De Bruxelas a Amsterdã: 4 noites por US$ 50

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Sim, eu sei que o título desse post é meio sensacionalista. Mas o pior é que é verdade.

Recebi hoje um e-mail do Stelios. Que Stelios? Ara, o Stelios da easyJet. Não, não somos amigos. Mas como eu fiz o easyCruise do Caribe em dezembro (na foto aí de baixo), eu entrei no mailing "dele".

easynoite450.jpg

O e-mail era para anunciar as promoções do easyCruise Two, que faz cruzeiros fluviais, por rios e canais, entre a Bélgica e a Holanda.

Pois bem, crianças. Eu nunca tinha dado bola para esse itinerário. Mas olhando com calma, tem aí uma pechincha sensacional: um cruzeiro com 4 noites de hospedagem em cabine dupla por 50 dólares por pessoa. Deve ser só um pouquinho mais caro que a passagem de trem entre Bruxelas e Amsterdã!

Você embarca em Bruxelas numa segunda-feira a partir das 3 da tarde. O navio só sai às 4 da madrugada. Chega na Antuérpia (tenho a maior curiosidade) na terça à uma da tarde. Aproveita a noite, que é animada, e zarpa às 3 da manhã. Na quarta-feira, Roterdã, chegando à uma da tarde, saindo às 5 da manhã. E na quinta, a partir da uma da tarde, Amsterdã. Dorme a noite em Amsterdã, e só precisa sair do navio na sexta ao meio-dia. Quatro noites, deslocamentos, 100 dólares por casal. (Perto disso, qualquer hostel em Amsterdã para onde você for vai parecer caro.)

A única pegadinha: a cabine mais barata vem com dois beliches (e banheiro no quarto). Mas o Orient-Express também é de beliche, e custa 3.000 dólares a noite (sem banheiro no quarto). Querendo cama de casal, o preço dobra: 200 dólares para 4 noites. E continua baratíssimo.

O easyCruise Two fica zanzando entre Bélgica e Holanda até pouco antes do Natal. Depois, não sei.

(Diz que a temporada do easyCruise One na Grécia vai ser um sucesso. Tomara. Seria bom se esse capricho do Stelios desse certo.)

easylogo4501.jpg

P.S.: Não, eu não recebo nada do Stelios para fazer propaganda dele. Mas se eu já tivesse arranjado um tempinho de ver como eu migro para a versão "pro" do Wordpress, isso aqui já estaria cheio de anuncinho Google Ads de easyCruise, passagem de trem, Submarino Viagens, o escambau....

91 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sylvia
SylviaPermalink

Riq:
Me diz uma coisa que não entendi : naveguei no site faz umas tres semanas tentando ver se dava para sair de pireus e descer
duas ilhas depois , mas não consegui descobrir.Será que só
pode fazer isso no caribe? Olhei tb saindo de bruxelas mas
achei muito demorado para o trajeto, mas é sem duvida uma
barbada para quem tem tempo na europa ( acho até que os locais são os que mais vão aproveitar )
Bem que o amigo Stelios podia fazer um de Mainz a Koblentz né? ( e o Constantino ir para Noronha direto sem parar em Recife )

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É, Sylvia, entendeste certo: nessa temporada grega eles cortaram a mamata de poder subir e descer em qualquer ilha. Tem que fazer os cruzeiros completos -- de 3, 4, 7 ou 14 noites.

Também achei que esse navio vai a passo de tartaruga. Deve ser bom no meio de um mochilão, para pôr o sono em dia e ficar quatro dias pinga-pingando sem peso nas costas...

Diogo
DiogoPermalink

To começando a achar que eu tinha que ter nascido milionário e sem compromisso... TUDO que eu leio sobre viagens, por mais louco que seja, eu acho "uma boa". Pena que me falte autonomia de vôo... Um dia eu chego lá!

Sylvia
SylviaPermalink

Diogo querido, todos nós tinhamos que ter nascido sem
compromisso e com um chip de euros implantado no dedo.
Fica zen , pois vc tem 30 dias por ano de férias remuneradas
( isto n-â-o e x i s t e mais ) o que é um upgrade na vida
dos mortais.
Vai um café no domingo ? ( ou sorvete com este calorão)

Diogo
DiogoPermalink

Vaaaai, lógico que vai... vamos combinar ao decorrer do findi, porque to indo sábado "testar" um secret spot na serra (não é Gramado wink ) e não sei se volto à tempo domingo. Mas conforme for, vamos sim, ou se for o caso, durante a semana mesmo!

E rumo à nossa oficina de bicicleta na Tailândia, né?! Tu és a nossa menager para assuntos intergalácticos grin

Bjão

Sylvia
SylviaPermalink

Diogo, deixamos o sorvete para terça ou quarta
assim vc faz a comilança secreta vagarosamente.
Mandei uma nave para pesquisar as thai-bikes!

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Diogo,
Eu ando sofrendo do mesmo mal. smile
Eu quero ir pra tudo que é lugar que aparece aqui, roubada ou não, com $ ou não, mochila ou motorista...rs
Um dia a gente chega lá...

Diogo
DiogoPermalink

Hahahahahahahaha!!! Ótimo...

A comilança só será secretar se nós não aprovarmos... se receber a chancela "destemperados way of life" de ser, divulgaremos!

Por enquanto: mistéééééééééééério wink Aguardem!!!

Terça-feira tá ótimo. Falamos melhor depois para acertarmos os ponteiros smile

Diogo
DiogoPermalink

Mô, eu já cheguei naquele estágio que as pessoas me perguntam brincando: "tá, e Bostuana então?! Hein?!" e eu respondo: "Quando? Amanhã? É pra já!"

Um dia a gente chega lá!!!

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Meus amigos acham que eu pirei. Outro dia eu falava que queria porque queria ir pra Lisboa e Cape Town. (culpa do Arnaldo)
Depois eu disse que ia trocar NY por Amsterdam. Iam me internar, porque eu falo há anos que quero ir pra NY. Acabei indo pra BsAs e ninguém entendeu.
Daí eu cismei que até o fim de 2008 vou pra NY, Japão, Paris, Cape Town e voltar pro Chile. E até agora só consegui 3 dias em Bs As. Ou seja, é só o que tem dado...rs
E vc pensa que me importo? Até o mês que vem eu já coloquei mais uns 8 lugares na listinha! smile (o que nao quer dizer exatamente que eu poderei ir...rs)

Jorge L. Monte
Jorge L. MontePermalink

hehehe
Acho sensacional a forma simpática e informal como escreve seus textos pro site.
Parabéns pelo seu trabalho, através das colunas na Veja cheguei ao site, ja sou fã. heheh

Abraço.

Marcio
MarcioPermalink

Nossa esse achado foi legal, vou ver se faço um desses para contar para vcs.
Abs!!

Dani G.
Dani G.Permalink

Geograficamente gostaria de saber como o navio sai de BRUXELAS ! Tou aqui tentando imaginar de onde !!! Algum canam que caiba um navio ? Fiquei curiosa... Vou mostrar artigo pro marido e propor fazer o trajeto se minha médica liberar...

Riq, a matéria que o Marcio fez sobre dias de Antuérpia é otima. A Bélgica tem cidades muito mais interessantes que Bruxelas e Brugge, o pobRema é o marketing das outras ! Uma das minha favoritas é a pequena Durbuy. As cidades românticas das Ardennes, as na praia de Oostende e Knokke... é um pais pequeno mas com opções otimas de praia, campo e montanha. wink

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Bem-vindo, JorgeL! Mas você deve ter visto a minha coluna na... Época, não foi?
smile

Dani G., em 85 me levaram à praia na Holanda! O dia meio que virou no caminho de Amsterdã pra lá -- ainda bem que o lugar das espreguiçadeiras era todo protegido do vento por paredes de vidro smile

Carla
CarlaPermalink

Por esses comentários acima e outros é que eu comentei com a Emília outro dia que aqui encontramos nossos pares... Onde mais eu encontraria outras pessoas que se encantam com a possibilidade de viajar para absolutamente qualquer lugar, fazem listinha de destinos e raciocinam com base no mapa-mundi que têm na cabeça? wink

Riq e tripulação, preciso de uma ajudinha de vocês para ajudar outra pessoa: uma aluna minha vai com o pai passar 2 semanas dando um giro pela Itália em julho e me pediu dicas pra organizar o roteiro da viagem. Eu, que só conheço o norte da Itália, não tenho muito como ajudar, nem tempo para pesquisar... Vocês teriam sugestões?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dani G., o barco sai do Akenkai, ou Quai des Peniches.

http://info.easycruise.com/gb/maps/brussels.html

Agora, tô pasmo: o próprio site diz que o táxi pra lá custa 30 euros, e pelo jeito não há outra opção. Opa epa opa -- então o passageiro só deve ir para lá para embarcar e não voltar mais à cidade, porque três corridas de táxi entre o centro da cidade e o barco saem o preço do cruzeiro inteiro para duas pessoas sad

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ótimo tema, Carla. No fim de semana eu abro um post pra gente resolver esse giro italiano da sua pupila...

Leandro BH
Leandro BHPermalink

Por falar em coluna da Época, estou aguardando na próxiam edição a continuação do texto sobre a primeira viagem à Europa. Caiu como uma luva pra mim!

Jurema
JuremaPermalink

Carla:

Fizemos uma viagem de carro pela Itália que gostamos muito. Fomos a Florença (4 dias), pela via Chiantigiana para Siena (2 dias), um giro pela Toscana passando por Pisa, Volterra e San Giminiano, Assis (um dia), Roma (5 dias), Pompéia e Nápole (um dia), voltando pela Ligúria (Deiva Marina e Cinque Terre) e Turim. Não fomos ao Vêneto porque já tínhamos ido, mas a última parte da viagem poderia ser por Pádua, Verona e Veneza (acho que vale mais a pena). Fizemos tudo de carro, pois morávamos na Alemanha na época.
Se quiser dicas mais específicas, é só perguntar.

Jurema
JuremaPermalink

Ops, enquanto eu escrevia meu roteiro, o Comandante já providenciou um post futuro sobre o assunto...

Goitacá Bender
Goitacá BenderPermalink

Caramba, que belíssima pechincha! Agora só falta marcar a viagem para a Europa.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

LeandroBH, a parte 2 sai amanhã na revista, e daí eu aproveito para publicar as duas juntas aqui no blóguio.

Jurema, não tem problema, eu ponho um link no outro post pra esse teu comentário smile

Sylvia
SylviaPermalink

Jurema :
AMEI este teu roteiro , mais-que-perfeito !!
Diogo:
Humm, serra que não é Gramado ... deve ser lá pros lados
de Caxias . Acertei ??
Riq:
Esta do taxi é a pegadinha do cruzeiro ( deve ter uma empresa
chamada " easy-taxi " fazendo o percurso )
Dani G :
Estas praias da Holanda devem ser iguais as nossas aqui
do sul : só com " poncho e luvas de lã ".

Diogo
DiogoPermalink

Sylvia: a resposta que eu posso te dar é "depende"... hahahahaha!!!!

Aguarde e saberás!!!! Bjos...

Dani G.
Dani G.Permalink

Riq, fui ver como chegar nesse Quai sem ser de taxi... essa região fica ao norte de Bruxelas, da pra pegar TRAM e ônibus:
http://stibtest2.irisnet.be/34000map/34000_08.htm

Aqui tem a Bruxelles Plage, a prima mais macarrônica ainda do que a Paris Plage. Todo mês de agosto... em Amsterdan tb fazem... Prefiro encarar as aguas mais geladinhas do mar do norte e ir pro "litoral belga" (rs).

Carla
CarlaPermalink

Riq, obrigada pela ajuda com a pupila! Já vi que as sugestões serão inúmeras - aí deixo que ela se vire com as decisões, pra ir aprendendo o caminho das pedras... wink

Jurema, que roteirinho bom!!! Fiquei com vontade de fazer eu mesma - da Itália só conheço Milão, a costa da Ligúria e o Vêneto... sad

Emília
EmíliaPermalink

Carla, eu fiz um roteiro para a minha família, eles foram para a Itália no ano passado: Roma (4 dias), Costa Amalfitana (3 dias), esticada até Assis (1 dia), estradinhas da Toscana, dormindo em Montalcino (2 dias), Florença (2 dias), Cinque Terre (2 dias), Parma (1 dia), Verona (1 dia), Veneza (3 dias). Depois de montar o roteiro eu pensei melhor e achei um pouco puxado, mas aí já era tarde: eles já tinham amado tudo e não queriam abrir mão de nada, além de já conhecer alguns dos lugares. Para 15 dias, sendo talvez primeira vez na Itália, eu talvez tirasse Cinque Terre e faria Florença diretamente ao Vêneto. Mesmo assim é ainda um pouco puxado...
E mais uma coisa: definitivamente, conhecer Milão, Liguria e Vêneto não é motivo para carinha triste... smile

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dani G., eu tava achando esquisita essa coisa de haver algum lugar nos arredores de uma capital européia onde só se pudesse chegar de táxi (e de táxi de 30 euros, ainda por cima...)

Jorge L. Monte
Jorge L. MontePermalink

Ops! corrigindo, vi na Época. hehehe.

Carla
CarlaPermalink

Emília, a carinha triste é porque já faz 4 anos que eu fui e ainda não pude voltar... grin

Sylvia
SylviaPermalink

Carla, não fica triste pois não dá pra voltar mesmo.
Tem figurinha demais pra conferir antes de voltar.

Carla
CarlaPermalink

Sylvia, nem me diga... So much to know and so little time... wink

Sylvia
SylviaPermalink

Como pouco tempo Carla ??
Vc tem no minimo mais 60 anos pela frente.
Pode começar a listar as proximas 60 viagens de férias.

Sylvia
SylviaPermalink

Carla ai vai uma sugestão para os primeiros
30 anos de ferias ( dos 25 aos 55 anos)
*A cada 2 anos uma viagem "grande", e no intervalo uma "pequena", olha o que dá para fazer nas 15 viagens grandes
1- Italia - Espanha
2- Londres- Paris- Amsterdam
3- Grecia e Turquia
4- Berlim Praga e Croacia ( com Corfu de brinde)
5- Suecia, Dinamarca e Noruega
6- Marrocos e Portugal
7- Egito , Israel, Jordania
8+9+10 juntas para uma volta ao mundo com foco na asia
11- Canadá região dos lagos
12- Sul da França, litoral e provence
13- Africa do sul
14- Voltar ao lugar que vc mais amou
15- Estados unidos california
As outras 15 vc intercala com destinos mais proximos
aqui no Brasil ou na America do sul, ou no Caribe
E olha hem, quando terminar este roteiro vc vai ter só 55 anos,
vai dar para começar tudo de novo !!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ih, acho que já tenho a enquete da semana que vem smile

Sylvia
SylviaPermalink

Riq, fica tranqüilo não tem "royalties" .

Majô
MajôPermalink

Riq,

Enviei as fotos que eu tinha falado pro xongas. Mata essa charada. Duvideodó que você acerte. Chegou a hora da forra, ôba !!

Carla
CarlaPermalink

Sylvia, que listinha poderosa essa!!! Vai me provocar sonhos e pesadelos por um bom tempo... Mas fico feliz porque já marquei mentalmente um monte de lugares - não que eles saiam da lista por isso, porque eu ADORO voltar aos lugares que já conheço!

Mas sabe a parte que mais amei? Menina, você me deu 25 anos de idade e eu acabei de fazer 40! Aquela foto ficou boa mesmo... wink

Majô
MajôPermalink

Carla,

Já reparou, ninguém mais parece a idade que tem smile
O Ela do Globo do sábabado passado teve uma matéria de capa sobre isso, eu quero dizer as mulheres.....

Emília
EmíliaPermalink

Sério mesmo??? Carla, que creme que você anda comprando? (risos) Também quero dele!
Sem demagogias, por aquela foto (eu presumo que seja aquela do seu brinde de aniversário) eu te daria no máximo algo entre 30 a 32.
Aproveite, pois nem todo mundo parece bem mais jovem do que é...

Sylvia
SylviaPermalink

Jura Carla ?? quarenta de verdade ?
Puxa, então eu devo ter oitenta e cinco !!

Bom, então a minha listinha não vai poder ser intercalada
com viagens por aqui vai rolar direto nos proximos 15 anos .
Eu tb adooro voltar aos lugares que conheço, mas sempre
acho ( teoricamente) algum desperdicio de tempo.
A minha lista paralela de retornos é pequeninha e poderosa.
Agora introjetei o nome do blog : Idas e Vindas

Carla
CarlaPermalink

Majô, eu também vi o Ela da semana passada, e fiquei pensando o mesmo... Emília, fiquei rindo com a história do creme - mas nem vem, que pela sua foto do Orkut eu já vi que você tem carinha de criança, tá? wink Sylvia, sua listinha vai virar minha leitura de cabeceira, e o estímulo principal para eu terminar o doutorado o mais rápido possível - só depois disso eu vou poder voltar a viajar "direito"...

Sylvia
SylviaPermalink

Carla, então nada de pos-doc hem?

Emília
EmíliaPermalink

Carla, não posso reclamar, normalmente me dão menos que os meus 30 (ao contrário do que acontecia nos meus 20 e poucos, o que me deixa bem contente smile )
Sylvia, ela merece uma folguinha de alguns anos para poder viajar 'direito' e depois continuar a carreira acadêmica wink
Aliás, já tem alguma idéia da primeira viagem grande depois do término do doutorado?

Carla
CarlaPermalink

Meninas, a minha orientadora tem planos de me mandar para o Canadá (Montréal, provavelmente...) em uma bolsa de 5 meses quando eu terminar o doutorado. A maior probabilidade é que eu iria de nov/2008 a mar/2009 - pena que é inverno, mas acho que já seria uma viagem e tanto! E eu adoro Montréal, acho que sobreviveria ao frio sem maiores problemas... wink

Mas por lazer mesmo, acho que eu mereço passar uns 2 meses na Europa direto... Ou então pego as minhas milhas e me mando para o Havaí, pra lagartear em todas as praias daquelas ilhas por no mínimo 1 mês inteirinho... Depois pode ser que eu até comece a ter vontade de pensar em pós-doc!

Zé
Permalink

Carla, se você decidir ir para Montreal, me dê um toque, pois moro bem pertinho de lá (apenas 1:30 h de carro). Se precisar de informações sobre a terrinha do outro lado da cerca, EUA, é só gritar ZÉÉÉ !, que eu apareço.
Tenho certeza que você sobreviveria ao frio daqui, mas se acostumar com ele, jamais , never, nunca!!!

Carla, você já pensou em um postdoc no exterior? Quer pacote de viagem mais barato que isso? Tudo às custas do Lula (e não fique com remorso de gastar o dinheiro do governo, pois pagamos altos impostos pra isso mesmo wink .

Carla
CarlaPermalink

Zé, me acostumar eu acho que nunca me acostumaria mesmo, não... O máximo que já tive que suportar foram 15 dias, e já estava achando que ia surtar... smile

Essa idéia do pós-doc no exterior é excelente! A minha idéia, quando estava começando o doutorado, era passar uns meses fora com uma bolsa-sanduíche. Os planos mudaram porque nesse meio-tempo passei no concurso (sou professora de uma universidade federal) e não temos pessoal suficiente para que eu possa pedir afastamento... Coisas do nosso Brasil, né?

GiraMundo com Jorge Bernardes

E eu que achava que viajar manteria apenas o espírito jovem. Que nada. O físico também!!!

adri megala
adri megalaPermalink

gente, perdi o link!!!! vcs ja leram sobre meus dilemas na Italia????