Conexão Milão

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Milão é servida por dois aeroportos; os vôos internacionais chegam em Malpensa, mas alguns vôos domésticos (sobretudo das concorrentes da Alitalia) continuam saindo de Linate. E tem mais: o aeroporto usado pela RyanAir e algumas outras low-cost não fica nem em Milão, mas em Bérgamo. Mas muita gente chega e já quer fazer uma conexão de trem -- neste caso, é preciso ir à Estação Central.

De Malpensa à estação central

Até 2010 só existia o ônibus Malpensa Shuttle, que com trânsito bom leva 50 minutos do Terminal 1 (ou 40 minutos do Terminal 2) à Estação Central, de onde partem trens para outros destinos italianos.

Mas desde 2010 a linha do trem Malpensa Express foi expandida para chegar até a Estação Central, e agora é possível fazer o trajeto entre 45 e 50 minutos, dependendo do horário.

De Malpensa a Linate

Existe uma linha do Malpensa Shuttle unindo os dois aeroportos -- mas são só onze partidas durante o dia, algumas com intervalo de uma hora e meia entre uma e outra. A viagem custa 9 euros e leva uma hora com trânsito bom. Se você vai precisar trocar de aeroportos, leve em conta o caos aéreo brasileiro, os procedimentos de chegada e o trânsito milanês, e não aceite nenhuma conexão com intervalo menor do que cinco ou seis horas. Também dá para comprar a passagem online, com o mesmo esquema de horário elástico (partidas entre 6h e 12h, entre 12h e 18h, etc.) Em último caso, você vai ter que morrer com uns 70 euros para fazer esse trecho de táxi.

Se você resolver dar um tempinho em Milão mesmo, e precisar continuar viagem por Linate, existem ônibus que saem da Estação Central (expressos, da Starfly, 3 euros, partidas a cada meia hora) e da Praça San Babila (de linha, da ATM, 1 euro, partidas a cada 10 minutos). O ônibus da Starfly costuma levar 20 minutos; o da ATM, pelo menos o dobro.

De Malpensa a Orio al Serio (Bérgamo)

O aeroporto "de Milão" usado por algumas low-cost (entre elas a Ryanair) é Orio al Serio, que fica em Bérgamo. Não há ligação direta entre os dois aeroportos. Você precisa ir primeiro à Estação Central de Milão (veja mais acima).

Chegando à Estação Central você tem a opção entre dois ônibus. Um é operado pela Autostradale, que parte mais ou menos a cada meia hora, custa 7 euros e leva 65 minutos até o aeroporto de Bérgamo. O outro é o Orio Shuttle, que parte a cada 30 ou 60 minutos e faz o percurso em uma hora e cinco minutos, com trânsito bom. Custa 6 euros e dá para comprar online (mesmo esquema de faixa horária).

Também é possível ir de trem até a estação central de Bérgamo (saídas das estações Central ou Praça Garibaldi, levando entre 40 e 60 minutos conforme o horário escolhido, consulte aqui), e de lá pegar o ônibus Airport Express (Linea 1) da ATB Bergamo, que custa 3,50 euros.


Evite conexões no mesmo dia -- voe direto ao seu destino

Se você não vai ficar em Milão, lembre-se de que o ideal é comprar a passagem até o seu primeiro destino realmente desejado na Itália -- Veneza, Florença, Roma, Nápoles, Palermo. Você fará conexão no "hub" da cia. aérea escolhida na Europa.

O problema de chegar em Milão e seguir viagem no mesmo dia em low-cost ou trem é que você nunca tem como prever o intervalo necessário entre o desembarque e o próximo trecho. Você precisa levar em conta um eventual atraso do vôo, os procedimentos de imigração e retirada de malas e o deslocamento até a estação central ou o outro aeroporto. Neste caso, sugiro que você pernoite em Milão e siga viagem no outro dia.

Leia mais:

Como evitar o maior erro ao comprar passagens internacionais

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


105 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sylvia
SylviaPermalink

Perfeito RIQ :!:
Aqui , todas as dúvidas e alternativas estão solucionadas e listadas smile
A única observação que desejo acrescentar é sobre o trem de Malpensa
até a estação central de Milão : por uma razão que eu desconheço nem
os locais recomendam esta opção .
Sempre me pareceu a melhor de todas , mas desisti devido a insistencia
dos italianos que diziam ( com muitos gestos e falando alto smile )
Trem não ! Vá de onibus ...

Bruno Vilaça
Bruno VilaçaPermalink

Riq! Perfeito o seu texto... Muito elucidativo!

Mas o que vemos no dia-a-dia é que Linate é um aeroporto cada vez menos importante, e Malpensa um aeroporto com cada vez mais conexões, tanto na Tam quanto na Alitalia, que também alimenta os vôos da cia brasuca dentro da Itália.

Existe um release da Alitalia que mostra que 98% das conexões em Milão não necessitam de troca de aeroporto, já que a maioria das cidades são servidas pelos dois aeroportos... O que tem acontecido é que na alta temporada, os vôos de Malpensa têm lotado com mais facilidade e na última hora acaba sobrando mesmo a alternativa de Linate.

Problema maior -- que não é sentido por vocês que estão nos grandes centros -- são as trocas de aeroporto aqui memso no Brasil, em São Paulo, para passageiros de/para médias capitais do Brasil (Vitória, Goiania, etc) e prósperas cidades do interior (Navegantes, Londrina, Joinvile, Ribeirão Preto, etc). Com a pouquíssima oferta de vôos dessas cidades para Guarulhos e o circo que Congonhas se transformou, qualquer viagem internacional vira uma grande aventura logo na saída do Brasil. Ou pior: tormento pra quem tá chegando exaurido de uma longa viagem... Pelo menos até o Galeão se transformar num verdadeiro hub de conexões -- o que caminha a passos bem lentos.

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Riq, adorei o texto, completíssimo! Amei também a comparação que vc fez entre Milão/Sampa e Frankfurt/Sampa, que foi o que também sempre pensei: as duas cidades européias são interessantes e riquíssimas em alguns aspectos, como SP também é, mas viajantes com pouco tempo podem, sim, exclui-las de seu roteiro em busca de aspectos mais "históricos" e visita-las numa segunda visita aos países, com mais calma, que foi o que eu fiz nos dois casos. Quanto ao ônibus de Malpensa/Estação Central eu também tomei o shuttle pelo mesmo motivo da Sylvia: todo mundo falava tão mal do trem que decidimos não arriscar...

Rodrigo Purisch
Rodrigo PurischPermalink

para quem quer fugir de Milão:

Até o final do ano (até novembro) a Varig vai voltar a voar para a Itália. Mas não vai para Milão e sim para Roma.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Rodrigo sempre com informações de cocheira!
lol

Majô
MajôPermalink

Riq,

Show ! Mais detalhado impossível !! lol lol
A Lea lamentou ter feito hora em Malpensa, achou Linate muito melhor.
Na verdade, vamos passar dois dias viajando, sábado e domingo, chegando em Catania às 20:45h, usando a Alitalia. A Lea foi pela Meridiana.

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Esse restaurante serve as trufas de Alba, por um preço muito justo:
http://www.ristorantebelvedere.it
Fora o cenário...

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Agriturismo na Toscana, sem gastar muito:
http://www.crocedimezzo.com/

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Hoteis por 40, 50 euros, pertinho de Milão.
O castigo é que tem que ser amante de vinhos:
http://www.buonalombardia.it/

Majô
MajôPermalink

Zé Maria,

Bacana o restaurante, qual é preço justo ? wink
Conhece esses hotéis na Sicilia ? wink

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Majô, tem uma coisa que eu não gosto, é investir mal meu dinheirinho.
Muitas dessas informações que eu tenho, é graças a um amigo maravilhoso que mora pertinho de Milão.
Aposentadão, cresceu dentro do restaurante dos pais e degustador de vinhos, queijos, azeites...
Esse último site que passei, se tiver paciência, abre muitas dicas bacanas.
Tem até a participação de Renato Borghetti num fesival de Jazz em Bergamo, agora no verão.
Muito legal...

Majô
MajôPermalink

Zé,

Com certeza, se pago com satisfação é investimento. Eu abri o site do restaurante e achei finíssimo. Certamente seu amigo é um expert em boa comida.
Eu perguntei porque não tenho idéia, e como acho aqui a comida cara, nada espanta. Ainda mais tratando-se de trufas.
Tem infos da Sicília ? Taormina, Siracusa etc. ?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Majô, aí vão críticas de restaurantes da Sicília do site Slowtrav.com
http://www.slowtrav.com/italy/restaurants/list.asp?r=Sicily

Divirta-se...

Majô
MajôPermalink

Riq,

Merci
lol
lol
lol

Breno B
Breno BPermalink

Quando cheguei ao Orio al Serio vindo de Budapeste, peguei o ônibus para a estação cetral com um cobrador brasileiro.

O cara ficou tão feliz que a gente era brasileiro que cobrou só meia passagem!

É o jeitinho brasileiro em ação na Itália smile

E Milão, tirando a noitada, é sem graça mesmo. Pra piorar cheguei numa segundona e os museus estavam quase todos fechados. Acontece...

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Sonoplastia adequada ao momento:
http://www.youtube.com/watch?v=EPO0NuucocE

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Zé Maria:
lol
lol
lol
lol
lol

Gabriel Borges
Gabriel BorgesPermalink

Gostaria de saber qual a melhor forma de ir do Aeroporto de Bergamo à Estação Central de Milão. Gostaria de saber também se é tranquilo combinar de se encontrar com outra pessoa que vem de Malpensa na Estação Central. Se alguém tiver uma sugestão para um ponto de encontro, agradeço.
Valeu.

Harold Jose de Farias
Harold Jose de FariasPermalink

Ola amigo se puderes me ajudar,ficaria lhe grato gostaria de saber quais os horarios de onibus ou trem e aonde eu os pego para ir para o Aeroporto de Orio Al Serio se puderes me esclarecer agradeço e que tenho voo marcado pra Roma dia 2 de janeiro as 8 horas da manha e vou chegar a Milao dia 1 as 19 horas um abraçao pra ti

Sylvia
SylviaPermalink

Gabriel e Harold :
O site do aeroporto tem todas as informações:
http://www.orioaeroporto.it/Airpor/portalProcess.jsp?languageID=2
Um lugar fácil para se encontrar na estação central de milão é na lancheria : suba a escada rolante , dobre a direita , sente numa mesa e
aguarde smile

beth
bethPermalink

Minha tia, mãe e prima com idade entre 64 e 86 anos, vão fazer um cruzeiro. Saem de São Paulo, chegam em Milão, e de lá vão para Amsterdam.
Já estão com passagem comprada para a Holanda. Minha filha disse que é facil sair de Milão ir até Bergamo, pegar o avião para Amsterdam. Que é como ir de São Paulo para Guarulhos .
Voces podem me ajudar explicando melhor.
Elas vão sair de Milão pegar onibus até Bergamo e lá pegar o avião ??
HELP ME !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

beth
bethPermalink

Esqueci de dizer que elas vão passar uma semana na Holanda e depois voltam para Milão . AÍ começa o cruzeiro até o Brasil..............

Sylvia
SylviaPermalink

Beth , o link para as informações está bem ai em cima do teu comentário

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Todas as informações também estão no texto principal, láááá em cima.

É só clicar nas palavras em azul, que dá nas páginas exatas dos horários etc.

(Eu tava pra dizer isso desde o outro que perguntou sem ter lido.)

Ops, não era pra eu estar aqui.

eekops:

Alessandro
AlessandroPermalink

Vá trabalhar, Riq!!!! wink

lol

SecretMy
SecretMyPermalink

Oi
Estou precisando de algumas orientações e se porventura puder me ajudar eu agradeço
Estarei viajando para Veneza no inicio do ano e sairei de São Paulo/Guarulhos para o Aeroporto Schiphol e estou em dúvida quanto a essa conexão. Você pode me dizer se é muito complicado a entrada na europa via Holanda??? Já fez esse roteiro???
Eu iria com uma amiga que agora não vai mais e como é minha primeira viagem internacional, estou MUITO apreensiva e com receio pois não tenho conhecimento do inglês e estou sozinha. Estarei em conexão já adquirida no Brasil pela empresa KLM. Estou em turismo por 3 meses em casas de amigos na Italia.É de fácil compreensão?? Eles ajudam se necessário?? o que me aconselharia??
Agradeço se porventura puder me dar todas as dicas possíveis.
Obrigada

Vanessa
VanessaPermalink

Olá!! Gostei muitos dos comentários. Sou marinheira de 1ª viagem. Estarei indo pra Bulgária, num treinamento de Ginástica Rítmica durante 30 dias. Como nossa conexão é em Milão, resolvemos parar por lá durante 2 dias, pelo menos assim a gente conhece alguns lugares antes de enfrentar uma rotina diária de 7h de treinamentos. Estou viajando com 4 crianças de 11 anos. Quero saber se a informação que recebi da agência de turismo aqui de Joinville-SC é a melhor - linha de Metro partindo do Terminal 1 no Aeroporto de Malpensa o qual ligará com a Estação Cadorna (Estação Central de Milão) Tempo médio de viagem 40min e parte de meia em meia hora. Estamos pensando nos gastos, já que o transfer aeroporto/hotel ficou orçado em 76 dólares/pessoa ida e volta. E este metrô apenas 5 euros criança e 11 adulto. É seguro pegar o metrô com 2 adultos e 4 crianças, com bagagens???? Se alguém puder me dar uma ajuda, agradeço...confesso estar aflita só de pensar nesta chegada em Milão!!!!!
Obrigada...Vanessa

André Lot
André LotPermalink

O post é antigo, mas como foi ressucitado e mais gente pode vir aqui, vou tentar fazer algumas pequenas correções:

- O Malpensa Express não é um metrô, e sim um trem, com qualidade aceitável e (bem) superior à média dos trens regionais de Milano... A tarifa continua € 11 por adulto e o percurso dura cerca de 40 minutos. É tranquilo usar o trem mesmo com bagagem.

- A estação terminal é Milano Cardorna, que NÃO é a estação central (Milano Centrale), mas é anexa à linha 2 do metrô de Milano com o qual vc pode chegar em Milano Centrale em menos de 15 minutos (táxi para o trecho custará uns € 10)

- O motivo pelo qual muitas pessoas acabam usando o ônibus é apenas pelo fato de que há cias. que organizam o transfer e que ocupam um espaço privilegiado logo na frente da sala de desembarque, enquanto o trem fica atrás, sem muita publicidade.

-

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

André, no texto do post o Malpensa Express aparece como trem, sim, e seu destino final é Milano Cadorna.

Essa pergunta e as seguintes não foram respondidas/corrigidas porque foi feita na época em que eu estava respondendo lá na Abril.

Vanessa
VanessaPermalink

OI Clarice!! No site que você indicou não achei um lugar onde pudesse escrever esta mesma dúvida. SErá que você poderia me responder o por quê das pessoas não utilizarem o serviço de trem (do aeroporto ao Centro) e preferirem o ônibus? SEgurança? Desconforto? Gostaria muito de saber. Já me informei e descobri que não existe linha de Metrô saindo do aeroporto!!! Informação furada!!! Existe trem e ônibus. Na minha visão, trem é mais fácil, e percebo que todos acham isso, mas falam que lá eles não indicam. Resta saber o motivo. Será que você poderia me informar ou me indicar algum site que eu possa solucionar esta dúvida?
Obrigada, Clarice!!

Francisco
FranciscoPermalink

desculpem mas não vi como fazer para sair de Linate e chegar na estação central?

cecilia sobral
cecilia sobralPermalink

VOU CHEGAR AO ARROPORTO DE LINATE LÁ PARA AS 11 DA NOITE E DEPOIS TRANSPORTE PARA A VIA CARLO GOLDINI 84 .PRECISO DE AJUDA .JOKAS

maria
mariaPermalink

queria saber como saiu de veneza de comboio para bruxele(belgica) e veneza para pisa.agradecida viajo dia 26

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

oi, Ric!
em outro post você sugere Florença como um bom lugar para viagens 'bate e volta' na Itália. A partir de Milão existem boas possibilidades de 'bate e volta' também?
Estou vendo uma possibilidade de passar oito noites na Itália, chegando por Milão e saindo por Veneza. Dicas de roteiro para esta semana? Obs: nem ligo de só ficar nas duas cidades, mas aí, quanto tempo em cada uma?

PS: bato ponto no VNV faz tempo, mas comento pouco... graças a você (e aos tripulantes) consegui chegar a Boipeba e Cayo Largo, aprendi a aproveitar melhor Buenos Aires, descobri como buscar as melhores tarifas de hotéis e aprimorei métodos para torturar agentes de viagens. O VNV me faz viajar melhor (e acredito que isso se aplique a muitos outros navegantes silenciosos).
Além disso, adoro viajar nas viagens alheias e por aqui isto é possível! O povo tem razão em te chamar de Guru! Muito obrigada.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

"torturar agentes de viagens" = fazer pesquisa ("lição de casa"), chegar a eles sabendo o que quero e muitas vezes antecipando informações e 'achados'.

André Lot
André LotPermalink

Alguns bate-e-volta que podem ser feitos desde Milano, com tempo aproximado de viagem em horas (só ida) do mais rápido trem disponível:

- Lago di Como (1h20 - 2h30)
- Lugano - Suíça (1h40)
- Torino (1h05)
- Verona (1h15)
- Parma (1h20)
- Bologna (1h)
- Genova (1h30)

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ops, não tinha visto que você já tinha respondido smile

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se for antes do inverno, tem a Região dos Lagos, que dá para fazer como bate-volta (Lago de Como) mas fica melhor com pernoite.

Como bate-volta desde Milão, o Frommer's recommenda Mantova, Certosa e Brescia: http://www.frommers.com/destinations/milan/0057010011.html

Turim está a 1h40 de trem rápido.

No caminho para Veneza você pode parar em Verona ou desviar para as Dolomitas -- programão no inverno.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Ricardo e André
Muito obrigada!
Se der certo, vou ver se fico em Milão mesmo ou se troco a cidade por Roma, mas as dicas de bate e volta serão fundamentais na escolha!

Carla
CarlaPermalink

Pessoal, no início de janeiro vamos passar uma noite e um dia em Milão, vindos de Gênova de trem. Provavelmente chegaremos no fim da tarde ou à noite e ficaremos na cidade até a noite do dia seguinte, quando o nosso vôo parte do aeroporto de Linate. Minha pergunta: qual seria o lugar mais sensato para escolher hospedagem? Nossa idéia seria sair para jantar na 1a.noite sem muitos deslocamentos, e fazer uma turistagem básica no dia seguinte... wink

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Carla
ano passado cheguei à Itália por Milão e resolvi dormir na cidade para já na manhã seguinte ir a Florença de Trem.
Escolhi um hotel (bem simples) próximo à estação e não me arrependi. Depois de pegarmos o shuttle desde o aeroporto, chegamos ao hotel por volta do meio-dia e rodamos os lerês a pé mesmo. Na volta pegamos com facilidade um metrô (detalhe: foi minha estréia na Europa), dormimos o sono dos maratonistas e acordamos tranquilos para pegar nosso trem atravessando a rua. Assim como o shuttle me deixou na estação na chegada (desde Malpensa), talvez tenha outro que vá a Linate, partindo dali.

O hotel em que ficamos foi o Stazione ( http://www.hotelstazione.com/pt/ ). As fotos fazem jus, era limpo, o café da manhã é singelo e o barulho que o povo reclama no tripadvisor eu não ouvi pq desmaiei. Para quem não tem sono leve e não se importa em subir um andar com as malas (não tem elevador, nemcarregador) eu recomendo.

Sobre transporte até Linate, esclarece o Riq, num post de 4.07.2007:
"Se você resolver dar um tempinho em Milão mesmo, e precisar continuar viagem por Linate, existem ônibus que saem da Estação Central (expressos, da Starfly, 3 euros, partidas a cada meia hora) e da Praça San Babila (de linha, da ATM, 1 euro, partidas a cada 10 minutos). O ônibus da Starfly costuma levar 20 minutos; o da ATM, pelo menos o dobro."

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Carla, eu me hospedei relativamente perto da estação de trem e certamente NÃO recomendo essa localização. Pessoal pra lá de mal encarado, se é p/ sair à noite, melhor ficar em outro local.

André L.
André L.Permalink

Minha sugestão é se hospedar em algum hotel perto do Corso Garibaldi ou até mesmo algum perto do castelo (como o NH).

A noite, vá direto para a área Brera/Garibaldi a pé, dá uma espiada nos restaurantes (é super tranquilo andar por ali, já morei na cidade) e bistrôs, e escolhe um que te agrade. Os restaurantes do Corso Vittorio Emmanuelle são mais turistões e não valem o quanto custam, na miha modestíssima opinião.

Mas ali na Brera, a menos de 10 minutos a pé, vc tem uma cena gatronômica interessantíssima, local e, principalmente, deliciosíssima. Em Milano rola o costume dos "aperitivi", bares que colocam mesas de quitutes (as vezes muito bons) que vc pode provar com um happy hour. Dá pra emendar com um jantar, basta avisar o garçom.

Se quiser algo mais na linha de barzinhos descolados, vá então para Porta Genova (estação de metrô homonima, 10 min. de táxi).

Ambos os locais são off-tourist, por assim dizer.

=================

Para uma day-trip, sugiro um programa um pouco menos muvucado e intenso que os outros trips. Comece, sim, pela Piazza Duomo, mas não se preocupe em subir na torre. A Galleria Vittorio Emmanuele é ali do lado, no seu final fica o Teatro alla Scala (mas eu não entraria para visitar não). Tem um calçadão bem grande, que passe na lateral do Duomo e vai de San Babila (onde tem uma igreja antiquíssima meio escondida) até o castelo no outro extremo (mais próximo, possivelmente, do seu hotel).

Eu daria uma andada na área aberta do castelo, no parque anexo (o Sempione), depois iria me perder nas ruas menores cheias de lojas, osterie e gellaterie (não deixe de tomrar sorvete em uma gellateria, em qualquer lugar será ótimo e a sobremesa mais gostosa e barata da cidade).

O almoço não é uma ocasião de "cena gatronômica" em Milano, até pelo perfil menos turístico e mais "laborativo" da cidade, muita gente a negócios com pouco tempo para longos almoços etc. É uma ótima pedida tentar um bistrô no começo da tarde, e então seguir para o aeroporto.

Tem lockers (guarda-volumes) na Stazione Centrale, na área nova, ao lado direito de quem olha para as plataformas a partir da entrada.

Atenção com o tempo de viagem: na hora do rush, o ônibus "direto" executivo que sai da estação Centrale demora tanto ou mais que o ônibus urbano, porque esse circula em faixas exclusivas.

Carla
CarlaPermalink

André, amei as insider's tips - obrigada! wink

Marcie
MarciePermalink

Carla, eu já fiquei nestes dois, Ibis, e gostei:
http://www.ibishotel.com/gb/hotel-1135-ibis-milano-ca-granda/index.shtml

http://www.ibishotel.com/gb/hotel-0933-ibis-milano-centro/index.shtml

Custo x benefício, perfeito.

Carla
CarlaPermalink

Obrigada, meninas! wink

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Carla, estou tentando lembrar o nome do 'happy hour' típico de Milão, em que você pede um drink a preço mais ou menos fixo e tem direito a um big menu de petiscos (praticamente um jantar).

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Apperitivo.

Carmem
CarmemPermalink

Eu também fiquei no Ibis Centro e achei uma ótima opção.

Luciana
LucianaPermalink

Hotel: Ibis Milano Centro ou um hotel próximo a estação, mas não conheço nenhum para indicar.

No dia da chegada eu iria até o Duomo e pegaria o calçadão ao lado, sentido San Babila e depois bateria perna pela Corso Buenos Aires. Só não sei até que horas as lojas ficam abertas no período que você vai. Caso fechem cedo, é só interromper o passeio e jantar. Também tem uma opção de passeio de bonde com jantar muito bacana, se chama ATMosfera, organizado pela empresa de transporte urbano ATM.

No dia seguinte eu acordaria e iria direto para o Duomo. Entre (não cobram entrada) e se quiser suba para andar entre as agulhas do teto , é muito bonito (esta visita é paga). Depois passe por dentro da Galleria Victorio Emanuelle, passeie por dentro e saia na praça que tem uma estátua do Leonardo da Vinci. Em frente tem o teatro Scalla, que você pode visitar por dentro, se quiser ( visita paga). Depois sugiro um almoço no Pastarito, aonde você pode degustar um prato bem servido de massa pelo valor de um Mc Donald´s. Fica na rua ao lado do Scalla, em uma esquina. O endereço certinho é Via Giuseppe Verdi, 6. Depois do almoço volte pela Galleria (nunca é demais passar por ali) e ande pelo calçadão da Via Dante até o Castelo Sforzesco – dê uma volta por ali. Ainda dá tempo de ir visitar a Ultima Ceia do Da Vinci, mas você precisa comprar com antecedência através do site (o nome em italiano é Cenacolo Vinciano)

Marcia
MarciaPermalink

Carla, eu já fiquei em 2 hotéis em Milão: um bem simples, o Fenice, Corso Buenos Aires 2 21114 só pra pernoite mesmo, razoável. De outra vez, fiquei num ótimo: Grand Hotel Puccini, ótimo, embora não pareça pq é dentro de uma galeria. Também na Corso BA 20124.Não me lembro dos preços.

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Na Corso Buenos Aires você faz as melhores compras da cidade.

Wander
WanderPermalink

Carla : em junho fiquei no Hotel Michelangelo www.milanhotel.it/ do ladinho da Estação Central : é um hotel executivo com um ótimo café da manhã, quartos bons com hidro pra relaxar, excelente atendimento.Para os passeios já indicados acima use o Metro com estação praticamente na frente do hotel é muito fácil pra ir para o Duomo. Prá jantar tem do lado do hotel (do lado mesmo) um tradicional restaurente toscano : Giglio Rosso www.gigliorosso.it.

Marcio
MarcioPermalink

Sheraton Diana, meio habitue de fashionistas, prox corso buenos aires,alem do que da pra ir de metro ou ate a pé pro duomo/galleria v. emanuele/scalla/comercio central. O hotel é chiczinho e os quartos sao ok, caro pro que eh, como tudo em Milao. Dica: se quiser ver a Santa Ceia de DaVinci reserve online, pois eu dei com a cara na porta!! Dica 2: se for ficar mais de um dia, o outlet Serravale eh bem legal pois tem produtos mais legaizinhos do que a media de um outlet, talvez por ser a xepa milanesa fashion!!! Ha excursoes saindo de agencias de turismo no centro, prox castelo sforzesco.

Carla
CarlaPermalink

Obrigada pela ajuda, pessoal! grin

Carla
CarlaPermalink

Aqui vai um feedback inicial: reservamos o Hotel Carlyle Brera, na Corso Garibaldi, seguindo as dicas de localização do André. Em janeiro (ou no máximo quando voltarmos da viagem) eu conto o que achamos! wink

Carlos
CarlosPermalink

Olá Ricardo, parabéns pelo seu trabalho, tem me ajudado muito nas mihas viagens. Vou para Veneza no próximo mês e comprei uma passagem pela Tam via Milão, onde pego um trem para Veneza e volto a Milão para ficar dois dias antes de voltar ao Brasil, em Veneza vou ficar 3 dias. Você acha que devo trocar alguma coisa neste roteiro ou tá legal assim? Pesquisei vários voos e com execção da Ibéria este foi o voo mais fácil e barato, uma vez que entrar na europa pela Espanha é muito chato por causa da imigração.
Mais uma coisa, como faço para ir da estação de trem Veneza Mestre para a estação Santa Lucia, meu hotel é ao lado, tem trem entre estas estações? E qual a melhor forma de ir do aeroporto de Malpensa para a estação central de Milão?
Obrigado

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Permita-me pedir-lhe o imenso obséquio de ler o texto do post. Há um item intitulado "De Malpensa à estação central".

De Mestre a Santa Lucia há trem a todo momento.

jpsoares
jpsoaresPermalink

Ricardo, recebi hoje este mail da trenitalia anunciando novos comboios directos do Aeroporto de Malpensa. Boas noticias smile

http://www.trenitalia.com/cms/v/index.jsp?vgnextoid=af29693d661fa210VgnVCM1000003f16f90aRCRD

Um abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Oba!

Andre Cavalcanti
Andre CavalcantiPermalink

Ficamos em um hotel muito bom, que não foi barato, mas valeu a pena por ser pertinho do Duomo e da Galleria Vittorio Emanuele aos quais fomos a pé.

Além disso o café da manhã deles é fantástico!

Hotel NH Jolly President http://jollyhotelmilanopresident.hotelsinmilan.it/

Dia 10, 04/01 – Milão » Idas e Vindas

[...] hospedados no Hotel Carlyle Brera, situado no Corso Garibaldi, em Brera, por causa da sugestão recebida por nós no Viaje na Viagem de nos hospedarmos em um local de fácil acesso a pé aos [...]

Dith
DithPermalink

Estou indo do Brasil para Italia via Malpensa em Milão, mas estava pensando em ir para Florença logo que chegar. Vc teria alguma dica de trem ou de onibus direto do aeroporto para Florença ou seria melhor ir para a estação central em Milão
Por falar na estação central, vc sabe se existe guarda volume, para caso eu tenha que esperar o horario do trem para ir a Florença e vá conhecer a Domus de Milano e tb a galeria.....
Abraço,
Dith

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dith! Por favor dê uma relida neste post, ele fala exatamente dessas situações! É só ler o tópico "De Malpensa à estação central".

Existe guarda-volumes, sim:
http://www.grandistazioni.it/cms/v/index.jsp?vgnextoid=7c7094f498efb110VgnVCM1000003f16f90aRCRD

Daiana
DaianaPermalink

Gente, cadê a Carla?
Ela já voltou?
Estou esperando o feedback pra poder terminar a minha viagem...
O roteiro maluco está assim Natal - Milão - Moscou - Praga - Viena - Roma - Natal.
Já pensei em nem sair do aeroporto em Milão umas 50 vezes...
Conhecer ou não conhecer Milão, eis a questão...=/
(tentanto reativar o post)
=)

Por Todos os Lados – Milão « Por Todos os Lados

[...] Milão aqui e [...]

Amélia
AméliaPermalink

Oi gente!No dia 08/07 depois de alguns dias entre França e Italia, acordarei em Roma.Volto para o Brasil á noite (22 hs) pela TAM por Milão!Qual seria o melhor meio para ir de Roma para Milão? Trem, low cost? Será que dá para chegar em Milão com tempo para dar uma voltinha?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Amélia, o mais seguro é ir de trem, o mais cedo possível. E você já estará no centro da cidade, possibilitando uma voltinha. Há guarda-volumes na estação.

http://www.grandistazioni.it/cms/v/index.jsp?vgnextoid=808ac65cd196b110VgnVCM1000003f16f90aRCRD

Daiana
DaianaPermalink

Riq, eu volto de Sao Petersburgo por Milao, Bergamo, no dia 18/04.
E tenho que pegar um voo em Roma no dia seguinte - 19-04.

Qual é a melhor opçao: trem? low cost?
aproveitar e fazer um passeio pelo Lago Como?
hahaha
To super perdida.
Peguei a passagem pelo preço, LED - Bergamo = 215 reais! Mas agora to penando pra arquitetar a minha chegada em Roma e poder, enfim, voltar pro Brasil.
ps: to olhando o site da trainitalia e nao acho o trecho Bergamo - Roma.

Bom, se alguém souber, me ajuda.

=*****

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daiana! O trecho Bergamo-Roma é perfeitamente pesquisável na Trenitalia! São 4h30 de viagem, com baldeação em Milão.

Emilia
EmiliaPermalink

Oi gente,
estamos seguindo de Paris para Milão no dia 14/05 e chegaremos em Linate às 13.00 horas seguiremos para Florença de no mesmo dia. Gostaria de fazer uma visita à catedral. Onde deixo as malas.Tem algum serviço de transfer seguro que faça este roteiro.
Muito obrigada.
Emilia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Emilia! Você vai continuar a Florença de trem, certo?

Se for isso, pegue o ônibus da Starfly que vai à Estação Central.
http://www.autostradale.it/interna.aspx?gr=2&sez=60&sot=2&ae=8

Ali há um guarda-volumes (deposito bagagli)aberto das 6h às 24h.
http://www.grandistazioni.it/cms/v/index.jsp?vgnextoid=808ac65cd196b110VgnVCM1000003f16f90aRCRD