Duas semanas na Itália: um roteiro prático e abrangente

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Uma versão atualizada do conteúdo que estava aqui pode ser encontrada neste post novíssimo e ainda mais completo:

Clique!

1060 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Marcelle
MarcellePermalink

Obrigada, Bóia!
abs,
Marcelle

Marcelle
MarcellePermalink

Tenho uma dúvida que pode parecer meio boba, mas como nunca viajei de trem, lá vai: quando eu for trocar de trem em Roma Termini, eu tenho que levar as minhas próprias malas ou elas "vão direto" para o meu destino final, como nas viagens de avião?
Abraço,
Marcelle

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelle! Em trem não tem esse bem-bom; quem leva as malas é o passageiro wink

Daniel Andrade
Daniel AndradePermalink

Marcelle, as malas não são sequer "despachadas" como no avião. Vc embarca com elas na cabine e ali vc as acomoda. Na hora de descer é só pegar e partir ou para o hotel ou para a próxima viagem!

Daniela
DanielaPermalink

Marcelle,
Se você vai fazer tantos percursos de trem, otimize a mala. Leve uma só, se possível, e que seja fácil de carregar. A saída dos trens nas estações, principalmente de estações em cidade pequenas, é por conta própria, incluindo o cuidado com sua bagagem, e muitas vezes a parada é curta. Lema para quem vai viajar de trem: reduza a bagagem. Depois de reduzida, reduza mais ainda. Um abraço!

Luísa
LuísaPermalink

Ricardo,

Antes de mais nada, queria te parabenizar pelo blog. Minha viagem para a Europa no ano passado (Paris/ Londres/ Amsterdã) não seria a mesma sem vcs. Em maio agora o destino será a Itália. Vou com minha mãe e irmão (e agregados) que nunca foram para a Europa. Por isso, pensei em um roteiro mais simples, nada de carro: Veneza (03 noites), Florença e adjacências (04 noites) e Roma (05 noites). Mas tenho mais dois dias sobrando, e por mais que leia todos os comentários não cheguei a uma conclusão de um destino por esse pouco tempo. Sei que é pessoal, mas alguém tem uma dica do que seria imperdível para um primeira viagem à Itália? Outra pergunta: estando com base em Florença consigo fazer um passeio por uma vinícola mesmo não estando de carro? É preciso me hospedar em uma outra cidade da Toscana para isso?

Super Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luísa! Aqui quem responde é A Bóia.

Florença é uma base excelente para fazer toda a Toscana aonde se chega de trem (basicamente, essas cidades que estão listadas).

Para passear pelo Chianti você vai precisar de carro (melhor pedida), passeio organizado (tendo que se sujeitar ao grupo) ou muito tempo (para usar os ônibus de linha).

Que tal investir esses dois dias que estão sobrando numa combinação agriturismo na Toscana + carro?

Luísa
LuísaPermalink

Obrigada, Bóia,

Depois de muita pesquisa acho que vamos ficar:

Veneza
Firenze (alugamos carro em Firenze)
San Gigminano (com base lá e de carro fazemos Chanti e algumas coisinhas mais)
Roma

Agora que estou achando 15 dias pouco, o jeito é tentar mais uns diazinhos de férias, rsrsrsrs.

Obrigada!

Marcelle
MarcellePermalink

Pessoal,
tenho umas dúvidas:
1 - Vale a pena pagar mais caro para ficar na primeira classe de um trem regional numa viagem mais longa? Tipo Florença-Assis, que dura 2h40? A diferença é de 6 euros. Qual a diferença entre a primeira classe e a segunda classe nos regionais da Itália em termos de conforto?
2 - Quanto custa a passagem de bus Poggibonsi X Pisa e Pisa X Poggibonsi? E Florença X Siena e Siena X Florença? Procurei no site da empresa de bus e não achei...
Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O ônibus é Poggibonsi x San Gimignano x Poggibonsi. Pisa-Poggibonsi é de trem.

Marcelle
MarcellePermalink

Ops, desculpe, Ricardo, fiz confusãona hora de escrever, mas era isso mesmo que eu queria saber: valor do ônibus Poggibonsi x San Gimignano x Poggibonsi. ALguém sabe?
abs

Ana Karolina
Ana KarolinaPermalink

Olá Ricardo,

parabéns pelo site. Ele salva nossas vidas nas viagens! Vou passar 18 dias na Itália em maio e meu vôo de volta é por Nápoles e muito cedo da manhã. Como estaremos em Positano, acho que é melhor dormir a última noite em Nápoles para não correr o risco de perder o vôo. Gostaria de aproveitar para conhecer a Pizza da Michele, que você recomendou. Será que alguém tem algum hotel em Nápoles para indicar? E o aeroporto fica muito longe da cidade? Abs e obg!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Karolina! O aeroporto fica perto da cidade (menos de 10 kkm). É recomendável dormir a noite em Nápoles. O Comandante não tem hotéis na manga, vamos pôr a pergunta no Perguntódromo!

Fernando Moreno
Fernando MorenoPermalink

Ana Karolina, ano passado eu fiquei um dia em Nápoles, antes de ir pra Costa Amalfitana. Ficamos no excelente Hotel Piazza Bellini, pertíssimo do centro e das melhores fatias de redondas do mundo. O hotel é super bacana, meio boutique, com um preço ótimo e bem-localizado. Super recomendo. Pagamos da estação de trem ao aeroporto 19 euros, acredito que do hotel não deve ser muito mais caro que isso não. Dá uma olhada no site. Dá pra vc fazer um belo passeio no centro ficando neste hotel. Ele é muitoi recomendado no Tripadvisor.

Ana Karolina
Ana KarolinaPermalink

Obrigada pela dica Fernando. Vou dar uma olhada no hotel.

jose carlos
jose carlosPermalink

irei em maio para passar 2 semanas...1 semana toscana..outra semana norte da italia casa de amigos. a volta vai ser em milao e pego o aviao as 8 horas..porisso vou entregar o carro no dia anterior..é facil conseguir um taxi as 5 da manha para me levar ao aeroporto ? eh no linate airport e eu estarei a uns 6 km dele.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, José Carlos! Deixe o táxi agendado, para não correr riscos smile

Carol Andrade
Carol AndradePermalink

Olá Ricardo!
Estou indo com mais 2 casais em maio para a Toscana e pensamos em ficar 4 dias na região de Assis depois de ter ficado 4 noites na Toscana. Vc acha q 4 noites para a umbria é muito tempo?
Qual cidade vc sugere para a hospedagem, perugia, Assis, alguma outra?
Desde já obrigada pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Aqui é a Bóia, assistente do Ricardo Freire nos comentários smile Sua dúvida foi para o Perguntódromo; volte aqui para checar os comentários dos tripulantes sobre o seu itinerário!

Sheila
SheilaPermalink

Se viajando de carro, na Umbria, me hospedaria em cidade menor, ou seja, preferiria Assis a Perugia. É chato/complicado chegar e sair de cidade grande, por mais que se viaje com GPS. E com 8 dias, eu ficaria 5 na Toscana e 3 na Umbria. É que na Toscana tem muito o que ver. Vou colocar uma pulguinha atrás da sua orelha: em maio do ano passado fiquei 6 dias em Siena, na Toscana, e em um deles, fui até Assis e Perugia. Nos outros 5, conheci bem o Chiantti e várias cidades da Toscana. Com mais 2 dias, teria sido perfeito. Então, montando base em Siena, consegui também explorar um pouco da Umbria. Dependendo do que quer conhecer nesta última região, pode ser uma opção...

Mirian
MirianPermalink

Eu fiquei uns dias na Villa di Monte Solare http://www.villamontesolare.com/

em Tavernelle di Panicale (Perugia), de la dava pra conhecer varias cidadezinhas.

Este hotel é um sonho, o melhor hotel que me hospedei pelas andanças mundo a fora. Não é barato, mas vale cada centavo. 4 noites na Umbria não é muito tempo, e nem na Toscana. Aliás, uma vida inteira não é suficiente para essas duas regiões.

Carol Andrade
Carol AndradePermalink

Valeu Bóia, valeu Sheila!
Acho que vc me convenceu a ficar mais tempo na Toscana Sheila...eu já conheço a Toscana mas os outros casais não... Lá é tao bom que quanto mais tempo melhor, nâo é? Vou deixar 1 noite a mais para a Toscana (vamos nos hospedar há uns 10km de Siena)e depois vamos para Assis para explorar a Umbria. Se mais alguém tiver dicas de hospedagem ou algo imperdivel na Umbria sou toda ouvidos!!

Andre L.
Andre L.Permalink

Olha, eu particularmente acho o "Quadrilatero Umbro" muito interessante, além de bem menos muvucado do que a Toscana. Eu montaria base em alguma cidadezinha ou agriturismo próximo da estrada rápida que liga Perugia a Fogliono. De lá, fica fácil escapar para o Marche, "logo ali" do outro lado das montanhas, uma região muito interessante nessa época de primavera.

Algumas cidades e destinos "off-the-radar" que recomendo fortmente:

- Camerino (uma das mais antigas universidades do mundo, em meio a um centro histórico muito bem preservado, nas montanhas)
- Gruta de Frasassi, indo (ou voltando!) pela bucólica estradinha que corta as montanhas entre Sassoferrato e Scheggia-e-Pascellupo
- Nocera Umbra

Outro destino "logo ali", onde vale MUITO a pena passar uma noite, na minha opinião, é Urbino. É uma dessas cidades que faria sucesso total se estivesse em um outro país com menos "concorrência" do que a Itália. É, também, uma cidade universitária (o que ajuda a manter um aspecto "vivo" diferente da sensação de um grnade museu a céu aberto que se tem em Firenze ou Venezia). Não dá pra entrar de carro no núcleo medieval mas é fácil estacionar nas "portas" e não custa caro. Como day-trip, fica melhor colocada em uma base mais no norte da Umbria. De Peruggia, são 1h40 de carro.

Yara
YaraPermalink

Oies, que bom poder ajudar! Eu quando visitei a região da Umbria (2.008) fiquei em Perugia (4 noites) e a cidade é encantadora,encrustrada na pedra, com várias coisas bacanas pra se fazer (é uma cidade universitária) e muitas cidades por perto. No verão há o Umbria Jazz Festival (http://www.umbriajazz.com/mediacenter/FE/home.aspx) muito bacana de se curtir. De lá fui á Siena, onde também montei uma base e sai para conhecer a cidade de San Gimminiano (um dia - dica da family) por causa das torres medievais, do sorvete e do Chiantti. Valeu a pena. Espero que curta muito sua trip wink

Claudia Chow
Claudia ChowPermalink

Morei 4 meses em Perugia, entao sou suspeitissima para falar...
Adoro Perugia e Assisi. Mas recomendo passeios em Spoleto, Orvieto, Todi e Lago Trasimeno. Spoleto tem uma ponte muito bonita e a cidade é toda charmosa, Orvieto tem a catedral mais linda q eu ja fui, apesar da cidade ser minuscula a igreja é gigante! Todi é toda bonitinha e o Lago é muito legal se vc for qdo estiver quente.
Boa viagem!

Rafael R.
Rafael R.Permalink

Carol, se não fizer questão de ficar em cidade em quiser um hotel charmoso, recomendo o Castello di Montignano. Fica na região de Todi, que é uma cidade que também vale a pena.

George
GeorgePermalink

Oi Sheila,eu vou ficar 6 dias em Perugia e visitar 1 cidade próxima por dia:Assis,Spoleto,Gubbio,Todi,Orvieto e Viterbo.Já estive na Toscana no ano passado.Assis não é muito devagar para quem viaja sozinho?
Concordo com a Miriam quando ela diz que uma vida inteira nao é suficiente para a Toscana... e nem para a Provence nem para Paris...Abs george0007@uol.com.br

Mirian
MirianPermalink

Ola George, na realidade, essa frase "uma vida inteira não é suficiente para a Toscana" são os próprios toscanos que falam, digo isso porque vivi 7 anos ali, tenho um esposo e filho Toscanos. É incrivel a quantidade de cidadezinhas maravilhosas encantadoras que existem para descobrir. Tem a região da Garfagnana, Tem a Maremma ( eu sou apaixonada), tem o Casentino, sem falar nos classicos Firenze, Siena, San Giminiano...
As ilhas da Toscana são belissimas: a do Giglio, Gianutri, Elba...
Os Agriturismos da Umbria e da Toscana são maravilhosos, o problema é escolher qual ficar, e o mês, logicamente é fundamental: junho, definitivamente eu amo junho em toda a Europa. A Toscana no final de junho ja começa a florecer os girassóis, são campos e campos sem fim.

Carol Andrade
Carol AndradePermalink

Valeu pessoal, as dicas estão sendo ótimas para montar meu roteiro! Este blog é tuudo de bom!

George
GeorgePermalink

Riq e amigos,quem pode me ajudar: após as 5 noites em Perugia, terei mais 4 noites e depois pegarei voo no aeroporto de Firenze.A minha dúvida é onde ficar essas 4 noites-Firenze mesmo ( onde já estive no ano passado )ou outra cidade interessante mais próxima do aeroporto de Firenze do que Perugia.O meu voo sai 16hs00 do aeroporto de Firenze.
Obrigado

George

george0007@uol.com.br

Clarissa
ClarissaPermalink

Oi Gente,
sou nova por aqui...rs. Quero ir para Itália na minha lua de mel, mas como não conheço nada não sei que roteiro cumprir. Gostaria de ir a Veneza e á Costa Amalfitana (extremos né?).Será que seria melhor pegar trem ou fazer tudo de carro? Tenho 20 dias para ficar lá. Obrigada,
Clarissa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clarissa! Use o trem. Alugue o carro pontualmente, para percorrer as estradas secundárias da Toscana, ou na hora da Costa Amalfitana.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Simone
SimonePermalink

Riq,
Não resisti e comprei passagem para o vôo inaugural POA-Lisboa pela TAP no dia 12 de junho. Meu plano inicial era uma viagem de 10 dias na Itália: Roma, Florença, Veneza, mas acabei incluindo 2 dias em Lisboa na volta.Bom, agora me restaram 3 dias em Roma, 2 em Florença (queria tanto passear pela Toscana!) e 2 dias em Veneza voltando para Lisboa por Milão. Estou com inúmeras dúvidas (não conheço a Itália), começando em como achar o hotel certo em Roma e em Veneza (é para ser uma viagem romântica com meu marido, poucas vezes viajamos sem as crianças), o melhor transporte e a melhor base para Toscana com automóvel (se este for o transporte escolhido). Amigos da bóia, me ajudem!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone!

Consulte a página https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire , há várias sugestões de hotel nos comentários. Releia este post da Itália, você vai ver que o seu tempo está apertadíssimo. Você escolheu um ritmo de excursão, mas quer fazer por conta própria. Infelizmente não podemos fazer milagres!

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Sérgio
SérgioPermalink

Simone,

Os 2 dias em Lisboa são absolutamente imprescindíveis ? Acho pouco tempo para a cidade, e esses dois dias farão falta no roteiro italiano, me parece. Considerando a recente facilidade do vôo direto POA/Lisboa (ainda que não com os preços ótimos de lançamento !) talvez valesse considerar deixar Lisboa para outra oportunidade.

Sérgio

Simone Reckziegel
Simone ReckziegelPermalink

É, sei... já li tudo! Logo eu que detesto excursão!!! O difícil é saber o que deixo de fora e se é melhor esquecer o carro. Os hotéis em Roma estão me deixando tonta porque o preço de todos é praticamente o mesmo, e o barato também sai caro...De repente é melhor pagar mais, mas daí não sei qual...

Thereza
TherezaPermalink

Olá Riq ... em setembro vou à Itália e esta semana comprei um livro (de bolso) q me foi super indicado. Queria somente dividir c/vc e seus leitores apaixonados este livro ... eu amei . "Itália... para comer e beber bem" de Juscelino Pereira e Gerardo Landulfo. O livro é sensacional, com várias dicas, pratos regionais, vinhos... bom ... tudo super detalhado. Eu acredito q vc já conheça... mais fica aqui a dica... um abraço.

thiagoss
thiagossPermalink

Simone,

Minha viagem esta parecida com a sua, tb to com medo da correria pq nao gosto, mas conversando com conhecidos organizei da seguinte forma:
- 3 noites Geneve, vou visitar um amigo, dai pego um aviao que chega as 11:00h em Veneza
- 2 noites Veneza, depois daqui faco tudo de carro, o que vou rever depois dos comentarios do Riq, talvez eu faca Veneza_toscana de trem e depois pegue o carro.
- 3 noites Toscana (lendo aqui vou tentar fixar base em Siena)
- 2 noites Umbria (alguem conhece www.settimocieloagriturismo.com )
- 4 noites em Roma (vale a pena devolver o carro esses dias???)
- 2 Noites em Positano
- 2 noites em Capri

Ai volto para o Brasil.............o que vcs acham?

Riq nao estou conseguindo ver as paginas antigas 5...4... de nenhum comentario, so eu que estou com esse problema???

Samanta
SamantaPermalink

Olá a todos,
Vou com meu noivo p/ a Italia em Outubro e preciso de uma ajuda: qtos dias são necessários p/ curtir Cinque Terre (temos 20 dias e queremos conhecer a Italia de norte a sul)? Partindo de Milão, vale a pena ficar em Cinque e depois ir pra Florença ou ficar em Florença e de lá ir à Cinque? Ha trem direto de Milão pra Cinque? Aliás, alguém tem idéia de qto gastaremos de trem indo de Florença à Roma e da Costa Amalfitana à Verona? Entrei no site da trenitalia, ms ñ conseguir cotar passagens p/ outubro...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Samanta!

Vinte dias é pouco tempo para fazer a Itália inteira, você vai ter que selecionar os lugares. Leia novamente este post, tem tudo o que você precisa para se programar.

Veja quanto custam os trechos que você quer fazer em http://www.trenitalia.com . Faça simulações nos próximos 60 dias, depois disso os trechos ainda não entraram no sistema.

Osmar
OsmarPermalink

Ola! Estou indo para a Italia em setembro com minha esposa e duas amigase fizemos um roteiro extenso, porem de acordo com nossas experiencias de viagem. Ficaremos 17 dias. Chegaremos por MIlao e passaremos apenas uma noite, indo para Como em seguida, uma noite. Dali, vamos para Veneza onde passamos duas noites. Em seguida um noite em Bologna e quatro noites em Florenca, visitando as principais cidades da Toscana, incluindo Pisa, Chianti, Montalcino, San Gimigniano e Siena. No caminho para Napoles, passamos por Assis e Perugia. Em Napoles faremos um tour para conhecer Pompeia, Sorrento e Positano. Depois serao 4 noites em Roma, de onde voltamos para o Brasil com escala e uma noite em Lisboa. Sera tudo feito de carro, pois gostamos da liberdade de parar onde der vontade. Vi muitos comentarios sobre Siena ser uma base melhor na Toscana do que Florenca e gostaria de uma opiniao sua sobre esta duvida.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Osmar! Aqui quem responde é A Bóia. Siena é melhor posicionada para viagens de carro pela Toscana; Florença, mais conveniente para explorar de ônibus.

Cuidado com o maraturismo!

Osmar
OsmarPermalink

Obrigado Boia!

Vou reconsiderar a estadia em Florenca, entao. Estou acostumado com este tipo de viagem. Gostamos de explorar os lugares.
Obrigado pela dica!

Carol Andrade
Carol AndradePermalink

Pessoal,
alguém tem alguma dica de restaurante imperdivel ( se estiver dentro de uma vinicola ou tiver uma linda vista, melhor ainda!)na Umbria e/ou na Toscana?
Desde já, obrigada!!

Andre L.
Andre L.Permalink

Carol, é meio difícil indicar UM lugar específico, pois o que mais tem por ali são estabelecimentos desse tipo. O VnV traz alguns, o TripAdvisor tá cheio... uma indicação geral assim seria como perguntar por "uma pousada legal no litoral, com coqueiros e comida regional, entre MAceió e NAtal!"

Carol Andrade
Carol AndradePermalink

Ai André, nao acho nao, sempre tem algum lugar que nos impressiona numa viagem e a gente faz questao de indicar!
Eu mesma conheci um restaurante em Siena chamado Tre Cristi que sao especializados em peixes e frutos do mar que super indico para todos que visitam Siena...eles tem um menu degustacao imperdivel!!
Vamos lá, André, tenho certeza q vc tem algum lugar pra me indicar! kkkkk
Abs!

Miriam
MiriamPermalink

Olá Ricardo! Ja faz tempo que eu e meu marido consultamos seu site pra planejar nossas viagens e agora resolvemos interagir!
Estamos indo pra Italia-França no fim do mes. Chegamos em Milao no domingo (22), descemos de carro pra cinque terre, onde ficaremos ate quarta. Na sexta temos que estar em St Tropez, e estamos na duvida de onde ficar essas 2 noites no meio do caminho. Pensamos em Sanremo, ou algo por ali, mas nao sabemos bem o que tem pra fazer nessa região... O que vc recomenda?
Depois, ficamos ate segunda feira em St Tropez e na semana seguinte ficaremos na costa conhecendo as varias cidadezinhas por la. E tb ainda nao decidimos qual é a melhor cidade base p/ ficar... St paul de vence talvez? Gostaríamos de algum lugar não tão "urbano" como Nice...
Obrigada e Parabens pelo blog! Os viajantes agradecem!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Miriam! Aqui quem responde é A Bóia. Nice, Antibes ou St.-Paul-de-Vence são bons pontos intermediários, de onde se pode explorar a Côte d'Azur.

Miriam
MiriamPermalink

Obrigada! Resposta a jato!!
Algum hotel charmoso por la?
E sobre Sanremo? Vale a pena conhecer e ficar? Ou vc sugere algo diferente no caminho entre cinqueterre e a frança?
Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Miriam!
Aqui quem responde é A Bóia. Precisa ter sorte pra pegar o Ricardo Freire online respondendo.

Recentemente discutiu-se neste thread sobre hospedagem em Nice:
https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-a-z/comment-page-5/#comment-126262

Com apenas dois dias, vindo de Cinqueterre e indo para St Tropez, o mais sensato é explorar a região de Nice-Antibes-St.Paul, como disse o Comandante.

Flávio Moura
Flávio MouraPermalink

Onde vc vai ficar em Cinque Terre? Eu estou planejando passar 2 noites lá, em Setembro. Também estarei de carro.
Abs. Bom proveito!

Lane
LanePermalink

Caro Ricardo, (quase escrevi Riq mas achei que era muito íntimo para quem entra no perguntódromo pela primeira vez, apesar de lê-lo sempre...)
Estamos indo a Itália por 12 dias em junho começando com Veneza, Florença e estamos estudando essa sugestão de roteiro da aluna da Carla- Roma com certeza. Mas não encontrei em nenhum post algum louco que tenha feito o que queremos fazer que é ir a Suiça após Italia, já que é de Zurique que parte nosso avião. Li sobre os trens expressos como o Bernina, mas não estou certa qual o melhor trem a se tomar de Roma a Suiça se quero apreciar os Alpes na viagem. Vale a pena parar em alguma cidade carésima do caminho ou só fazer a viagem direto a Zurique e passear lá no roteiro de 24 hs sugerido no blog. Obrigada por esse e sempre, pela sua boa companhia nas nossas viagens.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lane! Qualquer trem diurno que você tomar entre Milão e Zurique oferecerá lindas vistas.

Querendo pegar um trem panorâmico, o mais indicado na sua rota é o Wilhelm Tell Express, que vai de Lugano a Lucerna e combina passagem pelas montanhas com travessia de lago.

http://www.wilhelmtellexpress.ch/index.cfm?fuseaction=sprachewechseln&parents_id=215

Você precisaria dormir em Lugano ou Locarno para pegar o trem de manhã cedo. Daí dá para pernoitar em Lucerna e pegar o vôo no dia seguinte em Zurique.

Lane
LanePermalink

Ricardo, obrigada pela dica da rota Wilhlemtell. Vi que ela funcionaria com um passe (eurail passe ou swiss pass) mais um complemento de 39 francos. Estou estudando.
Mas como nunca usei passes na Europa fiquei na duvida ainda: no caso de resolvermos ir direto de Milao a Zurique o passe italiano serve (que já comprei) ou teria que comprar um passe suíço ou um ticket unico?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lane! Aqui quem responde é A Bóia. O passe italiano não dá direito à Suíça; ele só te leva até a fronteira (você torraria um dia de viagem por uma viagem que é baratinha de Milão ao Ticino).

O Ricardo Freire não recomenda passes.

Lane
LanePermalink

Oi de novo, porque o Ricardo não recomenda passes? Comprei um saver de 6 dias na Italia por 260 dolares. Este não tem mais jeito mas quero saber para as próximas vezes. É custo? Custo extra com reserva? ou tem algum outro problema?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lane!
Trem na Itália é bastante em conta, os passes são desaconselhados. Há suplementos para os trens mais rápidos (entre 10 e 20 euros por trecho) e mais as reservas obrigatórias em todo trem que não for regional (10 euros o trecho).

Jorge Carvalho
Jorge CarvalhoPermalink

Gostaria de agradecer ao Ricardo e a Carla, pois, fui a Itália e fiz o roteiro que ele indicou para sua aluna. Foi simplesmente perfeito.

Gostaria de dizer que San Gimniano, Lucca e Assis são imperdíveis. Em Assis eu indico o restaurante Metastasio é um sonho, com uma vista maravilhosa para os campos da umbria.

Obrigado a todos.

Jorge

Cláudia
CláudiaPermalink

Oi Riq e tripulantes,
Desculpe-me a pergunta "boba" mas nunca andei de trem pela Europa. É possível descer em alguma parada (em Arezzo, estando a caminho de Assis, por exemplo) e depois pegar o outro trem usando o mesmo bilhete? Ou terei que comprar dois bilhetes? Outra coisa, O bate-volta que você sugeriu Pisa e San Gimignano no mesmo dia, é viável no inverno? Muito obrigada, Cláudia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cláudia!
Aqui quem responde é A Bóia.
Até há pouquinho era possível fazer essa parada usando trens regionais sem problema nenhum. Como os trens regionais (Regionali, que não sejam InterCity nem Eurostar) não requerem reserva de assento, bastava estar com um ticket válido para a rota.
Mas agora entrou um complicômetro: o André Lot nos informa que os bilhetes regionais têm validade de apenas 3 horas a partir da validação nas máquinas. Ou seja, você vai ter que comprar os bilhetes separadamente, mesmo.

https://www.viajenaviagem.com/2009/05/como-aproveitar-os-descontos-de-60-nos-trens-de-alta-velocidade-da-italia-dica-do-andre-lot/comment-page-1/#comment-133593

Quanto a Pisa e San Gimignano no mesmo dia no inverno, é possível sim! Clique nos links para ver os horários quando estiver na época.

Cláudia
CláudiaPermalink

Muito obrigada, A Bóia.

Wilian Delatorre
Wilian DelatorrePermalink

Excelente roteiro para 15 dias!
Fiquei na Itália 12 dias e foi bem parecido!

Célia Soares
Célia SoaresPermalink

Olá amigos orientadores, preciso de vcs!
Somos 3 pessoas, na faixa dos 65 anos, chegando a Nápoles vindo da Catânia. O pouso está previsto para as 9:30 e a nossa base, já reservada, é Sorrento onde poderemos chegar de trem ou não. Nossa estadia na Costa Amalfitana é de 11 a 14/06 (3 noites), depois seguiremos para Roma. Dúvidas: Fica mais fácil e mais rápido chegarmos a Sorrento de ferry bout ou de trem? Pretendemos passear em Nápole, Capri, e outras cidades da Costa. Vcs tem alguma sugestão? Detalhe, não vamos alugar carro pois queremos apreciar as lindas paisagens.
Agradeçemos antecipadamente,
Abração
Célia Soares

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Célia! Não há ferry boat de Nápoles para Sorrento. Existe um metró del mare. Mas o mais fácil é ir do aeroporto à estação central, e lá pegar o trem Circumvesuviana.

Leia o passo a passo da Costa Amalfitana aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Paulo
PauloPermalink

Olá pessoal.

Estou tentando fechar meu roteiro para a Itália já que embarco na próxima sexta, mas estou com dificuldades em hoteis. Assim, tive que mudar a rota umas 3 vezes já. Por enquanto está assim: Chego na Itália no sábado dia 28/05 em Veneza, fico lá 3 noites e no dia 31/05 vou até a região de Greve in Chianti onde fico hopedado até o dia 03/06. Aqui pretendo alugar um carro para rodar pelas redondezas (ainda estou na dúvida até onde pego o trem, mas provavelmente será de Veneza a Florença e lá alugo). Depois disso só sei que devo voltar no dia 07 de Florença, ou seja, tenho mais 4 noites para aproveitar. Minha primeira idéia era manter o carro alugado, ir até Cinqueterre no dia 03 ainda, mas passando para conhecer Lucca e Pisa.
Depois que li o blog, estou pensando em ficar pelo menos uma noite hospedado na região e voltar para Florença no dia 04 onde ficaria até minha partida. Também posso retornar para Florença só no dia 05 para aproveitar mais. Será que vocês pode me ajudar com esta parte final do roteiro? Quanto tempo eu precisaria para conhecer passando de carro por Lucca, Pisa e região? E uma última pergunta, minha esposa está grávida, portanto, não é indicado caminhar demais, mesmo assim vale a pena Cinqueterre?
Obrigado e desculpe pelo tamanho do post.
Paulo

Andre L.
Andre L.Permalink

Paulo,

Sugiro que vc vá até Bologna e passe um dia lá, e de lá já alugue um carro. Motivo: a cidade é bem tranquila para andar, e vale a pena vc ir para G de Chianti pelas montanhas, por qualquer das estradinhas que cruzam os apeninos além da auto-estrada.

Em relação às Cinqueterre, se sua esposa não pode caminhar muito, acho que não vale a pena. O mais legal de se fazer por lá é justamente cmainhar, e seja qual for o meio de transporte usado para chegar lá, vc tem de andar bastante. Acho que vc vai acabar não aproveitando com ela.

Bem pertinho das Cinqueterre, mas com acesso mais fácil e hoteis que ficam na orla e mais confortáveis para caminhadas leves são Levanto e Portovenere. Aliás, a estrada entre LA Spezia e Portovenere é muito bonita, com vários mirantes bem ao lado. Considere essas opções ao invés de alguma cidade clássica da Cinqueterre, para dormir uma noite.

Lucca e Pisa podem ser visitadas em um único dia, uma é quase um "subúrbio" da outra.

O motivo pelo qual vc tá com dificuldade de achar hoteis é que tem um feriado italiano no meio da sua viagem, o primeiro da "alta temporada".

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Eu ia mesmo sugerir Portovenere ao invés de Cinque Terre. Na verdade, eu entendo Portovenere como uma base mais tranquila pra Cinque Terre, mas ainda assim uma linda e simpática cidade praiana da Costa da Ligúria, com bons hotéis e tudo que os italianos mais gostam no verão: gelato, grifes, óculos de sol enormes e bronzeado. Eu viajei grávida para a Itália ano passado e desisti de Cinque Terre porque queria percorrer a pé a famosa Via Dell'Amore, um caminho lindo que liga Riomaggiore a Manarola e minha condição não me permitia naquele momento (6 meses de gestação). Então deixei para uma próxima oportunidade. Mas adorei Portovenere.

Dri
DriPermalink

Eu sinceramente não vi a menor graça em Lucca. Sendo bem sincera, detestei. Já Pisa eu amei, é uma cidade muito mais interessante e que possui bem mais atrações do que a famosa torre... Perto de G. em Chianti, não deixe de passar em Castelina. Uma das mais belas cidadelas que conheci!

Cristina
CristinaPermalink

Dri, posso discordar wink ? Adorei Lucca. Sou suspeita, fiquei 4 dias em Pisa, como base para Florença e arredores, na casa de amigos.

Vagner
VagnerPermalink

Paulo, eu tb fui com minha esposa grávida de 6 meses. Minha sugestão é que, na saída de Veneza, se vc for para Florença apenas para alugar um carro, escolha uma locadora já na saída da cidade ou alugue em outro lugar, para não se perder pelas ruelas de Florença, onde o tráfego é restrito. A região de Chianti é ótima para andar de carro, mas se sua esposa não for fã de curvas...
Eu fiz o seguinte: após rodar por Chianti, fui para Florença onde devolvi o carro. Fiquei lá alguns dias e fui de trem para CinqueTerre, parando rapidinho em Pisa para um "check" na torre. CinqueTerre é bonito demais. A Via Dell´amore dá para ser percorrida por grávidas tranquilo e é muito bonita. As demais cidades podem ser alcançadas por trem e com uma caminhada devagar vcs aproveitarão bastante. Monterosso al mare é muito bonita. Eu concordo com a Dri: não achei Lucca nada demais, comparada com outras cidades que vc deverá conhecer.

Vagner
VagnerPermalink

Só um detalhe: me hospedei na região de Chianti na Badia a Coltibuono, por indicação do Riq. Sugiro que vá, ao menos, no restaurante, para uma ótima refeição.

Paulo
PauloPermalink

Pessoal, muito obrigado pelas informações. Fico feliz em saber que outras pessoas também fizeram essa viagem estando grávidas, estava muito preocupado se não estava fazendo alguma loucura em viajar com minha esposa com quase 6 meses de gravidez.

André,

então está aí o motivo. Pesquisei muito hoteis em toda a região de Cinque Terre e não consegui nada. Acabei reservando hotéis da seguinte forma:
28/05 a 31/05 em Veneza
31/05 a 03/06 em Gaiole In Chianti
03/06 a 07/06 em Florença

Agora me resta decidir os passeios a partir das bases.
Quanto ao trem, a estrada de Bologna a Gaiole é tranqüila? Se for, acho que seria uma boa opção, e devolveria o carro em Florença na volta.
Provavelmente vou fazer estes passeios para Cinque Terre e região, Lucca e Pisa, em bate voltas a partir de Florença, mas vou deixar para decidir lá, porque vai depender do estágio de cansaço que minha esposa e meu pai estarão.
Nào é preciso comprar passagens de trem antecipados para estes trajetos mais curtos, certo?

Um abraço a todos e obrigado pelas informações.

Lu
LuPermalink

Oi, Paulo,

Como vc pode ver, cada um tem uma opinião. Eu, ao contrário da Dri e do Vagner, gostei bastante de Lucca, por ser uma cidade que tem monumentos "no meio do caminho", é uma cidade murada, mas tem um comércio ótimo e bons restaurantes, cheio de gente e mto animada. P/quem, como eu, estava vindo de 1 semana em cidadezinhas pequenas e/ou mto turísticas, achei Lucca ideal p/aquele momento. Fiquei 1 dia inteiro.

Já, Cinqueterre foi uma grande decepção. Esperava mto mais! A natureza é bonita, mas o lugar em si ñ me encantou. Mto cheia, apesar de ser início de abril, a via dell'Amore tb cheia. Enfim, achei sem charme nenhum. O que salvou o dia foi a volta de Monterosso de barco, pelo visual. Achei mto mais bonito do mar do que da terra.

Qto à Toscana, se vc nunca foi a Florença, sem dúvida, vale ficar aí os dias restantes. Mas, se vc já esteve lá e procura um lugar pequeno e um pouco menos turístico, sugiro Pienza, no Val d'Orcia, ai sul do Chianti. Fiquei lá no Piccolo Hotel del Valle, fazendo passeios pela redondeza. O lugar é sossegado, pequenino, murado, antigo e c/bons restaurantes. Talvez fosse interessante p/a sua mulher, uma vez que como é pequena e plana, dá p/ver tudo a pé.

Boa sorte nas suas escolhas. e aproveitem bem a viagem!

Andre L.
Andre L.Permalink

Paulo, dá pra ir pela auto-estrada, cheia de túneis e um tapete, ou então pelas montanhas. Não existem buracos, lombadas, mas, particularmente na estada cênica/panorâmica que corta os Apeninos (linda), evite dirigir à noite pq fica um pouco tenso, e com neblina pq não dá pra aproveitar a paisagem.

NÃO deixe de ir a Bologna, está no seu roteiro, é uma das cidades mais injustiçadas da Itália pelo patrimÔnio cultural, culinário, artístico e arquitetônico que tem.

Tomate Confit
Tomate ConfitPermalink

Paulo,
Na Toscana, vale muito a pena conhecer San Gimignano, uma pequena vila medieval muito linda(www.sangimignano.com). E penso que Siena talvez seja mais interessante que Lucca. Sobre o trânsito em Florença, como em qualquer cidade grande, é caótico, não adianta estressar... As distâncias entre as cidades não são muito grandes, mas tem que tomar cuidado para não passar uma boa parte da viagem dentro do carro.
Se gostar e tiver tempo, pesquise um pouco sobre a gastronomia local. Em Firenze, um amigo italiano nos deu a dica do pappardelle al cinghiale, uma delícia!

Lena
LenaPermalink

Paulo, você vai ficar 3 dias em G.Chianti e passear pela região, certo? Depois 4 dias em Florença. Também acho que durante este período deveria considerar os bate-volta a Siena e San Gimigniano. São lindos!

Para ir a Cinque Terre vocês deveriam tentar se hospedar em alguma cidade vizinha. Ir passar o dia e voltar para Florença é cansativo. Não recomendo hospedagem nas Terre, a não ser Monterosso que é maiorzinha, mas também deve ter preços bem altos. Quando fui, fiquei em Sestri Levante no hotel Due Mari ( www.duemarihotel.it ). Gostei muito e recomendo. Tente um email direto para o hotel. Aliás, para todos os hotéis da região. Eles respondem rápido.

Sestri Levante fica depois de Cinque Terre se você chegar pela Toscana (Riomaggiore). Ou seja, é uma localização boa para quem pretende ir ainda a Portofino ou Gênova, por exemplo.

Já Portovenere que a Paula e o André mencionaram, fica antes das Terre. Do outro lado da baía tem uma cidadezinha que dizem que é linda, chama-se Lerice. Eu procurei hospedagem lá antes de ir, mas já não tinha lugar. Por isso escolhi Sestri. Dá uma olhada no que o NYTimes fala: http://travel.nytimes.com/2010/06/20/travel/20next.html

Você pode enviar email direto para os hotéis que eles respondem rápido. Eu tentei além de Lerice e Sestri, Santa Marguerita Ligure, Levanto e Rapallo.

Samanta
SamantaPermalink

Gente, vou pegar carona na pergunta do Paulo:
Também vou a Italia, mas em outubro e gostaria muito da opinião de vcs sobre nosso roteiro, lembrando que estaremos entre outono e inverno europeu.
Chegamos por Milão no dia 13/10, por volta das 11h (ja compramos os vôos de ida e volta do Brasil) elá ficamos até o dia seguinte.
14 e 15/10 Florença, 16 Cinque Terre (base em Florença), 17 Pisa e Luca (base de Florença),18 Siena e San Gimignano, 19 Chianti (base em Florença; pretendemos ir até Chianti de bike. Alguém ja fez esse passeio por lá?) 20/10 Assis ( no caminho de Florença pra Roma) 21 à 23 Roma, 24 Napoles e Pompéia (deixaremos as malas na estação de Napóles - é perigoso?), 25 e 26 Costa Amalfitana, 27 Partiremos de Napoles, de easyjet, para Verona e iremos direto pra Veneza onde ficaremos até 28; 29 e 30 Verona, 31 Milão e 01/11 volta p/ o Brasil, passando 12h em Madri (conexão).
As perguntas: alguém tiraria ou acrescentaria alguma cidade ou região ao nosso roteiro? Não alugaremos carro, faremos os trajetos de trem e avião ( Napoles-Verona); é muito ruim? Quem ja foi em Outubro pra lá? É muito frio? Chove muito? A partir de quando devo reservar os hotéis?
Gente, please, me ajudem! Essa viagem é o grande sonho de minha vida!
Obrigada!

Lena
LenaPermalink

Samanta,

eu acho meio corrido o seu roteiro, mas é questão de gosto. Tirei um dia para SIena e um para San Gimignano. Bate-volta de Florença para Cinque Terre também acho puxado. Mas é questão de gosto e disposição....

Quanto ao clima, fui á Toscana uma vez exatamente nesta época, 13 de outubro e chovia muito na Itália. Veneza e a região do lago Maggiore estavam alagados, o que me fez mudar os planos e chegar antes em Florença. Estava friozinho (não muito) e tive tanto dias lindos de sol, quanto chuvosos. No ano passado fui para Cinque Terre também em outubro (primeira semana) e estava bem nublado, chovendo um pouco, mas não frio. A semana anterior tinha sido lindíssima. Como aqui, é meio imprevisível. Fim de verão tem dessas coisas, né? wink

Lu
LuPermalink

Samanta,

Sugiro substituir Assis por Perugia, a ñ ser que vc tenha um desejo especial de ir a Assis. Perugia é um encanto, ao passo que Assis é super turística, gente vendendo santinhos em tudo que é lugar, inclusive dentro da basílica, que aliás, é mto feia.

Qto a ir de Florença ao Chinati de bike, creio ser um pouco longo, dependendo do seu hábito de pedalar, levando em conta que para sair de Florença, que é uma cidade gde, é sempre meio complicado.

P/fazer Cinqueterre como um bate e volta de Florença é meio corrido. Sugiro sair bem cedo.

Se vc gosta de pedalar, sugiro ir de Positano a Ravello. É mais curto que Florença/Chianti, mto bonito, mas tem uma subida forte.

Boa sorte nas decisões!

Lu
LuPermalink

Samanta,
Esqueci de comentar que, se vc vai à costa Amalfitana, ñ perca tempo indo a Cinqueterre. São propostas parecidas, sendo Positano mto mais legal que Cinqueterre, na minha opinião.

Andre L.
Andre L.Permalink

Ao inves de Assisi, outra opção é Gubbio, logo ali do lado (coisa de 15km de distância).

Flávio Moura
Flávio MouraPermalink

"27 Partiremos de Napoles, de easyjet, para Verona e iremos direto pra Veneza onde ficaremos até 28; 29 e 30 Verona... 31 Milão "

Legal seu roteiro... corrido, ne?
Acho que se vc vem de Napoles e posa em Verona, deveria ficar suas duas noites lá, antes de ir pra Veneza, pois vai ser bastante cansativo. Depois sim, iria a VEneza e de lá, o trem pra Milao. Ate pq se ficar em Verona Primeiro, pode sair bem cedo pra Veneza e aproveitar mais, chegando ao hotel antes do meio-dia... parabéns e bom proveito

Carol
CarolPermalink

Com relação a Pisa/Lucca cada um tem uma opinião, eu particularmente amei Lucca e achei Pisa mto sem graça. Lucca é uma cidade medieval diferente das demais pq é colorida, cheia de verde... A cidade é murada e em cima do muro tem tipo um parque então vc passeia em cima do muro (pode ser de bicicleta, charrete) e observa a cidade inteira de cima.
Samanta, eu tiraria Cinqueterre e Assis do seu roteiro. De Florença iria direto para Roma e de Roma direto para a Costa. Assim aumentava o tempo na Costa Amalfitana para ir ao menos 1 para Capri que é imperdível! O passeio de Pompéia da para fazer pela Costa Amalfitana como um bate volta.

Samanta
SamantaPermalink

Nossa, não achei que fosse receber tantas respostas! Lena,Lu, Flavio, Andre e Carol: muito obrigada! Vou pensar bem em todas as dicas e dar uma mudada no roteiro.
Bjos,
Samanta

Andréa
AndréaPermalink

Gente, impossível desligar esse computador..
Todos os comentários me interessam!
Ano passado, em julho, fui a Paris e Florença, tendo preparado uma "super apostila" baseada neste blog.
Deu tudo certo e, mais uma vez, passo meus finais de semana "estudando"meu próximo roteiro.
Viajo em família, marido e dois filhos menores.
Gosto da ideia de passeios "bate-volta", pois ficar trocando de hotel com crianças é bem cansativo.
Desta vez, gostaria de conhecer a Costa Amalfitana, mas sem aluguel de carro. Vcs acham viável? Seria possível fazer, em 15 dias, sem carro, os dois roteiros e sobrar alguma coisinha para voltar a Paris?
Obrigada, desde já.

Andréa
AndréaPermalink

Esqueci de mencionar que não conheci Roma ... seria um crime?
Era a "ela" que me referia quando falei de "dois" roteiros.
Grata.

Fabiana
FabianaPermalink

Adoro as dicas daqui!! Estou pretendendo ir à Italia agora em julho (final), que, apesar de ser uma epoca em que tudo eh caro e lotado de turistas, infelizmente eh a unica em q posso viajar. Vou com marido, uma filha adolescente e uma de 2 anos. Moramos em Lyon, França, e pensamos em ir de carro. Entrariamos na Italia por Turim e Milao. Temos 13 dias e gostaria muito de chegar ate Roma, passando por Veneza e Florença. E, quem sabe fazer um outro roteiro para a volta, subindo pela costa. Alguem tem uma sugestao de roteiro?

Paula
PaulaPermalink

Me caso em novembro e estamos tentando planejar a lua-de-mel. Temos 14 dias, e o roteiro Roma-Florença-Veneza nos parece muito bom, mas estamos um pouco preocupada com as temperaturas, que nessa época do ano já estão mais baixas e as chuvas mais frequentes... voces acham que dá pra curtir bem a viagem, ou seria melhor deixar essa pra uma primavera e curtir a lua-de-mel em outro destino (sugestões???)?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! O pior do frio na Europa acontece entre dezembro e março. Não recomendamos a Europa em outubro e novembro para lugares que dependam de calor para serem apreciados. Não é o caso de Veneza, Florença ou Roma. Caso você sonhe com uma lua de mel com temperaturas amenas, nesta época do ano vai encontrar no Hemisfério Sul.

val
valPermalink

acho que dá pra aproveitar, sim...principalmente se é a primeira vontade de vcs.

Paula
PaulaPermalink

Pois é... sou friorenta, mas nada que um bom casaco, abraço do novo marido e um vinhozinho não resolvam! Obrigada!

Gabriela
GabrielaPermalink

Paula,

Eu fui pra Roma, Veneza e Paris exatamente em novembro... vou te dizer que pegamos bastante frio em Paris (daqueles de usar muitos casacos, mas dá para visitar tudo)... em Roma já era bem menos frio (dava até para ficar sem casaco), e Veneza estava frio, mas deu para conhecer tudo, não pegamos chuvas e algumas blusas com um sobretudo e cachecol resolvem o problema do frio!

Tati Akamine
Tati AkaminePermalink

Eu acho até melhor ir para Veneza no inverno. Falam que no verão não tem um cheiro muito agradável por lá... como fui no inverno, não senti mau cheiro nenhum smile
Se der sorte, ainda consegue ver Veneza com neve, o que é raro!

Andre L.
Andre L.Permalink

Paula, novembro não é mês particularmente chuvoso em Roma ou ao norte. Só em Napoli, Campobasso, e em toda a costiera tirrenica ao sul dali é que chove mais nessa época, mas isso não é próximo das cidades que vc vai visitar.

A vantagem de Venezia nessa época é que as multidões do verão já acabaram. Em Roma, não faz muito frio. Só fique atenta ao horário de fechamento mais cedo de algumas atrações por pouca extensão das horas de sol.

Claudio Motta
Claudio MottaPermalink

Paula,

O maior problema de venza nesta época não é o frio em si, mas a probabilidade da famosa Acqua Alta em que algumas partes da cidade ficam alagadas. Isso ocorre mais frequentemente entre outubro e abril com pico em novembro e dezembro.

Abraço.

Patsy
PatsyPermalink

Trips,
Alguém tem alguma dica de hotel em Veneza?
Estou pesquisando, pesquisando, e acho que vou ter que colocar a mão no bolso, só encontro hotel muito caro sad

Estou disposta a pagar até 200euros, mas em setembro, hum, esta difícil... ajuda, por favor, se conhecem algum me avisem, estou no booking quase todos os dias, vendo direto no site dos hoteis, o unico que me respondeu foi o Rialto, e gostei pela internet, mas nenhum outro empolgou.

Se puderem ajudar eu agradeço muito!!! bjks da Patsy sumidinha, mas lendo tudo da Itália por aqui.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Patsy! Você já deu uma olhadinha nos hotéis indicados neste post? https://www.viajenaviagem.com/2010/07/hotel-em-veneza-compartilhe-sua-experiencia/

Luisa
LuisaPermalink

Oi Patsy,
Quando em setembro vc pensa de ir a Veneza? Pq no inicio de setembro a cidade està realmente cheia: tem a Biennale de Venezia que jà deixa a cidade mais cheia que o normal e, pra complicar, a mosta de cinema è bem no final de agosto / inicio de setembro). Alem disso, no inicio de setembro acontece tb a Regata Storica (gondolas enfeitadas que apostam corrida no Grand Canale - e que nenhum italiano leia essa minha definiçao!smile ).
Quer dizer, os hoteis que jà sao caros, ficaram impagaveis nesse periodo e se vc conseguir achar algum com disponibilidade jà vai estar no lucro... Eu reservei um hotel para essa epoca em março e jà estava complicado...

Patsy
PatsyPermalink

Bóia, obrigada.
Estou há dias vasculhando tudo aqui, e não tinha chegado nesse post ainda, já li tudo de Roma, Florença, mas Veneza vou ler agora e responder por lá. smile

Silvia
SilviaPermalink

Paula, acho que a questao mais importante eh: vcs gostam de frio? Porque se vcs gostarem, vao tirar de letra. Agora, se curtirem calor, o frio pode tirar um pouco da graca da viagem.
O mais importante eh vcs aproveitarem a viagem unica que eh a lua de mel, por mais que no futuro facam outras viagens romanticas, ate mais elaboradas, a lua de mel sera sempre especial. Assim, viaje para um lugar que, para vcs, tenha cara de lua de mel!
Um beijo

Carol
CarolPermalink

Bom dia,
estava programando ficar 10 noites entre Roma(4 noites) e Toscana (6 noites em Siena) no fim de setembro, mas pensei em aumentar a "dose" e ficar 16 noites...
O problema é que teria que ser entre 16-12-11 a 1-01-12.
Vale a pena ir nessa epoca do ano a Milao(2 noites)-parma-bolonha(1 noite)-florença(3 noites)-siena de base(6 noites)-roma(4 noites)?
Ou devo manter um roteiro menor, na epoca mais quente, entre final de setembro e começo de outubro?
Agradeço qualquer dica!
Bj, Carol

Andre L.
Andre L.Permalink

Carol,

Seu programa pode ser feito em qualquer época do ano - só a exploração da Toscana com base em Siena fica meio prejudicada no alto inverno. Todavia, vc vai encontrar várias atrações fechadas na semana entre NAtal e Ano Novo, embora em (bem) menor escala do que no Brasil. E as horas de sol são bem mais reduzidas. Por outro lado, vc teria 16 dias.

EU (grifo) iria em dezembro, mas sem adicionar esse tanto de cidades. Ficaria 16 noites divididas entre Roma (6), Firenze (4), Bologna (2) e Milano (3), deixando Siena e cidades menores para uma outra viagem. Viagem em ritmo slow, própria para o inverno, em cidades com muitas opções indoor caso o tempo esteja ruim.

Tatiana
TatianaPermalink

Oi, pessoal! É a primeira vez que entro no site para fazer uma pergunta, mas sempre acompanho os posts e as discussões. Estou sonhando com uma viagem à Itália em janeiro de 2012 (inverno, eu sei, mas com filha em idade escolar...) Adorei o roteiro montado para a Carla, pretendo seguir à risca, aumentando um pouco as estadias em Roma e Florença pois a ideia é ficarmos 3 semanas. Minha dúvida é: vocês acham que uma criança de 9 anos vai curtir essa viagem? Não vai ficar muito cansativo e chato? O que vcs acham? Obrigada desde já!!!

val
valPermalink

Ninguém melhor do que vc pra conhecer o jeitão da sua filha...é difícil opinar. Tente encaixar programas mais lights...só museu é muito cansativo.( pra qquer um..)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! Só complementando o comentário da Val - não deixe de ler esse outro post e veja como os nossos tripulantes "vendem" as viagens a seus filhos:
https://www.viajenaviagem.com/2011/02/como-voce-vende-a-viagem-para-seu-filho/

Tatiana
TatianaPermalink

Adorei as ideias para "vender" a viagem às crianças! Obrigada pelas dicas!

Andre L.
Andre L.Permalink

Olha, sem querer em momento algum ser mal-educado ou algo assim, acho que esse programa fica muito puxado para criança e vc corre o risco de traumatizá-la com um museu = fila, coisa chata de se fazer.

Crianças em geral se dão melhor em museus com coisas interessantes do que museus de arte. A Itália também tem atrações como parque de diversões e parques temáticos, que podem dar um toque na viagem.

Tomate Confit
Tomate ConfitPermalink

Carol,
dá uma olhada no blog da Rachel Verano, Viajar bem e Barato. Ela fez um post listando os Top 10 da região da Toscana. Ela começa falando sobre San Gimignano, uma cidade medieval linda. Fui em setembro e o tempo estava super agradável (mas nessa época não vi os campos de girassóis tão comuns em filmes sobre a Toscana). Se vc não tem problemas com lugar bucólico, vale a pena passar duas noites em uma cidade menor, como San Gimignano, para conhecê-la longe do burburinho de turistas que lotam essas cidadezinhas durante o dia. É outra coisa, uma experiência única. Mas nem um pouco agitada, portanto é preciso avaliar qual sua intenção. Das outras cidades que a Rachel cita no post, eu amei também Montalcino e Siena (esta já é maior e mais movimentada). Este é o endereço do blog da Rachel http://viajeaqui.abril.com.br/blog/viajar-bem-barato/ Boa sorte, e boa viagem!
Abraços,
Soraya.

fred
fredPermalink

Riq e pessoal,
Eu e minha esposa estamos indo pela primeira vez à Itália no próximo mês de setembro. Serão 13 noites e já tiramos os bilhetes aéreos chegando por Veneza e retornando de Roma ao Brasil. Agora estamos montando o giro. Pensamos em dividir assim: 3 noites em Veneza, 6 na Toscana e 4 em Roma. Na Toscana pensamos inicialmente em fazer base somente em Florença, de onde iríamos de carro às principais cidades e também às regiões vinícolas de Chianti e Montalcino. Porém, vimos aqui que para as cidades maiores, o melhor é usar o trem a partir de Florença, enquanto Siena é melhor base para sair de carro. Nossas dúvidas: Vale a pena dividir as 6 noites da Toscana em duas bases? Alugamos carro para todo o período da Toscana ou apenas para os dias das regiões rurais? Qual a melhor opção para os trajetos Veneza/Toscana e Toscana/Roma?

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Fred, fiz o trajeto Veneza-Toscana de carro, passando por Maranelo, pro maridón conhecer o Museu Ferrari. Vale muito a pena, e vira um pit-stop no meio do caminho.

Acho o carro essencial na Toscana - exceto em Florença, que é só dor de cabeça. Não ficamos na cidade, e nos dois dias em que lá estivemos estacionar o carro foi uma luta. Mesmo vale pra Roma, então se não tiver nenhuma parada especial entre a Toscana e Roma, sugiro entregar o carro pela Toscana e seguir pra Roma de trem.

Em Montalcino, recomendo ir à La Fortezza, é fácil de achar, uma enoteca dentro da fortaleza da cidade. Lá vc pode pagar por lotes de degustação de Brunellos, o que vai ajudar na escolha dos vinhos, claro! Não sei se é praxe, mas como compramos uma caixa, não nos cobraram a degustação.

Vale conhecer San Giminiano, é perto...

Luciana Betenson
Luciana BetensonPermalink

Fred, acho que não é necessário dividir os seis dias na Toscana em duas bases não. E vale muito a pena fazer tudo de carro com um bom GPS. As distâncias talvez um pouco maiores dos lugares a serem visitados compensam pelo fato de vocês não perderem tempo com check-in, check-out, mala, etc. Acho imperdível na Toscana: Siena, Firenze e San Gemignano. Isto já preenche facilmente seus seis dias! Mas se quiser mais, algumas cidades interessantes são: Pisa, Lucca, Volterra, Pienza, Montepulciano, Montalcino, Arezzo, Cortona. Se quiser ir a alguma vinícola, sugiro o Castelo di Banfi perto de Montalcino. Acabei de voltar de lá e estou fazendo uma série de posts a respeito. Hoje falo sobre as pequenas cidades, semana que vem falo das maiores. Se interessar, visite meu blog. Boa viagem pra vocês!

Sérgio
SérgioPermalink

Fred,
Fiz exatamente a sua viagem agora, na segunda quinzena de maio. Fiz Roma/Siena de trem, dormi 4 noites em Siena, alugando carro no segundo dia, para três passeios de carro. Escolhi: 1. Monteriggioni/San Giminiano, 2. Chianti pela estrada 222, a "Chiantiggiana" e 3. Montalcino,Pienza, Montepulciano. Funcionou bem, curti bastante as noites em Siena após os passeios de carro. Siena/Firenze de trem (dormi 2 noites em Firenze). Em Firenze, achei que faltou mais um dia. Depois, Firenze/Veneza de trem, três noites em Veneza. Achei que o roteiro ficou quase perfeito. Só lamento o dia que faltou em Firenze ! O ideal teriam sido 14 noites na Itália !, mas eu não podia. Respondendo suas perguntas: 1. Sim , creio que vale a pena dividir as 6 noites toscanas em duas bases, 2. Acho melhor alugar carro só para as regiões "interioranas". carro em Firenze e Siena, na minha opinião, só atrapalha. 3. Creio que o trem é a melhor opção para Veneza/Toscana e Toscana/Roma. Paguei 162 euros por todos os trajetos descritos, para 2 pessoas.

Lu
LuPermalink

Oi, Fred,
Fiz base (5 noites) em Pienza, uma minúscula cidade murada, próxima a Montalcino, no Val d'Orcia. Adorei pq ñ tinha a muvuca das cidades mais badaladas e à noite, tem bons restaurantes (e baratos). Ficamos no Piccolo Hotel del Valle. Estou correndo agora, mas depois eu volto p/dar uma olhada. Concordo inteiramente c/a Adri que Florença e Roma são sem carro e sem fazer base, pois entrar e sair é complicado. No mais, de Pineza, dá p/fazer bate-e-volta p/qq lugar na Toscana pelas estradas vicinais (acho que setembro já ñ tem tanto trânsito).