Eu quero: Xangai

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

    xangai-dia1.jpg

Há uns dois meses, o Henrique Martin perguntou numa caixa de comentários se eu tinha dicas de Xangai. Eu respondi que não, mas que estava muito interessado no assunto e ia pesquisar.

Só que, como de vez em quando acontece, acabei não tendo tempo. Resultado: o Henrique foi pra Xangai, voltou e já blogou boa parte da viagem.

Olha que coincidência: acabei conhecendo o Henrique no fim de semana passado, durante um workshop da Nokia. Falei que ia visitar o blog e linkar aqui. Pelo menos essa promessa eu cumpri...

Afanei essa foto do blog dele, o Shanghai Dois Zero. E foi de lá que eu trouxe este vídeo também. Nele o Henrique mostra o lugar mais interessante do planeta nesse início de milênio: as duas margens do rio Pudong Huangpu, que põem frente a frente os dois centros de Xangai -- o clássico-colonial, o Bund, e o futurista, o Pudong.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=3JYdYa5IeCM]

Quer ver mais sobre Xangai? Dá uma chegadinha no blog do Henrique!

20 comentários

Rodrigo Purisch

Tenho muita vontade de conhecer a China, mas ainda acho que não é a hora. Ela parece causar uma sensação ambígua nas pessoas que tentam conhecê-la mais a fundo. A China dos pacotes parece muito distante da China real. Alguns costumes locais e o estilo chinês de ser parecem ainda causar certo impacto no turista independente. Muitas vezes isso é compensado pela grandiosidade da história e cultura desse povo.

Pelo menos foi isso que captei lendo com certa frequência o Blog do Gilberto Scofield, que é correspondente do Oglobo na China. http://oglobo.globo.com/blogs/gilberto/

Ricardo Freire

Rodrigo: que o Amilton (leitor das antigas, que é apaixonado pela China, aprendeu chinês e está se mudando para lá) não me ouça, mas eu nunca me interessei muito pela China, não. O Sudeste Asiático é tão pertinho e tão mais apetitoso, em todos os sentidos...

Estive em Hong Kong e achei assim-assim, e nunca fui fissurado em conhecer Pequim. Agora, Xangai... é o lugar do mundo, hoje, pelo qual tenho mais curiosidade. É a Berlim da Ásia! Quero ir na primeira oportunidade...

henrique
henriquePermalinkResponder

Oi Ricardo, obrigado pelo link! (e o enorme post). Pelo que senti da China, nao e um lugar ainda pautado por pacotes turisticos - tem sim suas zonas dentro de Shanghai notadamente focadas no turista/executivo que esta por la (como a Nanjing Road e Old Town). O que tem muito, mas as agencias nao descobriram, e um mercado local turistico muito aquecido (cheguei la no fim do feriado do dia do trabalho e estava tudo cheio, zoo, ruas, shoppings). Voce encontra na rua muitas agencias locais de turismo que levam (baratinho) pra lugares proximos bem interessantes, como a tal Veneza da China, pertinho de shanghai. E perdi a conta de quantos papeis de promocoes aereas (infelizmente em chines) que me entregaram na rua.

em tempo: ainda tem muita foto pra colocar no blog e no flickr smile (e desculpe a falta de acentos neste maldito teclado frances!)

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

O blog é bem interessante, vale pela viagem virtual... Mas,eu confesso que não sou tão chegado em excursões, nem tão virado para ir num lugar onde não falo, não leio, não escrevo,e em que imagino que a maioria das pessoas não fala ingles...

GiraMundo com Jorge Bernardes

Henrique,

Deixei um comentário lá no shangai. Lindas fotos!

Ricardo, tá faltando uma foto aqui? Tô vendo um espaço vazio ao final do post. Ou será que estou com problemas na minha máquina aqui....

Ricardo Freire

Não tem uma segunda foto não, Jorge. Mas tem um vídeo. Aparece o vídeo na sua máquina?

Rosa
RosaPermalinkResponder

Tenho um colega que passou um ano fazendo curso no Japão e outro que morou três anos, eles disseram que mesmo sabendo o inglês, você passa muitos apuros.

GiraMundo com Jorge Bernardes

Ahhhhhh, tá explicado. Vejo o filme à noite de casa então!!!!!
Security Administration não deve gostar que eu veja filmes aqui smile

henrique
henriquePermalinkResponder

Off-topic: no voo da Air France pra Paris, lotadaco, um cara teve a manha de... acender um cigarro no banheiro! tomou a maior bronca dos comissarios e, se bobear, foi multado! (fora os gritos de alguns passageiros...). Ja aconteceu isso com algum voo em que voces estavam?

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

ixi, henrique, já aconteceu vááááárias vezes de loucos acenderem cigarro nos lavatórios. Dá pra perceber pelo corre-corre dos comissários e depois dá pra ouvir a advertência (mais quase um esculacho) em alto e bom som. Mas confesso que dos vários que eu vi, só um foi multado, infelizmente.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

sobre Xangai, visitando o blog, dá mesmo vontade de ir. Mas sou super avessa a excursões, não curto mesmo a idéia do itinerário fixo, pré-determinado, e aquela romaria de sobe e desce no ônibus o dia inteiro, geralmente ficando mais tempo nas lojinhas que nas atrações.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Henrique, grandes fotos, uma cidade surpreendente mesmo.
Parabéns pelo blog!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Buenas ... eu adorei Pequim , achei fácil fácil de chegar de sair e estar.
Excelentes hoteis , serviço impecável , preços ridiculos e dá pra ir
sem grupo tranquilamente. Nos hoteis todos falam ingles , e na rua
falam tanto quanto aqui ( nadinha smile) mas isso não é problema.
Basta ter tudo impresso em chines ( rua a com b ) . Levei tudo impresso
daqui e andamos de taxi pra todo lado sem nenhum problema .
Depois do fuzuê dos jogos vai estar perfeito !
Xangai está no topo da minha lista e acho que quem vai
até lá tem que incluir ao menos um dia inteiro no Rio Li ( mas que vão
acabar sendo dois dias e meio de bate-volta )
Obrigada Henrique smile

Majô
MajôPermalinkResponder

Henrique,

Visitei seu blog e imagino que sua viagem deve ter sido muito interessante, deixei um comentário lá.

Pelos comentários do Gilberto Scofield, percebe-se que já há um abismo social e que provavelmente levará a caminhos que já conhecemos...

Riq,
Ontem mesmo estava relendo seu post " A Propósito: Vietnã para Rodrigo" . Lá eu peço a vocês sugestão de roteiro para a Ásia e você comenta " Xangai, que é a cidade que mais atrai no mundo inteiro no momento… ".
Aliás, as superdicas da Sylvia, suas e do Rodrigo de roteiro para Ásia estão anotadíssimas, mas ainda é um roteiro caro porque as passagens são caras e precisam de pelo menos 20 dias de viagem. Bem, o Rodrigo dá a dica de compra da passagem para Ásia pela Europa, mas uma somada à outra....

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Majô , se vc tiver 30 dias o mais vantajoso é uma RTW ( 3 mil usd )
que vc sai daqui com uma franquia de 64 kilos para a bagagem e voa para
onde quiser ( até 15 stops ) .

GiraMundo com Jorge Bernardes

Sylvia,

Fiquei com a mesma impressão sobre Pequim....não é difícil se virar lá. A diferença é que eu só conheci pelo último episódio do Amazing Race smile mas eu chego lá!!!

Majô
MajôPermalinkResponder

Sylvia,

É, mas não dá pra eu tirar 30 dias. 15 no máximo 20 dias e não dá no meio do semestre. Difícil né ? :roll:
Eu quando reli ontem aquele post me deu mais vontade de conhecer a Ásia, como você diz no outro post a vontade que tenho tb é de me surpreender !! Choque total de cultura.

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Riq:

Você deu uma olhada no caderno de Turismo da Folha hoje? Adivinha sobre onde é? wink

Achei graça nos textos sobre comida e barganha, mas é aquela coisa superficial do Folha Turimo mesmo... E você sabe, seus tripulandtes são muito exigenes...

Pedro Fernandes Neto

Ricardo, Henrique e quem mais possa me ajudar ...
Sou um cara bem descolado,já viajei independentemente pelaamérica do Sul, Europa e EUA. Agora estou pretendendo ir de maneira independente para a China,cidade de Guangzhou, durante a feira em Abril, até aí tudo bem, porque como é um lugar muito visitado ainda mais na época da feira de cantão,imagino que dê pra se virar com o Ingles,mas gostaria de ir também a YIWU, próximo a Xangai, mas estou com receio, pois teria que me virar só com o Inglês, será que dá pra encarar ???? Ou estarei me arriscando muito ?????

Agradeço muito se puderem me ajudar !

Ricardo Freire

Não deve ser muito fácil se comunicar em inglês com chineses, mas acredito que o pessoal de Yiwu, que é uma cidade comercial que recebe estrangeiros do mundo inteiro, deva ser um lugar onde você consiga se virar, sim.

http://www.yiwu-china.org/

http://en.wikipedia.org/wiki/Yiwu

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar