Espelho, Espelho meu

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

maisespelho450.jpg

Tem gente que vem ao Espelho só pela paisagem.

Ou pelo passeio (uma imperdível oportunidade de chacoalhar 25 km por uma estrada de terra esburacada). Ou pela chance de reclamar dos preços.

    indio400.jpg

Sim, eu também acho o Espelho lindo, chato de chegar e caro. Mas o que me traz aqui todos os anos é a necessidade de ver que a praia continua bonita também do lado de cá da areia.

A Praia do Espelho é uma espécie de sede involuntária da minha ONG não-fundada, o PCECPP -- Primeioro Comando de Exterminínio das Cadeiras de Plástico na Praia.

  maisespelho210.jpg maisespelho211.jpg

Por mais que eu venha aqui, eu nunca deixo de me emocionar. Uma praia tão extensa e tão visitada, sem um movelzinho de plástico para poluir a atmosfera. Salve o Baiano, que juntou as esteiras de taboa com mesinhas baixas de madeira e almofadas forradas com chita, e brigou com todo mundo que tentou incorporar o Espelho ao império da Marfinite.

 baiano144.jpg baiano142.jpg baiano143.jpg

    baiano400.jpg

 baiano141.jpg baiano145.jpg baiano140.jpg

Só não entendo como tão pouca gente se programe para dormir no Espelho. Tudo bem que as pousadas pareçam caras demais para o que oferecem; mas o que elas oferecem vai além de cama, ar condicionado ou TV: quem dorme no Espelho vive uma das melhores experiências pé-na-areia da nossa costa.

Se não der para cacifar os bangalôs rústico-chiques da Fazenda Calá (no ponto mais sossegado da praia, e com a melhor vista), nem os quartos bem-equipados da Enseada do Espelho (a mais profissional da praia), nem os chalezinhos do Baiano (uma pousada que prima mais pela simpatia do que pela eficiência) ou os apartamentos charmosos da Porto Espelho, sempre vai dar para ficar nos quartinhos modestos mas decentíssimos da Recanto do Espelho, onde eu fiquei por 140 pilas.

 recespelho193h.jpg recespelho193v.jpg

E como era baixa temporada, ainda tive a sorte de tomar café da manhã na pousada mais cara do grupo, a Enseada do Espelho.

 ensespelho142.jpg maisenseadaespelho1401.jpg ensespelho141.jpg

Vai por mim: fique pelo menos uma noite por lá. E de manhã cedo, pergunte, como eu perguntei:

espelhomarebaixaamanhecer45.jpg

- Espelho, Espelho meu: existe andarilho mais feliz do que eu?

41 comentários

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Enhorabuena x el texto y x las FOTOS!!!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

O bom de dormir por aqui é que como é dificil demais
pra chegar e sair a gente não fica tentado a fazer nada
mais alem de contemplar .Contemplar é o melhor que
umas férias podem nos oferecer.
E esse trio de silencio, mar e palha com chita
é o veiculo perfeito !

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq,

O lugar é MARAVILHOSO !! E as fotos MARAVILHOSAS !! Faz bem pra alma olhar essas fotos. E, agora entendi pelo que vejo e sua avaliação, os preços são carézimos, mas é o luxo da simplicidade chic com chita. Amanhecer nessa praia e dar uma caminhada, deve ser uma delícia smile

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Oi Riq,

Passei o Natal de 2005 na Enseada do Espelho e também me surpreendi com a eficiência do serviço e com a excelente cozinha oferecida (além de inúmeros "globais" presentes na praia). Na Enseada eles pensam nos mínimos detalhes que fazem toda a diferença. E a arara Flor é um espetáculo a parte, não é mesmo? Que saudade!
Abraços.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

As fotos estão maravilhosas, mais uma vez!!! E o texto também, como já é de costume, claro... rs...Dá para viajar quase de verdade só de acompanhar seus posts.

Hugo
HugoPermalinkResponder

O Riq me deixa com vontade de ficar em lugares que certamente, em condições normais, eu só iria passar o dia.

Quando da minha futura expedição Bahia irei seguir o seu conselho.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Não, Riq, não existe andarilho mais feliz do que você, nem Espelho mais bonito do que o seu... wink

Salete
SaletePermalinkResponder

Oi, Riq,
Você está com toda razão! Dormir em Espelho deveria ser obrigatório. Eu havia me programado para isso (e ia ficar na Enseada do Espelho) Daí choveu. O tempo piorou e eu, que estava instalada no Beijo do Vento, não quis correr risco.
Mas já está nos nossos planos voltar para a região e ficar, pelo menos, 2 noites lá.
Abração, Salete

Melca Bezerra Gondim

Ricardo, seguir suas dicas é sempre dizer que não tem como errar! Estive no Espelho recentemente e me hospedei na Enseada do Espelho! Ela realmente condiz com o lugar e com muito charme.Deliciar-se das comidas baianas dessa Pousada com louças pintadas à mão realmente é um it a mais!O prato que leva o nome da Pousada é uma dádiva divina! Acordar cedinho ver e ouvir aqueles sons que se mesclam com cantos dos pássaros e cantigas do mar finalizando com o café da manhã nas areias da praia é algo para nunca mais se esquecer!!!!

luiz paulo
luiz pauloPermalinkResponder

como chegar em espelho?

Roberto Nascimento - Naná

Fala Riq, estava aqui programando minha viagem para o espelho, que já ouvi ser realmente tudo de bom na vida, com dúvidas sobre a Pousada. Encontrei nas suas dicas e fotos as respostas que precisava.... Não tem com não ir para lá e vou seguir a dica que havia recebido para ficar na Fazenda Cala. Grande abraço.
Naná

Carlos Daleno
Carlos DalenoPermalinkResponder

Qual o melhor horário para apreciar Espelho? Se não dormir em Espelho, consigo apreciar a praia no melhor horário?

Andrea Lima
Andrea LimaPermalinkResponder

nossa, que tentacao! será que trocamos norte do litoral paulista por praia do espelho??? (que dúvida boba, hein? traduzindo: será que gastamos tudo o que nao temos pelas férias perfeitas e mais tranquilas?) mas daí tem que ficar lá a semana inteira, pois com crianca nao queremos sair muito do lugar (por isso estou procurando uma pousada pé-na-areia! pra relaxar, e deixar elas só na curticao, sem carros, translados, e nós só na caipirinha wink e o acesso do Espelho é difícil, né? Nunca consegui chegar lá, e olha que tentei, mas ninguém queria colocar o carro na lama e buracos-perigo-de-atolamento depois de muita chuva a última vez que estive em Trancoso...
será que chegou a nossa vez? ui, minha algibeira está com medaaaaaaa! mas é muito, muito tentador, Ricardo! e parece o mais perfeito pé-na-areia com crianca! (oh my! será que aceitam cachorro? digo, crianca nas pousadas do Espelho? wink
abracos,
A.

Ricardo Freire

Se você for agora a partir de setembro, um lugar com pousadas pé-na-areia que não tem problema de chuva ou lama é a Rota Ecológica alagoana.

https://www.viajenaviagem.com/2007/07/alagoas-rota-ecologica/

Aceitam crianças: Pousada do Toque, http://www.pousadadotoque.com.br , Borapirá http://www.borapira.com.br , Pousada da Amendoeira, http://www.pdamendoeira.com.br , Riacho dos Milagres http://www.riachodosmilagres.com.br .

Isabel
IsabelPermalinkResponder

Já que você sugeriu a rota alagoana, vou incluir um lugar que descobri, e que acabei voltando algumas vezes. É pé na areia, o preço é bom, e você pode alugar casas individuais, com dois ou três quartos e cozinha equipada, dentro de um pequeno condomínio. De toda a região, foi o que achei melhor. A praia é otima, tranquila. Não sei se fica muito barulhento na alta estação. Parece que o nome mudou, mas o antigo era Privê Miramar: miramarmaragogi@aol.com ou www.privemiramar.com.br
Rodovia AL - 101 Norte Paraia de Antunes, Maragogi.
Boa viagem!

Andrea Lima
Andrea LimaPermalinkResponder

mais uma vez, valeram as dicas! depois que nos decidirmos e viajarmos volto pra contar a experiência. precisando de dicas de hospedagem em Viena, dê um alô e eu vou checar pra vc. fiquei sabendo de um hotel super bem localizado, no meio de tudo, por € 70 a diária, de acordo com minha amiga é agradável e tal, posso checar se alguém aí precisar, fica aqui um contato pra ti, e pros outros do VnV, é só dizer que vou checar com prazer pra vocês! mais uma vez, obrigada!

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Andrea, esse lance de 70 euros por dia, eu acho o máximo!
Esse é o limite que estabeleci pros hoteis de agriturismo que vou ficar no norte da Itália, agora.

Ingrid
IngridPermalinkResponder

Ricardo, estou postando este da Pousada do Outeiro, onde estamos sendo muito bem atendidas e pretendemos continuar assim por alguns dias aqui na Praia do Espelho heehe Mas queria contar pra vocês que antes de decidirmos ficar aqui hoje, fomos checar outras pousadas inclusive a Pousada do Baiano... CRUZES! Embora o quarto deles seja LINDO, a área ao ar livre está abandonada - cadeiras precisando de uma mão de verniz, uma bandeira do Brasil tremulando toda desengonçada, presa por uma única ponta... o pior foi o desatendimento da moça que nos recebeu de forma absurdamente grosseira... a estrada também estava totalmente descuidada, com crateras enormes na chegada à pousada... e nem tinha uma única placa indicando a pousada... enfim, uma decadência única. Pena ! Mas aqui no Outeiro tudo beleza !!! Obrigada pelas dicas sempre.

Sergio Faria
Sergio FariaPermalinkResponder

Dormi na Pousada do Baiano em outubro de 2010 e novamente agora em janeiro, semana passada. Não é verdade, absolutamente, que a área ao ar livre esteja abandonada. Os móveis do jardim são rústicos mesmo, de madeira tratada como nas embarcações, era só o que faltava envernizar. A bandeira do Brasil está ali para informar que aquilo não é pousada de gringo, e não vi problema nenhum na forma do hasteamento. A estrada é aquela mesma -- e devia ser muito pior, para afastar os bate-volta predatórios. E há, sim, placas (enormes) indicando a entrada da Pousada e Restaurante do Baiano. Provavelmente, a leitora Ingrid ignorou as indicações do Riq e caiu num bolsão de estacionamento tipo CVC, ou mesmo no estacionamento de outra pousada.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Se é para hastear bandeira, que façam direito, oras. Bandeira não é pano que vc pode prender com um ponto só.

Quanto à essa ideia de que acessos devem continuar ruins para "preservar o acesso", é um dos motivos que tanto prejudicam o turismo nacional. Com acesso ruim, o viajante independente, de carro (próprio ou alugado) não se avevntura tanto por aquelas bandas, e para sobreviver e garantir fluxo acabam entrando operadoras e agências de receptivos para levar clientes até destinos "de difícil acesso", o que acaba por, paradoxalmente, massificar o local.

Veja o próprio caso do Espelho: sem estrada asfaltada, tornou-se destino preferido de passeios de escuna.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Estamos fechando a viagem pro sul da Bahia e queremos passar duas noites na praia do Espelho, entretnato, lendo o post e clicando nos lin ks das pousadas indicadas, a pousada Porto Espelho não abre o link, e nem aparece pelo google! Numa pesquisinha mais rasteira, fiquei com a impressão de que ela virou a Pousada Bendito Seja ( http://www.pousadabenditoseja.com.br. Alguém sabem me informar se a informação procede?

beijoca

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! É isso mesmo! A Bendito Seja é a antiga Porto Espelho.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Valeu, Bóia! Beijo

Ramon Moreira
Ramon MoreiraPermalinkResponder

Parabens pela materia... vai ser muito proveitosa na viagem que farei no proximo mes para a costa da Bahia.

Um grande abraco e mais uma vez, parabens !

Marcos Henry
Marcos HenryPermalinkResponder

Galera... Fui na Praia do Espelho conhecer e achei muito show... fui passar o dia e acabei dormindo duas noites lá na Pousada Enseada do Espelho... Atendimento fantástico do Agrailton e da Tati, comida deliciosa feita pela Viviane. Show de bola... comi um Peixe a Enseada... que peixe viu, assado na folha de bananeira, putz!!! Se eu soubesse que o Espelho era essa delícia toda eu teria ficado todos os dias da minha viagem ao litoral sul.
Vale apena passar uns dias por lá!!!

Sergio Faria
Sergio FariaPermalinkResponder

André L., caro cara.

Enquanto o brasileiro não tiver um mínimo de educação (ambiental, neste caso) as estradas esburacadas, perigosas e não convidativas serão a melhor forma de proteger lugares como o Espelho -- que é área de preservação ambiental. Aqui mesmo, nos comentários, você vê pessoas trocando ideias quanto ao melhor tipo de calçado para se pisar nos corais. Isso é crime ambiental.

Na parte mais popular dali, junto às pousadas, há um painel com informações claras e detalhadas sobre isso. Mais para o sul, no verdadeiro Espelho da Maravilha, há uma enorme e muito antiga castanheira também mencionada aqui, e debaixo dela uma senhora indígena vende coco. É uma linda árvore. Só que no velho e largo tronco, de frente para aquele mar maravilhoso, alguém pixou em vermelho, com letras enormes: 100% VASCO.

Eu, que sou torcedor da natureza, prefiro que a estrada fique muito pior, dificultando o acesso das CVC da vida e de gente mal educada, ignorante e predatória. Gente como você.

Clemilson
ClemilsonPermalinkResponder

Fiquei hospedado na Fazenda Cala na praia do Espelho. Não gostei, o quarto é muito simples, para o que é cobrado. Não tem TV, ar condicionado e internet e celulares não funcionam naquela região, o café da manhã não tem nada de especial e para piorar minha situação uma das telhas estava quebrada e a noite choveu muito e tínhamos uma cachoeira dentro no nosso quarto. Sugiro que procurem outra pousada na região.

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

A pousada Enseada do Espelho é uma ótima pedida para quem quer se hospedar na praia do Espelho. O pessoal é muito atencioso e eficiente, a comida é ótima (e servida com muita elegância, em louça pintada a mão), o café da manhã variado (com direito a tapioca de todos os sabores feitas na hora), a infra-estrutura da pousada é excelente(tudo muito bem cuidado, quartos com LCD, TV a cabo, ar condicionado). E, além de tudo, a praia (maravilhosa) fica a poucos metros, logo em frente. Imperdível!

Felipe
FelipePermalinkResponder

Freires e Bóia,

Estamos planejando nossa viagem para a praia do ESPELHO, ainda estamos na dúvida quanto à pousada (Recanto do Espelho, Enseada do Espelho ou Pousada do Outeiro)....

Mas temos outras dúvidas e contamos com colaboração de vocês para solucionar:

1. Vale a pena ficar algum tempo em Arraial e/ou na Vila em Trancoso?

2. Para ir até o Espelho é melhor pagar um transfer ou alugar um carro?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe!

A Recanto do Espelho é mais simples do que a Enseada do Espelho. A Pousada do Outeiro fica em cima da falésia, mas oferece vista e piscina.

Os trâsnfers e táxis na região são bem caros. Normalmente é negócio alugar carro.

Arraial e Trancoso são uma graça. Mas normalmente as pessoas que gostam de uma não gostam da outra (o Ricardo Freire gosta das duas).

Felipe
FelipePermalinkResponder

Bóia,

OBRIGADO pela ajuda...

Quantos dias você acha suficiente ficar no Espelho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! O Espelho é uma praia. Não há nada o que conhecer por lá. Praias servem para curtir e descansar, e para isso o Espelho é ideal. Por quantos dias, só você saberá dizer. Mas se tudo o que você quiser é dar uma olhadinha na praia, então faça o bate-volta como todo mundo.

Rodney
RodneyPermalinkResponder

Oi Riq, Olha eu aqui novamente !!
Em julho fui com minha esposa e minhas filhas para São Miguel dos Milagres. Planejamos ficar 3 dias e ficamos 6 na Pousada Recanto dos Milagres, Adoramos.
Agora vamos para o sul da Bahia e planejamos ficar 14 dias entre Trancoso, Arraial e Espelho.
Você tem uma sugestão de quantos dias podemos ficar em cada local ?
Tem uma dica de pousada com bom custo/benefício para nós ?
Abraços, Rodney !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodney! Aqui quem responde é A Bóia.

Indo fora de temporada, você vai poder definir in loco o desenho da sua viagem. Tem gente que se apaixona por Trancoso, tem gente que prefere o Arraial, tem gente que quer ficar dias no Espelho, tem gente que se contenta só com o passeio.

Programe a primeira semana com três dias no Arraial, três em Trancoso e dois no Espelho, então fique a semana final onde você mais tiver gostado.

Rodney
RodneyPermalinkResponder

Bóia, muito obrigado, mas vou na alta temporada, você tem indicação de pousadas com bom custo/benefício ?

Raquel Cruz Ionoki

Olá...
estamos indo para Arraial em março e ficaremos ficaremos uma noite na praia do espelho, na pousada Enseada do Espelho. Gostaria de ter dicas de onde comer.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Na praia do Espelho você pode comer, durante o dia, na Silvinha (mas tem que reservar ao chegar).

De dia ou de noite você vai comer bem no Baiano, na Bendito Seja e na própria Enseada do Espelho.

Helena
HelenaPermalinkResponder

Olá ,
Estou indo com meu esposo e filho 5 anos, para praia do espelho por 3 dias e clubmed trancoso por 5, vocês tem dicas atualizadas de restaurantes no espelho? Vale a pena ir passar o dia em trancoso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helena! Trancoso acontece depois das 5 da tarde, que é exatamente quando chega o grupo do Club Med. Dormir uma noite em Trancoso seria um "plus" desejável.

Veja o guia atualizado desta região, incluindo onde comer no Espelho:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-santo-andre-porto-seguro-arraial-ajuda-trancoso-espelho-caraiva-corumbau-cumuruxatiba-prado-abrolhos/

Viaje na Viagem

Ainda tem dúvidas?

Clique e leia nosso post mais atualizado sobre este destino:

Guia de Praias: Sul da Bahia

Kellen Junqueira Rodrigues Almeida

Boa noite Ricardo!

Estou tentando reservar um quarto na pousada Enseada do Espelho há 5 dias.

Já liguei na pousada, fiz contato via e-mail e nada. Por telefone falei com a Flávia e com o próprio Sr. Mário, o dono. Me informaram que havia disponibilidade, o valor da diária e ficaram de me encaminhar um e-mail confirmando tudo. No entanto esse e-mail nunca chega. Hoje fazem cinco dias e nada. Leio tantos comentários elogiando a pousada e citando que é uma das mais "preparadas" da região. Fico na dúvida se devemos passar uns dias na praia do espelho ou não. Fiquei bastante decepcionada. Como fazer a reserva? Você me sugere alguma opção?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar