35 anos depois de fundar, meio que por acaso, aquela que viria a ser a maior editora de guias de viagem do mundo, Tony Wheeler continua viajando 6 meses por ano. E, de preferência, para lugares que não estão no mapa dos outros.
Mas o próximo livro do Mr. Lonely Planet não é um guia, e sim um relato de viagem a nove países malvistos pelo Ocidente. O título é Bad Lands: a tourist on the Axis of Evil -- ou, traduzindo by the foot of the letter, "Maus Lugares: um turista no Eixo do Mal".
O grupo de destinos visitados é desigual. Tem um paraíso turístico, Cuba. Um destino bem estabelecido nas rotas alternativas, a Birmânia. Três países que recebem turistas, sim, mas pouca gente sabe: Irã, Albânia e Líbia. Dois lugares onde o turismo é bem limitado para o ocidental: a Arábia Saudita e a Coréia do Norte. E, finalmente, dois lugares perigosíssimos, o Iraque e o Afeganistão.
Para além do relato de viagem, o passageiro do livro tem direito a um belo papo-cabeça sobre o que faz um país ser realmente maligno. Tô louco pra ler.
Quer um aperitivo? O Observer de domingo publicou um divertido trecho do capítulo dedicado ao Irã.
31 comentários