Última parada: Arraial d'Ajuda

Relembrando: cheguei ao Arraial pela areia -- 12 km, carregando mochila, vindo de Trancoso. Quando acabei de me instalar no quarto já estava escuro. Tomei um banho e fiquei uma hora relaxando na piscina. Dei uma dormidinha; era sexta-feira e seria a primeira vez nos últimos dez dias que eu me sentia saindo para "a noite".

Na saída, porém, o Wilson, que estava na recepção da pousada, me advertiu que alguns restaurantes e bares estariam fechados, devido à ultrabaixa temporada. Mesmo assim, o Arraial não me desapontou: havia gente na rua e nas lojas, e os lugares abertos pareciam animados. Meu restaurante favorito, o pan-asiático Godzilla, estava em recesso, mas peguei uma mesa no seu vizinho Boi nos Aires e comi um belo bife de chorizo ao-ponto-pra-mal. Se o Beco das Cores (uma galeria a céu aberto com oito ou dez botecos-restaurantes) estava fechado, seus concorrentes de sempre, o Girassol e o La Morocha, estavam lotados. Peguei um banquinho junto ao bar do La Morocha e acabei ficando dois gins-tônicas a mais do que o planejado, porque a música -- violão e percussão, com um repertório bem pra cima -- estava boa demais. Eram duas horas da manhã quando voltei para a pousada.

Deixei todas as janelas abertas para ver o nascer do sol no mar. Minha pousada, a Beijo do Vento, fica no alto da falésia sobre a praia do Mucugê.

beijo193v.jpg beijo193h.jpg

Apesar de charmosíssima e com uma localização excepcional, a Beijo do Vento não é uma pousada luxuosa -- ou seja, aqui vista não custa os olhos da cara (fora do verão, as diárias começam em R$ 160).

A equipe é afinada e o serviço, muito profissa. O café da manhã tem sotaque francês -- tipo assim, quiche lorraine e crêpes...

beijo-cafe210.jpg beijo-cafe211.jpg

No fim do ano passado dois apartamentos ganharam hidros -- uma num megabanheiro com vista para o mar, outra num deck debruçado na falésia. Fiquei no apartamento com hidro no banheiro, mas aproveitei que o hóspede do quarto com hidro no deck só ia chegar à tarde e fui bisbilhotar.

A R$ 260 na baixa (e R$ 360 no verão), trata-se sem dúvida do apartamento-com-jacuzzi-no-deck mais em conta do Brasil. O que, pra mim, resume o Arraial d'Ajuda: em nenhum outro ponto da costa brasileira charme e bom-gosto custam tão pouco.

beijo-deck141.jpg  beijo-deck142.jpg beijo-deck140.jpg

Desci à praia, e a maré estava baixíssima -- coisas da lua nova (e da lua cheia), quando a maré exagera tanto na vazante quanto na cheia.

O bom da maré baixa é que se represam piscinas naturais nas praias do Mucugê (a praia central da vila) e do Parracho (sua continuação, caminhando 10 minutos para a direita/sul). Algumas barracas alugam caiaques para passear nas piscinas.

No finzinho do Mucugê fica a única barraca charmosa da região, a Plage Blanche. Mas nesta época os donos tocam um restaurante em St.-Tropez e só reabrem a barraca em outubro. Na baixa, o melhor lugar para pegar praia por ali é na Casa do Sol, que fica a uns 20 min. de caminhada, já quase na curva da praia da Pitinga.

parracho140.jpg parracho141.jpg pitinga140.jpg

Em termos de paisagem, nenhuma praia do Arraial supera a Pitinga. A chegada pela areia é linda: as falésias aparecem de repente, numa curva, sem avisar. O paredão continua pela praia do Taípe (onde está o Club Med) e só termina antes do Rio da Barra, já em Trancoso. Mas é na Pitinga que a falésia é mais bonita, porque está recoberta de verde. Pena que nenhuma das barracas tente reproduzir por ali as bossas do Arraial.

Na volta, a maré já tinha começado a encher; mais um pouquinho, e só ia sobrar areia fofa para caminhar.

À noite, por indicação da Luciana, dona (junto com o Jean-Michel) da Beijo do Vento, fui jantar no restaurante da Pousada Coqueiros, que passou a abrir também para não-hóspedes. A Coqueiros, junto com a Erva Doce, está no topo das minhas recomendações para quem quer gastar pouco (diárias R$ 120 na baixa, que tal?); o restaurante foi uma ótima adição.

Esse filé recheado com brie, com molho de framboesa e batatas rústicas não estava nada mau grin

Como eu já disse, era baixíssima temporada no Arraial. Mas ainda assim eu precisei sair às pressas do restaurante para não perder um monólogo (que se revelou divertidíssimo) no Girassol, "A Mulher Só". Dali ainda fui ao La Morocha e, a caminho da pousada, não resisti à muvuca do Jaé, um bar com música para dançar na rua do Mucugê que eu não me lembro de ter visto em outras passadas. Resultado: eram três da manhã quando entrei para baixo do mosquiteiro.

Mas o outro dia ainda era de trabalho pesado. Precisava fotografar a pracinha da igreja (o centro histórico do Arraial), visitar três hotéis novos e caminhar os últimos 3 km pela areia até a ponta do Apaga-Fogo, onde revisitaria o Eco Resort do Arraial e pegaria a balsa para Porto Seguro.

pracaigreja140.jpg pracaigreja141.jpg pracaigreja142.jpg

Se eu não estivesse tão apressado, poderia ter ficado para a missa das 10h30...

praca140h.jpg praca142h.jpg praca141h.jpg

Dos três hotéis que eu queria visitar, só gostei daquele que eu sabia de antemão que me agradaria: o Maitei. É o primeiro hotel de luxo do Arraial -- e fica na vila mesmo, no trecho final da rua do Mucugê, entre duas boas pousadas projetadas pelo mesmo arquiteto: a Paraíso do Morro (que serviu de locação para os primeiros capítulos da novela Paraíso Tropical) e a Baixu Village.

maitei193h.jpg maitei193v.jpg

Em termos de conforto, equipamentos e qualidade de acabamento, o Maitei está num oooutro patamar. Os preços também são bem diferentes dos praticados no Arraial: agora na baixa os apartamentos estão a R$ 380. Indicado para quem tem grana mas acha Trancoso muito paradão.

maitei210.jpg maitei211.jpg

Era meio-dia e quinze quando eu finalmente consegui pôr o pé na areia. Eu tinha marcado uma visita à uma e meia no Eco Resort. E teria que caminhar 3 km (ou seriam 4?) pela areia. Passei pela Praia dos Pescadores, popular entre os nativos, e que estava muvucadíssima naquele domingo. Precisei atravessar três jogos de futebol consecutivos...

Em meia hora de caminhada cheguei à barraca do Sting, já na praia do Araçaípe. Esse foi o primeiro bar de praia transadinho do Arraial, e continua até hoje o mais simpático. É freqüentado sobretudo por moradores do Arraial; você quase se sente num lugar não-turístico.

Eu não tinha tempo para um pit-stop, mas quando passei acabei encontrando o GPS, um figuraça que conheci em 99 ao me hospedar no Espelho pela primeira vez, e que sempre acabo encontrando em algum ponto do sul da Bahia (a última vez tinha sido em Caraíva, e graças a ele consegui chegar de carro à pousada da Ponta do Camarão). GPS acaba de voltar de uma temporada em Alto Paraíso de Goiás e trouxe pedras louquíssimas com as quais ele faz colares lindos. Se você passar pelo Arraial, procure por ele no Sting. A propósito, GPS aproveitou e me apresentou pro Sting, que me contou do povo que aparece no bar por causa da minha indicação no Freire's.

sting141.jpg sting140.jpg sting143.jpg

Tomei uma cerveja e saí atrasadíssimo, na hora em que já deveria estar no Arraial d'Ajuda Eco Resort, e ainda a uns 20 minutos de caminhada.

Cheguei, puf puf puf, e, para minha surpresa, o dono, Carlos Niquini, estava lá. Há uns três anos, quando me hospedei ali, ele tinha acabado de comprar o resort e estava começando a dar um banho de loja no lugar. Os primeiros resultados já eram promissores, e ele me disse que continuaria mexendo em tudo, aos pouquinhos.

arraialeco140.jpg arraialeco142.jpg arraialeco141.jpg

Promessa cumprida: o hotel está lindo. Fora do universo de resorts de altíssimo luxo, é o resort mais charmoso do Brasil, sem dúvida nenhuma. Dá uma olhada nesse quarto:

Pois esse é o novo quarto-padrão do hotel, chamado "superluxo". (São mais bonitos do que as suítes.) O resort ainda tem uma ala de apartamentos não-renovados (os que dão para o jardim), mas que só serão usados em convenções e eventos. Quem vier a lazer só vai se hospedar nesse lindão aí de cima.

Os orixás de Tati Moreno, que estavam no rio Buranhém (o hotel fica num pontal entre o mar e o rio) foram trazidos para o jardim, onde continuam impressionantes.

arraialeco-orixa140.jpg arraialeco-orixa141.jpg arraialeco-orixa142.jpg

Mas o trabalho do Niquini não se resumiu a deixar o resort com cara de hotel-butique: ele implantou um conceito único entre os resorts brasileiros, que é o de estimular o hóspede a explorar a região. Apesar de vender planos com meia-pensão e pensão completa, o hotel dá ênfase nos planos só com café da manhã, para que o visitante curta as noites do Arraial. O hotel tem uma van que leva os hóspedes à praia da Pitinga, e um folhetinho no quarto recomenda o bar do Sting (foi assim que eu fiquei sabendo da barraca).

E justamente por incentivar o hóspede a sair por aí, o resort precisou elevar a qualidade do que oferece, para não perder na comparação. Tentei listar quantos resorts no Brasil me serviriam uma costeleta de cordeiro desse jeitinho aí (e ela estava tão gostosa quanto bonita), mas não consegui pensar em muitos, não.

arraialeco-piscina210.jpg arraialeco-cordeiro210.jpg

Minha balsa saiu às 15 pras 4 -- eu tinha que estar às 4 no aeroporto. Gravei um videozinho durante a travessia, falando do meu medo de virar vítima de overbooking.

Fui um dos últimos a fazer check-in, mas meu lugar estava confirmado. Em vez de medo de overbooking (coisa que só aconteceu uma vez na minha vida), eu deveria ter medo é de perder celular (coisa que me acontece mais ou menos de seis em seis meses). Aos 48 do segundo tempo, deixei meu celular novinho em algum balcão do aeroporto de Porto Seguro.

Mas para quem poderia ter perdido todo o seu equipamento por causa de uma onda, fiquei no lucro, não fiquei?

No fim das contas, foi uma viagem sensacional. Em se tratando do sul da Bahia, como poderia não ser? Mais adiante eu faço um post-serviço para quem quiser repetir a aventura no todo ou em parte. Fui!

Atenção: os comentários estão encerrados.

MartaPermalink

Oi Ricardo!

Parabéns pelo seu site! www.freires.com.br/
Está fantástico!!!

Queria pedir uma opinião...
Vou para Arraial d'Ajuda para a semana. A agência não tinha a pousada Beijo do Vento, que parece ser a sua escolha... e acabei por escolher o Maitei Hotel. Tenho pena que não seja mais perto da praia, mas pareceu-me o melhor das opções da agência

Qual é a sua opinião com + detalhe sobre este hotel?

Percebi que fica na parte final da rua do Mucugê. Será que apesar de ficar na vila, perto dos restaurantes, bares, shopping etc, é tranquilo? será que dá para ouvir os passarinhos de dia e de noite...? smile
Tem fotos do maitei para além das que estão no site do hotel?

Obrigada!

Ricardo FreirePermalink

Marta, o Maitei está fora do trecho mais movimentado da rua, sim. Mas não posso garantir passarinhos, não grin

Minhas melhores fotos são essas que editei neste mesmo post. Acredito que você vá gostar bstante do hotel.

Lena
LenaPermalink

Marta,

eu fiquei na Maitei em junho. Acho que a pousada só tem 2 quartos virados para a rua. Os demais são virados para uma vista linda!! Se estiver muito cheia e os hospédes resolverem ficar pelas piscinas, o barulho será deles, já que os quartos dão para a piscina. Quando eu fui estava muito tranquilo e gostoso.

Aliás, o hotel entrou recentemente para uma destas listas internacionais de hotéis de charme. Li no jornal, mas não lembro qual...

MartaPermalink

Ricardo e Lena
Obrigada pela vossa resposta!
Quando voltar conto o que achei.
Já conheço salvador, morro, praia do forte, itacaré, canoa quebrada, jericoacara, pipa, e definitivamente a bahia é o meu estado preferido. Tou muito curiosa com arraial d'ajuda...
Podem dar-me uma dicas sobre restaurantes e praias mais charmosos (já sei que a do espelho é mto bonita, mas há outras assim mais perto?)

Se alguém precisar saber alguma coisa sobre Portugal é só dizer...!

Ricardo FreirePermalink

Marta, este post aqui serve de índice à minha viagem ao Sul da Bahia em maio deste ano:

Ricardo A
Ricardo APermalink

Boas Ricardo, daqui também é outro ricardo!

Esta sexta vou mais a minha namorada de malas aviadas para Arraial para a pousada Canto da Alvorada.

Li o teu blog 5* e não posso de deixar de te pedir algumas dicas porque como só vamos 1 semana queremos aproveitar ao máximo a estadia lá.

Gostava que me desses estilo um roteiro diário do que de melhor há para visitar (praia, caminhadas, excursões, noitadas, bares, restaurantes, cultura, tudo o que achares que valha a pena).

Nota: Sabes onde se pode praticar mergulho lá?

Grande abraço,

Ricardo Afonso

Olá Ricardo, Lena e Martha,
Estou indo para Arraial no feriado de 15 de nov por 3 dias... escolhemos o Hotel Maitei por ter ouvido flar muito bem dele. É novo (11 meses) e parece uma graça.
Acabei reservando também para o carnaval, quando levarei um casal de gringos.
Fico feliz em ler que e Lena gostou do Hotel.
Gostaria de saber se vcs têm noticias sobre os programas noturnos que são melhor "frequentados", ou como diz o Freire, que nao possuem "ocupação bagaçeira"...e quais lugares das Praias que estao mais agradáveis ele indica o Bar do sting).
Alguem conhece o La Plage Blanche?? (www.laplageblanche.com)
Vi em um website que há uma (boate???) Limelight em Arraial... Não soufã de procurar boate em Arraaial, mas caso seja um lugar legal, com gente bonita, querias aber se podemos levar os gringos..
Estive em Arrarial há pelo menos 8n anos atras. Nos ultimos 3 anos estive emTrancoso, no espelho (pousda Enseada do Espelho era novinha, um charme só, recomendo de olhos fechados - o bar do Brando a noite foi super alto astral) e em Barra Grande, onde tive a sorte de escolher uma das melhores pousadas (Barrabella) com decoraçao 10, super aconhegante, piscina nova, um charme! O dono da pousada é muito simpático, e melhor de tudo, descobri que é muito melhor ficar perto da Vila do que longe, nas praias Taipus...) Ricardo se vc quiser fotos da Barra bella peça no meu email.
Bom já falei de mais!!! Se alguem tiver alguma noticia sobre Arraial, agradeço.
Quando voltar do feriado na Maitei, deixou outro POST.
ABRAÇOS A TODOS. OBRIGADA

MarianaPermalink

Ricardo, gostaria de lhe fazer 1 pergunta: no texto vc diz que o ecoresort é show, e está maravilhoso. Diz tambem que o Maitei é o mais luxuoso...
Se eu estivesse na duvida entre os 2, qusl vc indicaria? (lembrando que os gringos que se hospedaráo tambem estao acotumados a um nivel superior de hospedagem). Alguma comparação entre o Ecoresort e o Praia do Forte??
Obrigada e abraços

Ricardo FreirePermalink

Mariana, deix'eu explicar a minha perspectiva em cada uma dessas afirmações.

O Maitei é um hotel de luxo na comparação com pousadas do Arraial. Mas não é um hotel grande nem hiperestruturado. É uma pousada bacana, que se intitula hotel para se diferenciar e justificar a diferença de preço -- no que está correto.

O EcoResort do Arraial, hoje, é muito mais charmoso do que qualquer resortão brasileiro. Mas não é um resortão. Não tem a estrutura da Praia do Forte. E isso eu acho que é uma qualidade.

Aproveite o feriado para pôr essas avaliações na sua perspectiva. Marque uma visita ao resort e imagine se seus amigos vão gostar mais de lá ou do Maitei.

Quanto à vida noturna, não se estresse. Em dois minutos você vai sacar tudo. Tem uma disco na rua do Mucugê chamada D.O.C., que abre uma ou duas vezes por semana. Rolam algumas festas aqui e ali. Tudo é bem freqüentado. Só o que tem cara de Porto Seguro são as baladas da ilha dos Aquários e qualquer coisa que aconteça no Parracho.

E sobe o La Plage Blanche, está no texto, com link e tudo. Não fotografei desta vez porque estava em recesso. Mas já tinha fotografado antes, está no arquivo.

Mónica Onofre
Mónica OnofrePermalink

Bom dia,

Vou passar uma semana a pipa e estou muito inclinada para o Hotel dorisol mas gostava que alguém me dissesse se a comida no Dorisol é realmente boa, pois só tenho a hipótese de ir com meia pensão. No website do dorisol pipa ocean view dizem que a comida é mediterrânica, o que me leva a pensar que não tem pratos barsileiros. Será mesmo assim? é que sendo assim, vou para outro, pois gosto e quero comer comida brasileira no Brasil!. Se puderem dizer também como é a comida no TIbau Lagoa também agradeço Obrigada

Angelo
AngeloPermalink

Riq, é a primeira vez que vou para Arraial. Vou depois do carnaval/08 com a família gostaria de saber de você algumas dicas. Estou querendo ficar no Erva Doce. É bom lá mesmo? Me recomende alguns bares com comidas exóticas, adoro!!!
Valeu
Angelo (BH/MG)

MarianaPermalink

Olá Ricardo, retornamos hoje do Arraial. O Maitei é sem dúvida um charme e tudo de bom. Retornaremos lá no carnaval. Aproveitei para conhecer todos os quartos que tem vista para o mar e reparar que alguns sao melhores do que os outros. Uma pessoa que perguntou o que vi de diferente lá, tendo e vista que a diária é uns 80% acima das pousadas vizinhas. Realmente o Hotel (que nao sei porque sedenomina Hotel, talvez por possuir alguns equipamentos e servicos que só hoteis possuem) possui um serviço diferenciado (jantei a luz de velas curtindo um bom vinho na minha propria varanda, com a funcioaria do hotel levando tudo a nossa porta), os funcionarios sao super atenciosos e te atendemmuito bem. O cardápio é muito bom e a qualidade da comida nao deixa nada a desejar a um bom restaurante de capital). A piscina do terraço é pequena, mas charmosa, com uma vista privilegiada (a frente o mar maravilhoso, ao lado nao há nenhuma pousada que esteja no nível da piscina, o que dá mais privacidade. A tarde o sol se põe atrás das arvores e deixa tudo maravilhoso. Ali;as, a vista é linda. As outras pousadas da rua que sao viradas para o mar tambem têm, mas o Maitei soube aproveitar ao maximo a vista. Muito especial. O Hotel nao aceita crianças, o que impede de vc ser incomodado por qualquer diversao da criançada. Bem localizada, é melhor andar mais para ir às praias e a noite ficar perto do movimento. Relmente, é a melhor escolha do Arraial, mas as diarias altas em comparaçao com as outras pousadas. Com relacao ao Ecoresort, nao cheguei a visitar, por ser mais afastado, acho que vale a pena ficar mais perto do Centro.
Obrigada pelas dicas do site. São muito valiosas.

Ricardo FreirePermalink

Obrigado pelo fidibeque, Mariana.
Minha opinião: não é o Maitei que é caro. A qualidade do acabamento, do mobiliário e do equipamento justifica o preço.
As outras pousadas do Arraial é que são super em conta -- e oferecem a melhor relação custo x charme x benefício do litoral.
Como eu disse no post, o Maitei é para quem quer qualidade de Trancoso (e não se importa de pagar preços idem) na muvuquinha charmosa do Arraial.

Waléria Cruz
Waléria CruzPermalink

Olá Ricardo,
Ando aqui bisbilhotando este post a algumas semanas.
Estarei indo com meu namorado no inicio de dezembro a Arraial, mas não sei onde me hospedar, e esta sendo muito dificil decidir...
Em princípio ficaremos no Beijo do Vento (na apartamento com deck c/ jacuzzi, estou a espera deles me responderem se ainda tem disponibilidade)...
Mas estou super confusa se não vale a pena ficar no Eco Resort (que o custo fica quase o mesmo pela agencia de viajem)...
Agora, depois do post da Mariana fiquei super indecisa tb pelo Maitei(que tb consigo pela agencia, por preço só um pouco mais que os outros dois... )
Se vc puder me ajudar com seu precioso conhecimento... agradeço muuuitoooo...

E parabéns pelo nova comunidade (estarei lá a bisbilhotar sempre) ;D

Rafael
RafaelPermalink

Olá;
Sou taxista, moro em Arraial;
Faço traslado aeroporto x Arraial com os melhores preços.
Para contato: r.t.cwb@hotmail.com 73 99917878

Lenita
LenitaPermalink

Oi Ricardo! Pretendo passar 10 dias no sul da Bahia ficando em Arraial, Trancoso e Espelho. Quantos dias vc recomenta para cada um desses destinos?
A principio, decidi ficar na Beijo do vento, Capim Santo e Pousada do Baiano respectivamente; fiz a escolha certa?

Bjs.
Lê.

Clarice
ClaricePermalink

Andrea Battoni, boa sorte nos avisos. Tenho sido persistente em avisar a mudança, mas o novos não querem saber. Perguntam aqui mesmo!!!
Eu desisti. Boas Festas para vc e sua família.
Clarice razz grin 8)

Lenita
LenitaPermalink

Andrea, muito obrigada pela dica. Sou mesmo uma novata no site mas uma fiel entusiasta em matéria de viajens.
Clarice, pode deixar que não cometerei mas essa gafe rsrsrsr. Também vou ajudar a espalhar o novo endereço.

Boas festas pra vcs e feliz ano novo repleto de novas descobertas por esse mundão afora!

Abçs,
Lê.

IVON E ANDRÉS
IVON E ANDRÉSPermalink

Estive eu e meu marido uma semana de ferias em arraial d´ajudas,
e fiquei maravilhada com todo o glamour que oferece este cidade, apesar de ser uma cidade pequena vc encontra de tudo, os hoteis sao uma joia, os retaurantes oferecem um menu riquissimo, as praias sao lindas, es uma cidade preciosa e nao fica atras de nenhuma cidade daqui da europa.
E sem contar com a hospitalidade que recebemos...
Estou encantada com esta cidade e se DEUS me permitir, breve voltarei a arraial d'ajudas que é a cidade que escolhi p viver.

Nane
NanePermalink

Olá Freire,
Sou sua fã de carteirinha. todas as viagens q faço sigo seus roteiros, a ultimo foi a Costa dos Corais em Alagoas, adorei!!!!
Bem, agora minha saga é Arraial D'Ajuda!!! Gostaria que me indicasse um hotel pé na areia não muito caro...
Ate o momento estou entre a Los Mandalas, na praia de Araçaipe e entre a Aquarela, ja citada anteriormente...
Vc teria alguma sugestão? conhece a Los mandalas??
Bjos com mta admiração!!!!!!

joyce
joycePermalink

olá vou pra arraial dia 24/05
mas queria saber se vai estar frio?

MARIANA
MARIANAPermalink

Ricardo, bom dia!! Gostaria de deixar registrado que estive pela 2ª vez no MAITEI no carnaval e novamente saímos muito contentes. O casal estrangeiro ficou suuuper satisfeito. O serviço é excelente! Certamente quando ler Arraial sei que me hospedarei no MAITEI.
semana que vem me hospedarei no Tanzen (www.bungalowbrasil.com.br) que fica no Villas de São Joé em Itacaré. Quando retornar deixo um post. Caso queira alguma foto do Maitei, é só me pedir por email. gostaria de trocar outras idéias com vc sobre roteiros na Europa.

Jordana Barbosa
Jordana BarbosaPermalink

Olá!!Fico babando com seus relatos e relebrandoos locais que passei em Arraial, juro que as vezes a minha vontade e largar tudo e morar de vez naquele paraíso...as vezes parece que sonhei que estava lá e é só rever as fotos pra acreditar que foi de verdade...tudo de bom pra vc!

Luiza
LuizaPermalink

Muito boa,estou indo pra arraial amanhã e animei mais ainda,fiquei feliz em saber que o maitei é bom,estou indo ficar 4 dias no saint tropez e 4 no maitei,é uma boa? Obrigada
Se der me responda : luizarg@globo.com

isadora GATONA
isadora GATONAPermalink

E MINHA GENTE ESSE E O NOSSO ARRAIAL DA AJUDA BONITO CHARMOSO TRANQUILOE SOSEGADO NOSSAS BELAS P´RAIAS

fabi cPermalink

Gente, alguma novidade sobre barracas (sem cadeiras de plástico) em Arraial e Trancoso? Dei uma olhada no arquivo, já anotei tudo, mas talvez algumas não continuem existindo, por isso decidi ver se alguém tem dicas recentes de restaurantes e barracas de praia legais em Arraial e Trancoso.. Abraço a todos, principalmente para o Riq!

Ricardo FreirePermalink

Em Trancoso, o bar Cauim, que ilustra sempre as minhas matérias sobre praia sem plástico, agora é o bar do chiquérrimo hotel Uxuá, e recebe passantes sem problema. Fora ele, na praia do Rio Verde a maioria dos bares não têm cadeira de plástico (só a Barraca dus Dotô tem).

No Arraial d'Ajuda, a La Plage Blanche continua branquinha, com camas e tendas. E no Araçaípe, o Sting voltou com tudo -- e as barracas dos hotéis próximos também aderiram à não-plastificação.

fabi cPermalink

Muito obrigada, Ricardo. És um anjo! Segunda vou pra lá e fico na Beijo do Vento!!! Bjs

Oi, Ricardo e pessoal! Voltei de Arraial e posso atestar que a Beijo do Vento é tudo isso mesmo! Com diária de 200 na baixa e uma delícia, um charme.Será q exitem outras tao legais quanto com esse preço? ALgumas barracas de praia nao estavam abertas, mas outras tiveram igualmente legais, tipo a clube timbó em Trancoso, perto da do Uxuá. A tostex tava com uma música muito ruim e barulhenta, antes era melhor. Apenas nao tive muita sorte quanto ao tempo (fazia 4 meses q nao chovia), o que me faz perguntar: minha lua-de-mel vai ser em final de outubro, será q corro muito risco de chuva ou tempo ruim no Caribe?

Ricardo FreirePermalink

Nesta época você pode pegar furacão nos lugares onde há furacão (a temporada vai de julho a novembro), mas a ocorrência é bastante rara.

Nos lugares onde não há furacão (Aruba-Curaçao-Los Roques) é época mais chuvosa (mas chove menos lá do que no nosso verão, é difícil perder totalmente um dia de praia).

fabi cPermalink

Ah, e pra quem for pra Arraial.. Que delícia o restaurante Aipim Estrela! Tem um peixe com "manteiga de limao" que nossa.. Queria achar essa tal manteiga!!!

Puxa.. Assim fico em dúvida. Pq eu ficava pensando, qdo tava nublado ou chovia em Arraial q se eu tivesse escolhido a Pousada do Toque ou tivesse ido mais pra cima tinha fugido da frente fria.. Vou pesquisar melhor entao sobre a época (final de outubro) para outro lugar, ler os posts de Fernando de Noronha, de repente... Ou antecipar a data do casamento! Bjs, obrigada!

hzlaurindo
hzlaurindoPermalink

Vou conhecer Arraial em julho só com o maridão. Vamos ficar no Eco Resort. Vc acha necessário alugar um carro? O que dá pra fazer com o pé na areia e sem ter que pagar muito caro por passeios?

Guilherme
GuilhermePermalink

Ricardo estou em dúvida entre me hospedar em Porto Seguro ou em Arraial D’ajuda, qual você indicaria? Em Arraial pesquisei muitos hotéis e me interessei pelo Hotel Mar Paraíso, o hotel é realmente bonito que nem é mostrado no site, vale a pena ficar por lá?
Obrigado

Ricardo FreirePermalink

Porto Seguro = para quem curte as megabarracas de praia com lambaeróbica de dia e festas à noite.

Arraial d'Ajuda = para quem curte ir pra mesma praia todo dia e fazer footing na Rua do Mucugê à noite.

Das duas dá para fazer todos os passeios à região.

O hotel que você pesquisou é muito bem montado e fica pé-na-areia.

Flavia
FlaviaPermalink

Chéri,casal amicíssimo meu está com dúvida atros: vão (sem as crianças, esquema namorandinho) pra Arraial no Corpus Christi e viram a le privilege ( http://www.privillage.com.br/2007/pt/ ) e a Pitinga http://www.roteirosdecharme.com.br/hotel_pitinga.php#. Minha amiga quer ficar na areia, então a Beijo do Vento não rola. Qual delas? E esse resort? Entra pra cotação ou não?

Beijos!!!

Flavia

Ricardo FreirePermalink

Acho a Pousada Pitinga mais bacana. Mas tem que estar de carro, ou fica difícil ir pra vila à noite. Eu acho ficar na vila mais conveniente...

roberta
robertaPermalink

Ola
Sobre as pousadas pe na areia qual a sua sugestao//
UM abra;o

Ricardo FreirePermalink

Há poucas no Arraial. As melhores na minha opinião estão na vila, no alto da falésia, em todas as faixas: Maitei luxo, Beijo do Vento intermediário, Coqueiros e Erva Doce econômicos com charme.

Pé na areia tem o resortinho Mar Paraíso, as pousadas Privillage e Pitinga (longe da vila), e hotéis e pousadas na praia do Araçaípe, como o Canto d'Alvorada. Gosto muito do resort Arraial da Ajuda Eco Resort, é o mais charmoso do país, pequeno, com transporte para a vila (5 km).

ricardo
ricardoPermalink

Hola estube leyendo sobre arrarial y me gusto mucho soy de la patagonia y me gusta mucho Brasil y su gente y las playa me gustaria ir a vivir alla en arrarial d ayuda tengo oportunidad de comprar una casa y me gustaria saber de que se puede trabajar alla ,aqui tengo un restaurant y pizzeria , soy instructor de parapente.

Un abrazo
Ricardo.

Eduardo
EduardoPermalink

Oi Riq,
excelente esse post, parabéns, visitarei Arraial em janeiro pela primeira vez, ficarei com minha esposa e filha pequena, junto com mais uma família de amigos. Ficaremos no Eco Resort. Tenho acompanhado seu périplo atual pelos resorts de praia brasileiros, cada informação mais útil que a outra. Daí pergunto: qdo passará novamente no Eco Resort para atualizar as informações de 2007? Abraços

Ricardo FreirePermalink

Dormirei amanhã nele. Até o fim da semana o post deve estar no ar.

Dante
DantePermalink

Olá Riq, tudo bem?
Pretendemos levar nossa filha de 1 ano pela primeira vez à praia e estamos com algumas dúvidas... Vc indicaria Arraial ou acha que Santo André é melhor? Dentre as várias opções de pousadas e hotéis aqui postadas, qual vc indicaria para ficar com um bebê? Estou em dúvida se um esquema resortão seria bem aproveitado... Queremos mesmo é curtir a praia, comer bem e ter a infraestrutura necessária para a nossa pequena!
Obrigado e Abraços!

Ricardo FreirePermalink

Em Santo André tudo é pé-na-areia. Para ficar em pousada, é melhor para crianças do que Arraial.
Para resorts, considere o Costa Brasilis em Santo André e o Eco REsort no Arraial.
Acompanhe meu guia de resorts, postarei sobre esses dois resorts nos próximos dias:

Dante
DantePermalink

Riq, muito obrigado pelas dicas! em Santo André estou consultando as pousadas Victor Hugo, Vila Araticum, Gaili, Fazenda Amendoeira e Ponta de Santo André. Recomenda alguma em especial? Grande abraço!

Ricardo FreirePermalink

Tenho uma amiga que mora em Santo André da Bahia e ela diz que a Gailli tem um terreno enorme e a dona recebe os netos nas férias, o que já garante outras crianças. E que a Ponta de Santo André também é bacana.

A Vila Araticum fica pertinho da praia, mas não está pé na areia. A Fazenda Amendoeira é afastada da vila, não dá pra ir a pé aos restaurantes. Acredito que a Victor Hugo não aceite crianças pequenas não.

Mauricio
MauricioPermalink

Ricardo! Voce qual apartamento recomenda para 2 noites romanticas? O apto com hidro no deck ou com hidro no banheiro?

Ou tal vez um apartamento no Maitei...?

Ricardo FreirePermalink

A Maitei é mais chique. A Beijo do Vento é mais simples, com excelente custo x benefício.

Maria do Carmo
Maria do CarmoPermalink

Oi Ricardo:

Confio demais nas suas dicas e adoroooooooooo viajar. Estarei indo no carnaval/2011 para Arraial. Me interessei por dois hotéis "pé na areia" como você diz: o Mar Paraíso (Praia do Mucugê) e o Saint Tropez (Parracho). Um fica a 1 km do outro. No site não tem muita diferença de conforto e beleza (me disseram até que Saint Tropez é bem simples), mas a diferença de preço é muito grande, sendo o Saint Tropez bem mais caro. Será que é devido a localização? e a praia de Mucugê é boa para banho? Um abraço.

Ricardo FreirePermalink

O Mar Paraíso fica exatamente embaixo da vila, na entrada da praia. É uma região muvucada de barracas. O Saint Tropez fica mais afastado, você vai depender de transporte para ir à cidade. Fica ao lado da barraca mais barulhenta e porto-segurosa de todas, o Parracho. As duas praias são boas. Eu ficaria na vila, é mais fácil descer para a praia de dia do que subir à vila de noite.

Maria do Carmo
Maria do CarmoPermalink

E na vila as pousadas parecem ser boas . Vi as fotos e gostei da "Caminho do Mar" e "Erva Doce", parecem muito bem localizadas.
Obrigada pela dica.

zuzu
zuzuPermalink

Riq (e/ou trips), pela vista(sei que os padroes sao diferentes, li atentamente o post), qual das duas: Maitei ou Beijo do Vento?

Ricardo FreirePermalink

As duas vistas são ótimas, não é por aí que você vai conseguir desempatar.

zuzu
zuzuPermalink

Ok ! Boa sorte pro Inter!

Marianna Renzo
Marianna RenzoPermalink

Ricardo
Estamos planejando uma viagem para o Arraial no feriado do dia 25/01. Quase enlouquecemos olhando diversoso sites, a maioria dos hoteis/posadas parecem lindos. O problema é que com 3 crianças, a maioria ficava com preço salgado. Conseguimos na Pousada Privillage, vamos nos arrepender? Somos um casal tranquilo que não gosta de muita agitação, no máximo umas comprinhas...O que vc recomenda? Obrigada.

Positivo: pé na areia

Não positivo: longe da vila

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Riq, em abril vamos com outro casal de amigos e filhos para Arraial. A ideia e' curtir a barraca do Sting na maior parte dos dias. Pensei no Santa Fe Hotel, que e' bem em frente, voce conheceu? Acha que pode ser uma fria?

Ricardo FreirePermalink

Ana Claudia, o Santa Fé é um hotel bem montadinho. Está administrado há alguns anos pela CVC. Pela minha experiência no Costa Brasilis e no Village Pratagy, isso significa não esperar demais do café da manhã, mas o hotel deve ser bem administrado sim. O Sting fica exatamente em frente. Há um outro hotel ao lado do Sting pé na areia, o Canto da Alvorada. Acho que a Lena recomenda.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Riq querido, mais uma vez, obrigada.
Vamos decidir entre estes dois.
Beijinhos

IsabelPermalink

Olá Riq!!! Vou pra Arraial final de Abril e gostaria de saber se vc conhece o hotel Club Mar Paraíso, sua impressão. Obrigada!

A BóiaPermalink

Olá, Isabel! O Comandante uma vez comentou que o Club Mar Paraíso é bom para quem gosta de hotéis maiores; não tem tanto o clima de "pousadinha". Mas é confortável e de cara para a praia!

Adriana Pessoa
Adriana PessoaPermalink

Isabel,
já me hospedei no Mar Paraiso por dua vezes e gostei muito.
A piscina é linda e a praia estárá a dois passos.
Certamente irá gostar.

Obrigada Riq!
Nossa! que honra vc por aí! O mestre respondendo tão rápido esta simples mortal, rsrs. Acompanho seu trabalho primoroso que no caso "é assim uma brastemp", sorry pelo trocadilho infame, hehe, mas isso são coisas da sua presença, sobretudo porque sou muito fã do seu bom gosto. Vc "é o cara" e tem a paciência de nos responder e dividir o seu tempo e conhecimento turístico conosco, informações precisas e que tanto fazem a diferença... Essa sua disposição é admirável em nosso meio, tanto quanto o seu esforço e talento! Gostaria realmente de te agradecer por tantas respostas, matérias, crônicas, etc., cheias de humor e conteúdo.

Obrigada Adriana!!!

Rosilene
RosilenePermalink

Olá, estou programando uma viagem para Arraial com a família incluindo criança e uma idosa, estaremos viajando pelo programa Tam Viagens da Mastercard que nos oferece como opção de hospedagem apenas o Aquarela Praia Hotel na praia de Apaga Fogo e o Verde Agua Praia em Araçaípe, qual seria melhor opção?

A BóiaPermalink

Olá, Rosilene! O Comandante costuma dizer que, em Arraial d'Ajuda, o mais interessante é se hospedar perto da vila. Não havendo essa opção, a Verde Água é uma pousada pé-na-areia que tem sua simpatia smile