Conexão Milão

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Milão é servida por dois aeroportos; os vôos internacionais chegam em Malpensa, mas alguns vôos domésticos (sobretudo das concorrentes da Alitalia) continuam saindo de Linate. E tem mais: o aeroporto usado pela RyanAir e algumas outras low-cost não fica nem em Milão, mas em Bérgamo. Mas muita gente chega e já quer fazer uma conexão de trem -- neste caso, é preciso ir à Estação Central.

De Malpensa à estação central

Até 2010 só existia o ônibus Malpensa Shuttle, que com trânsito bom leva 50 minutos do Terminal 1 (ou 40 minutos do Terminal 2) à Estação Central, de onde partem trens para outros destinos italianos.

Mas desde 2010 a linha do trem Malpensa Express foi expandida para chegar até a Estação Central, e agora é possível fazer o trajeto entre 45 e 50 minutos, dependendo do horário.

De Malpensa a Linate

Existe uma linha do Malpensa Shuttle unindo os dois aeroportos -- mas são só onze partidas durante o dia, algumas com intervalo de uma hora e meia entre uma e outra. A viagem custa 9 euros e leva uma hora com trânsito bom. Se você vai precisar trocar de aeroportos, leve em conta o caos aéreo brasileiro, os procedimentos de chegada e o trânsito milanês, e não aceite nenhuma conexão com intervalo menor do que cinco ou seis horas. Também dá para comprar a passagem online, com o mesmo esquema de horário elástico (partidas entre 6h e 12h, entre 12h e 18h, etc.) Em último caso, você vai ter que morrer com uns 70 euros para fazer esse trecho de táxi.

Se você resolver dar um tempinho em Milão mesmo, e precisar continuar viagem por Linate, existem ônibus que saem da Estação Central (expressos, da Starfly, 3 euros, partidas a cada meia hora) e da Praça San Babila (de linha, da ATM, 1 euro, partidas a cada 10 minutos). O ônibus da Starfly costuma levar 20 minutos; o da ATM, pelo menos o dobro.

De Malpensa a Orio al Serio (Bérgamo)

O aeroporto "de Milão" usado por algumas low-cost (entre elas a Ryanair) é Orio al Serio, que fica em Bérgamo. Não há ligação direta entre os dois aeroportos. Você precisa ir primeiro à Estação Central de Milão (veja mais acima).

Chegando à Estação Central você tem a opção entre dois ônibus. Um é operado pela Autostradale, que parte mais ou menos a cada meia hora, custa 7 euros e leva 65 minutos até o aeroporto de Bérgamo. O outro é o Orio Shuttle, que parte a cada 30 ou 60 minutos e faz o percurso em uma hora e cinco minutos, com trânsito bom. Custa 6 euros e dá para comprar online (mesmo esquema de faixa horária).

Também é possível ir de trem até a estação central de Bérgamo (saídas das estações Central ou Praça Garibaldi, levando entre 40 e 60 minutos conforme o horário escolhido, consulte aqui), e de lá pegar o ônibus Airport Express (Linea 1) da ATB Bergamo, que custa 3,50 euros.


Evite conexões no mesmo dia -- voe direto ao seu destino

Se você não vai ficar em Milão, lembre-se de que o ideal é comprar a passagem até o seu primeiro destino realmente desejado na Itália -- Veneza, Florença, Roma, Nápoles, Palermo. Você fará conexão no "hub" da cia. aérea escolhida na Europa.

O problema de chegar em Milão e seguir viagem no mesmo dia em low-cost ou trem é que você nunca tem como prever o intervalo necessário entre o desembarque e o próximo trecho. Você precisa levar em conta um eventual atraso do vôo, os procedimentos de imigração e retirada de malas e o deslocamento até a estação central ou o outro aeroporto. Neste caso, sugiro que você pernoite em Milão e siga viagem no outro dia.

Leia mais:

Como evitar o maior erro ao comprar passagens internacionais

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


105 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Maria Tereza
Maria TerezaPermalink

Oi pessoal, alguém pode me ajudar?
Estou indo de Paris para Milão de avião e estou achando uns vôos low cost até por 6 euros saindo de Beauvais - Paris e chegando em Orio Al Serio - Milão. Alguém pode me dizer se é uma boa opção e se posso confiar?
Obrigada
Tereza

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Tereza! São aeroportos usados pela Ryanair. Beuvais fica a 1h30 de Paris, Orio Al Serio fica em Bérgamo, a 1 hora de Milão.

Esses 6 euros que aparecem na primeira página vão virar uns 50 ou 60 na última, depois que você somar todas as taxas - de bagagem, de check-in, de escolha de assento, de pagamento por cartão de crédito.

https://www.viajenaviagem.com/2009/07/cias-low-cost-na-europa-modo-de-usar/

Emilia
EmiliaPermalink

Oi pessoal,
Estou pensando em alterar meu roteiro e ficar um
dia em Milão.Reservei um hotel na Via Moneta 1/A, Centro Storico, qual o melhor transporte do aeroporto de Linate até este endereço.
Mais um vez muito obrigada.
Emilia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Emilia! Um dia em Milão não vai dar pra nada! Avalie se isso não atrapalhará sua viagem!

Caso você fique mesmo em Milão, releia o texto, que há a dica para ir de Linate à Estação Central grin

Thainá
ThaináPermalink

Olá, Riq.

Pretendo seguir do Lago de Garda para Milão a fim de voltar para o Brasil. Tentamos voltar por Veneza mas os vôos que saem de lá têm muitas conexões e fica muito longo. Você sugere algum outro aeroporto próximo? Se não, como faço para ir da Estação Central de Milão até o aeroporto de Malpensa? O mesmo trem que chega até a Estação Cadorna faz a viagem de volta?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thainá! Garda fica muito mais próximo de Milão do que de Veneza. As estações de trem de Milão são conectadas pelo metrô.

Thainá
ThaináPermalink

Obrigada Bóia. No caso, eu vou da estação central de Milão para o aeroporto de Malpensa com metrô e não de trem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thainá! Se ajude, menina grin
Leia o texto do post, por favor. A informação sobre como ir da estação central a Malpensa está ali, tem um tópico inteiro dedicado a este traslado. O que não estava escrito era como ir da estação que você perguntou até a estação central. Este trajeto específico é feito em metrô. Chegando à estação central, siga as informações do texto!

Nôzinha
NôzinhaPermalink

Oiii Estou procurando dicas de hotel 3 etrelas em Milão, seguro e de boa localização. Ficarei 3 dias com uma amiga .Compensa ficar em Milão e fazer passeios para Como ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nôzinha! Veja algumas sugestões dos nossos tripulantes para hotéis em Milão:
https://www.viajenaviagem.com/2007/06/conexao-milao/comment-page-1/#comment-83624

Os Destemperados visitaram Como; leia sobre o passeio aqui: https://www.viajenaviagem.com/2009/12/como-comer-em-como-como-um-destemperado/

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Fique no Hotel Nuovo Marghera e gostei muito do custo-benefício. Dá uma olhada nesse meu post:
http://wazari.wordpress.com/2011/01/13/milao/

Val
ValPermalink

eu curto Milão...acho que uns 3/4 dias valem a pena...um domingo no Brera, um sábado a noite em Navigli, ver a Última Ceia, umas comprinhas gourmets no Peck!

Malu
MaluPermalink

Gostaria de sabe se alguém já viajou pela EasyJet? dá para confiar? Estou precisando de um voo de Roma para Paris... Alguém saberia me dizer se o aeroporto Roma Ciampino fica dentro da cidade? ou como chegar até ele? Obrigado.

Andre L.
Andre L.Permalink

Nenhum problema com a EasyJet. É uma cia low cost mais amigável por assim dizer. Eles não tem limite de peso na bagagem de mão, mas são ultrarigorosos com as dimensões, nem tente levar uma mala de mão se ela exceder as dimensões.

Nenhum aeroporto fica no centro de Roma. Para chegar a Ciampino vc usa uma combinação de trem metropolitano + shuttle bus (mais rápido), ou ônibus especial desde o centro da cidade (demora o triplo do tempo durante o dia devido ao trânsito).

Celina
CelinaPermalink

Oi Malu. A Easyjet é totalmente confiável e mais tranquila que a Ryanair em termos de bagagem de mão, mas só pode levar um único volume de 55x40x20 (a bolsa da mulherada tem que caber dentro da mala de cabine).
De Ciampino a Roma e vice-versa tem o Terravision (ônibus) que sai a cada meia hora, e custa 8 euros p/pessoa.

Erica
EricaPermalink

Eu aproveitaria os três dias em Milão, da seguinte forma: risotto à tarde em Brera, cerveja gelada em Navigli, visita à galeria Rossana Orlandi e ao Museu Triennale Design. Ah! E claro, um gelatto enquanto visita a loja conceito Corso Como 10.

Hotéis da VAM – Itália « Idas e Vindas

[...] várias dicas interessantes no VnV – com base nelas, escolhemos o Hotel Carlyle Brera, no Corso Garibaldi, que nos pareceu a [...]

Eliana Cruz
Eliana CruzPermalink

Olá Bóia, tudo bem? Chego em Milão no dia 14 até o dia 18 de setembro com minha mãe e irmã. Ficaremos no Hotel Dei Cavalieri, na Piazza Missori, 1. Gostaria de dicas de passeios, restaurantes com bom custo benefício e tudo o mais que vc julgar interessante pra essas tres "garotas em forma" com idades variando entre 61 e 83 anos.Aguardo. Obrigadinha mais uma vez.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliana! Não temos nada organizado aqui no site. Vamos abrir um post especial para vocês. Coloco o link aqui smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliana! O post está aqui, é só clicar:

https://www.viajenaviagem.com/2011/08/dicas-e-blogs-sobre-milao-compartilhe-per-favore/

Celina
CelinaPermalink

Eu sou uma lowcost profissional e as cias são totalmente confiáveis em termos de horário e o preço da passagem só encarece muito se a gente não ler o que pode e o que não pode.Viajando leve, só com a malinha de mão, paguei 8, 13, 21 euros por muitos vôos. Passei um único dia em Milão, tipo "bônus"da viagem. Ainda prefiro um único dia a dia nenhum, deixo sempre alguma coisa para uma próxima vez. A visão do Duomo é impactante e valeu esse único dia, assim como o Castelo Sforcezco. O metrô é super amigável, facílimo de andar.

http://maladerodinhaenecessaire.wordpress.com/2011/06/08/re-viajando-milao/

Lucia Camacho
Lucia CamachoPermalink

Olá Bóia...li em um comentário desse site, que existe trem que vai da estação Central de Milão para Malpensa (aeroporto), vcs confirmam essa informação? Pq vou chegar de Roma na Estação Central de Milão e devo sair de volta para o Brasil do aeroporto de Malpensa e estou procurando qual é a melhor forma de fazer esse trajeto. Desde já obrigada pelas informações.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucia! É o Malpensa Express, que agora tem uma segunda linha que vai até a Estação Central.
http://www.malpensaexpress.it/il_servizio/servizio.php

Não é uma boa idéia fazer uma conexão de trem com avião no mesmo dia. Você não informou isso na sua pergunta anterior. O ideal é fazer qualquer trajeto com conexão com passagens que estejam vinculadas entre si. Você deveria ter comprado a sua volta de avião desde Roma.

Para não correr riscos de perder seu vôo nem chegar horas adiantada por precaução, a melhor solução é dormir a última noite em Milão.

Lucia Camacho
Lucia CamachoPermalink

Oi Bóia....eu não vou fazer td no mesmo dia não!!! eu segui sim o seu conselho...vou passar uma noite em Milão, mas como reservei um hotel bem perto do aeroporto Malpensa precisava saber se posso ir de trem da estação Central até o aeroporto...Seus conselhos são sempre muito bons para não serem seguidos!!!
Será que posso comprar as passagens lá mesmo na hora do embarque?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucia! A passagem do Malpensa Express pode ser comprada na hora, sim grin

Gerson
GersonPermalink

OLA, poderia obter informação... viajarei para milão chegando em malpensa, agora em outubro de 2011, reservei um hostel, albergue da juventude,(piero rotta) por 2 dias, já que depois irei sair de milão e ir para nice, na frança. minha dúvida é o seguinte eu pretendo pegar o trem na estação de malpensa e ir até estação cadorna, e lá pegar o metro e ir até o estação Q8,perto "SAN CIRO" a 100 metros do hotel. fiz esse percurso pelo google. só estou precisando de um auxilio se esse é o caminho mais correto e mais barato.
Gerson

lidia
lidiaPermalink

olá como faço pra chegar no centro de milan vou desembarcar no aeroporto de Bergamo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lidia! As informações já estão aqui no texto. Leia o tópico "De Malpensa a Orio al Serio (Bérgamo)". Considere apenas as dicas entre Orio al Serio e a Estação Central.

Fernando
FernandoPermalink

Olá,

Antes de tudo, o site é excelente. Gostaria de tirar uma dúvida. Vou passar a última noite em Milão (Hotel Berna) antes de retornar ao Brasil. Escolhi um Hotel próximo a Estação Central para que no dia possa pegar rapidamente o trem para o aeroporto de Malpensa.
No site da Trenitalia, vi que há um trem direto da Estação Central até Malpensa. Este destino final é no aeroporto mesmo? Meu voo sai as 21:30, vc acredita que este horário está bom, para que eu não tenha problemas? Se sim, já vou comprar logo. Obrigado desde já.

Dados:
15:57 MI C.LE 16:38 MALPENS 00:41 9528 FRECCIAROSSA

Fernando

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! O trem direto existe, sim (este post está desatualizado). A antecedência está ótima, vá tranqüilo.

Fernanda Maria
Fernanda MariaPermalink

OLá amigos
Pretendo passar apenas uma noite em Milão em setembro, como pornte para ver a corrida da F1 em Monza. Gostaria de sugestões de regioes boas de hospedagem em Milão. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! A região mais gostosa de Milão é a do bairro de Brera, em direção à estação Garibaldi.