Última parada: Arraial d'Ajuda

Relembrando: cheguei ao Arraial pela areia -- 12 km, carregando mochila, vindo de Trancoso. Quando acabei de me instalar no quarto já estava escuro. Tomei um banho e fiquei uma hora relaxando na piscina. Dei uma dormidinha; era sexta-feira e seria a primeira vez nos últimos dez dias que eu me sentia saindo para "a noite".

Na saída, porém, o Wilson, que estava na recepção da pousada, me advertiu que alguns restaurantes e bares estariam fechados, devido à ultrabaixa temporada. Mesmo assim, o Arraial não me desapontou: havia gente na rua e nas lojas, e os lugares abertos pareciam animados. Meu restaurante favorito, o pan-asiático Godzilla, estava em recesso, mas peguei uma mesa no seu vizinho Boi nos Aires e comi um belo bife de chorizo ao-ponto-pra-mal. Se o Beco das Cores (uma galeria a céu aberto com oito ou dez botecos-restaurantes) estava fechado, seus concorrentes de sempre, o Girassol e o La Morocha, estavam lotados. Peguei um banquinho junto ao bar do La Morocha e acabei ficando dois gins-tônicas a mais do que o planejado, porque a música -- violão e percussão, com um repertório bem pra cima -- estava boa demais. Eram duas horas da manhã quando voltei para a pousada.

Deixei todas as janelas abertas para ver o nascer do sol no mar. Minha pousada, a Beijo do Vento, fica no alto da falésia sobre a praia do Mucugê.

beijo193v.jpg beijo193h.jpg

Apesar de charmosíssima e com uma localização excepcional, a Beijo do Vento não é uma pousada luxuosa -- ou seja, aqui vista não custa os olhos da cara (fora do verão, as diárias começam em R$ 160).

A equipe é afinada e o serviço, muito profissa. O café da manhã tem sotaque francês -- tipo assim, quiche lorraine e crêpes...

beijo-cafe210.jpg beijo-cafe211.jpg

No fim do ano passado dois apartamentos ganharam hidros -- uma num megabanheiro com vista para o mar, outra num deck debruçado na falésia. Fiquei no apartamento com hidro no banheiro, mas aproveitei que o hóspede do quarto com hidro no deck só ia chegar à tarde e fui bisbilhotar.

A R$ 260 na baixa (e R$ 360 no verão), trata-se sem dúvida do apartamento-com-jacuzzi-no-deck mais em conta do Brasil. O que, pra mim, resume o Arraial d'Ajuda: em nenhum outro ponto da costa brasileira charme e bom-gosto custam tão pouco.

beijo-deck141.jpg  beijo-deck142.jpg beijo-deck140.jpg

Desci à praia, e a maré estava baixíssima -- coisas da lua nova (e da lua cheia), quando a maré exagera tanto na vazante quanto na cheia.

O bom da maré baixa é que se represam piscinas naturais nas praias do Mucugê (a praia central da vila) e do Parracho (sua continuação, caminhando 10 minutos para a direita/sul). Algumas barracas alugam caiaques para passear nas piscinas.

No finzinho do Mucugê fica a única barraca charmosa da região, a Plage Blanche. Mas nesta época os donos tocam um restaurante em St.-Tropez e só reabrem a barraca em outubro. Na baixa, o melhor lugar para pegar praia por ali é na Casa do Sol, que fica a uns 20 min. de caminhada, já quase na curva da praia da Pitinga.

parracho140.jpg parracho141.jpg pitinga140.jpg

Em termos de paisagem, nenhuma praia do Arraial supera a Pitinga. A chegada pela areia é linda: as falésias aparecem de repente, numa curva, sem avisar. O paredão continua pela praia do Taípe (onde está o Club Med) e só termina antes do Rio da Barra, já em Trancoso. Mas é na Pitinga que a falésia é mais bonita, porque está recoberta de verde. Pena que nenhuma das barracas tente reproduzir por ali as bossas do Arraial.

Na volta, a maré já tinha começado a encher; mais um pouquinho, e só ia sobrar areia fofa para caminhar.

À noite, por indicação da Luciana, dona (junto com o Jean-Michel) da Beijo do Vento, fui jantar no restaurante da Pousada Coqueiros, que passou a abrir também para não-hóspedes. A Coqueiros, junto com a Erva Doce, está no topo das minhas recomendações para quem quer gastar pouco (diárias R$ 120 na baixa, que tal?); o restaurante foi uma ótima adição.

Esse filé recheado com brie, com molho de framboesa e batatas rústicas não estava nada mau grin

Como eu já disse, era baixíssima temporada no Arraial. Mas ainda assim eu precisei sair às pressas do restaurante para não perder um monólogo (que se revelou divertidíssimo) no Girassol, "A Mulher Só". Dali ainda fui ao La Morocha e, a caminho da pousada, não resisti à muvuca do Jaé, um bar com música para dançar na rua do Mucugê que eu não me lembro de ter visto em outras passadas. Resultado: eram três da manhã quando entrei para baixo do mosquiteiro.

Mas o outro dia ainda era de trabalho pesado. Precisava fotografar a pracinha da igreja (o centro histórico do Arraial), visitar três hotéis novos e caminhar os últimos 3 km pela areia até a ponta do Apaga-Fogo, onde revisitaria o Eco Resort do Arraial e pegaria a balsa para Porto Seguro.

pracaigreja140.jpg pracaigreja141.jpg pracaigreja142.jpg

Se eu não estivesse tão apressado, poderia ter ficado para a missa das 10h30...

praca140h.jpg praca142h.jpg praca141h.jpg

Dos três hotéis que eu queria visitar, só gostei daquele que eu sabia de antemão que me agradaria: o Maitei. É o primeiro hotel de luxo do Arraial -- e fica na vila mesmo, no trecho final da rua do Mucugê, entre duas boas pousadas projetadas pelo mesmo arquiteto: a Paraíso do Morro (que serviu de locação para os primeiros capítulos da novela Paraíso Tropical) e a Baixu Village.

maitei193h.jpg maitei193v.jpg

Em termos de conforto, equipamentos e qualidade de acabamento, o Maitei está num oooutro patamar. Os preços também são bem diferentes dos praticados no Arraial: agora na baixa os apartamentos estão a R$ 380. Indicado para quem tem grana mas acha Trancoso muito paradão.

maitei210.jpg maitei211.jpg

Era meio-dia e quinze quando eu finalmente consegui pôr o pé na areia. Eu tinha marcado uma visita à uma e meia no Eco Resort. E teria que caminhar 3 km (ou seriam 4?) pela areia. Passei pela Praia dos Pescadores, popular entre os nativos, e que estava muvucadíssima naquele domingo. Precisei atravessar três jogos de futebol consecutivos...

Em meia hora de caminhada cheguei à barraca do Sting, já na praia do Araçaípe. Esse foi o primeiro bar de praia transadinho do Arraial, e continua até hoje o mais simpático. É freqüentado sobretudo por moradores do Arraial; você quase se sente num lugar não-turístico.

Eu não tinha tempo para um pit-stop, mas quando passei acabei encontrando o GPS, um figuraça que conheci em 99 ao me hospedar no Espelho pela primeira vez, e que sempre acabo encontrando em algum ponto do sul da Bahia (a última vez tinha sido em Caraíva, e graças a ele consegui chegar de carro à pousada da Ponta do Camarão). GPS acaba de voltar de uma temporada em Alto Paraíso de Goiás e trouxe pedras louquíssimas com as quais ele faz colares lindos. Se você passar pelo Arraial, procure por ele no Sting. A propósito, GPS aproveitou e me apresentou pro Sting, que me contou do povo que aparece no bar por causa da minha indicação no Freire's.

sting141.jpg sting140.jpg sting143.jpg

Tomei uma cerveja e saí atrasadíssimo, na hora em que já deveria estar no Arraial d'Ajuda Eco Resort, e ainda a uns 20 minutos de caminhada.

Cheguei, puf puf puf, e, para minha surpresa, o dono, Carlos Niquini, estava lá. Há uns três anos, quando me hospedei ali, ele tinha acabado de comprar o resort e estava começando a dar um banho de loja no lugar. Os primeiros resultados já eram promissores, e ele me disse que continuaria mexendo em tudo, aos pouquinhos.

arraialeco140.jpg arraialeco142.jpg arraialeco141.jpg

Promessa cumprida: o hotel está lindo. Fora do universo de resorts de altíssimo luxo, é o resort mais charmoso do Brasil, sem dúvida nenhuma. Dá uma olhada nesse quarto:

Pois esse é o novo quarto-padrão do hotel, chamado "superluxo". (São mais bonitos do que as suítes.) O resort ainda tem uma ala de apartamentos não-renovados (os que dão para o jardim), mas que só serão usados em convenções e eventos. Quem vier a lazer só vai se hospedar nesse lindão aí de cima.

Os orixás de Tati Moreno, que estavam no rio Buranhém (o hotel fica num pontal entre o mar e o rio) foram trazidos para o jardim, onde continuam impressionantes.

arraialeco-orixa140.jpg arraialeco-orixa141.jpg arraialeco-orixa142.jpg

Mas o trabalho do Niquini não se resumiu a deixar o resort com cara de hotel-butique: ele implantou um conceito único entre os resorts brasileiros, que é o de estimular o hóspede a explorar a região. Apesar de vender planos com meia-pensão e pensão completa, o hotel dá ênfase nos planos só com café da manhã, para que o visitante curta as noites do Arraial. O hotel tem uma van que leva os hóspedes à praia da Pitinga, e um folhetinho no quarto recomenda o bar do Sting (foi assim que eu fiquei sabendo da barraca).

E justamente por incentivar o hóspede a sair por aí, o resort precisou elevar a qualidade do que oferece, para não perder na comparação. Tentei listar quantos resorts no Brasil me serviriam uma costeleta de cordeiro desse jeitinho aí (e ela estava tão gostosa quanto bonita), mas não consegui pensar em muitos, não.

arraialeco-piscina210.jpg arraialeco-cordeiro210.jpg

Minha balsa saiu às 15 pras 4 -- eu tinha que estar às 4 no aeroporto. Gravei um videozinho durante a travessia, falando do meu medo de virar vítima de overbooking.

Fui um dos últimos a fazer check-in, mas meu lugar estava confirmado. Em vez de medo de overbooking (coisa que só aconteceu uma vez na minha vida), eu deveria ter medo é de perder celular (coisa que me acontece mais ou menos de seis em seis meses). Aos 48 do segundo tempo, deixei meu celular novinho em algum balcão do aeroporto de Porto Seguro.

Mas para quem poderia ter perdido todo o seu equipamento por causa de uma onda, fiquei no lucro, não fiquei?

No fim das contas, foi uma viagem sensacional. Em se tratando do sul da Bahia, como poderia não ser? Mais adiante eu faço um post-serviço para quem quiser repetir a aventura no todo ou em parte. Fui!

Atenção: os comentários estão encerrados.

Olá Prezada Bóia!!!

Gostaria de saber (no geral) como é a temperatura da água em Arraial no final de abril, se há muita diferença em relação ao mar quentinho do verão. Obrigada!!!

Cristina Souza
Cristina SouzaPermalink

Izabel, espero poder te ajudar.
Acabei de chegar de Arraial, foi minha primeira vez lá e ameeeei. Muitos me falaram para não ir de forma alguma, mas já estou ansiosa para retornar. O mar estava mais azul do que nunca (vários nativos nos deram essa informação falando que havíamos sido presenteados naquela semana), uma beleza realmente indescritível, mas sua temperatura não era parecida com a de outras praias como por exemplo: porto de galinhas, pipa, maragogi, bombinhas, ou qualquer outras dessas. Todos fomos unânimes em considerar a água do mar bem friinha, o que não atrapalhou ninguém devido a todo o conjunto. Agora, quanto a abril, pessoas ligadas ao turismo me informaram não haver muita diferença no padrão da coloração e temperatura do mar. Eu aconselho ser cautelosa, pois já me vi bastante estressada e insatisfeita por ir para o nordeste em abril. Da última vez peguei uma bruta temporada de águas-vivas em maragogi. NUNCA MAIS.

Ricardo FreirePermalink

Cristina, o Sul da Bahia é menos Nordeste do que o Nordeste; está próximo do Sudeste e tem clima distinto do resto da região. A água do mar por ali nunca vai estar morna como no norte do nordeste.

IsabelPermalink

Barbaridade Riq!!! Agora me deu medo, rsrs. Eu que adoro planejar a viagem nos mínimos detalhes não tinha esse conhecimento, para mim da Bahia pra cima era tudo mar quentinho, snif... Vou quase todo ano pra Floripa e região, me diga que a água é mais quentinha que Floripa, please, rsrs. Agora não posso mais mudar a data da viagem, aproveitei os baixos preços do final de Abril e a época de "pouca farofa" na praia, tudo mais tranquilo, tinha conhecimento que o tempo é um pouco menos firme nessa época, mas como adoro o mar e não saio dele por nada no mundo se tem a temperatura à la sudeste é um baque...

Ricardo FreirePermalink

A água é mais quentinha que no sul, mas dificilmente vai ser morna como em Alagoas, Pernambuco, Paraíba ou Rio Grande do Norte, onde chega a ficar quente.

As águas mais frias do Brasil estão do Rio para baixo.

IsabelPermalink

Bah gente! Isso é literalmente "um banho de água fria", rsrs, me sinto numa posição "de corno" que é o último a saber, mea culpa, mea máxima culpa... Pelo menos se eu não puder hibernar no mar, que era meu 1 objetivo, vou me fixar no meu outro 1 objetivo que é comer bem, sou boa de garfo e magra de ruim, rsrs, vou afogar as mágoas em um belo prato da culinária de Arraial, essa eu já verifiquei que é de gabarito, hehe.

Thyago Portela
Thyago PortelaPermalink

Sugiro um jantar no estrelado e conceituado Aipim (http://www.arraialdajuda.tur.br/aipim/).
O nome não reflete o cardápio e o ambiente agradabilíssimo. Gostei muito do filet de abadejo e do camarão na moranga.

IsabelPermalink

Ufa Riq! Obrigada pela resposta! Menos mal... Então se não poderei hibernar, posso ao menos tirar uma soneca no mar, hehe, me salvou o dia.

A propósito, também ganhei o dia com sua resposta porque sou muito sua fã e ainda não havia recebido essa honra, hehe. Agora sim...

IsabelPermalink

Valeu pela boa dica Thyago!!! Vou experimentar... Só espero que não feche na baixa temporada... Daí sim, rsrs, embora eu saiba que corro um certo risco de encontrar muitas portas fechadas eu torço para que os restaurantes mais interessantes estejam abertos... Se alguém souber se final de Abril a maioria dos bons restaurantes estão abertos help me please e me tranquilize, rsrs. Caso não estejam abertos favor não responder ou corro o risco de cometer uma loucura, sem mar quentinho e comidinha boa eu "surto" de vez, kkk.

André
AndréPermalink

Riq, estamos aqui no Arraial. Seguem informações atualizadas. Infelizmente o Godzila fechou as portas (dizem que funcionou até julho/2010). O Girassol tb fechou (o La Morocha agora ocupa as instalações do Girassol). Ao lado do Sting conhecemos um beach club muito charmoso, c/ serviço de praia impecável (Rigatoni é o nome).

Olá Ric,

Iremos para Arraial em abril, e estou cheia de dúvidas. Não queremos gastarmos muito pois estamos comprando apto, mas não abro mão de viajar nas férias.

Queria um lugar para ficar pé na areia, porém não dificil para ir ao centro.

Me indicaram Hotel & Marina Quinta do Porto, porém achei "muito chique" e não queremos gastar muito com comida.

10 dias na Hotel & Marina Quinta do Porto são R$ 1.400,00 o casal e pousadas mais "simples" o preço não é muito diferente.

Pensei em ficar em Mucugê, porém não sei se ficar a pousada pé na areia, não deixa muito longe o centro já que temos que ir a pé.

O que você nos indica?

Vale mais a pena ir comer em Porto Seguro ?

Obrigada !

Olá, Priscilla!

O Ricardo Freire gosta muito da pousada Erva Doce, que fica no centrinho do Arraial e vai custar menos do que isso. É contraproducente se hospedar pé-na-areia no Arraial. Não é necessário ir a Porto Seguro para comer, a alimentação no Arraial não é cara. Almoce no A Portinha, um quilo excelente, ou vá nos PFs do Paulo Pescador.

PriscillaPermalink

Obrigada por responder tão rápido!

Fiz cotação também na Erva Doce e o preço é o mesmo.

Mesmo assim é melhor ficar nela do que na Hotel & Marina Quinta do Porto ?

Ou vocês tem outra indicação.

Tks.

A BóiaPermalink

Olá, Priscila! O bacana de ficar no Arraial é por causa do centro. Ir à noite ao centro dá mais trabalho do que ir à praia de dia grin

Riq,

Também acho que o melhor é ficar no centro, me indicaram as pousadas:

- Chalés e Pousada Aquarius
- Hotel Marambaia
- Pousada Caminho do mar
- Pousada Antares

Alguma dessas você conhece e indica ?

Valeu!

A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Aqui quem responde é a Bóia. Não temos por aqui relatos sobre a Aquarius, Marambaia ou Antares. E faz tempo que o Comandante esteve na Caminho do Mar: https://www.viajenaviagem.com/2007/09/alerta-proibido-o-nudismo-no-everest/comment-page-1/#comment-26958

Neste mesmo texto o Comandante fala sobre as pousadas que mais recomenda em Arraial d'Ajuda. Nos comentários, há também outros palpites dele e dos leitores. Sou suspeita para falar, mas acho mais jogo sempre ir pelo que foi testado e aprovado pelo Ricardo Freire wink

Bóia e viajantes,

alguém já ficou no Mucugê Praia Hotel? (http://www.mucugepraiahotel.com.br)
Porcurei aqui no VnV, mas não achei nenhuma informação.
bjs e obrigada!

A BóiaPermalink

Olá, Marina! Não temos relatos sobre ele! Mas há por aqui muitas dicas do Comandante de outras pousadinhas! Veja no texto acima e na caixa de comentários wink

MarinaPermalink

Bóia, super obrigada pela resposta!
Eu já destrinchei o blog todo (posts e comentários) no quesito Arraial D´Ajuda!
Estava decidida a ficar no Eco Resort pela indicaão do Riq! Entretanto, essa praia do Mucugê me parede melhor que a do Eco Resort!
Por isso queria saber se alguém conhecia!
obrigada!
bjs

A BóiaPermalink

Olá, Marina! O Comandante costuma recomendar que se fique no centrinho. Veja este comentário wink https://www.viajenaviagem.com/2007/05/ultima-parada-arraial-dajuda/comment-page-2/#comment-82675

MarinaPermalink

Bóia, eu tinha visto essa diquinha do Comandante! But, um detalhe que não mencionei, vou com minha filha de 1 ano e 4 meses! Ou seja, pé na areia é mais que necessário!
Estou entre o Eco Resort (por saber que é certo pela dica do Riq e dos demasi trips q já comentaram) e o tal do Mucugê Praia Hotel!
Independente de qual ficar, volto pra deixar minhas impressões! smile
Esse site é fundamental na vida de qq viajante! Equipe ótima e leitores generosos!
Beijocas e obrigada!

Combinado! Aguardamos o seu relato! Boa viagem! mrgreen

Sil
SilPermalink

Fui para Arraial da ajuda antes do Natal e amei!!! Ficamos na pousada do Sítio do Dida, fica perto do centro e com uma vista legal da praia. São chalés espaçosos e um clima de praia com sítio. Muito gostoso. Alugamos um carro e fomos 2 dias para praia do espelho, maravilhosa! Valeu muito a pena!

Bóia e viajantes,

Chegamos semana passada de Arraial, ficamos 10 dias na Pousada dos Coqueiros, e foi simplesmente MARAVILHOSO ........ PERFEITO.

Ótima localização (perto de tudo), os quartos são deliciosos, a comida perfeita e o atendimento espetacular ..... nos sentimos em casa.

Obrigada pela dica, realmente ficar no centro é a melhor opção para ficar em Arraial.

Abraços e até ano que vem ...

fabio marques
fabio marquesPermalink

Achei um topico sobre Arraial. o Mar Paraio Resort fica proximo ao centro? é uma boa opçao? pelo que eu vi, eh bem proximo da rua mucuge, que é o point noturno da cidade. Quem se hospedou la ou proximo mande informaçoes ai.

A BóiaPermalink

Olá, Fabio! O resort Mar Paraíso fica na praia, que fica à altura do centro, mas na praia. Para chegar ao centro é preciso enfrentar uma ladeira.

Vanilza
VanilzaPermalink

Fábio,

O Mar Paraíso não fica perto do centrinho não. Tem que subir uma ladeira, que, durante à noite, não é muito convidativa (é escura e deserta).
Perto dos restaurantes e lojinhas, veja a Erva Doce (bem no meio da muvuca) e Cheiro Verde (eu achei linda). Estou hospedada na Beijo do Vento (fica logo depois desta ladeira). Excelente relação custo benefício.

Larissa
LarissaPermalink

Olá,

Estou pensando em passar a lua-de-mel em Arraial e eu tinha gostado muito do Hotel Paraíso do Morro... Por que vc não gostou?

Eu até olhei o Maitei tb,mas achei a banheira mt pequena pra 2, pelo menos na foto... É isso mesmo?

E em relação ao Resort, vc sabe quanto é que tá a diária?

Brigada.

A BóiaPermalink

Olá, Larissa! Quem não gostou da Paraíso do Morro? O pessoal estava falando do Mar Paraíso, que é um pequeno resort all-inclusive pé na areia.

A Paraíso do Morro fica na vila, tem uma bonita vista, mas não é luxuosa como a Maitei.

Para saber quanto está o resort, entre no site e faça uma cotação, é simples.

Larissa
LarissaPermalink

Hum... No seu post, tinha entendido que dos 3 hotéis que vc foi, só tinha gostado do Maitei... "Dos três hotéis que eu queria visitar, só gostei daquele que eu sabia de antemão que me agradaria: o Maitei. É o primeiro hotel de luxo do Arraial — e fica na vila mesmo, no trecho final da rua do Mucugê, entre duas boas pousadas projetadas pelo mesmo arquiteto: a Paraíso do Morro (que serviu de locação para os primeiros capítulos da novela Paraíso Tropical) e a Baixu Village."... Acho que entendi errado, desculpe pela confusão... rs...
Eu até pesquisei os preços pelo resort, mas tavam acima de 500 reais a diária, podia ser q por uma operadora ficasse mais em conta, por isso perguntei.

Vc achou a banheira no Maitei um tamanho bom?

Vanilza
VanilzaPermalink

Larissa,
visitei o Maitei agora em julho, durante as minhas férias (eu estava na Beijo no Vento). Realmente deslumbrante! Eu e meu marido chegamos à conclusão que a suíte da Beijo do Vento com jacuzzi na varanda seria mais interessante (custo x beneficío) se comparado com as suites do Maitei. A Beijo no Vento é mais simples, porém muitíssimo charmosa. Por outro lado, a vista é muito mais bonita, sendo que a suite com hidro, deck privativo, entre outras coisas, sai mais em conta que a hospedagem mais simples na Maitei.

fabio marques
fabio marquesPermalink

Ola Larissa.
Tem uma promoçao pela Tam Viagens com a Mastercard com um preço bem interessante pra fica no resort. estou preste a fecha com o resort. vou fica 7 dias com aereo saindo de SP. com o preço de 2.800 reais para 2 pessoas. no sistema ALL INCLUSIVE.
Foi a mais encontra que achei referente ao Mar Paraiso Resort.

Mariana
MarianaPermalink

relatos de Arraial fresquinhos!
Olá pessoal!
Para atualizar quem está precisando de infos..acabei de voltar de 01 semana delícia em Arraial.....fiquei na Erva Doce..muito boa (atendimento simpático, jardim gostoso, cafá da tarde, limpeza bacana e localização ótima)...mas há pousadas muito charmosas por lá. Para quem quer praticidade ficar pertinho da Mucugê é muito bom. Para comer no Arraial: PFs: o Sanduiche do Conde está começando agora com pratos e faz um PF muito bom com preço justo, o Paulinho Pescador na pracinha é IMPERDÍVEL.."BBB" total comida muito fresquinha e bem feita, o Morena Flor dos mesmos donos da Erva Doce tem uma opção BBB "Você decide" muito boa tb. Fui a Caraíva, Trancoso e Espelho..passeios que acho que valem a pena. Quem for à caraíva: prove o Nega Maluca da Duca...vale no mínimo o mistério da receita!

Silvia
SilviaPermalink

Olá! Estive em Arraial ha um ano, fiquei na pousada Erva Doce. Támbém achei o atendimento simpático,café da manhã bacana, localização ideal a única coisa que falta é a manutenção dos quartos(mofo e cupim) . Visitei a pousada Cheiro Verde,fica na rua do Mucugê também, ela foi reformada há pouco tempo e está muito charmosa!!

Jessica
JessicaPermalink

Estamos hospedados agora no Mar Paraiso Resort e posso dizer que para quem viaja con criancas e quer sossego ele eh imbativel! Chales amplos, com cozinha americana. Piscina maravilhosa e de frente para o mar na Praia do Mucuge. Pe na areia mesmo, nao precisa enfrentar a ladeira para vir para a Praia, e principalmente, subir a dita cuja no final da tarde, cansado e com o corpo cheiro de areia.....para a Praia da Pitinga sao 15 minutos de caminhada pela areia.
E para curtir a Vila a noite o resort tem traslado (van) que te deixa direto na Rua Mucuge e para voltar da para vir a pe mesmo, tem uma passagem exclusiva do hotel que encurta a descida pelo meio da encosta.

Roberta
RobertaPermalink

Boa tarde, pessoal!!! Serão bem vindos pitacos!!!!Riq, gostaria de aproveitar a sua estadia na pousada o Beijo do Vento para perguntar a sua opinião entre a suíte panorâmica (jaccuzi no deck privativo) e a suíte com hidro dentro do quarto (a que vc se hospedou. A primeira é um pouco mais cara, vale essa diferença? Pelo que andei lendo nos posts, vale a pena dormir uma noite na praia do espelho, quanto a distancia já sei que não são tantos km assim, mas quanto tempo vc acha que demora esse trajeto "Arraial-Espelho" já que a estrada é tão ruim? Minha estadia será somente de 4 dias (vou no feriado de junho), ainda assim justifica a troca de pousadas?

Desde já agradeço a atenção de todos

A BóiaPermalink

Olá, Roberta! Aqui quem responde é A Bóia.

A suíte com hidro na varanda é mais cara porque normalmente a possibilidade de poder ter uma hidro na varanda é mais valorizada pelas pessoas.

O Espelho está a uma hora e meia de viagem. Num feriado será difícil você quebrar o pacote em qualquer pousada.

Roberta
RobertaPermalink

Obrigada, Bóia!!

Gabriela
GabrielaPermalink

Estive em Arraial em dez/2011 e gostaria de indicar a Pousada Coqueiros. Super charmosa! Piscina deliciosa, quartos novinhos e aconchegantes, atendimento de primeira, cafe da manhã divino... Fica bem perto do centro, mas longe o suficiente para não ser barulhento(3 quadras).

Definitivamente, em Arraial tem que ficar no centrinho!!!

Indicacoes: sorveteria coelhinho, restaurante mangutti, restaurante paulo pescador, barraca do sting (mto mto mto gostoso o ambiente..musica da melhor qualidade e banho de mar muito bom), agencia de turismo arraial trip tour.

maria cecilia
maria ceciliaPermalink

queria informação sobre Araruama Praia Hotel,já vi que é um hotel simples, mas o que mais me interessa é quanto a limpeza.estou querendo ir inicio de abril e nos foi oferecido esse hotel. obrigada

A BóiaPermalink

Olá, Maria Cecilia! Infelizmente não sabemos. Nesses casos a gente sempre redireciona para sites onde possam ser encontradas resenhas do hotel por hóspedes, mas nem isso encontramos.

maria cecilia
maria ceciliaPermalink

O hotel que eu citei acima é em porto seguro Bahia

Fernanda
FernandaPermalink

Olá! Estive pela primeira vez em Arraial d'Ajuda agora em março, com minha mãe e minha irmã, e não podia deixar de dividir a ótima experiência de hospedagem que tivemos. Ficamos hospedadas na Villa 2 Santos, uma guesthouse com apenas 4 quartos e atendimento totalmente personalizado, realizado pelos donos: o inglês Dann e o francês Stephane. Os dois abriram a pousada há cerca de um ano, após 20 anos de experiência em hotéis 5 estrelas em Paris. Tudo na pousada é pensado nos mínimos detalhes, não há um canto para o qual você olhe e não fique encantado com a decoração. Outro destaque é o café da manhã, preparado por eles próprios. Cada dia eles nos surpreendiam com uma nova delícia; um dia fizeram panquecas na hora, no outro, petit gateau, além de ótimos pães, sucos, frutas, queijos... Tudo isso servido em torno da linda piscina. Visitando o site da pousada ( http://www.villa2santos.com ) é possível ter uma boa idéia do que estou falando, as fotos são totalmente fieis à realidade. Mas a educação, atenção e gentileza no atendimento prestado pelos dois sócios, só quem se hospedar lá vai poder sentir. Recomendo de olhos fechados e não vejo a hora de voltar a me hospedar lá!

Daniele
DanielePermalink

Olá...
Programamos uma viagem para Arraial d'Ajuda em agosto, na pousada
Estação Santa fé. Estou um pouco apreesiva quanto a minha escolha e por isso gostaria de saber se alguem já se hospedou lá, e se posso ficar tranquila quanto limpeza e organização do hotel.
Abraços...

A BóiaPermalink

Olá, Daniele! Esta pousada tem porte de hotel e vem sendo administrada pela CVC há alguns anos. Fica no caminho da balsa, a 5 minutos de kombi do centrinho do Arraial. Atravessando a rua você pode passar pelo ótimo bar do Sting e chegar à praia do Araçaípe, que o Ricardo Freire considera a melhor do Arraial.

Daniele
DanielePermalink

Ok, obrigada pelas informações.....

natália
natáliaPermalink

Marcamos nossa viagem para julho no Arraial Eco Resort, porém fiquei preocupada com alguns comentários como mofo nos quartos e piscina e mar gelados. É isso mesmo?

A BóiaPermalink

Olá, Natália! Creio não termos recebido reclamações desse gênero por aqui; talvez seja melhor perguntar mais detalhes para quem fez essa observação a você. Para ver o que nossos leitores já falaram sobre o resort, leia os comentários deste post:

natália
natáliaPermalink

Muito obrigada, depois eu escrevo contando o que achamos de lá. A propósito parabéns pelo site, há muitas informações que a própria agência de turismo não passa, muito bom mesmo.

Natália  Nássara
Natália NássaraPermalink

Acabo de voltar de Arraial e confesso que fiquei apaixonada por lá! Eu e meu namorado ficamos hospedados na Pousada Manacá e só tenho elogios a fazer, pois a vista da área da piscina é indescritível, sensacional! O proprietário da pousada é muito atencioso e os funcionários também, ótimo café da manhã e o restaurante da pousada também quebra muito o galho quando se está aproveitando a área da piscina. Indico comprar as diárias pelo site da CVC, onde são bem mais em conta do que no booking ou site da pousada. A distância da pousada ao Centro é facilmente percorrida durante o dia, e à noite, quando fica mais escuro o caminho, o proprietário oferece traslado em determinados horários, cobrando um real pelo serviço (ótimo!). Sobre as praias, infelizmente as principais barracas estavam fechadas (como o Faria, o Sting e o Cauim), mas curtimos mesmo assim, tomando uma cerveja ou drink ali na areia e deixando para almoçar no Centrinho, onde indico muito o restaurante Morena Flor (bobó de camarão maravilhoso e muitíssimo bem servido, tapioca de camarão, acarajé...) e o Filé do Mangutti (que filé e que molho madeira/poivre!). A caipimaracujá acompanhada de um sanduíche na baguete do Piazza del Café também são imperdíveis, recomendamos ainda a Pizzaria do Binho, que não tem um ambiente tão charmoso, mas a pizza é baratinha e deliciosa. Para curtir até mais tarde, o pub La Morocha é a pedida, com bandas ao vivo (normalmente de rock), de terça a domingo, sinuca e cerveja bem gelada. Sobre os restaurantes mais recomendados, não fui ao Rosa dos Ventos, mas jantamos uma noite no Aipim, que tem um ambiente e decoração pra lá de charmosos (dá vontade de morar no local!), todavia não achei os pratos especiais, considerando principalmente os preços. Bom, é isso, espero contribuir com quem deseja visitar esse pedacinho do paraíso que se chama Arraial d'Ajuda!

Jeysa Leandro
Jeysa LeandroPermalink

Olá..vou passar minhas férias com meu namorado na pousada MANACÁ gostaria de saber se fica muito longe da rua MUCUGÊ e da praia ...Tipo quantos min. andando e a n oite é perigoso o caminho ate o centro,,caso for longe se tem condução( taxi..ven) e se é mt caro..Agradeço a atenção

A BóiaPermalink

Olá, Jeysa! É uma ótima pousada, tem vista privilegiada para o vale e o mar. Conte em andar uns dez minutinhos, no plano, até a rua do Mucugê.

Gustavo Cruz
Gustavo CruzPermalink

Olá Bóia e demais viajantes.
Primeiramente parabéns pelo site! Sempre que vou viajar, passo por aqui pra dar uma olhada. O conteúdo é excepcional.

Eu e a patroa estamos indo para arraial agora em setembro. Acabamos de fazer uma reserva no Residence Pé na Areia. Fui muito pela classificação e comentários no tripadvisor e booking (classificação 9.6 no booking). Fiz uma boa escolha? Alguém já esteve lá?

A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Não temos comentários aqui sobre o Residence Pé na Areia! Se está recomendado nesses dois sites, a chance de dor de cabeça é pequena. smile Depois volte para contar o que achou pra gente!

Jeysa Leandro
Jeysa LeandroPermalink

Oláaaaaaaaaa...voltando aq. pra pedir +informações.
Vou em setembro pra arraial e vou fik na Manacá gostaria de referencias de aluguel de carros e com bom preços.
Obrigaduuuuu pela atenção.

A BóiaPermalink

Alô, Jeysa! Temos indicações de leitores aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/01/locadoras-regionais-voce-tem-alguma-para-recomendar/

Luana Costa
Luana CostaPermalink

Oláa, vou pra Arraial em Novembro, Lua de Mel.....vamos ficar hospedados na pousada Tororão....gostaria de referências sobre a Pousada,piscina, café da manhã, funcionários, e dos quartos.....se é necessário alugar um carro para ir no centro e se fica muito longe da praia..obrigaduu

A BóiaPermalink

Olá, Luana! Não temos resenhas de leitores sobre a Pousada Tororão. Depois conte pra gente o que achou! Você estará bem no centrinho de Arraial, onde ficam os bares e restaurantes, e bem perto da praia também. Alugar carro não é mesmo necessário, mas é preciso subir uma ladeirinha respeitável na volta da praia.

Natalia
NataliaPermalink

Estivemos em Arraial d'Ajuda Eco Resort na semana de 13 a 20 de julho, foi simplesmente maravilhoso, tem balsa privativa e vans que te levam em passeios que dá para fechar lá mesmo no hotel, vans que levam no Eco Parque que está incluso no pacote do hotel e vans que levam à rua Mucuge, onde tem vários restaurantes para todos os bolsos - Jantamos no Paulo Pescador, Manguti, Crepe da Miloca e Don Fabricio, conselho: Don Fabricio caro e não é tanta coisa assim, demorado para servir, pouca comida e bem caro.
Conhecemos Rio da Barra, uma praia bem privativa, maravilhosa onde vc pode tomar banho de rio e de mar, dá até para as crianças andarem de caiaque, conhecemos a reserva da Jaqueira dos indios Patachos, uma verdadeira aula de história e um peixe assado na lenha, maravilhoso. Claro que tivemos alguns impasses no hotel como com o aumento de hóspedes ao longo da semana o atendimento decaiu um pouco, o clubinho também é meio desorganizado para crianças pequenas não dá, mas em geral nada a reclamar. Deu para aproveitar bem o mar de Arraial - uma verdadeira piscina natural bem morninha e deu para aproveitar bem a piscina, nada gelada como alguns relatos falaram . Enfim, foi uma viagem que não queriamos voltar para casa.

Alica
AlicaPermalink

Boa tarde!

Eu fechei com o Hotel & Marina Quinta do Porto alguém conhece e pode me dizer se é bom?
beijos

A BóiaPermalink

Olá, Alica! O Quinta do Porto é um hotel pé na areia na praia do Araçaípe, num trecho que não é tão bom assim. Por aqui, recomendamos o centrinho como o melhor lugar para ficar. À noite vai dar preguiça de ir até lá... smile

Alica
AlicaPermalink

Obrigada, depois do seu comentário e de outros que eu vi eu troquei pela Pousada Aquarela, não sei se muda muito mas pelo que li o atendimento é melhor. Sabe me confirmar?
Obrigada

Olá, Alica!

A pousada parece bem charmosa, mas está no mesmo ponto de praia que o hotel que você estava considerando.

Este trecho é a ponta do Apaga-Fogo. É conveniente para pegar a balsa para Porto Seguro. O melhor trecho da praia do Araçaípe, porém, está a uns 10/15 minutos de caminhada pela areia na direção da vila. É onde está o bar do Sting. Uma boa pousada por ali é a Canto d'Alvorada.

Caso você queira curtir a vida noturna do Arraial, e esta é a maior atração da cidade, vale a pena ficar na vila. Confira pousadas como Erva Doce e Cheiro Verde. É mais prático descer para o Araçaípe durante o dia do que fazer esse trajeto todas as noites.

Silva
SilvaPermalink

Boa noite pessoal!!

Estou com passagem comprada para arraial em outubro e pelo que li o melhor é mesmo ficar no centro. Andei olhando umas pousadas e gostaria de saber opinioes sobre a pousada Cheiro Verde. A localização é boa? Gostaria de saber se ela não fica mt no meio da bagunça. E os quartos, são bons? São novos? Vi que algumas pessoas reclamaram de cheiro de mofo em algumas pousadas e viajo com meu filho que é mt alergico.

Obrigado!

A BóiaPermalink

Olá, Silvia! Ainda não voltamos à pousada Cheiro Verde, mas sabemos que foi inteiramente renovada. Falam muito bem dela. Está na rua do agito, mas os quartos não dão para a rua.

Boa noite pessoal !

Estou com viagem marcada para fim de novembro para o hotel-pousada enseada dos corais, li alguns relatos sobre o mesmo e ainda estou na duvida o que me dizem a respeito desse hotel pousada, e o mês de novembro p inicio de dezembro como é o clima da regiao? Me ajudem nessa duvida por favor!

Obrigado !!!

A BóiaPermalink

Olá, Paulo! É um hotel relativamente novo, está à beira-mar. Para curtir a noite do Arraial você vai precisar subir uma ladeirinha. O sul da Bahia tem chuvas bem distribuídas ao longo do ano, você deve pegar sol e chuva não importa quando for.

Olá Bóia, boa noite!

È realmente ja li por aqui muitos comentarem dessa "ladeirinha" rsrs mas to na duvida ainda pois vi um outro hotel que me chamou atenção o beijo do vento parece ser muito bom tbm o que me diz dele? Ahhh e como é a noite do arraial, musicas ao vivo....etc?

Obrigado !!!

A BóiaPermalink

Olá, Paulo! São duas propostas distintas. O Beijo do Vento é uma pousada de charme. Não está na praia e também tem uma ladeirinha para chegar. A sua maior atração é a vista.

PauloPermalink

Ahh esqueci de perguntar, entre os 2 quais eu ganho em conforto e qualidade?

KarlaPermalink

Olá Bóia! O q me diz da Pousada Catavento?
Obs.: grávida de 6 meses com criança de 2 anos...
O que me recomenda?

A BóiaPermalink

Olá, Karla! Nunca visitamos. Na sua situação, o melhor é pegar uma pousada na praia do Araçaípe, que tem praia boa em frente e kombi fácil para o centro, evitando a ladeira. Pense na Canto d'Alvorada ou na Santa Fé.

E a Enseada dos Corais?

A BóiaPermalink

Olá, Karla! Nunca visitamos. O que intuímos já foi dito.

Maria
MariaPermalink

Olaaa.....Estou em duvida entre a pousada Tororão e a Cheiro Verde.....qual delas é a melhor?.....e as duas estão no centro de Arraial?....Adorei o site....parabens

A BóiaPermalink

Olá, Maria! As duas ficam no centrinho. Soubemos que a Cheiro Verde foi renovada recentemente.

Rafael Albuquerque
Rafael AlbuquerquePermalink

Olá usuários e moderador, sou taxista em Porto Seguro e gostaria de deixar meu contato neste espaço para quem for precisar de taxi. Atendo toda a região com preço especial aos visitantes de "viajenaviagem.com".
Meu nome é Rafael - mail r.t.cwb@hotmail.com cel - 73-88441346
Obrigado!

Érica
ÉricaPermalink

Olá!
Fiquei interessada na Pousada Beijo do Vento, mas estou indo sozinha e fiquei na dúvida se o caminho da pousada até o centro é bem iluminado e movimentado à noite, seguro para uma mulher ir caminhando sozinha. Alguém saberia me dizer?
Abraço!

A BóiaPermalink

Olá, Érica! A noite é movimentada em Arraial d'Ajuda. Não tem perigo de andar sozinha não.

gustavo
gustavoPermalink

Estamos pensando em ir para Arraial em dezembro na segunda semana, com minha família (14 e 12 anos as crianças). Gostariamos de saber se a pousada Manaca é um boa opção, os restaurantes qual a faixa de preço, serviços e qualidade de comida, principalemnte para crianças que adoram comer fast food. agradeço as informaçoes.

A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Uma leitora ficou na Pousada Manacá e deixou um relato: https://www.viajenaviagem.com/2007/05/ultima-parada-arraial-dajuda/comment-page-3/#comment-211936
Veja mais comentários de ex-hóspedes no Booking.

Existem restaurantes para todos os bolsos em Arraial!

Boa tarde, bóia.

Me ajude a decidir. Pretendo viajar agora em outubro. Pensei em uma pousada em Arraial, talvez a Maitei, que inclusive está em promoção, pague 3 e fique 5 noites. Mas as passagens de avião estão bem carinhas, em torno de 1200 por pessoa. Considerando o preço que pagaria em passagens, posso ir ao Ponta dos Ganchos em SC, mas meu receio é qto ao clima. Será que seria uma boa troca, mesmo pegando um climinha fresco em SC? Obrigada.

KarlaPermalink

Esqueci de dizer que pra SC iria de carro, pois sou do Paraná.

A BóiaPermalink

Olá, Karla! Você vai levar três dias de carro entre Santa Catarina e o Arraial d'Ajuda viajando de dia.

KarlaPermalink

Bóia, acredito que tenha me expressado mal. Estou em dúvida entre ir pra Arraial ou Ponta dos Ganchos. Disse que com $$ que pagaria em passagens pra ir pra Porto Seguro, poderia dar um up grade no hotel e ficar no ponta dos Ganchos em SC. Mas tenho medo do clima em SC, vc acha que valeria trocar Arraial por Ponta dos Ganchos mesmo correndo o risco de pegar frio em SC?

A BóiaPermalink

Olá, Karla! Pense na Ponta dos Ganchos como um hotel de serra que está na beira da praia. Se fizer calor você aproveita também a praia, senão brinca de chalé, massagem, comer e beber bem.

Andreza Carvalho
Andreza CarvalhoPermalink

Vou para Arraial final de novembro, escolhi a Pousada Beijo do Vento,descobri sobre ela por aqui,pesquisei no tripadvisor e todos falam muito bem.
Para o centrinho é mais ou menos uns 15 minutos de caminhada?
A outra coisa no centrinho ha caixas eletrônicos e os restaurantes costumam aceitar cartões?
Em relação a passeio escutei muito sobre a Praia do Espelho, pelo visto vale muito a pena conhecer...
Adoro o site, sempre quando vou pesquisar/decidir sobre uma viagem passo aqui...rs

A BóiaPermalink

Olá, Andreza! No Arraial há caixas eletrônicos, sim, mas por via das dúvidas faça saques ao chegar, no aeroporto de Porto Seguro. Os meios eletrônicos são bem aceitos. A Beijo do Vento está a 15 minutos do centrinho quando você volta do centro, a pé, e tem que subir a ladeira; para ir dá menos de 10 minutos.

Amanda
AmandaPermalink

Bom dia!
Gostaria de informações sobre pousada jardim da praia e pé na estrada? Obrigada

Amanda
AmandaPermalink

Estas pousadas estão localizadas no centro de arraial.