Enquete da semana: viagens na telona

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Este fim de semana aconteceu uma coisa incrível: fiquei com vontade de ir a Calcutá, uma cidade que jamais esteve nos meus planos. Tudo por causa do filme Nome de Família (em inglês, Namesake, algo como "Homônimo"), da americana de origem indiana Mira Nair.

Eu fiz uma notinha sobre o filme e acabei resolvendo transformar o comentário do Claudio na enquete da vez:

Você já decidiu fazer alguma viagem por causa de um filme?

Eu já: depois de ver Indochina eu não sosseguei enquanto não organizei uma viagem ao Vietnã.

E você? Já viajou a algum lugar só para estar no cenário de um filme que marcou a sua vida? Conta pra gente, vai.

116 comentários

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Mari, Rosa, etc, mais alguém em Bs As no feriado?

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Mo Gribel,

Valeu!!!!!! smile smile smile smile smile

Renata
RenataPermalinkResponder

Eu tô no time da Carla, gosto de assistir filmes para relembrar, assisto até filmes ruins soh por causa da locação....e eu tbm adoro Endless Summer 2, alias eu adoro filmes de surfe, sao as minhas maiores inspirações para viagens de praia. Para a Cristiana, a Cidade do Cabo é sempre linda, em julho o tempo é frio e deveria ser chuvoso, mas hoje em dia o clima esta todo virado...praia só como paisagem, se bem que tem que ter coragem pra entrar no mar mesmo no verão, mas você pode aproveitar as vinicolas dos arredores e os bons restaurantes, julho tbm eh temporada de férias escolares por lá. E só mais uma coisinha, fora do tópico...Ilha de Pascoa...algum tripulante ou nosso sagaz cmte pode me dar algumas dicas?

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Gente, chegar tarde no blog dá nisso, não sobra quase nada... smile

Mas eu fui ver o Museu da Frida Kalo, instalado onde ela morou durante anos, depois de ver o filme.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Engraçado, vi que O Carteiro e o Poeta inspirou muita gente a ir à Itália. Faz todo o sentido, claro, já que o filme se passa lá... Mas esse mesmo filme me inspirou a ir a Isla Negra, no Chile, conhecer a casa-museu do Pablo Neruda... wink

Diego Dotta
Diego DottaPermalinkResponder

Estou com a Carla sobre "Lost in translation", inclusive na péssima tradução do título.

Fui para o Uruguai e Argentina depois desse filme, apesar de não ter nada haver com o oriente, queria muito me "perder na tradução" de outro idioma, e como eram os países mais pertos e baratos, lá fui perder-me.

Outro, apesar de Eurotrip ser um filminho adolescente, me faz sonhar nas "roubadas" que a europa pode proporcionar.

Um abraço e boa viagem galera.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Rosa, eu, particularmente, detesto a localização do Ibis de Buenos Aires... Na verdade, podendo evitar, eu evito me hospedar no centro - e, se resolvo ficar lá, procuro me hospedar nas imediações da Plaza San Martin, no começo da Florida. O meu favorito naquela região é o Hotel Lafayette, na Calle Reconquista, um 4 estrelas bastante bom. Praticamente em frente, há o Facón Grande, uma ótima relação custo-benefício. Da última vez que fui, fiquei na Recoleta - acho mais agradável do que ficar no burburinho de centro de cidade. Dá uma olhadinha nesse post aqui, se quiser se inspirar: http://idasevindas.wordpress.com/2007/02/27/buenos-aires-y-yo

Carla
CarlaPermalinkResponder

Rosa, acabei de ver no seu comentário aí em cima que vai ser a sua 3a. vez em Bs. As. - menina, você já merece um upgrade... wink Escolhe um hotelzinho na Recoleta ou em Palermo, e vai curtir uns recantos mais fora do circuitão portenho - você vai se divertir a valer!

Majô
MajôPermalinkResponder

Cinema Paradiso, tô com o Jorge e JB, me emociono só com a música, lindo o filme !! Outro que amei A Vida é Bela.

Jeanne Duval
Jeanne DuvalPermalinkResponder

Ah claro! Egito, aí vou eu!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Vou com a turma que gosta de rever cidades onde foi.

Itália - vi "Sob o sol da Toscana" logo que cheguei de lá em 2005 e o filme mostra pedaços que não vi e me fazem querer voltar logo.

Inglaterra - "Um lugar chamado Notting Hill" e qq um do Hugh Grant.

Um que eu quero viajar é o "Casamento Grego" - sobretudo se o John Corbett estiver por lá razz

Não sabia que tinha filme gravado em Praga - cidade que já tem post, Ricardo? O tempo lá estava horrível no final de semana que passei por lá tanto é que nem estiquei...

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Ahhhh Emilia o Mr. Darcy.... *suspiros*. Ja disse pro meu marido que em vez de belga ele podia ser britânico, so pra eu acordar ouvindo aquele sotaque liiiindo de Colin Firth e Hugh Grant com Jude Law. Ai ai...

Querem rir ? EU gostava de ver "Os Jetsons" pq sonhava em morar numa cidade do futuro. Achava que qdo chegasse o ano 2000 ia ser tudo assim. smile..

Lafa
LafaPermalinkResponder

Estas no "Blog do Minuto": http://pt-br.wordpress.com/

Erika
ErikaPermalinkResponder

A maior viagem que já quis fazer por causa do um filme foi ao passado, qdo o Reeve no filme Em Algum Lugar do Passado vai atrás da sua amada, para viver aquela amor.. ai ai..

Mas tbm tem O Carteiro e o Poeta, morri de vontade de andar por aquela praia e tomar vinho naquele bar.

Teve tbm a África por causa (não riam) do Rei Leão.
O Caribe por causa do filme Ladrão de Diamantes e outrso tbm, que não me lembro agora, que mostram aquela água azulllllllllll de doer.

E vou lembrar mais, eu volto antes desta enquete terminar. rsrs

fabio
fabioPermalinkResponder

Dos filmes mais recentes, destaco "Um bom ano", com Russell Crowe, que se passa na Provence. Dá vontade de pegar o avião e ir direto pra lá...

Rosa
RosaPermalinkResponder

Carla,
Você sempre muito gentil...
Obrigada pelas dicas, estou fechando o roteiro Uruguai, se a disponibilidade $$$$ permitir, vou procurar fazer o upgrade em BsAs.
Riq, acho que em um futuro próximo esses blogs da tripulação estarão bem juntos, eu mesma converso com alguns como se o blog pertencesse a todos. Parabéns a todos.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Nossa, demorei e vocês já falaram tudo....

Bom, os meus:

- Fui a MontMartre por causa do "Fabuloso destino de Amelie Poulain

- Fui a St.Sulpice em Paris por causa do Código da Vinci,

- Fui a Fontana de Trevi por causa da "Dolce Vita" e quero voltar por causa de "Elza e Fred". Aliás esse último filme é uma lição de vida e tem lindas locações em Madrid também.

- Voltei a Veneza e fui a Galeria Della Academia depois de assitir Tempesta.

- Mudei meu roteiro e fui a Salzburg para conhecer o Roteiro Sound of Music e na boa, foi a melhor que coisa que fiz. Sou louca pela cidade.

- Pretendo voltar a Londres por causa dos dois Bridget Jones e foi a Nothing Hill por causa do filme. Outro filme que me lembra de Londres e da Inglaterra rural é Match Point.

- Vou a NY não só, mas também por causa de todos os SEX and The City.

- Pretendo ir a Toscana por causa do Sob o Sol de Toscana.

- Assisti Before Sunrise e Before Sunset logo após voltar de Viena e Paris e morri de saudades. Aliás, Viena é "imperdível"

- Amei Les Miserables e imagino como seria Paris daquela época....

Enfim, são tantos....

- Até o Havaí entrou na minha lista por causa do LOST, hahaha

Bjos

Carla
CarlaPermalinkResponder

Rosa, o upgrade não precisa ser de preço, não, Ok? Basta ser de localização... Com bastante antecedência assim, você deve conseguir hotéizinhos bem localizados a bons preços.

Aliás, a Sylvia conseguiu uma tarifa excelente no Facón em fevereiro deste ano - acho que já comentei que não me lembro em qual atacadista... Agora ela foi a Bs.As. novamente e deve ter conseguido outra tarifa imperdível... wink Vamos esperar que ela volte e conferir as dicas!

Karin
KarinPermalinkResponder

Quero conhecer a Escocia por causa de Highlander!

GiraMundo com Jorge Bernardes

Ah, depois de assistir todos os episódios das 10 temporadas de Friends, eu acabei achando sozinho o prédio que servia de cenário no Village. Ainda que nada nunca tenha sido gravado de fato ali, achei um barato encontrar o predinho.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Vale propaganda? Depois de ver uma propaganda da Hollywood gravada nas dunas de Swakopmund, meu sonho dourado é visitar a Namíbia... Ainda não fui, mas está no topo da lista. smile

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Lucia Malla, a Namíbia está TAMBÉM na minha lista de "lugares-a-serem-conhecidos-assim-que-der", juntamente com Ilhas Maurício. Um "ranger" que me acompanhou num safari fotográfico em Mala Mala (área do Kruger Park, na África do Sul) disse que Namíbia e Bostwana são dez!

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

ah! Também achei o predinho do Friends no Village! E mais um monte de locações do Sex and the City, é claro.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Arnaldo, Botswana tbm não me escapa! hehehehehe!

Maysa
MaysaPermalinkResponder

Filme bobinho e tal, mas Only you me inspirou a incluir Positano num mochilão que fiz p/a Zooropa.
Valeu ! A Costa Amalfitana é lindíssima e depois segui vendo-a em vários outros filmes.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

O que conta aqui não é a QUALIDADE do filme, né, Mausa, mas a do DESTINO!

Isabel O., Portugal

Olá,
Conta trabalho escolar?
Fiz um sobre a Escócia e esse destino foi um dos meus primeiros. Sozinha e de comboio. Amei... apesar do frio, mesmo em Agosto.

Genericamente - todos os filmes em que figura Nova Iorque, sobretudo os de Woody Allen. Quando por lá andei só me apetecia cantar New York, New York (aquela do Frank Sinatra).
Mas isso das canções já é mania. Quando estive no Rio (e aqui entra mais a televisão que o cinema - vi há anos um filme chamado "Choro" sobre esse esse estilo musical, mas o último que por aqui vi foi o "Cidade de Deus" e não me apeteceu nada ir em turismo a uma favela; perdi o "Central do Brasil"), tinha um repertório que nunca mais acabava ...e só me apetecia cantar "O Samba do Avião" do Jobim...
A propósito de música brasileira e cidades. Li acima um post que referia a música dos MadreDeus e Lisboa... Sabem que a sua vocalista, Teresa Salgueiro, gravou um disco só com repertório brasileiro, com o septeto de João Cristal? Está bonito embora um pouquinho convencional.
Para terminar a listinha, o incontornável "Buena Vista Social Club" e Cuba. Embora sabendo que o clube já não existe, a primeira vez (de muitas, mas na altura eu não sabia) que me cantaram ao vivo algumas das canções do filme/disco, ia chorando.
Aproveito este post para vos falar de um português cidadão do mundo chamado Gonçalo Cadilhe. Quando passarem por Lisboa tentem ver numa livraria os seus livros. Também ele fala de cinema e livros em articulação com viagens num semanário português de referência, chamado "Expresso". Mas, além disso, viaja "mesmo à séria" e disso faz a sua vida. Já deu à volta ao mundo sem usar avião (exceptuando uma pequena ligação em não teve outra hipótese), percorreu África e agora partiu de novo, seguindo Fernão Mendes Pinto.
Termino, voltando ao cinema - tenho pena que Portugal não tenha meios para fazer filmes bem feitos, rigorosos e interessantes sobre a sua História.
PS: Por fv não me escrevam nada sobre o "passado colonialista" e coisas do tipo. Não dou para esse peditório.
Beijinhos.
Bons filmes e boas viagens.

Regina Almeida

Ola Dani G. sempre pensei que "A LAGOA AZUL" foi filmada em Seychelles, no mar indico. Um verdadeiro paraíso. busca o site e vai se encantar...Meu sonho de consumo.
SObre lugares: simplesmente visitar os Canyons do Colorado, o Rio Grande...depois dos westerns, seja John Wayne ou macarrones...e Seychelles por causa da Lagoa Azul...Quem irá encontrar a verdade: Lagoa azul gravada em Seycheles ou Fiji???

Diego
DiegoPermalinkResponder

O Talentoso Mr. Ripley me deu vontade não só de viajar pra Itália, mas de morar lá. Lugares lindos.

Eu sou muito influenciado por filmes pra viajar e pra não viajar. Alguns me afastam, como o Babel fez com Marrocos, apesar de não saber explicar muito bem o porquê.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Não só o Talentoso Ripley, mas também aquele Uma Saída de Mestre (The Italian Job) dão muuuuuuuuuuuita vontade de fazer as malas pra Itália...

Thiago Sonda
Thiago SondaPermalinkResponder

Ricardo,

Estarei indo para a Europa agora em julho vou para Barcelona, Paris e Londres...gostaria de algumas dicas rápidas sobre essas cidades.
- hotéis (baratos e bons)
- restaurantes
- imperdivel

Parabéns pelo site, cada vez mais viciante.

Abraço

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

RELOUU ...!!
Saudades do vicio smile
Que bom que estiveram todos bem calminhos esses dias ;achei que iria
precisar de umas dez horas para ler os comentarios dos ultimos 4 dias smile
Tenho noticias fresquinhas de BsAs, e assim que der ( e antes de esqueçer ) vou fazer uma listinha .
Quanto aos sites de hotel , o www.dilos.com tem uma oferta imensa
em Buenos ( o Facon estava por 40 dolares ) ; em www. expedia.com
consegui o Claridge ( excelente !!!) por 97 dolares pagamento antecipado ( 193 dolares no mesmo site para compra na semana da hospedagem
e 230 dolares no balcão , viu Ernesto ? lol )
Na Recoleta é bom conferir detalhadamente a opinião dos hospedes
no tripadvisor pois ouvi muita gente reclamando do estado de conservação precário dos apartamentos ( mofados, carpetes velhos,
banheiros ...).

Majô
MajôPermalinkResponder

Sylvia,

Uelcomebek !!! Sentimos sua falta.
Menina, que pechinchas hem ??? 40 dolares !!!

Thiago,
Sobre hoteis em conta, dá uma lida nesse post´:
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/02/05/enquete-da-semana-hoteis-em-conta/ e no www.venere.com

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Oi, Isabel! Sobre a Teresa Salgueiro, eu até vi o anúncio do show dela de músicas brasileiras, mas eu ainda a prefiro cantando música portuguesa smile
E sobre o cinema português, tem o Manoel de Oliveira. Aliás, aquele Um Filme Falado é uma viagem total, bem interessante.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Sylvia, o hotel em que pensamos ficar em outubro em Buenos Aires é o Claridge, achei excelente o preço. Obrigada pela informação, já vou deixar o expedia.com anotado.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Thanks ...Barbada mesmo Majô , mas mais barbada foi o
Claridge por menos de 100 ( um 5 estrelas de verdade ) um super quarto
com cama king, vista para a piscina ( silencio total ) , café da manhã
cinematografico , SPA , e todas as frescurinhas que a gente adoora
( maquina de cházinho no quarto, roupão fofissimo, troca de toalhas
duas vezes por dia ( a ecologia fica pra depois ) , lençois 400fios ,
kit banho que é um luxo com shampoo, creme, gel para banho de
banheira ( tooodos os dias, uma delicia ) )

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Emilia, tem que caçifar datas pois a minha foi pura sorte.
As minhas datas eram fixas , eu estava atrás de opções.
Pedi as opções no kayak e apareceu essa , nem pensei duas
vezes e fechei na hora ( foi pré-pago e incluiu transfer do aeroporto).
Entrei varias vezes no site depois e tentei datas para amigos e só
consegui dois dias agora em junho por 97 dolares.
Faz assim, passa no site sempre que puderes e vai testando todas as
datas que podes ir até encontrar , ou faz o aminho via kayak.com.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Puxa, e eu que tava crente que tinha achado uma barbadinha agora pro feriado, magoei... Paguei quase 60 dólares por noite num 3 estrelazinhas e agora esse Claridge sensacional por menos de cem... snif... de qq maneira, já registrei o Dilos, que eu nunca tinha usado.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Mari, fica tranquila pois foi só um achado ocasional.
Agora pensando com calma, acho que o que aconteceu foi que
esse fim de semana foi feriadão em Buenos ( sexta/sab/domingo)
e certamente o Claridge enviou essa tarifa ridicula para o expedia.com
(no sabado e domingo estava totalmente lotado).
Isso foi dedução minha pois primeiro achei que era por ter pedido tres
apartamentos para o fim de semana , mas mesmo fazendo isso hoje para
outras datas só apareçe usd153 por noite.
A reserva que fiz para meus amigos tb incluia um feriado ( 10 junho),
mas tb não está mais disponivel.
Foi um bom negocio o teu tres estrelas por 60 smile

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Achei : De 10 a 14 de junho no expedia.com o Claridge ainda está por
99 usd por noite em duplo; depois tem outros feriados lá:
20 junho, 9 julho, 17 agosto ( a Florida costuma ficar aberta nos
feriados e nos domingos a tarde )

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Ah, meno male, vá...rsrsrs... vai, o que importa mesmo é viajar!!!!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Alguém ali disse Escócia por causa de Highlander.
Eu também, eu também! (finalmente, apesar da cola) smile

Majô
MajôPermalinkResponder

Ai, Sylvia que maravilha, com todas essas mordomias, aliás bichisses, 100 dolares, também quero !!!! smile Vou lá olhar.
E a comida ? Tudo de bom e baratézimo ? wink

Sandra M
Sandra MPermalinkResponder

Queeriiiidoo:
Ir ao teatro???
Tá convidadíssimo!!!
rs
Bjs,

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Majô , mais que isso de graaaça .
Melhor que isso só quando estivemos lá durante a guerra das malvinas.
Fomos jantar com dois amigos ( um era dono de uma grande industria)
e pagamos a conta . O argentino empreendedor disse que o valor
do jantar era um pouco maior do que o prolabore dele.
Já imaginou ?
Hoje, uma pizza no Faena está vinte e um reais , pode ?
Mas, proporcionalmente as bebidas e os "lanchinhos" são bem carinhos.
De qualquer maneira esta é a hora de fazer tooodas as extravagancias
ao mesmo tempo : comer, beber , ficar num cinco estrelas , fazer um
super estoque de creminhos e bililis e devorar o free shop.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Que mais vc fez lá desta vez? Que de diferente, de extravagante? Já fui trocentas vezes pra lá (vou pelo menos uma vez ao ano, há vários anos) e tô querendo mesmo fazer coisas diferentes. Pizza no Faena, por exemplo, eu nunca comi, é uma ótima, ainda mais com esse precinho. Aliás, o comandante se hospedou por lá, não?

Majô
MajôPermalinkResponder

Sylvia,

Tô boba, tá igaul à época do $1 por 1 real.

O JB disse no domingo que pagou em BsAs um jantar num restaurante tipo do Gero aqui no Rio, super barato e aqui seria uma fortuna.

Tá na hora de todas as extravagências mexxxmo lol

Roupa lá tá barato também ? O couro deles é maravilhoso.

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq,

O meu comentário ficou no poço.

Majô
MajôPermalinkResponder

Sylvia,

Tô boba, tá igaul à época do $1 por 1 real.

O JB disse no domingo, no encontro VNV que pagou em BsAs um jantar num restaurante tipo do Gero aqui no Rio, super barato e aqui seria uma fortuna.

Tá na hora de todas as extravagências mexxxmo lol

Roupa lá tá barato também ? O couro deles é maravilhoso.

Ellen
EllenPermalinkResponder

"Encontros e desencontros" não foi O FILME da minha vida,mas me deu muita vontade de conhecer o Japão(até então fora dos planos).Programei para 2008.Vamos ver...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar