Suíça pro André

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O André vai a Paris, à Suíça e à Itália em lua-de-mel; as partes francesa e italiana da viagem parece que estão resolvidas, mas ele não consegue achar as informações que precisa sobre a Suíça.

Eu te entendo, André. Também não estive na Suíça (quer dizer: só rapidinho, há 20 anos, mochilando, dois dias chatíssimos em Zurique, não dá nem pra contar). Há algum tempinho atrás, quando me propus a estudar o assunto, também fiquei perdido.

Por tudo o que eu li, se você só fizer uma parada na Suíça, que seja em Berna, que é tida como uma das mais preservadas cidades medievais da Europa. Ali você vai estar pertinho de Interlaken, onde está a estrada de ferro mais alta do continente, a Jungfraubahn, que leva ao pico de Jungfraujoch. A viagem até lá em cima é cara (tipo uns 150 dólares, com 25% de desconto para quem tem passe europeu ou suíço) e só deve ser feita num dia ensolarado. Perto de Interlaken também existem vilarejos alpinos quase falsos de tão bonitinhos, como Grindelwald.

Se você quer fazer três paradas, André, então seria bacana que cada uma delas fosse feita num cantão suíço diferente.

Comece pelo cantão francês; escolha entre Lausanne e Genebra para sua primeira base (eu iria de Lausanne, que é menorzinha e fica do ladinho de Montreux). Se você for entre junho em outubro, pode pegar o tal do Trem do Chocolate, que vai de Montreux (ali pertinho) a Gruyère e Broc, terminando numa fábrica antiga comprada pela Nestlé -- uma bobagem clássica, mas que a patroa vai gostar smile  (Mas veja os horários, porque não é todo dia que o passeio sai.)

Em Montreux começa a estrada de ferro panorâmica que, para muita gente, oferece a maior diversidade de paisagens alpinas (montanhas, lagos, vales), a Golden Pass Line, que vai até Lucerna. Na verdade são três estradas de ferro, de bitolas diferentes, que são justapostas; mas é preciso fazer duas baldeações. O primeiro trecho leva 1h50 de Montreux a Zweisimmen; o segundo, mais 1h até Interlaken; o último, 1h50 até Lucerna. A viagem inteira custa mais ou menos 100 dólares na 2a. classe, mas é grátis para quem tem passe europeu ou suíço (só é preciso pagar pela reserva de assentos).

Minha sugestão: depois de Lausanne, pegue a Golden Pass até Interlaken; desça e faça a segunda base em Berna. Depois continue até Lucerna, mas não fique lá não; Lucerna parece ser a mais aborrecida das grandes cidades suíças. Saia cedinho para conseguir pegar o William Tell Express das 11h25.

A primeira parte dessa viagem panorâmica é feita de barco, atravessando o Lago Lucerna; é servido almoço a bordo. Em Flügen você desembarca e pega um trem que vai até Lugano ou Locarno (você decide), já na Suíça italiana, onde você pode fazer sua terceira base. A viagem também está inclusa no passe europeu ou suíço; só a reserva e o almoço (compulsórios) são cobrados à parte -- tipo 50 dólares. O trajeto completo, barco + trem, de Lucerna a Lugano, leva 6 horas.

(Se bem que eu acho que a Região dos Lagos, na Itália propriamente dita, deva ser mais interessante do que o lado suíço. De Lugano você pode continuar direto a Como...)

Mas como eu disse, esse é o quebra-cabeça que eu consegui resolver teoricamente, à distância.

Atenção amáveis membros da tripulação: se você já foi à Suíça, deposite sua sugestão na caixa de comentários, bitte/s'il vous plaît/prego.

76 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sylvia
SylviaPermalink

Grindelwald é muito linda, com ou sem neve é linda mesmo.
Lausanne é uma gracinha e Zurique é uma cidade grande
com jeito de vila.
Não é preciso muito tempo na Suiça ( a não ser que vc seja um especialista em montanhas arvores e mais montanhas) ;
é um país com muito a oferecer e pouco a acrescentar.
Use seu tempo na Italia, passando pela Suiça bem rapidinho.

Breno B
Breno BPermalink

Estive em Lugano ano passado quando fiquei em Milão. Vale como uma daytrip já que o lugar não tem muito o que conhecer apesar de ser muito bonito.

Não fui a Locarno, mas pelo que me informei, é lá que existe o maior bungee jump do mundo. Caso goste de uma viagem com um pouco mais de emoção, procure um vídeo dos saltos no YouTube.

JB
JBPermalink

Eu, particularmente, gosto muito da Suíça. Seria a Escandinávia da Europa Oidental com o bonus de possuir tres regiões distintas, além de muitas, muitas montanhas (acho que é minha porção capricórnio se manifestando).

Da parte francesa, tb prefiro Lausanne, apesar (ou por causa) das ladeiras. O passeio que parte de Montreux que o Riq comentou já o fiz parcialmente por 2 vezes, até Gstaad - uma no pré inverno (com neve e tudo) e outra na primavera, igualmente bonita. Vale a pena, até porque foi de graça com o Eurailpass.

A parte alemã é meio sem graça, mas Berna é uma das cidades mais bonitas que já vi, uma pérola. Imperdível...

E a parte italiana não poderia ser mais distinta. Locarno e Lugano são muito bonitas e pitorescas e parece mesmo um pedaço da Itália sem os italianos (paraíso!!!!).

Sylvia
SylviaPermalink

JB : Italia sem italianos não tem graça nenhuma;
eu amoooo a bagunça histórica e enraizada.

Ernesto
ErnestoPermalink

Sylvia

Quem gosta de passeios de trem, não deve perder o Glacier express, e outros passeios de trem, quie voce pode usfriuir comprando o Swiss pass, que é bem mais em conta que o Europass... Há varios passeios de funculares, isto sem falar nas lojas de chocolate, nos lagos.... No verão é muito gostoso....

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Eu não iria à Suíça italiana. É incrível como a bagunça da Itália contagiou até a Suíça. Eu "perderia" meu tempo com a Suíça alemã. Se tiver pouco tempo, deixe Zurique pra lá e siga diretamente para Lucerna e Berna. Genebra é algo como uma espécie de Zurique francesa, também eu deixaria pra lá se tivesse pouco tempo...

Lia
LiaPermalink

Eu não deixaria de ir a Basel ( Basiléia). A cidade é linda, "grandinha" pros padrões suíços, tem umas das prefeituras mais lindas que já vi. Ah! E claro fazer uma passeio no glacier express vale a pena.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ernesto e Lia: vocês andaram no Glacier Express? Inteiro ou só um trecho?

De vez em quando eu leio depoimento de gente que diz que a viagem inteira é meio longa e um tanto enfadonha (7h).

Procede? Vocês escolheriam algum trecho mais bonito?

Claudia
ClaudiaPermalink

Fiz um roteiro parecido com o do André em setembro do ano passado. Cheguei na Suíça para ficar em Zurique, mas realmente a cidade é chata. certinha demais. Berna, no entanto, é maravilhosa. Colorida, agradável. Mas o que mais gostamos mesmo foi de Interlaken. O trem custa 100 euros para subir, por pessoa (é caro, mas as montanhas são maravilhosas). Em Interlaken, alugamos um quarto de uma moradora. É muito comum na região. Basta bater na porta. há muitos vagos na baixa temporada. Pagamos 55 francos (30 euros na época) por um apartamento com até cozinha. É bem mais em conta do que os hotéis e te dá a opção de escolher entre lugares aconchegantes e muito gostosos para tomar o café da manhã. Se pegarem a estrada a caminho de Jungfraubahn, ela acaba em um restaurante bem interessante, onde é possível subir as montanhas pela trilha. nesta mesma cidadezinha, há um comércio bem charmoso.

Diogo
DiogoPermalink

Foi a jannta mais cara que eu paguei ne Europa (e o lugar não era nada de mais), e a hospedagem com um custo-benefício razoável.

Acho tudo irritantemente bem organizado... nunca achei que fosse dizer isso, mas acabei de dizer. Ufa! Pronto! Falei!

E fora chocolate, relógio e queijo, não tem muito o que fazer... eu gastaria o precioso tempo em outros lugares. É aquele tipo de lugar que em foto é lindo!

Diogo
DiogoPermalink

Ah, mas quero deixar bem claro que não existe (eu disse NÃO EXISTE) lugar que não valha a pena conhecer. Todos valem... só que uns valem mais à pena do que outros. Essa é a questão!

Yara
YaraPermalink

Não acredito que ninguém sugeriu Zermat. Uma cidade unica onde não podem entrar carros, se chega de trem e lá dentro só existem carros elétricos e carruagens. E de lá ainda se avisa o Matterhorn.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Yara, você veio de onde pra Zermatt? Berna ou Interlaken, via Brig? Ou veio pelo Glacier Express, de St.-Moritz? Ficou em Zermatt ou só visitou? E pra onde foi depois?

Diogo
DiogoPermalink

Hahahahahahaha, qta pergunta Riq!!! Até me perdi...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É que eu preciso comparar percursos para ver prós e contras, Diogo. O André me pediu três paradas na Suíça entre a França e a Itália, e para acrescentar qualquer uma eu preciso tirar outra sad

Diogo
DiogoPermalink

Entendo, comandante... entendo... mas que foi engraçado, isso foi wink
Gostou do Press Café, que postamos lá no destemperados?

Andre
AndrePermalink

Pessoal, nem sei como agradecer! Eu estava quebrando a cabeça para escolher. Resolvi que vou para Bern, Interlaken e via Lugano para a Itália querida e bagunçada! Muito obrigado mesmo!

Andre
AndrePermalink

Agredecimento especial ao Ricardo. Abraço!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ué, não visse o comentário que eu deixei? Chique no último... no meu tempo Porto Alegre não tinha dessas coisas não...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

André, sem demagogia, eu que agradeço porque esse é um assunto que eu preciso estudar. Aliás, o post continua aberto a colaborações para os estudos do blogueiro...

Diogo
DiogoPermalink

Vi sim!!! Agora o Diego postou o El Mejillón, a famosa "Puerta del Sol" de Punta...

Que saudades de Punta e do verão...

Yara
YaraPermalink

Riq
Fui a Zermat de carro saindo de Lausanne e Montreux. Cheguei de carro que ficou estacionado junto à estação de trem. O hotel foi reservado através de um painel telefonico pelo preço e fotos. De lá fomos para Turim
Yara

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Obrigado, Yara!

Você escolheu atravessar a Suíça pelo lado francês; em vez de Grindelwald ou Wengen, Zermatt; em vez do Jungfraujoch, o Matterhorn.

São essas escolhas que a gente precisa fazer o tempo todo quando monta um roteiro pela Europa smile

Carola
CarolaPermalink

Já que o assunto foi lua de mel, gostaria de dicas da Croácia, já que passarei uma semana por lá e depois iremos para Barcelona e fechamos com o clássico dos clássicos Paris!!
Rick, vc que conhece muuuiiitttaa coisa, e tb gosta de hoteis charmosos e boa gastronomia, já foi para Croácia???

Yara
YaraPermalink

E o melhor é que sempre se guarda uma alternativa para uma próxima vez

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fui na outra encarnação, Carola. E só pra Dubrovnik, em 88, acho. Ainda era Iugoslávia. Foi na semana que o parlamento da Eslovênia declarou inválida a constituição iugoslava em seu território. Um ano mais tarde, o lugar estava em guerra.

De cabeça, o que eu sabia é que o hotel mais bacana dentro das muralhas de Dubrovnik é o Pucic Palace http://www.thepucicpalace.com

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Claro, Yara!

Ernesto
ErnestoPermalink

Riq

Eu fui de Zurique até uma cidadezinha bonita, mas cujo nome não lembro e que já era na Italia, era uma viagem de bate e volta, mas bem bonita, gostei..... Ja fui também de Lyon a Geneve, de trem outra viagem bem bonita, álém do trem da neve, que para em algumas estações de teleférico, e sai de Geneve, e vai até Chour, na Suiça alemã... Para quem curte viagens de trem, um delite... Alías tai um tema para post.... Viagens de trem!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ernesto, o trem da neve é o Glacier Express? Você fez entre Brig e Chur, é isso?

Majô
MajôPermalink

André,

Vale a pena, a viagem à Chamonix, e subir ao Mont Blanc que é o mais alto.
Montreux que tem um castelo do século XIII na beira do Leman.
O passeio de trem à Gstaad é o tempo todo você dizendo "que lindo"!!Cenário belíssimo, de um lado neve e do outro campos verdes com aqueles chalets maravilhosos.
Lucerna e aproveita e coma uma raclette

Yara,

Também escolhi vários hotéis por foto e telefone, em aeroportos na Europa, antes da era internet.

Carola
CarolaPermalink

Obrigadissima pela dica, porem a diaria é 1.000 dollares!!! Acho que prefiro gastar menos nas diarias da Croacia, já que estou gastando bastante no Arts Barcelona e no Hotel De Crillon em Paris.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O quê? Mil dólares? Quando esse hotel abriu era tipo uns 250... quantos dias você vai ficar na Croácia? E quando você vai?

Ernesto
ErnestoPermalink

Riq é isto mesmo!

Lia
LiaPermalink

Oi Ricardo,
Ainda nao fiz a viagem, mas estou planejando viajar no Glacier e andei pesquisando. Alguns amigos fizeram o percurso de Interlaken a St Moritz e adoraram.

Carola
CarolaPermalink

Para ser exata $ 951 a diária, standard room!!!Caso dia 22 e viajo dia 23, devo chegar lá dia 24 e fico uma semana!!
Deu um search nos sites de viagens, mas não conheço ninguem que já ficou neles... BELLEVUE HOTEL http://www.hotel-bellevue.hr/
DUBROVNIK PALACE HOTEL http://www.dubrovnikpalace.hr
HOTEL DUBROVNIK PRESIDENT http://www.valamar.com/croatia/dubrovnik/hotel/president
RIXOS HOTEL LIBERTAS http://www.rixos.com/libertas/index.php
Mais uma vez obrigada!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

De que mês, Carol? Não posso acreditar que você vá se casar depois de amanhã e ainda não tenha o hotel da lua de mel marcado...

O Concierge.com indica, como opção moderada, o Uvala
http://www.hotelimaestral.com/html/en/uvala/uvala.php

Como opção mais upscale, o Imperial, que agora é Hilton e consta da "Hot LIst" de 2006 da Traveler:
http://www.dubrovnik.hilton.com/

Na Costa da Dalmácia, eles recomendam as seguintes atividades:
http://www.concierge.com/destination/dalmatiancoast/seeanddo

E os seguintes hotéis:
http://www.concierge.com/destination/dalmatiancoast/hotels

Boa sorte. Mas se for agora em abril, prepare-se para pegar um pouco de frio ainda. A previsão para os próximos dias em Dubrovnik é de mínima de 12, máxima de 19 graus. Praia não vai dar...

Sylvia
SylviaPermalink

Carola :
Segundo avaliação de hospedes em
http://www.tripadvisor.com/Hotels-g295371-Dubrovnik-Hotels.html
O Hotel Bellevue está na 4° posição entre os 48 listados,
o Palace em 7° lugar e o President em 16°.
Vai lá no link e leia TODOS os comentarios detalhadamente
para escolher o que mais se parece com vc.
Não dá muita bola para a classificação, o que importa é
o conteudo dos comentarios.

Carola
CarolaPermalink

Rick e Sylvia, em primeiro lugar, muitissimo obrigada pelas dicas!!!
Em segundo, me deculpe a demora para responder!!!!! Mas tava toda atrapalhada com o trabalho e fiquei fora o dia todo!!
Calma, caso em setembro!!!! Primeiro dia da primavera!! Nao sou tao louca assim de sair em lua de mel sem hotel!!!!
Acho que pego um solzinho ainda, se depender do aquecimento global!!! O inverno ainda ta forte e se estendeu por la, quem sabe o verao tb....
Beijos e bom fim de semana para todos

GiraMundo com Jorge Bernardes

Eu gostei de Lugano, mas recomendo assim como sugeriu o Ricardo, especialmente por se tratar de uma lua de mel que o André se hospede ao redor do lago de Como em uma dessas cidades: Bellagio, Menaggio ou Cernobbio (onde eu me hospedei quando estive por lá). Dessa base, dá para seguir por 20 kms pela S340 (em verde no Michelin) até Lugano e passar o dia. Lugano vale o passeio de um dia, mas acho bem mais legal e pelo mesmo preço a hospedagem ao lado do lago de Como. É lindíssimo e encaixa perfeitamente em lua de mel.

Eu achei Locarno bem fraquinha. Muito desanimada. Como diz a Sylvia logo acima, lugar de italiano é na Itália mesmo. Da mesma base no lago de Como, dá para explorar o lago Maggiore também (onde fica Locarno) e o melhor ali se chama CANNOBBIO (logo na fronteira, mas já na Itália). Um lugar lindo que encontramos por acaso. Passamos e resolvemos parar.

Sempre me falaram que Genebra era muito desanimada. Achei linda a cidade e se estiver entrando na Suíça pela França, não deixe de parar ali. O melhor da região é fazer de carro o roteiro entre Annecy na França, cortando pela fronteira suíça e voltando à França para ver o Mont Blanc.

Da parte suíça, conheço pouquíssimo. Eu dormi uma vez em Lucerna e adorei. Muito simpática.

alexandre
alexandrePermalink

caros amigos, me animei em tc aqui devido a grande gentileza e disposiçao de todos em colaborar..vou comemorar meus 25 anos de casado, juntamente com meus dois filhos , na segunda metade de julho em Paris, interior(domremi e cidades que viveu joana darc), em seguida pretendemos ir para a italia via suiça (roma e assis)..maximo 15 dias..
qual meio de transporte vcs me indicam? 5 dias em Paris náo necessita nada, 3 dias pelo interior da frança com carro alugado...e como vou e aproveito suiça 3 dias até chegar em assis(3 dias) na italia?? agradeço a todos que me ajudarem..
alex

Andreia
AndreiaPermalink

Estive em Lugano agora em novembro e fui a um outlet de marcas famosas como prada, diesel, armani etc. Não sei o endereço e gostaria de indicá-lo a um amigo que viaja na proxima semana. Vc pode me dizer qual é o endereco correto. Muito Obrigada.
Bjs,
Gustavo

Andreia
AndreiaPermalink

Obrigada

alexandre
alexandrePermalink

amigos..me ajudem por favor..
vou de carro de reims para Bern, Interlaken e devolvo o carro em geneble...eu esposa e 3 filhos..qual dica?
grato
alex

Solange
SolangePermalink

Estou indo para Milão em setembro e não conheço nada por ali. Gostaria de saber se vcs têm alguma informação sobre hoteis baratinhos e se vale á pena alugar um carro e subir para suiça ?
grata
Solange

Fabio Gabriel
Fabio GabrielPermalink

Boa Tarde, gostei dos comentarios dos amigos, irei para Alemanha, Suiça e Italia, penso não ficar muito tempo na Alemanha, tem alguma dica onde posso ficar na Alemanha "CIdade", onde vale a pena, também na Suiça, pois naõ pretendo ficar em Zurique, onde fico que cidade? Grato aguardo noticias. Fabio Gabriel

Alice Batista
Alice BatistaPermalink

Oi Meu nome e alice, gostei das dicas e gostaria de saber se da para ir a suiça passar um dia pois estare em paris dia 1 e tenho o dia 2 livre tendo que estar de volta a paris dia 3 o que da pra conhecer e como seria o melhor trajeto de tem pela Swiss pass ou outra indicaçao aguardo contato obrigada

PêEsse
PêEssePermalink

Pessoal, minha viagem independente para a Rússia parece que vai ter de esperar mais um pouco. Apesar de os Presidentes da República do Brasil e da Rússia já terem assinado o acordo que isenta de visto o turista que vai ficar até noventa dias, tais acordos ainda não foram aprovados nos parlamentos dos respectivos países e, por isso, ainda não está em vigor. De acordo com a embaixada, só em meados de 2010. Liguei para a embaixada e a obtenção do visto é muito complicada para quem não vai por agência. Nem eles da embaixada se entendem sobre que documentos são necessários. Passei a manhã recebendo informações truncadas e contraditórias com o que está na Internet.

Por isso, a Suíça, segunda opção, ressurge com força. Só que tenho algumas dúvidas preliminares. Minha viagem seria em agosto ou em setembro de 2009. Algumas pessoas com as quais eu conversei me disseram que o ideal é ir para a Suíça em dezembro ou janeiro, para curti-la no seu auge, com neve, quando as cidades e as montanhas ficam lindas. Achei um pouco estranho mas, como foi mais de uma pessoa diferente que falou, pergunto: é isso mesmo? Uma viagem para lá em agosto ou setembro não seria a melhor pedida? O roteiro ainda está em estudo e construção (aceito sugestões), mas preciso resolver primeiro a questão do mês em que vou, até para me programar no trabalho. Agradeço qualquer ajuda.

Leonardo Lucio
Leonardo LucioPermalink

Pessoal, estou indo em outubro para a Itália e passerei 2 dias em Milão. Gostaria de fazer um bate e volta na Suiça e estou pensando seriamente em Berna.
Alguém pode me dizer se é viável? O trajeto de trem passa pelos Alpes?
obrigado.

André L.
André L.Permalink

Leonardo,

2 dias em Milano é muito pouco pra vc comprometer um com um bate-e-volta. A viagem dura umas 3h só para ir, idem pra voltar, e a travessia dos Alpes não poderia ser mais "chata" 2 túneis, um de 18km, outro de 34km (acredite: túnel ferroviário não tem "graça" alguma).

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Você está praticando o esporte da ticagem, Leonardo. Estou em Milão -- oba, vou ticar a Suíça! Não é assim que se viaja.

Leonardo Lucio
Leonardo LucioPermalink

Ricardo
Vou viajar 13 dias só pela Itália, daí pensei no penúltimo dia dar uma "ticada" na Suiça. Não vou para Europa ficar passando por 10 países em 15 dias como muitos fazem... Só estou tentado com a idéia de conhecer a Suiça. Pelo que andei pesquisando e conversando com com ja foi, 1 dia em Milão está bom...Isso procede?
obrigado!