Livro de placa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Li outro dia na Rosana Hermann sobre um livro que deve ser bacanérrimo: O Brasil das Placas, de José Eduardo Camargo e L. Soares.

O querido Zé Edu é o editor do Guia 4 Rodas e vizinho de blog no portal ViajeAqui. Ele juntou fotos de placas que tirou em sete anos de viagem pelo Brasil, e chamou o repentista cearense L. Soares para fazer as legendas em estilo de cordel.

(Ha ha: fui googlar L. Soares e descobri no Correio Braziliense que a figura em questão é apenas um pseudônimo do não menos bacana André Fontenelle, que já editou guias meus na V&T e hoje está na Veja. Descobri também que a notícia é velha e que eu já deveria ter dado em janeiro!!!)

O hotsite tem uma galeria em que você pode publicar suas fotos curiosas de placas que tenha tirado Brasil afora.

Eu aproveito para publicar aqui uma que o papai-a-qualquer-momento Jorge Bernardes me mandou já há algum tempinho. É de Mucugê, na Chapada Diamantina.

placajorge350.jpg

O mais divertido é que se trata de uma placa com assinatura.

: )

12 comentários

Goitacá
GoitacáPermalinkResponder

Gostei do fuca véio com a placa "Não vende-se", hahaha.

GiraMundo com Jorge Bernardes

Coitado do Amarildo, eu nem consegui comprar nada dali para ajudá-lo.

Dani
DaniPermalinkResponder

Oi Riq,

Tenho uma placa da pedra que é demais... dá pra te enviar a foto?? Eu não sei como faço...

Ricardo Freire

Dani: xongas arroba gmail ponto com.

Jeferson Jess
Jeferson JessPermalinkResponder

Hehe.. seu Amarildo é figura folclórica de Xique-Xique do Igatu. Quando fui à Chapada, descobri ele em casa, deitado no sofá vendo o programa da Xuxa na TV. Acabei comprando dois chocolates, só pra fazer uma média...
Abraços!

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Sensacional!!!

Zé Edu
Zé EduPermalinkResponder

Riq, a notícia não é velha de modo algum! A noite de autógrafos rola dia 24 de abril, na Fnac Pinheiros. O mais engraçado: esta placa do Amarildo está no livro. Ele é um figura, faz guia (manuscritos!) de Igatu. No Guia Brasil 2007 há um perfilzinho dele, na pág. 352.

Valeu pelo post. Um abração!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Eu entrei lá no site. Adorei! Tem um lugar lá que você pode enviar fotos.
Eu mandei uma de Floripa. Quer ver, Riq? Mandei pro seu e-mail.

GiraMundo com Jorge Bernardes

Olha aí Ricardo. Agora eu entendi porque o Amarildo assina a placa. Ele é uma celebridade da Chapada. Valeu por colocar a foto aqui, até avisei meus amigos para passarem aqui só para olhar. Mais um momento Tommy.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Se for quem eu estou pensando, ele é uma figura!
Nós entramos para conhecê-lo e acabamos ficando um tempão ouvindo as estórias dele, acabei comprando um dos 'guias'. Aliás, adorei Igatu, que gente bacana tem por lá...e a cidade é fofíssima! Me lembro que, no último dia lá, reunimos o nosso grupo de 6, mais uma outra menina que estava na pousada e o nosso guia (Van, da Venturas, figura bacaníssima), compramos uns licores locais e fomos para o único boteco na praça principal de Igatu, ouvir música e dançar. Juntou a cidade inteira do lado de fora querendo ver os 'forasteiros' esquisitos se divertindo...noite memorável smile

Jota
JotaPermalinkResponder

Olá Ricardo,

O Catan do Canto das Águas comentou de sua passagem pela Chapada, mas confesso que só hoje naveguei pelo seu Blog que é senssacional. Em relação ao Amarildo, ele é realmente uma peça única e fã número um de Xuxa e do Roberto Carlos (Tá bom vai... em relação ao Robertão pode ser um exagero, mas quanto a Xuxa garanto que não é!). Conforme indicado pelo Jeferson e pela Emília, destaco e corrijo a informação de que a placa seja em Mucugê. Está em Xique- Xique do Igatu que pertence ao município de Andaraí na Chapada.
Abs

Ricardo Freire

Jota, a minha passagem pela Chapada foi tão ridiculamente curta que nem contou (e dos três dias, passei dois trancado no quarto acabando uma matéria atrasada pra revista). Ainda preciso ir de verdade para configurar uma passagem de fato smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar