A Sylvia me mandou um e-mail com o trabalho dos mais novos repórteres de campo do Freire's: os pais da Sylvia.
Além de atualizarem as nossas dicas para o litoral, os pais da Sylvia provam os 80 podem mesmo ser a melhor idade
O post Litoral Norte Paulista pros pais da Sylvia e os comentários dos tripulantes viabilizaram uma viagem espetacular de 15 dias entre São Paulo, Campos do Jordão, Ilhabela, Paraty, Camburi e Juqueí. A idade do “casal faceiro" (mais de 80 anos) gerou uma certa apreensão entre os amigos da tripulação em função das estradas e do movimento no feriado de Páscoa.
A solução encontrada foi passar a primeira semana em Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil. Altitude média: 1.700 m. Reservas feitas no hotel Villa D’Biagy, no Capivari, (o ap. 24 é a melhor acomodação); serviço correto, atencioso e excelente localização. A diária inclui um delicioso chá da tarde alem do café da manhã. Uma outra opção de hospedagem que chamou atenção, pela beleza extraordinária da paisagem, é o Flat Hotel Quatre Saisons no Alto do Capivari. Passeios: Alto da Boa Vista (Museu Letícia Leiner e Palácio), Morro do Elefante (teleférico), Ducha de Prata, Pico do Itapeva, Alto do Capivari , Santo Antônio do Pinhal ( aqui tem um restaurante lindo e bem servido: é o Pinha Pinhão, no Jardim dos Pinhais Eco Parque).
A aventura dessa primeira semana foi uma escalada da Pedra do Bauzinho, no caminho para São Bento do Sapucaí.
A saída de Campos do Jordão, na segunda-feira após o domingo de Páscoa, foi tranqüila, e a chegada em Ilhabela, no meio da tarde, sem transtornos com a balsa. Nenhuma hospedagem neste trecho foi reservada para proporcionar liberdade de escolha, tanto quanto ao local como ao número de noites . Em Ilhabela a hospedagem foi no Real Villabela Hotel, com primoroso atendimento, e localizado num lindo e bem cuidado jardim. A surpresa ficou por conta da descoberta da pousada Solar do Singuita, no sul da Ilha. Um novo site está em construção, já que o atual não faz jus ao charme e à qualidade do mobiliário e dos objetos. As suítes são especialmente recomendadas para quem deseja fazer uma extravagância. Bem próximo fica o restaurante All Mirante, debruçado num penhasco. É uma opção interessante e tem uma belíssima vista da ilha. Ideal para contemplar o pôr-do-sol.
A Paraty das ruas de pedra e dos bouganvilles foi apresentada num lindo dia de sol . O hotel escolhida foi o Coxixo (apartamento ou suíte no segundo andar) que, por orientação da proprietária, a atriz Maria Della Costa, pratica uma tarifa reduzida, em relação aos concorrentes. Segundo a administração da pousada, na maior parte do ano, o tarifário é a metade do praticado na região para permitir que todos possam conhecer a cidade.
As ruas de Paraty estão em obras. Os postes de luz estão sendo retirados da rua e substituídos por cabos subterrâneos, para que a cidade possa receber o título de Patrimônio da Humanidade. Um passeio de escuna pelas praias e ilhas, num lindo dia de sol, e uma aventura pela estrada (?)/trilha de terra até as praias de Trindade e Caxadaço.
No o caminho de volta, em Camburi a recomendada e aconchegante Pousada Canto do Camburi, que passou por reformas recentes, tinha somente um apartamento disponível já na sexta-feira pela manhã (recomendamos os do segundo andar). Acho importante fazer uma observação quanto às pousadas do Litoral Norte: numa mesma pousada o tamanho conforto e charme das instalações é muito variável , razão pela qual uns elogiam mais e outros menos. É importante, ao recomendar uma pousada, indicar o tipo e o número do apartamento.
Muito charmoso e bem atendido, é o Restaurante Manacá. A última noite no litoral foi em Juqueí no Beach Hotel (novíssimo e – para hotel de praia - nota máxima em acomodações, serviço, atenção, simpatia e conservação). Até o final do ano deverá estar pronta uma nova ala. Uma outra boa opção de hospedagem são os apartamentos superiores, com vista para o mar, da Pousada Alcatrazes. Próximo fica o Restaurante Chapéu de Sol, de frente para o mar, com a sua famosa moqueca de peixe. Passeios: A imperdível Barra do Saí e a Barra do Una.
O gran-finale foi a hospedagem no aeroporto de Guarulhos na noite anterior ao vôo de volta para casa: um upgrade em comemoração ao aniversário de casamento (54 anos) da dupla gaúcha.
Ao Ricardo e a todos os amigos VnV o nosso carinho e gratidão!
Nós é que agradecemos as dicas, Sylvia e pais da Sylvia!
59 comentários