33828.html

Quanto às dicas de Berlim, é só ler o post... Gute Reise!

mara liz
mara lizPermalink

adorei as dicas, anotei tudo, vou pra lá amanhã! merci

Taysa
TaysaPermalink

Finalmente de volta ! Berlin e tudo de bom !! Ricardo , mais uma vez agradeco todas as suas dicas ! Elas foram fantasticas !!!! Vou falar sobre o Motel One Alexanderplatz : pontos positivos - localizacao fantastica !!! Perto de tudo e o transporte publico ao redor te leva a qualquer lugar mais distante ! Atendimento da recepcao - bom - o atendente da chegada deu varias dicas e pediu para escolhermos o quarto - de um lado a visao da torre de tv e o trem , do outro lado so construcoes .Ficamos com medo do barulho do trem , mas ele nos disse que as janelas tem isolamento acustico o que realmente se confirmou ! E a vista da torre e fantastica ! Tudo novinho e funcionando . Internet free no lobby . O cafe da manha realmente vale 6.50 euros . Apartamentos limpos ,pequenos ,mas funcionais e otimo colcha alem de banheiro honesto e com secador de cabelo . Desvantagem - sem armario - so um cabedeiro - para os casacos e sem cofre ! O ar funcionava de vez em quando - geralmente a temperatura ficava em torno de 25 graus . Conclusao : se fosse for curtir hotel nao e o hotel ideal , mas se for para bater perna o dia todo e um hotel excelente , com otimo custo beneficio !
Me esqueci , JUrema vc tem razao , o Museu Pergamon e imperdivel !!!!

Lala
LalaPermalink

Oi Ricardo,

Gostaria da ajuda de vcs, to indo p Berlim dia 1 de nov e nao tem mais vagas em nenhum desse hoteis centrais que foram mencionados aqui. Tem mais alguma dica ??
Achei vaga nesse hotel "AGON Am Alexanderplatz Hotel Berlin", nao eh muito novo,mas a localizacao me parece boa, pelo que li no blog??!!
Desde jah agradeco!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Lala, pelo que eu li no TripAdvisor a localização é quaaaase ótima; parece que fica numa intersecção não muito amigável de avenidonas. Mas os comentários falam que em 5 minutos você chega a pé à Alexanderplatz.

Lala
LalaPermalink

Ricardo, muito obrigada pela ajuda, acho q vou reservar ele mesmo!!! Parabens esse blog eh perfeito.

takeberlin
takeberlinPermalink

Guesthouse Berlin is a small facility but it has the best rooms I have come across in Berlin. Everything worked and breakfast in the morning was fantastic. I believe that having clean bathrooms, shower curtains, toilet faucet, and toilet paper in the guest room bathroom speaks a lot about the quality of housekeeping of guesthouse facility. Internet access is available in all rooms.
www.pension-guesthouse-berlin.de

Taysa
TaysaPermalink

Lala , pelo que vi a localizacao e Ok . Quando resolvi ficar no Motel One no site informavam que estava a 500 m da estacao , mas na pratica parecia bem mais perto !

Lala
LalaPermalink

Pessoal, obrigada pela ajuda!!Taysa, nao consegui a reserva, gostaria de ficar nesse motel one, olhei as fotos, achei moderno, novo e otima localizacao, pena que nao tem mais lugar. Tentei a guesthouse, mas tb nao tem lugar!! To meio perdida, nao tem muita opcao de lugares bons no centro, a nao ser os hoteis carissimos. Se alguem tiver mais alguma dica, agradeco muito??!!!

Lala
LalaPermalink

Pessoal, achei esses apartamentos p alugar, parecem ser bons e bem localizados ...o que voces acham?
http://www.eslworldwide.com/Europe/Germany/Berlin/Apartments/Detail/137

Obrigada,

Lala

Taysa
TaysaPermalink

Lala , estes apartamentos me parecem legal ! Nao sei quantos dias vc vai ficar , mas sempre e bom informar sobre limpeza , essas coisas ... Eu nao sou muito adepta de apartamento/casa porque eu morro de preguica de fazer faxina , arrumar cama , etc ... principalmente nas ferias ! Prefiro um hotel mais simples que um ap ou casa !

Lala
LalaPermalink

Taysa, vou ficar 4 dias em Berlim, na verdade olhei esses ap por falta de opcao mesmo, os hoteis no centro estao lotados, e como to procurando por localizacao , me pareceu uma boa. Outra opcao eh chegar lah e procurar, jah que vou chegar bem cedo, que achas???

Obrigada pela ajuda!!!

Sylvia
SylviaPermalink

Chegar lá e procurar não rola não Lala ...
Se agora não tem o que queres chegando lá é certo que vais receber
exatamente o que não queres .
Chegar cedo com reserva já é complicado pq a gente está com sono, com o corpo doendo .... reserva aqui e não pensa mais nisso tá ? smile

Lala
LalaPermalink

Valeu a dica Silvia, jah to em Londres, e eh pouco tempo de viagem, por isso pensei nessa possiblidade. Mas estas certa, eh melhor jah garantir alg coisa! Tkssss...

Taysa
TaysaPermalink

Lala , chegar la e ver o que rola nao e aconselhavel nao ! Reserva esse Agon ou da uma olhado no site da Accor que as vezes tem alguma promocao de ultima hora ! Outro local legal e olhar no site de ferrovia francesa e no e-dreams . Com 4 dias da para ir a varios museus - tem um ticket museu - 3 dias por 15 euros . Uma pechincha !!! Para mim dois sao imperdiveis - o Pergamon e o museu de historia natural ! Ah , e tem dois onibus - o 100 e o 200 que passam em toooodas as atracoes !! O ticket com duracao de 24 hs - trem/metro/bonde/onibus custa 6,30 e vale muito a pena . Achei melhor do que o Welcome Card ( transporte + desconto em algumas atracoes ).

Lala
LalaPermalink

Taysa, jah consegui hotel no centro. Valeu pelas dicas, vou ir certo nos museus e esse onibus eh uma otima tb!!
Muito obrigada!!!

Taysa
TaysaPermalink

Lala , boa viagem . Aproveite Berlim !

diddl
diddlPermalink

ja alguem foi a Pfauen Insel nos aredores de Berlin?Vale a pena.Eu estive em berlim e ...adorei...Vale mesmo a pena!Estive lá a estudar e na altura em que me diziam que os alemães eram um povo frio...nada disso...super simpaticos e atenciosos!!!E a cidade..muito lindaaaaaa
Ah...só não gostei das discotecas...cada uma pior que a outra!