Milão é servida por dois aeroportos; os vôos internacionais chegam em Malpensa, mas alguns vôos domésticos (sobretudo das concorrentes da Alitalia) continuam saindo de Linate. E tem mais: o aeroporto usado pela RyanAir e algumas outras low-cost não fica nem em Milão, mas em Bérgamo. Mas muita gente chega e já quer fazer uma conexão de trem -- neste caso, é preciso ir à Estação Central.
De Malpensa à estação central
Até 2010 só existia o ônibus Malpensa Shuttle, que com trânsito bom leva 50 minutos do Terminal 1 (ou 40 minutos do Terminal 2) à Estação Central, de onde partem trens para outros destinos italianos.
Mas desde 2010 a linha do trem Malpensa Express foi expandida para chegar até a Estação Central, e agora é possível fazer o trajeto entre 45 e 50 minutos, dependendo do horário.
De Malpensa a Linate
Existe uma linha do Malpensa Shuttle unindo os dois aeroportos -- mas são só onze partidas durante o dia, algumas com intervalo de uma hora e meia entre uma e outra. A viagem custa 9 euros e leva uma hora com trânsito bom. Se você vai precisar trocar de aeroportos, leve em conta o caos aéreo brasileiro, os procedimentos de chegada e o trânsito milanês, e não aceite nenhuma conexão com intervalo menor do que cinco ou seis horas. Também dá para comprar a passagem online, com o mesmo esquema de horário elástico (partidas entre 6h e 12h, entre 12h e 18h, etc.) Em último caso, você vai ter que morrer com uns 70 euros para fazer esse trecho de táxi.
Se você resolver dar um tempinho em Milão mesmo, e precisar continuar viagem por Linate, existem ônibus que saem da Estação Central (expressos, da Starfly, 3 euros, partidas a cada meia hora) e da Praça San Babila (de linha, da ATM, 1 euro, partidas a cada 10 minutos). O ônibus da Starfly costuma levar 20 minutos; o da ATM, pelo menos o dobro.
De Malpensa a Orio al Serio (Bérgamo)
O aeroporto "de Milão" usado por algumas low-cost (entre elas a Ryanair) é Orio al Serio, que fica em Bérgamo. Não há ligação direta entre os dois aeroportos. Você precisa ir primeiro à Estação Central de Milão (veja mais acima).
Chegando à Estação Central você tem a opção entre dois ônibus. Um é operado pela Autostradale, que parte mais ou menos a cada meia hora, custa 7 euros e leva 65 minutos até o aeroporto de Bérgamo. O outro é o Orio Shuttle, que parte a cada 30 ou 60 minutos e faz o percurso em uma hora e cinco minutos, com trânsito bom. Custa 6 euros e dá para comprar online (mesmo esquema de faixa horária).
Também é possível ir de trem até a estação central de Bérgamo (saídas das estações Central ou Praça Garibaldi, levando entre 40 e 60 minutos conforme o horário escolhido, consulte aqui), e de lá pegar o ônibus Airport Express (Linea 1) da ATB Bergamo, que custa 3,50 euros.
Evite conexões no mesmo dia -- voe direto ao seu destino
Se você não vai ficar em Milão, lembre-se de que o ideal é comprar a passagem até o seu primeiro destino realmente desejado na Itália -- Veneza, Florença, Roma, Nápoles, Palermo. Você fará conexão no "hub" da cia. aérea escolhida na Europa.
O problema de chegar em Milão e seguir viagem no mesmo dia em low-cost ou trem é que você nunca tem como prever o intervalo necessário entre o desembarque e o próximo trecho. Você precisa levar em conta um eventual atraso do vôo, os procedimentos de imigração e retirada de malas e o deslocamento até a estação central ou o outro aeroporto. Neste caso, sugiro que você pernoite em Milão e siga viagem no outro dia.
Leia mais:
Como evitar o maior erro ao comprar passagens internacionais
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
105 comentários