Trancoso: revisitando os clássicos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Freqüento Trancoso desde o comecinho dos anos 90. Não sou muito enturmado, porque sempre passei pouco tempo e nunca vim no auge da muvuca, no réveillon. Mesmo assim, me sinto um pouco veterano.

E para relembrar Trancoso a.D. (antes da Daslu) não existe nada melhor do que eu fiz agora: me hospedar no Capim Santo, que fica no final de uma vielinha que sai do Quadrado.

 capim-entrada140.jpg capim-piscina1402.jpg capim-piscina141.jpg

O Capim conserva a essência da Trancoso hippie, devidamente atualizada com os confortos da Trancoso chic. Mas sem se descaracterizar: o lugar não tem um pingo de afetação. Tipo assim -- quem já usava Havaianas nas antigas não tem culpa de elas terem entrado na moda...

 capim-quarto210.jpg capim-quarto211.jpg

capim-quarto142.jpg  capim-quarto141.jpg capim-quarto140.jpg

Dessa vez me apigreidaram para a suíte master, que tem um quarto enorme e um banheiro que é mais agradável que muita sala de estar por aí. Na baixa temporada, custa razoabilíssimos 250 reais. (Os quartos standard, de tijolinhos branquinhos, saem 160.) O café da manhã tem tanta coisa, que justifica o buffet: parece um café colonial. Não consegui experimentar tudo em dois dias (e olha que eu tentei).

 capim-cafe193h.jpg capim-cafe193v.jpg

Desde o fim do verão o Capim  (e outros pousadeiros) comemoram a vitória na Justiça contra os bares barulhentos das proximidades do Quadrado. O Pára-Raio foi fechado e já foi posto à venda. A perspectiva é de noites tranqüilas até na alta temporada.

    capim-jantar400.jpg

Apesar de ter sido o berço da jovem chef-revelação Morena Leite (hoje no Capim Santo de São Paulo), o restaurante mantém os pratos clássicos no cardápio. Eu aproveitei para repetir o primeiro prato que comi há 15 anos, um peixe com molho de iogurte que continua ótimo. Como há 15 anos, a moça que me tirou o pedido me perguntou se eu queria arroz branco ou integral. Mas dessa vez não senti nenhum olhar de desaprovação quando escolhi branco.

smile

Acabei ficando uma noite a mais do que o planejado em Trancoso, e então resolvi atravessar o Quadrado e me hospedar no outro clássico da vila, o Hotel da Praça, onde eu costumava dormir no século passado. Depois de algumas temporadas como Pousada do Quadrado -- quando foi totalmente repaginado por Sig Bergamin -- o lugar trocou de arrendatários, que resolveram voltar com o nome tradicional.

 hoteldapraca140.jpg hoteldapraca141.jpg hoteldapraca142.jpg

A decoração foi refeita por Mucki Skowronski, uma das donas da deslumbrante pousada Fazenda da Lagoa, em Una. O restaurante, que, já na época da Pousada do Quadrado, recebia chefs de São Paulo no verão, foi rebatizado como Japaiano e entregue aos cuidados de Felipe Bronze, criativíssimo chef carioca, que elaborou um cardápio misturando Ásia com Bahia.

hoteldapraca145.jpg hoteldapraca144.jpg  hoteldapraca143.jpg  

Ficou tudo muito lindo. Mas gostei menos do que eu gostaria de ter gostado. Acho que a fase Sig tinha mais a ver com a pousada: a mistura de estampas do Taiti com objetos da Oficina de Agosto tinha produzido um visual tão fotogênico quanto despojado. Senti a nova ambientação, no geral, um pouco mais afetada do que o hotel comporta. Os quartos continuam pequenos (não tem como ser diferente) e com detalhes que não fazem jus ao preço (190 reais o quarto standard na baixa), como o chuveiro elétrico.

hoteldapraca193h.jpg hoteldapraca193v.jpg

Talvez se eu não tivesse ouvido dez minutos de briga em voz alta entre o cozinheiro e o garçom no início do meu jantar eu teria relevado o fato do meu sashimi de salmão com melaço de coco e capim-santo ter vindo com lâminas ainda congeladas. (Mas a caipiroska de banana, maracujá e canela estava sensaiconal.) De manhã também demoraram bem uns cinco minutos para tirar o rádio da AM popular de Eunápolis que emprestava cor local ao meu café.

Enfim, na comparação entre os clássicos, o Capim Santo reforçou a minha percepção de ser um lugar que amadureceu com sabedoria, sem perder a personalidade; já o Hotel da Praça me pareceu uma daquelas pessoas que vão ficando mais bonitas ao longo dos anos, só que à custa de muita plástica.

76 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ernesto
ErnestoPermalink

Riq e tripulantes

Parabéns pelas novas descobertas do Blog. Um dia vou cconhecer!

Riq será que voce pode fazer um post para mim? 10 dias na Nanimbia?
Não sei se algúem conheçe, pois nem os nossos "campeões" de milhagem, que eu acho que são o Arnaldo, a Sylvia e o Rodrgio estiveram lá, mas quem sabe, alguem que esteja de passagem possa ajudar, afinal a sua audiência aumenta a cada dia!

Estamos pensando em ir para a Nanimbia. Alguém já foi? Como são as condições reais de segurnaça? Alguem já reservou pacotes, do tipo self drive em operadoras locais pela internet? Alguma recomendação? Por operadora braisleira, só vi pela Quensberry, que era cara. Vi uma operadora de turismo americana, chamada GAP. Alguem já viajou com eles? Gostaram?

Obrigado a todos.

Ernesto

Beto
BetoPermalink

Estive uma vez em Arraial da Ajuda, quando fui um dia a Trancoso, em 1992. Foi uma viagem-roubada, por motivos que não vale a pena contar, e ainda dei o azar de ter chovido a SEMANA INTEIRA. Fui de carro (tenho mania de ir de carro pra todo lugar) de Santos até lá pra apanhar chuva, quase sem poder conhecer o lugar. Obviamente, fiquei com má impressão. Aqueles quiosques na areia, com axé no úúúúúrtimo volume... dá um tempo! Não deve mais ser assim, né? E os ônibus de excursão? Finalmente, volto a ter vontade de voltar. E a culpa é do Riq, com estes posts maravilhosos e as excelentes sugestões de hospedagem e de restaurantes.

Sylvia
SylviaPermalink

Riq , Trancoso fica cada dia mais comestivel !
Estas pousadas para todos os gostos e com a cara que a gente
queria que sempre tivesse a casa da gente dá água na boca.
Adorei tuas impressões sensíveis e detalhadas sobre as diferenças. lol

Carmen
CarmenPermalink

Ricardo, tus textos son una recompesa.

Describes de una forma tan sencilla y para nada convencional tus "viajes", que son un estímulo para mí.
Admiro tus estudios e inspecciones "sobre el terreno" tan ajustados a la realidad y que me sirven como recordatorio de que yo estuve allí un día...

Beijos y espero que tengas un buen aterrizaje en la dura realidad.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ernesto, eu sou totalmente analfabeto em safáris e "great outdoors". Tô devendo já um monte de coisas das quais eu entendo e que ficam mais fáceis para pesquisar. Acharia interessante pesquisar a Namíbia do zero, mas sendo muito sincero não vou ter tempo, não, desculpa.

Diogo
DiogoPermalink

Riq, viu lá o mais novo sucesso dos Destemperados? Na Cachaçaria...

Ah, e tem xongas lá pra ti. Abre lá guri!

Abrasss

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Beto, tanto em Trancoso quanto no Arraial há lugares na praia que reproduzem as condições atmosféricas e audiovisuais de Porto Seguro. Mas sabendo onde ir, e dando sorte no departamento meteorologia, é uma viagem linda. O próprio Arraial d'Ajuda se tornou o vilarejo de praia mais arrumadinho do Nordeste. Eu adoro. Falo dele amanhã.

Carla
CarlaPermalink

Oba, e eu vou só salvando as dicas... wink Riq, você acha que o super feriadão de novembro pode ser uma boa época para ir ao Sul da Bahia? Acho que o meu feriado vai ter uns 10 dias - 22 de novembro é feriado em Niterói... wink

Ernesto
ErnestoPermalink

Riq

O que voce poderia fazer por mim, não é uma pesquisa, isto, sempre gostei de fazer, e com as excelentes dicas da Sylvia, e do Arnaldo, elas ficaram ainda melhores. A parte teórica já fiz.... o problema maior agora é a parte prática, ou seja boas referências reais de alguem que tenha ido

O que peço, é que voce faça um post, para que, quem sabe, dê para achar alguma alma que tenha ido.... Não localizei ninguem mais próximo, o máximo que vi, foram alguns foristas do lonely planet.

SandraM
SandraMPermalink

Caramba, Riq!!
Pela primeira vez, consegui, sem dor na consciência, reservar uma meia semana em Fortaleza assim do nada.
Pela primeira vez, tô largando os moleques em casa,o serviço na pasta, o celular na gaveta e me programando ficar os próximos cinco dias na minha capital preferida.
Sabe o q vc conseguiu com este post???
Me deixar insegura e me perguntar uma dezena de vezes:
"por que não escolhi Porto Seguro???"
Pôxa vida, Capim Santo???
Droga, por que não lembrei de lá???
Bjs,

Sylvia
SylviaPermalink

Sandra nem pensa em mais nada.
Guarda o Capim Santo pro ano que vem, ele vai continuar lá!
Sair de ferias sem filhos é tuuudo de bom , ainda mais se
vc conseguir "pensar em branco".
Eu aprendi a fazer isso em Fortaleza, e me encantei.
Zero neuronios , nada de jornal, noricias, telefonemas, ideias, preocupações ..

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carla, nunca tem época "ótima" pra ir ao Sul da Bahia, porque sempre vai da sua sorte com o tempo (eu vu fazer um post sobre isso). Mas a duração -- 10 dias -- é excelente. E como é fora da semana do dia da criança e do dia do professor (a tal "semana do saco cheio" em São Paulo), a região não vai estar tomada por infantes beberrões.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sandra, se é a sua capital preferida, então não tem erro também... E quando você voltar e vir que os moleques estão inteiros e que o trabalho soube esperar, você já vai começar a programar a próxima...

Carla
CarlaPermalink

Riq, que bom saber! Se o meu feriadão se confirmar longo assim, é pra lá mesmo que eu vou!!! wink

Olívia
OlíviaPermalink

Vale dar dicas, Ricardo? Mal cheguei por aqui e tô me sentindo à vontade pra palpitar! smile
Fui à Trancoso e adorei. Além dos hotéis e pousadas que o Ricardo citou, eu destacaria uma hospedagem barata e nova: é uma pousadinha na rua atrás do Capim Santo, super confortável (não tinha TV quando fui, mas quem precisa de TV em Trancoso). Achei o máximo porque a dona, chamada Carmen, é uma simpatia, e de vez em quando um chef italiano passa por lá pra fazer deliciosos pratos no jantar. Lá do alto dá pra ver o mar de longe... Vale a pena pra quem está com a grana curta - e assim dá pra economizar em hospedagem e gastar na comida. Jantar no Capim Santo é um desbunde, o Portinha - também no Quadrado - é delicioso pra um almoço ali na praça, além do Cacau. Mas o melhor foi almoçar num restaurante na beira da Praia do Espelho, o da Silvinha - que já foi itado aqui. É demais!

Gabriela Moreira Pereira

Caro Ricardo:
Redescobri a Costa do Descobrimento em 2005 "empurrada" por si. Segui quase tudo "à risca"... Dormi no Espelho como sempre aconselha (numa casa alugada mas com pequeno almoço na pousada - óptima solução para família grande)...

Estivemos em Taipe, Pitinga, Arraial...
Em Trancoso, reforçado o seu conselho pelo do dono da pousada em que estivéramos antes, decidimo-nos também pelo Capim Santo. Confirmo tudo o que diz, mas desapontou-nos um pouquinho a falta de afabilidade... Também vínhamos de um sítio onde nos sentiramos em casa... Uma pousada em Santo André que mudou nossa vida (Aqui contrarie os seus conselhos, mas não me arrependi...)

Depos de ler o seu post visitei o site da nova (velha) versão da pousada o Quadrado... Que desilusão!!!! Estou certa que não voltará a ganhar lugar no "The Hotel Book" da Taschen... Sorte a minha que o comprei a tempo e que ad eternum (até que a morte nos separe) poderei rever aquela que era para mim a decorção mais genial de todo o livro. Aparece também por lá a Ponta do Camarão, uns "euros" acima da minha bolsa... Já agora, há um site com informção sobre a pousada http://www.espelhodamaravilha.com.br/b_camarao.htm (talvez já conheça, mas fica a dica...)

Voltei em 2006 e instalei-me só para lá da balsa de Cabrália, este ano não há euros... Mas vou voltar. Falta CAraíva, Corumbau e mais muito mais do mesmo...

Entretanto, vá viajando por nós que a gente gosta...

"Aquele abraço"
Gabriela (Portugal)

Nico
NicoPermalink

Vou para Trancoso no início de Dezembro. Consultei no Freire´s, e vi que a Pousada do Hibisco o Ric indica como uma opção barata por lá. Alguém tem outras dicas de boas pousadas com bom preço em Trancoso?

Roderic
RodericPermalink

Nico, início de dezembro ainda é baixa temporada e vc consegue excelentes preços em boas pousadas pois há muita oferta. Uma opção barata e com um atendimento personalizado é a Pousada do Bosque. Fica a uns 200m do quadrado, são uns chalés bacanas que ficam no meio de um bosque e a proprietária do lugar, Dona Araguacy, é uma simpatia.

Rafael Albuquerque
Rafael AlbuquerquePermalink

Olá, sou taxista em Porto Seguro. Dezembro é uma das melhores épocas, pois o tempo é maravilhoso, ocorrem várias festas e a cidade não fica tão lotada. Você consegue se divertir e ficar sossegado numa boa.
Vou dar uma investigada nos preços de pousadas para esta época, mas desde já deixo meu fone caso necessite de taxi quando chegar.
73 99917878 ou 73 91343393;
Abraços
Rafael

Alice
AlicePermalink

Oi, gente,

queria descobrir que pousada é essa a que a Olívia se referiu, cuja proprietária se chama Carmen. Tô querendo ir para Trancoso mas a rana tá curta, queria algo em conta mas com charme!

Olívia Says:
Maio 25th, 2007 at 10:11 pm
"Fui à Trancoso e adorei. Além dos hotéis e pousadas que o Ricardo citou, eu destacaria uma hospedagem barata e nova: é uma pousadinha na rua atrás do Capim Santo, super confortável (não tinha TV quando fui, mas quem precisa de TV em Trancoso). Achei o máximo porque a dona, chamada Carmen"

Sylvia
SylviaPermalink

Um jeito de encontrar Alice é no Guia 4 Rodas ( pela localização )

Lena
LenaPermalink

Nico,
a Pousada Trancoso Tenis é muito bem localizada, pertinho do Quadrado, vizinha da Alquimia e muuuuito mais barata. www.trancosotenispousada.com.br

laura
lauraPermalink

que bueno tener la posibilidad de agradecer! me fui a porto seguro y cuando llegue casi me muerooooo no me gusto nada (no es minha praia! jaja) ya habia encontrado el sitio de freire y me fui a trancoso q me mato! es expectacular y seguro vuelvo este año por unos dias mas... a capim santo seguramente.
me salvastes el viaje!!!! tengo pendiente feranando de noronha para el proximo año...
saludos
laura

carlos
carlosPermalink

qual e a pousada/hotel mais chique de trancoso? to pensando em levar minha esposa pro aniversario de casamento (20 anos), e queria levar num lugar legal.

obrigado.

c

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carlos, o lugar mais badalado e com os bangalôs mais luxuosos de Trancoso é a Estrela d'Água http://www.estreladagua.com.br . Mas tem que pedir as suítes-master (que são esses bangalôs com piscina privativa). Os apartamentos standard são... standard.

Se as suítes-master da Estrela d'Água pesarem demais no bolso, então fique num dos bangalôs da Etnia ( http://www.etniabrasil.com.br ) ou num apartamento com vista para o mar no El Gordo ( http://www.elgordo.com.br ).

A suíte master do Capim Santo também é charmosa, ampla e confortável; e tem o melhor preço de todas essas ( http://www.capimsanto.com.br ).

Se você não ficar na Estrela d'Água, não deixe de passar pelo menos uma tarde no bar de lá.

carlos
carlosPermalink

Ricardo:

Muitissimo obrigado. O teu guia de praias e espetacular!! E o seu blog (que so descobri ontem tbem). Parabens

C

Marcio Ermirio
Marcio ErmirioPermalink

Freire

Sou frequentador de Tracoso como voc

Paloma
PalomaPermalink

Olá Ricardo,
Realmente entre junho e julho chove muito em Trancoso??
Obrigada.
Paloma

Luciana da Silveira
Luciana da SilveiraPermalink

Parabéns pelo post! Dicas e fotos lindas!
Ficarei hospedada na Pousada Ramona, a 400m do Quadrado.
Gostaria de receber algumas dicas de passeios. Já soube que ir a Espelho é imperdível.
Obrigada!

wilton santos de oliveira

trabalhei no casamento de morena leite e fiquei encantado com tanta beleza e sutileza que o evento foi promovido,a simplicidade marcou toda a noite apesar dos famosos que lá havia.por isso que eu como proprietario da maré eventos empresa que tocou a maior parte dos serviços prestados fico lisongeado em saber que aqui na região há mão de obra qualificada a ponto de fazer qualquer tipo de festividade,seja ela importante ou não.

Marina
MarinaPermalink

Pessoal, eu estou um pouco confusa... As praias de trancoso não são de fácil acesso a pé? Quero ir com minha filha de 9 meses e queria praia calma (sem ondas grandes) e que desse pra ir a pé. É uma boa pedida?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Só dá para ir a pé se você estiver numa pousada pé-na-areia, como a Villas de Trancoso ou a Estrela d'Água. As outras ficam em cima da falésia, no Quadrado. Você vai precisar de carro para descer à praia.

Marina
MarinaPermalink

Riq, valeu! Infelizmente essas duas, pelo que vi, não cabem no meu bolso no momento! Acho que vou optar por outro destino praia-tranquila-pousada-pe-na-areia menos badalado!

beijo

Marisa Goes
Marisa GoesPermalink

Riq,

Depois de ler e reler mil posts e comentários, estou tentando decidir a melhor praia para ir com minha filha de 2 anos e meio em outubro, tentando unir os seguintes critérios:

1. praia bonita, com água calma e o mais azul/verde possível
2. boa comida para os pais, que adoram um bom jantar depois de um dia correndo atrás da pequena.
3. bom atendimento
4. facilidade de chegar
Estava interessada no Miramar (seria minha estreia em resorts), mas depois de fuçar no tripadvisor cheguei a conclusão que a coisa por lá anda meio decadente.
Obrigada,

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Vá à Rota Ecológica. Não é fácil de chegar mas compensa.

https://www.viajenaviagem.com/category/rota-ecologica

Sut-Mie
Sut-MiePermalink

Me bateu uma saudade lendo o seu post! Eu adorei Trancoso, também ficamos na Pousada Capim Santo e tivémos as mesmas impressões que vc. Gostei muito dos quartos, da piscina, do café da manhã maravilhoso (tb não conseguimos provar tudo!) e até do restaurante à noite. Achei bem prático ter esse super restaurante dentro da pousada, já que estavamos com filha de 1 ano e pouco. E ela corria para cá e para lá nesse quadrado, com casas coloridas!
Voltaria sem pestanejar!

Wilian
WilianPermalink

Bom dia Riq!!! Vou voltar a Trancoso, não tô resistindo!!!! Vc tem informações sobre a pousada Calypso??? Procurei aqui no blog e não achei!!! Mas ouvi fala que é charmosa e barata!! Vc tem algum informação????
Obrigado!!

Vanessa R Vulcano
Vanessa R VulcanoPermalink

Oi Ricardo!

Li todas as dicas sobre Trancoso ..
Só que assim ..duvida... é aconselhável alugar carro por lá?
Porque descendo no aeroporto de Porto Seguro tem transalado até as pousadas ... mas não sei se pra conhecer bem Trancoso é bom pegar um carro? O que aconselha?

Ficaremos ou na Capim Santo ou El Gordo ou Bahia Bonita...rs..(fase de negociação).

Super tkssss!

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

É bom estar de carro alugado. Uma simples ida de táxi vale duas diárias de carro alugado.

Estela
EstelaPermalink

Sobre pousada em Trancoso, se você não fizer questão de piscina, no Quadrado tem a pousada Porto Bananas. Fica em frente ao El Gordo, ao lado do restaurante Cacau e tem um preço em conta. Todos meus amigos que ficaram lá gostaram muito.
Eu, sinceramente, não recomendo a Capim Santo, acho que está meio caída.
Agora, se quer gastar muito dinheiro e ficar na novidade de Trancoso, no Quadrado, cujo dono é um diretor da Diesel, fique na Uxuá.
Um abraço

Flavia
FlaviaPermalink

Oi Ricardo, td bem? Antes de tudo, gostaria de dizer q as dicas do site foram muito uteis na viagem q fiz para Portugal e Espanha em setembro. Depois q descobri o viajenaviagem não viajo sem antes dar uma olhada. Faz uns 15 dias q fiz o passeio de barco pelo rio, de canavieiras ate belmonte, em razao da sua indicação. Ai eu aproveitei e fui de taxi conhecer santo andre, onde fiquei por 1 noite. Foi bem legal. Agora eu queria uma opiniao do q conhecer no sul da bahia. Sou baiana, de salvador e estou morando em ilheus. Gostaria de ir ate trancoso e outras praias por perto durante 4 dias, o q vc indica? Abs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Você pode escolher entre Trancoso e Arraial d'Ajuda como base para passear, ou ficar os quatro dias onde achar que vai gostar mais, Arraial, Trancoso, Espelho, Caraíva ou Santo André.

elaine oliveira
elaine oliveiraPermalink

Alguem conhece alguma casinha perto do quadrado que eu possa alugar por 15 dias?

Sylvia
SylviaPermalink

Veja se esta serve :cool: , Elaine http://www.aluguetemporada.com.br/imovel/p539365042

Cláudia Callai
Cláudia CallaiPermalink

Gostaria de saber informações sobre a pousada Calypso? Fiz uma pré-reserva para férias de janeiro 2011 e gostaria de informações. obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fica pertíssimo do Quadrado. Faz tempo que não visito.

Monica
MonicaPermalink

Oi Cláudia, estive em Trancoso em novembro e visitei essa pousada onde meu irmão estava hospedado. Ela fica no bosque, bem ao lado do Quadrado. Ela nào tem piscina, mas o staff é bem atencioso e os quartos sào bacanas. O custo/benefício é justo. Ela está no meio de jardins bem cuidados.

Sílvia Soares
Sílvia SoaresPermalink

Claudia, fiquei nesta pousada em março. Endosso as informações da Monica. Localização ótima, pessoal super prestativo. Os quartos são bem limpos e claros, correspondem exatamente às fotos do site.

Monica
MonicaPermalink

Gostaria de alguma sugest"ao de hospedagem em Sao Paulo nos Jardins. Algum hotel ou flat com boa localiza~cao e um bom custo;beneficio. Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Este post é sobre Trancoso. Para fazer perguntas sobre São Paulo, use algum post da categoria São Paulo.

https://www.viajenaviagem.com/category/sao-paulo

Flavia
FlaviaPermalink

Oi Ricardo, sou a ex-proprietária da Pousada Cabana em Jeri, vc esteve por lá, não sei se vai lembrar... Estou indo agora em janeiro para Trancoso e estou perdidinha, sem saber onde ficar, já fiquei na Villas de Trancoso, maravailhosa!!! Mas não estou podendo gastar muito. Qual vc indica a Mata N'ativa, Capim Santo, Porto Bananas, Pousada Calypso ou Pousada Encantada? Todas parecem muito charmosas... Qd fui a uns 7 anos atras já achei a Capim Santo abandonada. Obrigada pela ajuda.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Esta viagem em que fiquem na Capim foi em 2007. A pousada estava muito bem, e adorei a suíte master, conforme está no texto.

Acredito que a Calypso esteja um pouco abaixo do padrão das três primeiras. Não conheço a Encantada.

O primeiro time de pousadas em termos de conforto é Uxuá - Estrela d'Água - Villas - Etnia - Jacaré do Brasil - El Gordo. Depois vêm Capim - Puerto Bananas - Hoel da Praça - Mata n'Ativa.

Mariana "de Toledo" _ @merel

Eu fiquei na Pousada Encantada quando fui em maio de 2009. Adorei, mas é uma pousadinha mais simples, apesar do cuidado nos mínimos detalhes (leia-se: florzinha dentro da privada). A área da pousada é pequena, a piscina também, mas os quartos são bem decoradinhos, o café da manhã é uma delícia e você se sente em casa. Os donos são gente fina, mineiros que abraçaram o local. Eu voltaria sem pestanejar, mas para quem está procurando algo do gênero da Capim Santo, certamente seria bastante aquém smile

Priscila
PriscilaPermalink

Ricardo,

Pulei da idéia de ir a Jeri em março e estou agora estudando trancoso! Me interessei na pousada Capim Santo, Mata Nativa( o ponto positivo: praia) e Soleluna(está oferece um preço beem interessante, e parece ser cheia de charme tambem. Procuro algo na linha de bangalôs, ou pousadas de charme, românticas...
Qual dessas seria a melhor escolha? Pode me ajudar??
Muitíssimo obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! O Comandante não conhece a Soleluna e o site não diz onde fica exatamente. A Mata N'Ativa não fica propriamente na praia. As pousadas em Trancoso costumam ser muito charmosas. Bangalôs são caros. Tente na Uxuá, na Jacaré Casas e na Etnia.

Priscila
PriscilaPermalink

Ricardo!

Pulei da idéia de ir pra Jeri em março e me decidi por Trancoso!
Acabei encontrando a pousada Soleluna (num preço bacana, parece ser super charmosa)a pousada Mata Nativa e a Capim Santo.Gostaria que indicasse qual a melhor opção para uma viagem romântica, com clima descolado de pousada,numa localização legal.
Abraços!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! Já respondemos a você smile (Comandante, mostra minhas credenciais pra ela!)

Priscila
PriscilaPermalink

Ricardo!

Estou super na dúvida em reservar uma pousada em Trancoso.
As opções são: Soleluna (em que parece ser charmosa)
Mata Nativa e Capim Santo. Qual seria a melhor escolha para uma viagem romântica? (e bem localizada!)
Abraço!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Priscila, não seja impertinente. Sua pergunta já foi respondida pela Bóia, que é a respondedora oficial de perguntas aqui do site. Se eu tivesse alguma coisa a acrescentar, acrescentaria. Não é o caso.

maria
mariaPermalink

Entendo que às vezes seja exasperante ler a mesma pergunta, mas você às vezes é muito grosseiro nas respostas.
A "Priscila" apenas não domina bem as ferramentos do Blog e você já foi dizendo em tom professoral "Priscila, Não seja impertinente" ??!!!
Lembre-se que os leitores são os responsáveis pela sua carreira, fama, livros, etc. Merecem ser tratados com respeito.
De fã e divulgadora, estou deixando de apreciar a leitura de suas dicas.
Acho que você anda precisando viajar para melhorar o humor !

Priscila
PriscilaPermalink

Me desculpe pelas inúmeras perguntas, tive um problema e não consegui viasualizar que havia feito a pergunta então repeti a mesma história(quando cnsegui ver a besteira que havia feito não existia um comando para eu conseguir apagar as perguntas que sairam iguais..)Nao sou uma pessoa impertinente!
Agradeço as considerações, foram de grande valia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Sem problemas, Priscila! Boa viagem! smile

Gustavo Mini Bittencourt

Só para dar um testemunho atualizado.

Estive com minha mulher e minha enteada na Pousada Capim Santo por 6 dias agora em fevereiro de 2011. Fomos muito bem atendidos e nos sentimos em casa. O café da manhã é farto e delicioso. O staff é discreto e solícito. O paisagismo é lindo. O quarto é bem decorado sem afetação. É tudo bem cuidado mas não chega a ser insípido. Recomendamos fortemente.

MARIA CARNEIRO
MARIA CARNEIROPermalink

Ola, eu e meu marido vamos a trancoso e opitamos por ficar hospedados na pousada capim santo.
Gostariamos que voce nos desse uma dica de alguns lugares proximos, pois vamos ficar uns 18 dias.
QUERO lugares charmosos ou alguma cidade proxima.
Obrigada.

fernanda
fernandaPermalink

ola! Adoro trancoso e ficamos hospedadas no Hotel da Praça. foi muito ruim, primeiro: tinha uma festa na area do restaurante, avisaram que ia ser somente até meia noite mas durou até 7 horas da manha. não conceguimos durmir nada, sem contar que tinha gente gritando embaixo do nosso quarto. Ficamos até com um pouco de medo porque o pessoal ficava cheirando cocaina na escada externa do nosso apartamento. Os donos são uns loucos!!!! presenciamos uma briga entre o casal coisa horrivel! sairam até no tapa...isso pelomenos foi divertido. a pousada até que é uma gracinha, mas resolvemos ficar no jacaré do brasil apos o caso.