Big Brother dos monumentos: tô fora

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

cristosemcabeca4501.jpg

Este texto foi produzido originalmente para a filial deste blog no portal ViajeAqui -- mas, como não dá mais para linkar direto no texto, aqui vai a transcrição:

No dia 7 de julho de 2007 (7/7/07), em Lisboa, um suíço-canadense chamado Bernard Weber vai proclamar quais são as novas 7 maravilhas do mundo, numa eleição organizada por uma entidade criada por ele, a New Open World Corporation, e realizada pela internet e por telefone.

À medida que a votação se aproxima do fim, autoridades de vários países, incluindo o Brasil, começam a gastar tempo, saliva, mufa e – santa ignorância, Batman – dinheiro para pedir que seus compatriotas votem e classifiquem os monumentos nacionais entre os vencedores.

Tsk, tsk, tsk.

Não contem com o meu voto para eleger o Cristo Redentor, o finalista brazuca. Nem monumento nenhum de qualquer outro lugar. Estou foríssima. E por vários motivos.

1) Isso não passa de uma grande picaretagem. Gente, não é a Unesco que está brincando de fazer esse concurso para beneficiar a Unicef ou a Cruz Vermelha. É uma entidade particular, COM fins lucrativos, montada para abusar da boa-fé de países periféricos com problema de auto-estima.

Veja como funciona: cada eleitor só pode votar de graça uma vez, em sete candidatos diferentes. Cada voto adicional no seu candidato preferido custa US$ 2 pela internet ou R$ 0,31 + impostos por SMS (ligação nacional).

Votando pela internet, você ganha um certificado de votação, enviado por email em formato PDF. O que você pode fazer com o certificado? A resposta está na seção de perguntas freqüentes do próprio site:

Se você puder, sugerimos que você o imprima em cores. Então você pode pendurar onde você quiser – por exemplo, no seu escritório, quarto, loja ou vitrine, até mesmo na janela do seu carro! Desta maneira, todo mundo saberá que você votou para as Novas 7 Maravilhas do Mundo e qual é o seu candidato favorito. E se alguém perguntar a respeito disso, por favor diga que visite www.new7wonders.com e vote também!

A votação por telefone também gera receita para a entidade. Você não acha essa informação na página em português, mas de novo na página das perguntas freqüentes ela é respondida:

Em parceria com nossos parceiros técnicos de telefonia, estabelecemos a primeira plataforma mundial de votação por telefone. Uma pequena parte da receita de cada chamada vai para a New7Wonders e ajuda a financiar todo o projeto.

E o que é "todo o projeto"? É assim: metade dos lucros vai para a conservação dos monumentos. E metade fica com a fundação para fazer o que bem entender. Veja bem: se metade desse dinheiro for significativo para dividir entre sete monumentos de primeiríssima grandeza, imagine o que não pode fazer por Bernard Weber...

Ou seja – quando um ministro, um deputado, um governador ou um presidente fala em rede nacional ou encomenda uma campanha para você votar no Cristo nessa eleição, é como se usasse tempo e verbas públicas para pedir votos para a Siri no Big Brother.

2) Os candidatos não pertencem à mesma categoria. É um insulto à inteligência misturar Machu Picchu, Angkor, as estátuas da Ilha da Páscoa, o Coliseu, a Muralha da China, as pirâmides do Egito e de Chichén-Itzá com a Estátua da Liberdade, o Cristo e o Castelo da Cinderela na Baviera. Rélôôôôu? Castelo da Cinderela? Se tivesse alguma chance, eu votava na Cinderela, só para avacalhar de vez. Não é por acaso que as maiores críticas ao Big Brother dos Monumentos vem do Egito, onde fica a única das sete maravilhas do mundo antigo que sobreviveu até os nossos tempos. Os egípcios estão pês da vida. Mas as pirâmides devem estar entre os vencedores. Ficaria muito mal para o marketing do projeto se as pirâmides do México entrassem e as do Egito ficassem de fora.

3) O Cristo não merece. Veja bem: eu amo o Rio de Janeiro. Se só me fosse permitido viajar a um lugar em todo o planeta, o Rio seria a minha escolha. Mas não posso assistir impassível a autoridades fazendo campanha para que o Cristo ganhe o Big Brother dos Monumentos, enquanto o acesso de carro ao Corcovado continua dominado por uma gangue de pseudo-guias que destroem as placas de sinalização, atacam os carros e achacam os turistas.

Na primeira semana de governo, o novo governador prometeu dar um jeito nisso e devolver aquele acesso à cidade. Pois no domingo de Páscoa eu me dei ao trabalho de ir até o fim da rua Cosme Velho só para ver se eles estavam lá – e não só estavam, como correram aos berros em direção ao meu carro.

Duvido que o Castelo da Cinderela na Baviera tenha o acesso rodoviário dominado por delinqüentes de rua.

37 comentários

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Pois é RIQ , o cara encontrou um jeito de ganhar uma grana
e ainda com midia gratuita !
É mesmo ridiculo colocar num mesmo plano coisas únicas e
incomparáveis , mas tb é certo que "os eleitos" vão ter a
demanda de turistas aumentada; sem falar no fato de que
os votos podem ser fácilmente manipulados/alterados.
Fazer o que ? Cada um tem que achar uma forma de sobreviver
outros de enriquecer, de aparecer ..
Eu conheço um monte de "gente boa" que compra premios :
é isso mesmo, paga para receber o "premio do empreendedor do ano "
o "premio do lojista com a melhor qualidade de produtos" ; tem várias empresas especializadas em instruir ,preparar e recomendar "premios
pagos" para aumentar a visibilidade do negócio ( e do dono dele)
E o premio é emoldurado e vai para a parede !!

Ricardo Freire

Sylvia, o pior é que eu acho que esse prêmio não vai repercutir nada nos mercados emissores... só vai servir para a autocongratulação dos vencedores...

Dumpa
DumpaPermalinkResponder

Eu considero absurdo obras planejadas e construídas com todas as tecnologias, engenharia atual concorrer com as estátuas das Ilha de Páscoa, Taj Mahal, Acropolis... não dá para levar a sério.

SandraM
SandraMPermalinkResponder

Instituto Butantan:
Posso até passear pelo parque sem encontrar com uma cobra, mas como evitá-la no almoço de Páscoa??
Aceito sugestões...
"La vie em douce"- fui procurar um ovo com recheio de brigadeiro, só q para minha decepção não havia nem um, nem unzinho, produto para a Páscoa.
Agora que parentes de Portugal foram embora, prometo tentar, tentar, encontrar algum docinho interessante.
Será q ainda existe Danette branco???
Bjs a todos
Riq, acompanhando os parentes de Portugal, fui a Buzios pela primeira vez.
O q é aquilo????
E como convencê-los q Porto de Galinhas, Canoa Quebrada e outros destinos famosos e nordestinos ainda são interessantes???
A sorte é q a prima se interessa pela cultura nordestina. Pela comida, pela música etc.
Viu pq gosto dela??
Bjs

Ricardo Freire

Sandra, há quanto tempo smile

Ih, sem querer eu tinha feito uma piada pra você lá no Butantã. Era sobre duas cobras que são vizinhas em baias contíguas: uma, pequena na comparação, é a jararaca. A outra, bem maior, é a jararacuçu. Eu falei: "Se você acha que a sua sogra é uma jararaca, sorte sua. Ela poderia ser uma jararacuçu!". Só que cortaram sad (O Faustão deve ter comprado o licenciamento-master de piadas de sogra e cunhado em território nacional)

Eu também adoro Búzios, Sandra. Mas você vai ver -- sempre vai aparecer quem diga que já era, que bom era há 15 anos... Mas eu acho Búzios um raríssimo exemplo de praia que, apesar da extreeema especulação imobiliária e comercial, conseguiu de alguma maneira administrar o crescimento e manter algum charme. A nova Orla Bardot é a obra mais bonitinha que se fez numa praia nos últimos tempos.

De todo modo, no mesmo quesito charme, ainda gosto no Nordeste de Trancoso, Arraial d'Ajuda e Jeri.

GiraMundo com Jorge Bernardes

Ricardo: assim como vc, eu também acho o Rio de Janeiro espetacular. Já perdi as contas de quantas vezes, desde molequinho, eu subi no Corcovado (uma vez larguei um seminário chato num hotel para ir até lá smile curtir a paisagem e cumprir o 10ºmandamento GiraMundo). Mas, confesso que o especial para mim, lá de cima, é a vista e não a estátua. A maior obra feita no Rio foi da natureza mesmo. Se tivesse prêmio pra isso, o Rio ganhava.

Gilberto
GilbertoPermalinkResponder

Infelizmente não são só os pseudo-guias que atrapalham o turismo (e todos nós): os flanelinhas (ô praga!), os camelôs, os caras que ficam tocando um sambinha e depois passam o pandeiro, os lavadores de para-brisas, as crianças-pedintes que não deixam ninguém em paz em uma mesa de calçada...Acho que as autoridades têm sido excessivamente tolerantes.

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq,

Acabo de entender porque essa eleição é altíssima picaretagem.

Concordo com o JB, a vista do Corcovado é que é uma beleza, o Cristo fica no conjunto da obra.

Eu li há alguns meses no Globo que o Eduardo Paes estava tentando acabar com aquela achacação.
Resta o passeio de bondinho que é lindo.

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq,
A msg que enviei com fotos pro xongas voltou xongas@edglobo.com.br

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Majô, que eu saiba é xongas arroba gmail ponto com

GiraMundo com Jorge Bernardes

Ricardo: acho que até o fim desta semana o VNV chega a 200 000 visitações, alguma comemoração?

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Olha Riq, fiquei deveras brabo por vc ficar avacalhando o Castelo da Cinder..., digo, de Neuschwanstein. razz hihihihhi
Mas aqui nao mesmo tem problema no acesso (fora quando se resolve ir a pé, sem preparo físico... smile ).

Ricardo Freire

Majô, eu não tenho mais acesso a esse endereço que você usou (acho que nem existe mais). Mande pra esse que a Sylvia indicou -- xongas arroba gmail ponto com.

E cuidado para não confundir o Jorge Bernardes http://giramundo.wordpress.com com o JB http://jbtravel.wordpress.com
smile

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Jorge, pra comemorar os 20 mil vamos fazer um VnV encontro
em POA e mandar a conta pro Riq .

Ricardo Freire

Mas manda praquele endereço que a Majô tinha, tá, Sylvia?
smile

Carla
CarlaPermalinkResponder

Riq, essas pessoas que dizem que Búzios era boa mesmo há 15 anos eu já tiro de letra... Duro mesmo é ter uma mãe (eu tenho...) que freqüentava Búzios antes da Bardot, e faz questão de dizer que naquela época, sim, aquilo lá era o paraíso... razz A única contestação possível é "ah, mas não tinha as pousadinhas nem os restaurantes"... wink

Majô
MajôPermalinkResponder

Brigadu Sylvia e Riq pelo endereço. Riq, peguei o endereço na página do xongas, corrige lá.

Riq,
Já enviei as péssimas fotos do Riacho.
Obrigada pela correção do Jorge e JB.

Jorge,
Desculpe ter abreviado seu nome, virando outra pessoa. Sou mestra em abreviar palavras, mas nome não pode ;p)

Sylvia,
Corre a boca pequena que o comandante é muito generoso, e ele estava guardando essa surpresa pra tripulação, a con VNV enção nacional vai ser em POA, ele vai fechar a Parador.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Riq, vc é mesmo demais ! E ainda por cima discreto, ainda bem que a
Majô avisou a gente com antecedencia.
Fica combinado assim : a conta do presscafé do domingo vai para
o xongas da globo e a do parador para o xongas do gmail.
Como vai dar um super ipobe , estou reservando todas as barracas;
mas fica tranquilo, vc fica com a melhor delas ( a primeira de todas,
aquela que todo mundo tem que passar na frente ) assim a gente pode
como que por acaso , dar uma paradinha para um mate e uma charla !

Majô
MajôPermalinkResponder

hahaha Sylvia achei a combinação ótima !

Ricardo Freire

Sylvia, já estava tudo acertado entre o Parador e o VnV, mas daí o Diogo entrou na parada e fez questão que o convescote fosse patrocinado pelo Destemperados. A culpa não é minha!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Para os tripulantes não faz nenhuma diferença , o importante é o convite.
Fica acertado então que Destemperados providenciam o cc.

GiraMundo com Jorge Bernardes

Não esquenta não Majô.

Majô
MajôPermalinkResponder

Jorge,

Não tô esquentando não, isso são só procedimentos administrativos internos. Eu já estou me imaginando fazendo yoga na varanda, assisitindo ao por do sol.
Ah ! Soube agora por fonte quente que o Constantino quando soube dessa big con VNV enção , e tratando-se de Ricardo Freire, vai dar um mega desconto nas passagens. Todas a 1 real.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Majô, então vai rolar certo !
Já me confirmaram , todas a super-barracas do parador
estão reservadas ( depois eu mando o print).
Como garantia enviei o cartão de credito do Diogo ( pessoa
juridica- Destemperados).
Com o Constantino patrocinando as passagens só falta a
Avis/ Hertz liberarem os veiculos.
Tomei a liberdade de avisar ao paradouro que as refeições
do Riq serão rateadas entre todos os hóspedes .
Fica bem assim ???

Emília
EmíliaPermalinkResponder

(muitos risos) Estou adorando esse tópico alternativo dentro do oficial...
Incluam-me 'dentro' dessa!

Hugo
HugoPermalinkResponder

Caríssimos amigos, estarei no Parador no período de 20 a 23 de junho e seria excelente se o mega-encontro VnV pudesse ser marcado para essa época, até porque com o financiamento Riq/Diogo eu poderia pedir a devolução do que já paguei.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Acabei de receber a passagem, voucher do hotel com diárias e extras, do carro e a verba para as lembrancinhas.
E nem convidada eu estava! smile

Ricardo Freire

Mô, pra França continental não precisa visto. Mas pros territórios, sim. No caso do Brasil, deve ser para conter um êxodo do Amapá pra Guiana Francesa...

A pegadinha é que para St.-Martin, que, assim como St.-Barth, pertence a Guadalupe, não é necessário visto. Lá eles se renderam aos fatos: como não existe controle de fronteira entre parte holandesa (onde chega a imensa maioria dos vôos) e a parte francesa, eles não exigem visto.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Combinado Hugo, vc que manda!
Só confere com os destemperados pessoa juridica para
ver se é um bom dia para passar o cartão.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh tá, Riq!! smile
(isso que dá, vc não lê as coisas direito, né oh?) smile

Majô
MajôPermalinkResponder

Sylvia,

Tudo ótimo, você é uma hostess perfeita !!
Acho que vai ter cobertura de todas as revistas de turismo do mundo, não estão pedindo credenciais ?

Hugo,
Acho que 20 a 23 seria perfeito.

Ah eu ouvi alguma coisa que o Constantino pra vender as passagens da mega promoção a 1 real ia pedir pro Riq e o Rodrigo usarem um pequeno logo, bem discreto mesmo, no canto inferior da página.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Majô, vc fica encarregada da divulgação e
do merchã ok?

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Tode este concurso é uma piada, e de péssimo gosto, apoiadíssimo riq!

Majô
MajôPermalinkResponder

Combinadíssimo Sylvia

Majô
MajôPermalinkResponder

Mô, e quem disse que você não era convidada, somos todos.

Diogo
DiogoPermalinkResponder

Gente, to aqui no Itaimbezinho reunido com o Luciano Peccin, o proprietário do Parador.
Dei uma fugidinha só pra entrar aqui e avisar vocês que tá tudo confirmado!!!Eles bloquearam todos os quartos pra gente!!!
Agora só falta o Riq fechar com o amigo dele da agência de turismo, pra emitir as nossas passagens.

Eu, mesmo sendo daqui de POA, não gostaria de chegar sozinho lá, e peço que emitam a minha passagem à partir daí, pra chegarmos todos juntos. Ok Riq?

To voltando ali porque tá na hora da prova das comidas, para acertarmos os cardápios... não queremos deixar vocês mal. E depois disso sim veremos os preços, mas como essa parte é com os Destemperados, vocês podemo ficar tranquilos!

Daqui a pouco volto com mais informações, e a divulgação dos cardápios!!!

Majô
MajôPermalinkResponder

Diogo,
E os cardápios ?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar