Fotoblog: Vila Naiá, Corumbau

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

corumbau1.jpg

Em pataxó, Corumbau quer dizer "longe de tudo". Se os pataxós já achavam longe, imagine os paulistas.

corumbau2.jpg

Em linha reta, porém, a Ponta do Corumbau -- aquele triângulo apontando para o mar que vocês podem ver no segundo post aí embaixo -- fica apenas a 50 km de Porto Seguro. A inexistência de ligações diretas por terra é que faz a viagem levar 3 horas e meia por 220 km de estrada (os últimos 60 km são de chão).

    corumbau3.jpg

A dificuldade de acesso, como sempre, é uma bênção para a preservação de um paraíso. Corumbau só não é "longe de tudo" para quem vem de bugue de Caraíva (40 minutos, mais a travessia do rio Corumbau de canoa), de barco de Cumuruxatiba (2h, tuc-tuc-tuc) ou de ônibus de Itamaraju (1h30 se vier direto).

    corumbau4.jpg

Mesmo quando o Pontal fica crowdeado (se você morasse em Itamaraju, também não perderia a chance de passar um domingo ensolarado por aqui), o resto da praia continua deserto. Fora da vila não há barzinhos -- só os pontos de apoio das pousadas, que são pouquíssimas.

Apesar de existirem pousadas em conta (eu vou falar nelas em outro post), o que faz de Corumbau um lugar ainda mais incomum é a concentração de pousadas e pequenos hotéis de altíssimo luxo -- tipo assim: alternativas ao Txai, menores e mais escondidas. São três. A mais convencional é a Fazenda São Francisco  (que está em reforma). O mais exclusivo, o hotel Tauana.

A mais original é esta aqui: a Vila Naiá.

 naia1.jpg naia21.jpg naia31.jpg

(Não são lindos os uniformes? A Rita Wainer e mais três estilistas amigos desenharam, num fim de semana que passaram aqui de curtição.)

Quem vê os bangalôs por fora...

 naia4.jpg naia51.jpg

... jamais vai imaginar como são por dentro.

   naia6.jpg

E assim é o tempo todo: não há distinção entre o rústico e o luxuoso. Os dois se equiparam, se misturam, se completam. (É muito doido.)

naia71.jpg naia8.jpg 

Se você quer ver gente na praia, leve uns amigos (isso ajuda a baratear o trânsfer de avião...)

   naia9.jpg

naia10.jpg

 naia11.jpg naia121.jpg

E o grande momento da estada: the Fab Four!

naia13.jpg

naia14.jpg

 naia15.jpg naia16.jpg naia17.jpg

    naia241.jpg

 naia19.jpg naia20.jpg naia211.jpg

Olha a Renata aí. A mulher é o máximo -- antes de fazer a pousada, transformou dois terços do terreno (com mangue, brejo e mata atlântica nativa) em área de preservação ambiental particular (RPPN).

    naia22.jpg

Se você também quiser ver nuvenzinhas cor de rosa ao entardecer, peça antes das 4 que o pessoal tenta providenciar...

43 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

henrique
henriquePermalink

ô as minhas fotos ai pai (disse meu filho de tres anos ao ver as fotos)...a gente tem q ir lá...pois é filho (respondi), então vamos...e agora riq, vou ter q ir,rs

Deise
DeisePermalink

Afeeeeeeeeeeeeeeeeeeee....n da nem pra imaginar um lugar como esse....divirta-se amigo...estou indo pro Rio, pra aquele FDS qu e estava procurando hotel BBB. Bjos

Majô
MajôPermalink

Riq,

Já não tá mais aqui quem falou... Que uniformes lindos e charmosos, deram um quê no ambiente.
Que luxo e simplicidade contrastando.
Frutas e ao lado, granola ?
Adorei aqueles bancos !
A Renata é sabida, faz turismo sustentável smile
Curta bastante, isso aí é um privilégio !

Sylvia
SylviaPermalink

DILICIA !

Netto
NettoPermalink

Que lugar lindo....... saudades da Rota E. Q bom que esse tipo de turismo está aumentando.... uma dúvida Ricardo, como é o mar ? Melhor, como é a temperatura da água no sul da bahia ? Isso é uma coisa muito importante a respeito de uma praia, pq as vzs a gente ver cada praia linda de postal mas que o encanto acaba ao pôr os pés na água.... Acho q isso até dava um post....

Diego
DiegoPermalink

Mas que isso? É de verdade ou é photoshop? Coisa linda de lugar. Dá vontade de passar dias e dias atirado nessa lugar.

E o que são as galinhas atravessando como se estivessem na faixa de segurança? Foto fantástica!

Carmen
CarmenPermalink

Ricardo, el que sea un lugar dificultoso para llegar no es inconveniente, sólo para el turismo de masas.
Hay lugares en los que resulta muy difícil llegar y en cambio hay hordas de turistas (más alternativos o de otro tipo).

La mayoría de personas un lugar tranquilo, relajado, maravilloso y bonito no les resulta suficiente. Yo lo veo en Espanha la gente quiere diversión, riesgo o espectáculo.

El ver estas fotos tan increíbles y relajantes me hace desear poder ir allí y estar en ese lugar algún día.
Parabéns x las fotos y el "viaje".

Claudio
ClaudioPermalink

Tem gente que tem a cara de PAZ e AMOR...A Renata eh uma destas pessoas...Como a pousada dela poderia nao ser maravilhosa????
Valeu, Riq, aproveita o dia, dorme muito a noite, porque cedinho, cedinho, os galos vao te acordar...kkkkkkk... Que foto fantastica!!!!!!!

Dani G.
Dani G.Permalink

Ah Riq, nenhuma cadeirinha de pRastico na praia... que sem graça wink

Quais tipos de hospedes eles recebem ? Brasileiros, europeus ? Solteiros, casados ? E o $$$ ?

Carla
CarlaPermalink

Riq, não vou nem repetir os comentários do pessoal... Estou aqui me acabando de rir com as Fab Four atravessando o que, na minha imaginação, bem poderia ser a Abbey Road... lol

Giseli
GiseliPermalink

Olá, sou meio nova por aqui, mas agora acompanho sempre seu blog, são bem interessantes os seus posts!
Aliás, já anotei Corumbau como dica para alguma próxima viagem. As fotos são lindas!
Gostaria de saber se você poderia me dar uma mãozinha sobre Marselha, na França.... Você já foi por lá? Irei para lá em breve, e gostaria de algumas dicas.
Obrigada!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Que lindas fotos, que criativos enquadramentos, que visão fotográfica encantadora. Como sempre, qualidade de texto aliada a ótimo olhar fotográfico...

nilo burgarelli
nilo burgarelliPermalink

poxa cara que lugar bacana.....acho que vou abrir uma filial da pousada do toque......ha...ha..ha...
curta e trabalhe bastante, no começo de junho te esperamos na rota para o descanso...
abraços.
nilo

Dani
DaniPermalink

As fotos são lindas e só pelo seu post já dá pra imaginar que reportagem não vai sair, né?? Vai ficar todo o mundo com vontade de ir pra lá...

Muito, muito bom!!

Rosa
RosaPermalink

Riq,
Por ai tem também um simpático, descontraído, sorridente, divertido, sensacional, alto astral, que atende pela sigla JR?
Se não tem, manda clonar lá no Toque. Pousada que se preze tem que ter um JR. Ser atendido por aquele cidadão não tem preço. Parabéns ao Nilo. Obrigada JR, você é 1000.

Beto
BetoPermalink

Ô trabalho desagradável, esse do Riq... Alguém aí arruma um escritório climatizado pro cara, sem mosquitos, areia e micose!

Hugo
HugoPermalink

Nilo, você por aqui smile . Já faz um ano que estive na Pousada do Toque e até hoje sinto muitas saudades de tudo, principalmente do já citado JR.

De todo o meu roteiro pelo Nordeste, o único lugar que realmente quero voltar um dia é para a Pousada do Toque.

Com relação às fotos do Riq, elas estão excelentes e me deixaram com aquela vontade de aproveitar o fim de semana, fazer uma loucura, e ir para a Bahia.

Caroline®
Caroline®Permalink

Riq, como está o tempo aí no sul? Aqui em Salvador está uma chuva danada, ou como a gente diz por aqui, "um toró retado"!

Majô
MajôPermalink

Riq,

Amanhecemos com sol smile céu azul smile e temperatura agradabilíssima 21o. smile Ôba você vai ter sol pra tirar muitas fotos !!! Adorei também as fotos dos frangos beatles mrgreen

Nilo,

Você por aqui !!!!! Sempre falo mal da Pousada do Toque com as piores referências haha beijos e até qualquer dia smile

Aliás, Carla, Mô, Sylvia, Hugo, Emília, Ernesto, Lena, Bruno, Destemperados e quem quiser ver o Nilo em pessoa e J.R. e equipe + corais, ouriço, piscinas naturais, sobremesas horríveis, etc dêm uma olhada nas fotos que deixei lá no orkut. Vamos nos preparando para o mega Encontro VNV lá lol

Ontem, viajei pela Provence no blog do Beto e terminei no blog do Jorge Bernardes. Amei. smile

Ernesto
ErnestoPermalink

O lugar parece muito simpático . Ma$ é para pe$$oas normai$ ?

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalink

Riq, tudo muito bonito e pra mim, surpreendente. Agora, os Fab Four foi demais. Voce virou treinador de animais ? E que belo banco de madeira !

Beto
BetoPermalink

Detesto fazer isto, mas como a Majô falou e o Riq não tá olhando, lá vão os links pra Provence (o meu e o do Jorge)
http://omeulugar.wordpress.com/2007/05/10/o-meu-lugar-na-provence/
http://giramundo.wordpress.com/tag/viagens/europa/franca/provence/
Desculpaí, Riq...

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Riq, e o tempo? Vejo nas fotos algumas nuvens, outras com ceu limpo, outras com uma luz fraquinha. Sei q a época de chuvas nesse trecho do litoral nordestino começa agora e vai até setembro, estou certo? To com o Toque reservado para o Corpus Cristi e tenho medo de nao fazer sol dia nenhum.

JULIO CESAR CORREA
JULIO CESAR CORREAPermalink

Nunca tive vontade de conhecer a região de Porto Seguro, imaginando praias lotadas de turistas dançando axé. Mas suas fotos me fizeram rever a minha posição.
gd ab

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Thiago, o tempo estava bom (ensolarado/nublado/ensolarado/nublado, normal pra Bahia), mas daí veio essa frente fria polar que escangalhou com tudo -- vento, chuva e frio. Mas passou bem mais rapidinho do que o Climatempo tinha amaldiçoado: já está sol de novo, e a previsão para a partir de amanhã parece que é ótima. O sul da Bahia não segue o mesmo clima do litoral leste do Nordeste; tem um regime próprio de chuvas, distribuídas durante todo o ano (com um pico na virada de outubro para novembro), e é afetado por frentes frias que vêm do Sul, como esta agora. Agora -- quanto a Alagoas (e todo o litoral leste do Nordeste, de Salvador pra cima), maio e junho são meses de chuva, sim. Mas onde você vai estar, na beira da praia, fica mais fácil aproveitar os intervalos de sol. Leve um livro e relaxe...

Netto, a água do mar no sul da Bahia não é morninha como no Nordeste, não. Não chega a ser fria, mas a primeira entrada, fora do verãozão, precisa ser feita com calma.

Rosa, o J.R. é único, né? Mas aqui tem um pessoalzinho da região da maior simpatia, também.

Ernesto, o Corumbau no geral é para pessoas de$prendida$ de (seus próprios) valores materiais... mas tem uma pousada bacaninha de uma belga cujo telefone eu vou dar mais adiante.

E Nilo -- sem ciúmes, né?
lol

Diogo
DiogoPermalink

Riq, aaaffffmaria guri de Deus!!!

Que coisa boa... Indonésia é aqui, gente!!! Lugar de primeiríssimo mundo...

Não te cansa muito aí, Boss!! Qquer coisa me chama, viu?! Hahahahaha 8-)

Fortjabraço, Diogo.

Sylvia
SylviaPermalink

Viu só Riq ? Os pensamentos positivos e a previsao do Infotempo
ajudaram a amenizar as outras e vc ganha de presente uma semana
espetacular .
Em contrapartida nós te temos mais feliz para encarar as proximas
descobertas.

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Eu tô aqui rindo do comentário do Julio Cesar Correa.
Eu também achava que a Bahia era como vc descreveu.
Ou seja: praias lotadas de turistas adolescentes dançando axé, despertador tocando axé, galo " cocoricando" axé, buzina de carro tocando axé, missa cantada em axé.
E por conta disso, aliava a minha preferência pelo frio ou lugares de temperatura amena, combinada com a minha alergia ao sol e aflição da areia, mais a dificuldade em encontrar excelentes preços e NUNCA programei férias por ali.
Mas, vendo as fotos do Riq, começo a mudar de idéia...

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Riq, na verdade o tempo é so uma preocupaçaozinha boba mesmo...os deuses do turismo nao vao fazer essa maldade comigo nao.

Voltar a rota em menos de 1 ano é um sonho. Da outra vez nao deu pra rolar ficar no toque, tava lotado. Dessa vez já rolou, reserva confirmadíssima, ultimas dúvidas já tiradas com o Nilo e agora é so marcar o X no calendário. Vamo q Vamo

Beto
BetoPermalink

Ô Riq, tô aqui divulgando o teu blog pra minha mulher e ela tá cobrando um comentário sobre aquelas ameijoas debaixo do Abbey Road. Tem gente que tem o estômago diretamente ligado ao coração. Você sabe.

Lena
LenaPermalink

Eu já tinha mais do que viajado muitas vezes no site desta pousada. Agora, FAB FOUR!!!! Só aqui mesmo lol
Tudo lindo!!

Julio Cesar e Mô, axé é só em Porto Seguro. Tá, e um pouquiiinho em Arraial. Em Trancoso, não passa nem perto. E em Caraíva, dizem que rola um forró nas férias escolares (janeiro e julho) smile Podem ir tranquilos!!!

Majô, qual é seu orkut? Só conheço seu blog.

Thiago, não conheço ALagoas, mas, se for parecido com Pernambuco, leve livros!! Recife e arredores fica em baixo d'agua em junho...

Ernesto
ErnestoPermalink

Riq

Eu nao entendi pelo seu texto, se é simples e barato, ou simples e caro!

Claudia
ClaudiaPermalink

Lindo, lindo, lindo!!!
E as galinhas na faixa de segurança, como disse o Diego. Até o galo deve ter sido escolhido a dedo!!!

Marcio
MarcioPermalink

Riq,

Acabei de voltar da Dinamarca e logo que voltei passei aqui para ver as novidades.
Foi bem contrastante, as imagens dos castelos, do Tivoli park que ainda estavam na minha cabeça comparadas com as praias do sul da Bahia.

Mas uma vez!!! QUE SAUDADE!!!!

Gostei de ver a preocupação com o turismo sustentável.

Abrs!! a todos e assim que der posto sobre a Dinamarca no blog.

livia
liviaPermalink

ola
por favor, estou com uma dúvida e acho que voce poderia ajudar..
aonde tem mais infraestrutura,
na ponta de corumbau ou no vilarejo de corumbau?
a ponta fica longe do vilarejo?
desde já agradeço
bruna

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Livia, o vilarejo fica exatamente na Ponta do Corumbau.

Há outras vilas menores no caminho. Uma, a vila Carroula, fica ao lado da Vila Naiá.

Tem outra um pouquinho antes da estrada chegar à beira-mar.

priscila pereira de oliveira

esse lugar é realmente um paraiso
adorei as fotos estão muito lindas ....

Benahia victor
Benahia victorPermalink

oi tio zeni quando o senhor quiser me
encontrar é so me mandar um
email
é beni_@bol.com

Benahia vicor
Benahia vicorPermalink

parabes dona Renata suas casas esta linda as fotos das praias e
vejo as fotos da minha terra natal sou Benahia Vicor de Saõ Paulo
sobrinho de Zeni

Michele Alvarenga
Michele AlvarengaPermalink

Olá!
Alguém pode me indicar um lugar charmoso e barato em Corumbau? Porque as diárias nas pousadas indicadas custam em torno de 1000 dinheiros.
O meu e-mail: michelealvarenga@msn.com

Michele

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michele!

Infelizmente não podemos enviar respostas por email.

O melhor custo x benefício da praia é o http://www.jocotoka.com.br .

Há pousadas simples que você pode ver em http://www.corumbaunet.com.br .

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas?

Clique e leia nosso post mais atualizado sobre este destino:

Guia de Praias: Sul da Bahia