Quer entrar pra minha ONG?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

    cauim400.jpg

Este é mais um dos textos que escrevi para a filial deste blog no ViajeAqui -- mas que, devido à falta de permalinks, eu resolvi transcrever para cá.

Já passei dos 40, mas mesmo assim ainda tenho grandes planos para a minha vida. Sonho em ficar rico e virar um filantropo. Quero abrir uma ONG. Meu objetivo: salvar as praias do planeta da invasão das cadeiras e das mesas de plástico.

Poucas coisas me deixam mais triste do que ver uma praia bonita infestada de móveis de plástico. Para mim, uma cadeira de plástico (mesa, pior ainda) sobre a areia é como uma garrafa PET sobre a areia: lixo.

Não, não estou dizendo que todas as praias têm que ser ocupadas com o charme dessas cabanas e desses sofás aí da foto, do Cauim, um bar à beira do rio Trancoso. Adoraria, mas sei que isso seria impossível.

Mas acho, sim, que as cadeiras de plásticos podem ser substituídas, com ganho de conforto e funcionalidade, pelas cadeirinhas dobráveis de estrutura de alumínio e encosto de nylon – aquelas que continuam em uso na Zona Sul do Rio, em Boa Viagem, no Recife, e no Porto da Barra, em Salvador.

Minha ONG ainda não foi fundada, mas já tem nome e sigla: vai ser o PCECPP – Primeiro Comando de Extermínio das Cadeiras de Plástico na Praia.

Não tire conclusões precipitadas – nossos métodos de atuação não serão violentos.

Planejo exterminar as cadeiras de plástico com argumentos científicos. Assim que ficar rico e virar filantropo, contratarei eminentes pesquisadores que tentarão por todos os meios descobrir alguma relação entre as cadeiras de plástico na praia e o aumento do buraco na camada de ozônio; entre as cadeiras de plástico na praia e o aquecimento global; entre as cadeiras de plástico na praia e o aumento de incidência do melanoma; ou de preferência entre as cadeiras de plástico na praia e tudo isso junto.

Em pouco tempo teremos fatos concretos e irrefutáveis para divulgar, como por exemplo "quem senta em cadeiras de plástico na praia tem 55% de chance a mais de desenvolver diabetes antes dos 45 anos" ou "nos lugares onde as cadeiras de praia predominam notou-se um aumento de 3 dias de chuva por mês de verão". Ainda não tenho nenhum desses dados na mão, mas tenho certeza de que meus cientistas não me desapontarão.

Enquanto isso, nada me resta senão recomendar os trechos de praia que ainda não foram incoporados ao império da cadeira plástica.

Se você quer ir a uma praia que seja bonita também do lado de cá do mar, escolha um dessas barracas, bares e clubes:

- Clube dos Ventos, Jeriacoacoara (CE)

- Ponta do Pirambu, Tibau do Sul (RN)

- Bar do Marinheiro, Praia do Amor, Pipa (RN)

- Arte Bar, Praia de Tabatinga, Conde (PB)

- Arikinda, Praia dos Carneiros (PE)

- Bar das Meninas, Taipus de Fora, Maraú (BA)

- Bar do Francês, Taipus de Fora, Maraú (BA)

- Bar do Gaúcho, Taipus de Fora, Maraú (BA)

- Bar do Sting, Praia de Araçaípe, Arraial d'Ajuda (BA)

- La Plage Blanche, Praia de Mucugê, Arraial d'Ajuda (BA)

- Magnólia Club, Praia de Mucugê, Arraial d'Ajuda (BA)

- Casa Sol, Praia do Parracho, Arraial d'Ajuda (BA)

- Tostex Praia, Praia dos Nativos, Trancoso (BA)

- Cauim, Praia dos Coqueiros, Trancoso (BA)

- Bar do Andrea, Praia dos Coqueiros, Trancoso (BA)

- Bahia Bonita, Praia do Rio Verde, Trancoso (BA)

- Pé na Praia, Praia do Rio Verde, Trancoso (BA)

- Club de Mar, Praia do Rio Verde, Trancoso (BA)

- Estrela do Mar, Praia do Espelho (BA)

- Recanto do Espelho, Praia do Espelho (BA)

- Bar do Baiano, Praia do Espelho (BA)

- Bar da Praia, Caraíva (BA)

Não fui este verão ao sul, então não sei se os lounges de praia de Camboriú e Florianópolis usaram ou não plástico na areia.

Se você souber de algum bar ou barraca de praia que não tenha cadeiras de plástico e não esteja nessa lista, por favor, deixe nos comentários, sim? Nossa ONG agradece...

172 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Claudio
ClaudioPermalink

Riq,
Voce esta certissimo, nao existe nada mais "brochante" do que cadeira de plastico na praia...O pior eh que nao lembro de nenhuma outra praia que nao tenha...Esta eh a parte mais triste...Estou contigo nesta ONG...
Um abracao

Sylvia
SylviaPermalink

Assino a lista , ratifico e prometo carregar bandeiras lol

Cleber Kujavo
Cleber KujavoPermalink

Ricardo, na boa, adoro seu texto, vc é incrível, sagaz, arguto, criativo, etc, etc, mas, essas suas "bichisses" de cadeira de plástico, luz branca, "parati só se for no centro histórico" e etc, não dá meu... Muita frescura...

Majô
MajôPermalink

Concordo Riq que quanto mais natureba melhor, além de ser de bom gosto é ecologicamente correto. Bambu, palha, madeira fazem toda a diferença. smile
Existe o mau gosto e o bom gosto, eu prefiro o 2o. como o Riq. smile

Sylvia
SylviaPermalink

Sabe o que é Cleber , é que bom gosto não tem a ver com credo ,raça
sexo ou idade .
Bom gosto é como a "elegancia " , vc tem ou não .

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Cleber, bichice é com c.
lol

Cleber Kujavo
Cleber KujavoPermalink

Tá bom, "bichice", mas sem se ofender ok ? Não tá mais aqui quem falou.

fabio
fabioPermalink

Riq, tô contigo e não abro...Tanto na defesa das praias contra as cadeiras de plástico quanto na perpetuação da boa redação e ortografia, totalmente perceptível nos seus textos.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

O melhor de TUDO nem é o excepcional texto do Riq, como sempre extremamente divertido e, é claro, politicamente correto e de bom gosto. O MAIS sensacional foi mesmo o cara escrever "bichisse" com dois S! Ah, NESTE particular, eu "bichisso" com vc! Bichissemos TODOS contra as deprimentes luzes brancas e cafonérrimas cadeiras de "prástico"! Pronto, "bichissei"!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Riq, eu gostaria de sugerir MAIS uma "Categoria" para o seu blog. Juntamente com as demais (Categorias), como Barbadas, Blogueiro acidental , Charadas, Comer, Diário do blogueiro, Dormir, Dossiês, Enquetes, Estava escrito, etc., eu INCLURIA a categoria "Bichisse"!

Sylvia
SylviaPermalink

E nessa categoria Arnaldo, vamos incluir tudo que diz respeito a :
Comer bem, dormir bem, ir a lugares especiais , viajar na estação
certa, fazer reservas, ler toodos os comentarios do tripadvisor ,
não fazer maratona , aprender a apreciar o por-do-sol , respeitar
e acolher o meio ambiente , dar bom dia , agradecer, pedir por favor
agradecer e lol

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Em vez de "Cri Cri", seria a categoria na qual ele escreveria tudo o que já faz acerca de suas "cricrizices" e nós, leitores, comentaríamos acerca de NOSSAS próprias "bichisses"!

fabio
fabioPermalink

acho que devemos ser 'darwinistas', e simplesmente apostar que posts como esse, com o tempo, tendem a se extinguir...

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Ah, tenho cá minahs DUAS "bichisses": acho MUITO brega bater palmas quando o avião pousa e pro pôr-do-sol no Arpoador, Rio de janeiro. Eita "bichisse" essa a minha!

fabio
fabioPermalink

Sylvia, você já se desapontou com alguma dica do Trip Advisor? Pergunto isso porque vou a Paris, Bruges e Amsterdam em outubro e, em Paris e Bruges, me baseei totalmente no ranking e comentários deles...

Armindo
ArmindoPermalink

Ricardo,
Mandei um e-mail para seu endereço da Época (rfreire@edglobo.com.br), mas voltou como "user not found". Para onde posso lhe enviar um e-mail?

E assino embaixo na sua ONG, com ou sem bichice!

Abraço!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Armindo: meu melhor endereço é xongas arroba gmail ponto com.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Fabio, se vc me permite dar um "pitaco" na pergunta feita à Mestra Sylvia, eu diria a vc. que deve levar em conta algumas coisas em relação ao Tripadvisor:

1) quanto MAIOR a quantidade de comentários, mais confiável será o resultado;
2) analise o comentário ruim, aquele que faria vc mudar de idéia, e veja se ele tem algo a ver com vc pois muitas vezes os comentários negativos referem-se a aborrecimentos que eventualmente são pontuais, ocasionais;
3) verifique as páginas oficiais dos hotéis escolhidos e analise lá também a impressão que elas lhe causaram, como fotos e localização;
4) não tome o Tripadvisor como algo que vc deve seguir cegamente, sem o seu próprio critério, isto é, a posição de determinado hotel no 'ranking' deve ser avaliada não apenas sobre ela, mas fundamentalmente sobre os comentários que levaram determonado hotel a merecer (ou desmerecer) qualificação

Hugo
HugoPermalink

Cleber, todos temos o direito de nos manifestar, mas é importante mantermos um bom nível na exposição de nossas idéias.

Nós brasileiros temos a mania de nos contetarmos com substantivos. Bastar ser uma cadeira que já está bom. Mas isso é errado e devemos adjetivar aquilo que usamos e compramos. Por esse motivo que muitos buscam cadeiras confortáveis, bonitas, ecologicamente corretas e que complementam o ambiente à nossa volta.

Só para você ter um exemplo, para mim é incompreensível que uma pessoa adulta passe duas horas vendo um jogo de futebol, ou pior, que saia de casa para ir ficar no meio de um monte de gente suada vendo um bando de perna de pau correr atrás de uma bola.

Mas..... se alguns gostam de futubol eu, assim como diversas outras pessoas, gosto de cadeiras de madeira, bambu, etc.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Muito bem posto, Arnaldo.

Outra coisa que eu acho que deve ser levada em consideração é a origem do comentarista. Americanos e europeus têm noções diferentes de conforto e até de estética.

Quem se identifica com o padrão americano de hotelaria deve levar mais em conta os comentários de americanos e canadenses; quem leva na boa o padrão menos confortável dos europeus pode seguir a opinião deles.

Rosa
RosaPermalink

Riq, meu marido já se acidentou duas vezes com essas cadeiras, muita sorte ele não ter se machucado, uma vez em Florianópolis, a cadeira se partiu em muitos pedaços, o segundo tombo não me recordo o lugar. É um perigo, e nem precisa ser peso pesado para as ditas se quebrarem, sol e chuva já são suficiente para ressecarem e se espatifarem. Sem contar com os aspectos de sujeira, cadeiras encardidas, e o suor? Cléber, passar para outro "level" de exigência é questão de bom gosto e conforto. Definitivamente, não é bichice, mas também se for qual o problema?

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

AINDA para o Fabio, vou citar um exemplo meu, acerca do Tripadvisor: escolhi um hotel em Malta com base na MINHA escolha pessoal (fidelidade ao Starwood). Pois o hotel Meridien de Malta que eu havia escolhido (lá há dois) era não muito bem cotado proque havia apenas três ou quatro comentários, sendo que 100% deles deram notas medianas justamente porque os hóspedes comentaristas hospedaram-se durante o período de 'soft-opening', ou seja, quando algumas áreas do hotel ainda estavam fechadas e alguns vestígios de obras de falta de treinamento apareciam. Eu me hospedei e ADOREI! daria 10 tranquilamente. Hoje ele está na posição 6 dos 27 hotéis relacionados.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Rosa, nos Estados Unidos isso dava uma senhora indenização, ha ha
mrgreen

Sylvia
SylviaPermalink

Fabio , eu não dou muita atençaõ a ranking não.
O que importa para mim de verdade é que a localização do hotel
seja mais-que-perfeita e que eu tenha a possibilidade de cacifar um ap
silencioso e reformado .
Serviços de hotel não me dizem nada pois nunca uso.
Os detalhes dos coments do tripadvisor é que são importantes para mim,
sabes aqueles que escrevem uma lauda ? Pois é, sempre tem um detalhe
importante que me faz ficar ou cair fora.
( distancia real dos meios de transporte , banheiros, lençóis.. )
Como uma vez que comentaram que estava tudo bem mas tinha uma
obra gigante de um edificio novo ao lado.
Mandei um e mail para o hotel pedindo detalhes do andamento e
fiquei no hotel.
Até pq é importante ver alem do ranking o numero de comentarios
que levou o hotel a categoria ( podem ser 40 ou 4 ).
É mais uma info, a escolha final é instinto , experiencia e cruzamento
de informações de todos os guias de turismo com os sites de opiniões.
Se tiveres que escolher entre dois, descobre qual o que teve reforma
mais recente ( quanto mais novo melhor )
A expedia fornece a data de construção e reforma.
Cruza as info do tripadvisor com o venere, fromers e fodors e depois
olha no mapa, escreve o nome da rua no google e descobre o que tem
na volta.
No caso de Paris é só postar aqui que deves ter varios feeds.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Riq, indenização por bichice não é, por si só, uma bichice? Bichicemos acerca do assunto!

Rosa
RosaPermalink

Eu gosto de futebol, sou São Paulina, e já fui duas vezes ao Maracanâ, marido Vascaino (apaixonado por futebol), e gostei da experiência. Torço até em campeonatos europeus. Aprendi a gostar de futebol e de muitos outras modalidades esportivas. Quando eu passo algum apuro em avião e pouso em segurança, bato palmas como todo mundo, acho que é agradecimento à vida. Quando estive no Arpoador, amei o por do sol e também aplaudi, a natureza merece. Quanta bichice a minha meu Deus...

Claudio
ClaudioPermalink

Riq e tripulacao,
Agora vcs me pegaram, "brochante" ou "broxante"???????

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Cada um com a SUA bichice! Respeitemos, pois!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Por falar em bichice, que foto bonita pra caramba essa, hem, Riq?

Sylvia
SylviaPermalink

Arnaldo , se eu não esquecer a maquina no hotel em Bs As e
passar por uma parilha vou "sacar una foto de uns testiculos na brasa"
para enviar para ti lol ( juro que não vou provar )

Sylvia
SylviaPermalink

Claudio, para mim é com ch ( mas no aurelio está com x )

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Riq, por gentileza, corte esse comentário "OK" aí de cima....

Sylvia, saca, saca unas fotos, gracias. Pero, se quedar-me "ROJO"...con los ...los...usted lo sabe!, con los.... voy a salir despacito!

Sylvia
SylviaPermalink

lol lol Arnaldo !

Beto
BetoPermalink

Fiquei com pena do Cleber, coitado... Acho que ele não quis ofender. Excedeu na informalidade. E ainda caiu na armadilha dos esses e dos cês. Isso acontece nas melhores famílias. Que nem a bichice, que também acontece nas melhores famílias, até nesta, do VnV. Ficamos assim: somos todos bichas, com muito orgulho. Bicha is beautiful! Não se acanhe, Cleber, continue curtindo o texto, a argúcia e a criatividade da... digo, do Riq.

Luciana
LucianaPermalink

eu acho que lá em Fortaleza o Beach Park não tem cadeira de plástico, e tem ainda uma outra barraca na Praia do Futuro, que parece um lounge (claro que eu esqueci o nome) que não tem cadeiras de plástico e outras "bichisses"

Luciana
LucianaPermalink

ah! e se alguém puder me dar umas dicas a respeito da República Dominicana eu vou adorar....

Rosa
RosaPermalink

O Houaiss fala para evitar usar com x e usar com ch. Parece mesmo mais adequado. VnV também é cultura.
Nós e o soletrando...

Claudio
ClaudioPermalink

Valeu, Sylvia
Agora posso escrever: Cleber, o seu comentario sobre "bichisse" ou "bichice" foi simplesmente "brochante" ou "broxante"!!!!!!!!!!!!

GiraMundo com Jorge Bernardes

Santa ignorância a minha... eu achei que o Cleber havia escrito arguto quando queria dizer astuto smile o que segundo o dicionário é a mesma coisa.
Ainda bem que os universitários aqui do escritório me ajudaram com essa! Ufa!

Rosa
RosaPermalink

Eita povo gente boa, esse do VnV. E o Milan está mandando ver. Estou torcendo para o Milan por causa do Kaká, talento São Paulino, bichice minha, mas que importa... No fim dar tudo certo.

GiraMundo com Jorge Bernardes

E já que o assunto é praia....É isso aí Cleber, cada um na sua praia!!!!!

Tem gente que gosta de descer do avião em Recife e se banhar em Boa Viagem ali mesmo do lado do aeroporto.

E tem gente que não quer nem saber, vai alugar o carro, se ferrar nos trevos e perigos da BR101, cruzar a horripilante Tamandaré para chegar em Carneiros.

Um vai achar que o outro é que é louco.

Dani G.
Dani G.Permalink

Eu ja quebrei cadeira de pRastico. Sentei numa, fui cruzar as pernas e pluft fiquei de pernas pro ar. Acho uma coisa muito baixa renda. smile

Luciana vc vai onde na Rep. Dominicana ? Eu so conheço Punta Cana e Santo Domingo. Mas fui la em 1995 ! Vamos la:

- Um passeio imperdivel é ALTOS DE CHAVON, que é uma réplica de uma cidadezinha mediterrânea do sec 16 (se eu nao me engano), fica uns 150km de Santo Domingo. Eh um lugar que precisa ser visitado !

- Em Santo Domingo visitei o Museu de Cristovão Colombo (que é um prédio de concreto em forma de uma nau). Eh interessante, mas nao imperdivel.

- No centro da cidade tem prédios historicos e uma GRUTA, que infelizmente ja nao lembro o nome. Eh uma gruta onde vc desce e encontra aguas cristalinas. Eh lindissimo. Ah, na Catedral de Santa Maria não pode entrar de bermudas, eu fui barrada e tive que amarrar uma canga pra fazer de saia e visitar (rs). O centro vc pode andar todo a pé, interessantissimo ver o Mercado Municipal tb com os artesanatos.

Infelizmente ja nao lembro dos nomes, e as minhas fotos de la nao estao aqui comigo... Eu fiquei hospedada no Bavaro Beach Resort em Punta Cana, e pra conhecer os outros lugaes da ilha nos alugamos um carro com "motorista". Na realidade era um landau velho com um cara muito hilario chamado Cornelio. Rodamos bastante, paramos nas cidadezinhas do caminho. Mas o que mais me chamou atençao além da cor do mar foi mesmo Altos de Chavon.

Rosa
RosaPermalink

Riq, é fácil resolver essa questão das cadeiras de plástico: aumentar o preço (elas são muito baratas, não chega a R$10,00 cada, tem em tudo que é mercado, em promoção, Extra, Carrefour, Wall Marte) e baratear o preço dos insumos para povoar as prais com cadeiras de madeiras, cipó, sei lá, ensinar o povo a usar o que tiver disponível na região, é questão de criatividade também, e educar os usuários para cuidar e não destruir. Já reparou como as nossas cidades sofrem com pichação? Os sprais deveriam custar os olhos da cara e deveriam ter a venda controlada pelo Governo. Nesse caso não é questão de liberdade de expressão, é vandalismo mesmo.

Sylvia
SylviaPermalink

Jorge, por falar nisso uma vez alguem comentou que tem uma
entrada ( atalho ?) beem antes de Tamandaré pelo meio do
mato, uma estradinha de terra que dá direto lá no fim de Carneiros.
Alguem sabe disso ?
Assim a gente não precisa passar pela cidade ( nem ir no super ) smile

Emília
EmíliaPermalink

Nossa, que fuá é esse aqui, gente?... (fuá consta do Aurélio? grin )
Eu acho o seguinte, Cleber: o Riq tem uma capacidade de observação incrível (para não falar no bom gosto, já tão conhecido). Com isso, ele consegue transmitir não só as idéias dele sobre o que deve ser um lugar bacana e que merece o nosso rico dinheirinho, mas também fazer uma super descrição de tudo.
Um exemplo: você sabe que a pousada X não tem uma vista legal, mas todo o resto é bacana. Você conhece o teu próprio nível de exigências (ou bichices, como queira) e sabe que para você, vista não é essencial. Beleza, você fecha com o lugar.
Da mesma maneira, o Riq fala de um lugar maravilhoso, mas ele não é pé na areia e para você estar direto na praia é tudo...você já sabe que não vai dar para ficar, e por quê? Porque ele esteve lá e soube detalhar tudo.
Essa é a beleza da coisa.
Tô certa ou tô errada? mrgreen

Carla
CarlaPermalink

Gente, tou dentro dessa ONG também!!! Com bichice, sem bichice, seja como for... lol

Um comentário sobre o Trip Advisor - muitas vezes, quando se referem a hotéis na América Latina, os comentaristas dão notas baixas ao serviço porque os funcionários do hotel não são lá muito fluentes no inglês e acabaram tendo problemas que poderiam ter sido resolvidos se a comunicação fosse mais fácil... Bom, eu também acho que é importante que os funcionários de um hotel falem inglês, mas, conhecendo a nossa realidade, acho importante analisar bem e relevar a questão, se for o caso.

Dani G.
Dani G.Permalink

Riq, as praias belgas têm cadeira de plastico ! Mas são mais espreguiçadeiras do que cadeiras. Tudo de plastico. E querem saber o pior ? As areas dos "cadereiros" (os caras que alugam as cadeiras) são separadas por LONAS !!! E, esse ano eles colocaram palmeiras... de plastico é caro. Acreditam ??? Vou ver se arrumo uma foto pra colocar no blog pra vcs conhecerem a beleza das praias do mar do norte (rs)

Mario
MarioPermalink

Olá pessoal, aproveitando a pergunta feita na lista, eu estou muito perdido em reservar hotel em Amsterdã, por garantia reservei o Mercure Artur Fromer. Alguém sabe me dizer se é bom? Sae por 160 euros a diária sem café para Julho? Esse Mercure tem nota 3,5 no Trip.
O Best Western Eden sae por cerca de 120 euros, será que vale a pena?
Em Paris escolhi um IBIS por 90 euros próximo a torre. Alguém sugere outro?
Obrigado

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

MArio,pergunte ao Marcio, do blog A Janela Laranja, ele mora em Amsterdam e sem dúvidas poderá lhe infirmar acerca do que pediu.