Falou e disse, Sylvia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A Sylvia foi passar o fim de semana em Buenos Aires e comenta, a respeito da diferença cambial:

"Esta é a hora de fazer tooodas as extravagâncias ao mesmo tempo : comer, beber, ficar num cinco estrelas, fazer um super estoque de creminhos e bililis e devorar o free shop"

Ou seja: chegou a nossa hora de brincar de "dáme dos"...

Atualização: tem mais dicas fresquinhas da Sylvia nos comentários...

134 comentários

Diogo
DiogoPermalinkResponder

"Dáme dos" em espanhol e "gúdibái prateleira" em inglês 8-)

Gentem, 6ºC neste momento em POA. Salve-se quem puder!!!

Bjos e bom dia.

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Isto é o que eu sempre falei... Na Argentina ( e na Colombia, Uruguai,e na America Latina em Geral ) voce anda de taxi pelo preço do Metro na Europa, e come com um bom vinho, por um pouco mais do que voce pagaria por um crepe lá, se hopseda num 3 ou 4 estrelas pelo preço de um albergue...E, detalhe a Argentina não é so Buenos. Pirncipalmente no verão tem Mendoza e a rota do Aconcágua, Penisnula Valdes, Parque Lanin em San Marin de Los Andes, La tronchita, um trem a vapor que parece da brinquedo, em ESquel, rota dos 7 lagos, os flamingos em Malrgue, as sirerras de Cordoba, os alfajores de Santa Fé, as caminhadas pela via costera em Rosário, Ushuaia....E, para quem acha Buenos barato, no interior os preços são de 20 a 40 % MENORES... é tudo muito seguro, e dá para ir de onibus que são bons e baratos, enfim há belos pontos para ir.... Agora no inverno, uma possibilidade é conhecer o Norte, em Salta, a partir de Córdoba, com voos pela Gol.... ou o lado Argentino das Cataratas e das missões.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Apoiadíssimo, é esse o momento mesmo! E o melhor é que não é só na Argentina... Ontem paguei minha passagem para Bolívia e Peru com o dólar a 1,94 - o vôo SP / La Paz // Cuzco / Lima / SP saiu a menos de R$ 1.250,00 já com as taxas de embarque incluídas e em 6 vezes sem juros! Tenho conseguido hotéis 4 estrelas com diária média de 40 dólares, menos de 80 reais - e isso no fim de julho, alta temporada! Não dá pra não aproveitar - né, Riq? wink

Diogo
DiogoPermalinkResponder

Ernesto: acabei de anotar essas tuas tips sobre os hermanos smile

GiraMundo com Jorge Bernardes

Apoiado Ernesto. Quem puder tirar mais alguns dias pode explorar a Argentina inteira por preços ainda mais baixos do que em Buenos Aires.

E vale lembrar que comprando produtos argentinos você pode reembolsar o valor dos impostos no aeroporto na volta.

Bariloche, logo depois da temporada de esqui é linda, deliciosa, dorme-se maravilhosamente bem, come-se espetacularmente bem por uma ninharia.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ernesto, que dicas ótimas!!! Eu sou louca por Buenos Aires, mas pouco conheço do resto da Argentina - apenas Puerto Iguazu e a região de Bariloche. Taí uma excelente viagem para as férias de verão!!!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Aliás, alguém sabe se existe algum passe aéreo na Argentina tipo o Brazil Air Pass?

Rosa
RosaPermalinkResponder

Também sou apaixonada pela América do Sul. Mesmo só conhecendo um pouco da Argentina e Chile, só a amostra já foi de dar água na boca. O roteiro Uruguai, copiado da Carla, está pronto para jan./fev. 2008. O roteiro precioso Bolívia/Lima, também da Carla, está sendo acompanhado e salvo em uma pasta para a próxima oportunidade. Estou aprendendo muito por aqui. Se alguém tiver dicas de hotéis em Bariloche... Tenho colegas que foram em agosto e setembro e amaram.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Rosa, eu tenho uma dica de um hotel/pousada que eu detestei - se te interessar, dou a dica de onde não ficar... wink

Ricardo Freire

Carla, existia um Visit Argentina pass, mas pelo que eu pesquei agora no fórum do Lonely Planet (um comentário de maio de 2007), ele dançou:

I have just been informed by Aerolineas Argentinas central offices in Buenos Aires that the Visit Argentina Pass is no longer available. It has been replaced by the Natalia fare which is available when there is low demand. The Natalia fare is not available for some destinations like Ushuaia and Calafate.

Jorge Daniel Barchi.
Buenos Aires.

Achei esse passe aqui, que parece ser da LAN, mas só vale para quem reside fora da América do Sul:

http://www.flightcentre.ca/flights/air-passes/index.jsp?title=LA%20South%20America%20Airpass

Essa página aqui também não menciona nenhum passe na Argentina:
http://www.discountairfares.com/airpass.htm

Acho que esse é um caso pro Rodrigo!!!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Obrigada, Riq! Puxa, injusto limitar o passe a quem mora fora da América do Sul... Fora do país, tudo bem, mas fora do continente é demais... cry

É, acho que esse é um caso para o Super Rodrigo... wink Rodrigo, dá uma ajudinha aqui?

Rosa
RosaPermalinkResponder

Carla,
Dica de onde não ficar é tão valiosa quanto a de onde ficar.
No Brasil tem o hotel Costa Mar, Vila Velha e Gávea Hotel, Guarujá, que eu não recomendo jamais, são verdadeiras espeluncas, café da manhã pior que de butequim, apesar da vista linda.

Claudimila Pascoal

Bom dia pessoal, eu sou uma daquelas tripulantes anônimas, que não perde um só dia deste blog. Mas hoje eu resolvi entrar e escrever para agradecer o Ricardo e a todos vocês que sempre deixam dicas ótimas para nós que amamos viajar. Acabei de chegar do México e Cuba, e todas as dicas que vocês deram foram preciosas demais.
Muito obrigada!

Lena
LenaPermalinkResponder

Pois é. E enquanto isso, nossos hotéis e pousadas cada vez mais caros... Aquela senhora sexo-turismóloga deve estar a beira de um atque de nervos!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Compartilhe com TODOA as suas impressões, dicas, sugestões e tudo mais que achou de México e Cuba, Claudimila Pascoal! Aqqui TODOS nós gostamos de DAR dicas tanto quanto de RECEBER. E sempre temos algo novo a conhecer e aprender (até o Riq, pode estar certa!).

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Concordo em gênero, número e grau com o Ernesto. Sou apaixonadíssima por Buenos Aires e estou louquinha para aproveitar de novo as barbadas da capital portenha. ô lugar pra viver bem! Conheço a região de Bariloche e lagos, mas ainda me falta mesmo Mendoza e o interiorzão, que merecem uma viagem mais longa que os feriadões prolongados, quando geralmente vou pra lá. Aliás, também tô esperando que a Claudimila compartilhe conosco suas preciosas dicas e impressões sobre México e Cuba!

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Me parece que há um passe para quem voa pelas Aerolineas. Mas, a dica é procurar pela LADE, que é uma linha da Força Aerea, em que os bilhetes custam a metade do que na Austral, Aerolineas ou Lan. O único porém é que só se compra no escritório deles, e não na NET (pelo menos quando fui era assim). A LADE é excelente para quem viaja para o Sul.

Outra dica para quem quer fazer voos internos na Argnetina: é bem mais em conta ir até Foz, e dai fazer voos internos a partir de Puerto Iguazu, pois além do voo ser mais barato, se economizam quase 100 dólares de taxa de embarque, e um táxi de Foz a Puerto não sai mais 50 Reais a ser dividido por várias cabeças... E, voce não tem que mudar de aeroporto em Buenos, porque ja desce no Aeroporto local, o Aeroparque, o congonhas deles. ( Mas com pista que funciona)

Regina Almeida

Carla, visite ese site: http://www.turismo.gov.ar/esp/mvisite.htm
vi as aerolineas e nao encontrei nada, mas aqui sai clarissimo um tipo de passe, la se voce escolhe o Brasil como país..tem um 0800 para info.
E como anda os preparativos para Peru? tenho que te mandar um email..urgente...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Comprei ontem a passagem, Regina. Agora estou às voltas com as reservas de hotel!

Beto
BetoPermalinkResponder

Sylvia, fiz uma pequena homenagem a todos os "pais da Sylvia do mundo" lá no meu bloguito. Espero que você não se zangue (se zangar, eu tiro imediatamente).
Riq, peço licença pra dar o link, brigadão
http://omeulugar.wordpress.com/2007/05/30/homenagem-a-todos-os-pais-da-sylvia-do-mundo/
Abraços a todos

Claudimila Pascoal

Arnaldo e Mari, vou preparar algo de tudo o que eu vi e ouvi e passo aqui amanhã. Como o meu forte não são as fotos, não tenho muitas, mas o que eu puder contribuir, estarei a disposição. Já posso adiantar que me surpreendi muito mais com Cuba do que com o México.
Abraços

Bianca
BiancaPermalinkResponder

Ricardo,
agora q vc voltou animado da sua super viagem, será que a promessa do post com dicas de Noronha vai rolar? smile Um beijão!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Beto, genial ! Já mandei o link para eles smile

Beto
BetoPermalinkResponder

Adorei que você gostou, Sylvia. Beijão

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Dólar paralelo a 1,99 é uma marca MUITO interessante! Lembram das lojas "1,99" que explodiram Brasil afora, quando o Plano Real instalou-se e o dólar valia 0,84 centavos de Real?! Pois é....Sylvia...tem mais é mesmo que aproveitar!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Dicas praticas fresquinhas de BsAs :
**Aeroporto :
* Chegada : Trocar dinheiro no Banco de La Nacion
Pegar mapas da cidade na oficina de turismo
Taxi para zona hotelera : 65 pesos
* Saida : Tax free refound : carimbar na aduana ( balcão 26/27)
Receber o dinheiro do tax free no gate 10 após a imigração
EMPACOTAR AS MALAS COM PLÁSTICO
( malas sem cadeado E sem plástico estão sendo violadas )
Taxi do micro centro para o aeroporto : 50 pesos
+++ telefone para Sr. Alfredo ( tem um Kangoo)
cel 15-6050-4872 /residencia 43823514
Não tivemos nenhum problema em embarcar com garrafa de agua e
liquidos em geral ( não olharam nada ) mas é bom se informar antes.
#O aquecimento no aeroporto nos obriga a tirar todos os agasalhos,
portanto embarque com roupas que possa descascar .
------------------------------------------------------------------------------
* Hospedagem : boas ofertas em www.expedia.com e www.dilos.com
com até dois meses de antecedencia ( depois disso os preços são de tabela )
-------------------------------------------------------------------------------

* Restaurantes : reserve sempre , pricipalmente em Palermo Viejo
pois são pequenos e/ou muito procurados.
O El Mercado do Faena é um must ( gracias Riq smile)
--------------------------------------------------------------------------------
* Taxi : para evitar desentendimentos escreva o nome da rua , de
preferencia em entroncamento de duas ruas ( Malabia com Honduras)
Muitos não compreendem o que falamos e por escrito não tem erro.
----------------------------------------------------------------------------------
*Compras : solicite no caixa o " tax free" , se tiver vão te dar o formulario
(não esqueça de carimbar na aduana antes do check in)
#A Santa Fé , do numero 1500 ao 4000 tem muitas lojas e com preços
melhores do que da Florida .
#Na Av. Cordoba , da esquina da Av.Scalabrini Ortiz até a Thames tem
muitos outlets ( sabado de manhã tem muita gente, é dificil de comprar)
#Quem quiser um hiper mercado, tem um Carrefour junto do Malba
#Em San Telmo no domingo o mercado ( estados unidos com perú) tem
preços melhores que na praça Dorrego
#Objetos para casa na Falabella ( Florida passando a Corrientes )
# Alfajores Havana tem no free shop onde tb tem Nike com preços ótimos
( mochilas de usd 30 a usd 60 )
# Roupas de cama e banho de excelente qualidade por menos da
metade do preço daqui ( confira as medidas /tamanhos )
---------------------------------------------------------------------------
* Cartões de credito :Aceitam Visa e Amex em todas as tiendas
Nas feiras , praças e algumas lojas de desconto só dinheiro
# Cuidado com quem aceita reais ( o cambio é um por um )
---------------------------------------------------------------------------
*Pegadinhas de inverno :
#Ficar na fila na rua esperando um lugar no Cafe Tortoni para
comer um churros engordurado;
# Jardim japones com as cerejeiras sem flores ;
# Colocar roupa de lã sem camisa por baixo e sair sem manta
e chapéu ;
# Carregar montes de sacolas com compras o dia inteiro
( compre e leve para o hotel )

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Ricardo, leia na pag. A3 da Folha de hoje, bela matéria sobre seu amigo Murilo Felisberto. Escrita por José Hamilton Ribeiro.
Desculpe o off topic.
É que eu sou o tal do bem intencionado.

Rodrigo Purisch

Passes para a Argentina,
Em sua maioria são voltados para turistas de fora da América do Sul (ótimapolítica de integração regional...)

Existe um passe na página da Aerolineas que poderia servir para os brasileiros, só não sei se é esse que o Riq se referiu:

http://www.aerolineas.com.ar/ar/index_po.asp?pais=br&idi=po&secc=4&subs=6&id=151

Vale conferir com no 0800-7073310 se o passe continua valendo.

O Passe da LAN pode ser comprado por brasileiro e no Brasil, mas você deve ter uma passagem LAN mostrando chegada e saída do Brasil. Não intendi bem o que isso quer dizer. (propaganda do passe só no site dos EUA......)

http://www.lan.com/promociones/data/norteamerica/us/todo_el_mundo/saairpass_preg.html

A Oneworld tem um passe, mas não vale para quem reside na Am. do Sul.
http://www.oneworld.com/ow/air-travel-options/single-continent-fares/visit-south-america

Não deixe de conferir o site da LAN que tem uma subsidiária, a LAN Argentina que realiza vôos domésticos na Argentina e veio para concorrer com a Aerolineas/Austral

Rodrigo Purisch

Sylvia,

Ia me esquecendo, suas dicas estão ótimas. Eu estou com passagem para BsAs para o fim de ano e quem sabe carnaval. Espero que o cambio continue a favor...

Majô
MajôPermalinkResponder

Sylvia,

Com essas suas dicas, Buenos Aires passa a ser o destino 1 da tripulação !! smile
Dei uma olhada ontem no Claridge, as tarifas estavam a $140. Mas, como você disse tem que ficar tentando.
Ah, dei uma olhada pelo Kayac pela primeira vez, quando simulei preços de passagens, as deles são mais caras e não incluem exatamente as cias aéreas que eu havia consultado e têm os melhores preços. Num intidji.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Sylvia, valeu pelas dicas. Principalmente esse lance de passar o plástico nas malas (que eu nunca fiz) e o telefone do sr. Alberto.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Como será que se empacota uma mala com plástico, não?
Fiquei curioso.

Tamara
TamaraPermalinkResponder

Nossa...fiquei louca pra ir novamente pra BsAs. Mas seria a terceira vez seguida, haha. A primeira eu compartilhei com o Uruguai. Um roteiro bem parecido com o da Carla, mas as outras duas foram exclusivas só pra Bsas. Vocês acham uma boa idéia ir por Foz que eu não conheço ainda? Aproveito dou aquele pulinho de um dia no Paraguai e parto de lá pra Buenos..Alguma sugestão?

Tamara
TamaraPermalinkResponder

opa...quarta vez seguida. seria um exagero?

Carla
CarlaPermalinkResponder

Tamara, eu nunca acho que Buenos Aires é exagero... wink Mas, olha, se você não conhece as Cataratas do Iguaçu, vale a pena ir a Foz - é lindo mesmo!!! E aí você pode seguir a sugestão do Ernesto, lá em cima, e pegar um vôo de Puerto Iguazu para Buenos Aires!

fabio
fabioPermalinkResponder

Tamara, não recomendo o Paraguai, nem que seja por um dia só. A não ser que você somente queira dizer que conhece...Pq não vai a Mendoza?

Tamara
TamaraPermalinkResponder

Oi fábio! Eu só queria atravessar a ponte mesmo e ver se acho um notebook em conta, hehe. Mas tbm ficar carregando o trambolho a viagem inteira é dose. Teria que valer bem a pena o precinho.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Tamara , notebook podes comprar em BUE por 30% a menos que aqui
mas parece não ser uma boa ideia comprar estas maquinas fora daqui
em função da garantia ( mas tinha um monte de gente comprando
"vaio" no free shop )
Zé, tem duas formas de " embombonar as malas " : usar as maquinas
que tem em todos os aeroportos e pagar 20 reais por unidade, ou
comprar sacos de lixo pretos especiais para condominios ( ultra resistentes e que custam dois reais cada um ( para 200 litros )) , mais
uma fita durex larga da 3M( as outras marcas são ruins).
Enfia a mala no saco e passa a fita na horizontal e vertical dando
atenção especial aos cantos e deixando o mais justo possivel.
Libera a alça e as rodinhas com uma tesoura e passa a fita em toda a volta.
A mala estará protegida de liquidos, chuva, descuido no transporte e
menos violável .
Não esqueça de colocar um saco igual para a volta e a durex na
bolsa de mão ( e enrolar uma tesourinha num papel de aluminio para
não te incomodarem no raio x )
As cia aereas tb disponibilizam um lacre numerado que eu sempre
passo em volta do cadeado.( cadeado de verdade tá? aqueles que
que abrem com um palito qualquer não serve )
Até hoje smile nunca violaram minha bagagem .
( acho que tem uma cara de miséria , que ninguem se habilita ) lol lol

Majô
MajôPermalinkResponder

Tamara,
Mais um: as cataratas são lindas !!!

Sylvia,
Quanto estava o Vaio no Free Shop ?

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

bigado...

Lea
LeaPermalinkResponder

Querido Riq e amigos do VnV, estou de volta!
As férias foram deliciosas... mas confesso já estava com saudades disso aqui! Foi uma delícia ver como foi prolífica a viagem do comandante ao sul-da-ba, dá vontade de ficar em tooodas essas pousadas! Pena que vou precisar de bastante tempo para ler todos esses posts atrasados! smile
Mais pena ainda é que perdi a mega conVnVenção em Sampa, buaaaa! To esperando a próxima edição ansiosamente!
Espero conseguir postar lá no meu blog as fotinhos da Sicília - vale a pena, os visuais são INCRÍVEIS! Misture cidades medievais, Mar Mediterrâneo (com 3 nomes diferentes, um pra cada costa da ilha), influências de umas 7 civilizações diferentes que passaram por lá, ótima comida e vinhos e mais o charme italiano... dá um mix apaixonante!
Grande abraço a todos!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

EBAA LEA !!! BEM VINDA lol

Ainda hoje pensei como estavas demorando para voltar smile
Estou louca para ver as fotos , estavamos com saudades !!!!

Lea
LeaPermalinkResponder

PS: Sylvia, quero saber tuuuuudo da sua viagem! Ja anotei suas dicas, otimas!

Majô
MajôPermalinkResponder

Lea,

Bom ter você de volta ao VNV !!! Ontem já trocamos recadinhos né ?

Nossa, já estou me sentindo lá 8) Quanto você gastou na viagem ? Dê as dicas wink

Pais da Sylvia

Beto :
Amamos a homenagem smile

Erika
ErikaPermalinkResponder

Eu adorei Buenos Aires. Fui lá nas minhas férias, minha primeira viagem internacional. Amei, cum força.
E se a gente não se cuida, gasta mesmo, é tudo baratinho.
Como fui com um roteiro bacana da minha amiga Monica Morcega, aí comprei um mundo de alfajór.. ahaha.. ai ai... dá-lhe dieta agora.. rsrs

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Majô:
De 10 a 14 de junho no expedia.com o Claridge ainda está por
99 usd por noite em duplo; depois tem outros feriados lá:
20 junho, 9 julho, 17 agosto ( a Florida costuma ficar aberta nos
feriados e nos domingos a tarde )
Tem tb passagem da Gol em algumas sextas feiras por 76 reais
de Bue para Gru.È isso mesmo 76 reais (olhem ai na sexta dia 02 nov)
Não vi o preço do Vaio, mas tinham duas pessoas comprando enquanto
eu pagava uns chocolates Lindt ( esse é tão bom que ninguem se importa
com as calorias smile)
Lea, foram muitas comilanças e compras com direito a estoques por
um ano de creminhos, roupas de cama de algodão egipcio, enfim
aqueles luxos essenciais que a gente faz quando a oportunidade apareçe.
Fiquei um mes fazendo listinha ( tinhamos ido em março para lá ) e
consegui em um dia comprar tudo ( com tres idas para o hotel para
largar as sacolas smile)
Refeições ótimas no Bond , El mercado do Faena, Lola, Social Paraiso.
Não consegui ir ao Gato Negro ( um bistro na Corrientes ) nem a Calle Báez pois tinha um restaurante com comida ótima na esquina do hotel
( Tucuman com San Martin ) com saladinhas e outras opções para todos
os gostos.No fim do segundo dia estavamos todos saturados de tanta
comilança , com café da manhã as 9h, almoço as 14h e jantar as 21h.
Mas aposto que o Diogo & Diego iriam encarar todas as comilanças todos
os dias né? lol

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

As dicas da Sylvia são ótimas... nunca tinha pensado num sacão preto para malas, mas é uma ótima ideia... Só um reparo: A maioria das lojas de Buenos da desconto para pagamento cash, em U$, ou peso. Cartão é aceito, mas não vale a pena, pois é 10% mais caro.

Dica bem, bem pão dura para quem quiser ir para Buenos : por 2 pesos, voce pega o onibus na parte externa do aeroporto que te leva para o Centro. Voce pega no fim do corredor do aeroporto, e NAO são os da Tineda e Leon. Não vale a pena, a não ser que voce chegue muito cedo, pois ele vai pelos bairros e não pela autopista, e demora bem mais do que o onibus comum.... Mas, para quem for estudante e viajar com orçamento limtado, fica a dica, o onibus é seguro, e pegando no aeroporto dá para viajar sentado na boa.

A propósito, Sylvia voce foi para o MALBA?

Carla
CarlaPermalinkResponder

Sylvia, você precisava fazer um livro (ou um blog, quem sabe?) com essas suas dicas... Acho que nunca tinha passado pela minha cabeça que daria certo ensacar as malas assim!!! E, juntando a minha curiosidade à do Ernesto: deu tempo de ir ao Malba?

Lea, bem-vinda de volta!!! Vou lá depois conferir as fotos da Sicília...

Carla
CarlaPermalinkResponder

No caso desse desconto para pagamentos cash, Ernesto, parece que então o mais vantajoso seria sacar lá mesmo direto da conta corrente, né? Ou então conseguir comprar dólares aqui a uma cotação bem boa...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar